domingo, 11 de outubro de 2020

Quiz 03: PORT. - 2ª Série (Ens. Médio)

Quiz 03: PORTUGUÊS - 2ª Série - Ensino Médio
Quiz 03: PORTUGUÊS - 2ª Série - Ensino Médio

Leia o texto I, a seguir, e responda aos itens 01, 02 e 03.

TEXTO I

O pagador de promessas (fragmento)

Dias Gomes

[...] SACRISTÃO Não sei. Um deles quer falar com o senhor.

(Adianta-se) Sou eu, Padre. (Inclina-se, respeitoso e beija-lhe a mão).

PADRE Agora está na hora da missa. Mais tarde, se quiser...

É que eu vim de muito longe, Padre. Andei sete léguas...

PADRE Sete léguas? Para falar comigo.

Não, pra trazer esta cruz.

PADRE (Olha a cruz, detidamente) E como a trouxe... num caminhão?

Não, Padre, nas costas.

SACRISTÃO (Expandindo infantilmente a sua admiração) Menino!

PADRE (Lança-lhe um olhar enérgico) Psiu! Cale a boca! (Seu interesse por Zé-do-Burro cresce) Sete léguas com essa cruz nas costas. Deixe ver seu ombro. Zé — do Burro despe um lado do paletó, abre a camisa e mostra o ombro. Sacristão espicha-se todo para ver e não esconde a sua impressão.

SACRISTÃO Está em carne viva!

PADRE (Parece satisfeito com o exame) Promessa?

(Balança afirmativamente a cabeça) Pra Santa Bárbara. Estava esperando abrir a igreja...

SACRISTÃO Deve ter recebido dela uma graça muito grande! Padre faz um gesto nervoso para que o Sacristão se cale.

Graças a Santa Bárbara, a morte não levou o meu melhor amigo.

PADRE (Padre parece meditar profundamente sobre a questão) Mesmo assim, não lhe parece um tanto exagerada a promessa? E um tanto pretensiosa também?

Nada disso, seu Padre. Promessa é promessa. É como um negócio. Se a gente oferece um preço, recebe a mercadoria, tem que pagar. Eu sei que tem muito caloteiro por aí. Mas comigo, não. É toma lá, dá cá. Quando Nicolau adoeceu, o senhor não calcula como eu fiquei.

PADRE Foi por causa desse... Nicolau, que você fez a promessa?

Foi. Nicolau foi ferido, seu Padre, por uma árvore que caiu, num dia de tempestade.

Disponível em: https://tinyurl.com/GPMPEMLPI391. Acesso em: 07 jul. 2021.

01
(Seduc - GO).

Quanto ao gênero textual, “O pagador de promessas” classifica-se como

A
B
C
D
E

    Alternativa "B".

(Fonte da resolução: ??.)


02
.

Sobre a peregrinação do personagem Zé do Burros é possível concluir que ele

A
B
C
D
E

    Alternativa "A".

(Fonte da resolução: ??.)


03
.

“ZÉ (Adianta-se) Sou eu, Padre. (Inclina-se, respeitoso e beija-lhe a mão).

No trecho, as partes destacadas são denominadas

A
B
C
D
E

    Alternativa "C".

(Fonte da resolução: ??.)


Leia o texto II, a seguir, e responda aos itens 04, 05 e 06.

TEXTO II

Triste Bahia

Caetano Veloso

  Oh, quão dessemelhante estás e estou

  Do nosso antigo estado

  Pobre te vejo a ti

  Tu a mim, empenhado

  Rico te vejo eu

  Já tu a mim, abundante

  Triste Bahia

  Oh, quão dessemelhante

  A ti tocou-te a máquina mercante

  Quem tua larga barra tem entrado

  A mim vem me trocando e tem trocado

  Tanto negócio e tanto negociante

  Triste

  Oh, quão dessemelhante

  Triste

  [...]

  Eu já vivo tão cansado

  De viver aqui na Terra

  Minha mãe, eu vou pra Lua

  Eu mais a minha mulher

  [...]

Composição: Caetano Veloso/Gregório de Mattos. Disponível em: https://tinyurl.com/GEPROMLPI579. Acesso em: 04 jul. 2021

04
(SEDUC - GO).

Na canção, o autor revela em relação à Bahia

A
B
C
D
E

    Alternativa "B".

(Fonte da resolução: ??.)


05
.

As palavras “Pobre e Rico”, na segunda estrofe, representam uma antítese, característica expressa no estilo de linguagem que apresenta

A
B
C
D
E

    Alternativa "A".

(Fonte da resolução: ??.)


06
.

“Eu já vivo tão cansado/ De viver aqui na Terra”.

No trecho, há um exagero, um estilo de linguagem denominado

A
B
C
D
E

    Alternativa "C".

(Fonte da resolução: ??.)


Leia o texto III, a seguir, e responda aos itens 07, 08 e 09.

TEXTO III

A Bahia

Gregório de Matos

  Tristes sucessos, casos lastimosos,

  Desgraças nunca vistas, nem faladas.

  São, ó Bahia, vésperas choradas

  De outros que estão por vir estranhos

  Sentimo-nos confusos e teimosos

  Pois não damos remédios as já passadas,

  Nem prevemos tampouco as esperadas

  Como que estamos delas desejosos.

  Levou-me o dinheiro, a má fortuna,

  Ficamos sem tostão, real nem branca,

  macutas, correão, nevelão, molhos:

  Ninguém vê, ninguém fala, nem impugna,

  E é que quem o dinheiro nos arranca,

  Nos arrancam as mãos, a língua, os olhos.

Disponível em: https://tinyurl.com/GEPROMLPI580. Acesso em: 07 jul. 2021.

07
(Seduc-GO).

    “Desgraças nunca vistas, nem faladas.”

No verso, a conjunção destacada indica

A
B
C
D
E

    Alternativa "A".

(Fonte da resolução: ??.)


08
.

O poema apresenta-se de forma fixa, estruturado em dois quartetos e dois tercetos, denominado

A
B
C
D
E

    Alternativa "D".

(Fonte da resolução: ??.)


09
.

Na primeira estrofe, quanto à disposição das rimas externas, são classificadas como

A
B
C
D
E

    Alternativa "A".

(Fonte da resolução: ??.)


Leia o texto, a seguir, e responda aos itens 10, 11 e 12.

TEXTO IV

Sermão de Santo Antônio

Pe. Antônio Vieira

    [...]

    Vós, diz Cristo, Senhor nosso, falando com os pregadores, sois o sal da terra: e chama-lhes sal da terra, porque quer que façam na terra o que faz o sal. O efeito do sal é impedir a corrupção; mas quando a terra se vê tão corrupta como está a nossa, havendo tantos nela que têm ofício de sal, qual será, ou qual pode ser a causa desta corrupção? [...] Enfim, que havemos de pregar hoje aos peixes? Nunca pior auditório. Ao menos têm os peixes duas boas qualidades de ouvintes: ouvem e não falam. Uma só cousa pudera desconsolar o Pregador, que é serem gente os peixes que se não há-de converter. Mas esta dor é tão ordinária, que já pelo costume quase se não sente [...] Suposto isto, para que procedamos com clareza, dividirei, peixes, o vosso sermão em dois pontos: no primeiro louvar-vos-ei as vossas atitudes, no segundo repreender-vos-ei os vossos vícios. [...]

Disponível em: https://tinyurl.com/GEPROMLPI581. Acesso em: 18 fev. 2021.

10
(Seduce - GO).

O “Sermão de Santo Antônio” apresenta em seu discurso um tom repressivo em relação aos

A
B
C
D
E

    Alternativa "D".

(Fonte da resolução: ??.)


11
.

Sobre os Sermões, pode-se afirmar que têm um objetivo, predominantemente,

A
B
C
D
E

    Alternativa "B".

(Fonte da resolução: ??.)


12
.

Os Sermões, textos catequéticos, evidenciam no Brasil o Período denominado

A
B
C
D
E

    Alternativa "A".

(Fonte da resolução: ??.)




Nenhum comentário:

Postar um comentário