domingo, 18 de outubro de 2020

Quiz 17: PORT. - 2ª Série (Ens. Médio)

Quiz 17: PORTUGUÊS - 2ª Série - Ensino Médio
Quiz 17: PORTUGUÊS - 2ª Série - Ensino Médio

01
(MEC-CAED - ADF).

Leia o texto abaixo.

Disponível em: https://bit.ly/3z81fF1. Acesso em: 15 jul. 2022.

Infere-se desse texto que

A
B
C
D
E

    Alternativa "C".

(Créditos da resolução: ??.)


Leia o texto abaixo e responda as questões 02, 03 e 04.

O piano

    Depois de meses de espera chegou o piano de minha mãe. Foi a notícia mais importante naquele dia igual aos outros. Já mencionei que os almanaques, entre todas as informações importantes que registravam, informavam o número de pianos que havia nas cidades. Por que não o número de violões e clarinetas? Nos censos modernos, para se avaliar a qualidade de vida de uma família, são pedidas informações sobre geladeiras, máquinas de lavar roupa, telefones, computadores. Tais objetos são índices da situação econômica de uma família. Pois os pianos, naqueles tempos, eram índices de grande importância. Pianos eram instrumentos de música fina, importados de Paris. Assim, o grau de cultura de uma cidade podia ser avaliado pela quantidade de pianos que nela havia. Em Minas, Juiz de Fora era a cidade que tinha mais pianos. Murilo Mendes a chamava de “a cidade dos pianos”. Foi lá que minha mãe adolescente completou a sua cultura pianística. Daí a importância daquele dia. Boa Esperança subia em importância cultural. Um piano novo, importado de Paris, havia chegado. Na casa do Diano, filho da dona Sophia. Chamaram um marceneiro para desencaixotar o piano. O povo se aglomerou fora da casa. O marceneiro, consciente da importância daquele evento, chegou com sua caixa de ferramentas vestido de fraque¹.

*Vocabulário:

¹fraque: traje de cerimônia.

ALVES, Rubem. O velho que acordou menino. São Paulo: Planeta do Brasil, 2005. Fragmento.

02
(MEC-CAED - ADF).

Nesse texto, no trecho “Pianos eram instrumentos de música fina...”, a palavra em destaque significa

A
B
C
D
E

    Alternativa "D".

(Créditos da resolução: ??.)


03
(MEC-CAED - ADF).

Nesse texto, qual contexto social está em evidência?

A
B
C
D
E

    Alternativa "A".

(Créditos da resolução: ??.)


04
(MEC-CAED - ADF).

No início desse texto, no trecho “... que havia nas cidades.”, o termo em destaque refere-se a

A
B
C
D
E

    Alternativa "D".

(Créditos da resolução: ??.)


Leia os textos abaixo e responda as questões 05, 06 e 07.

Texto 1

Entenda como as cores das paredes influenciam no ambiente

    Definir as cores das paredes da casa é, talvez, a maior das dúvidas de quem está reformando o imóvel. Isso porque as paredes são a base para a decoração, além de terem o maior efeito visual sobre todo o ambiente. Por isso, é importante saber os tons certos a serem usados, para que a satisfação de ver as paredes com as cores escolhidas se prolonguem pelo tempo em que a pintura for conservada. [...]

    Cada cor exerce uma influência sobre as pessoas que estão no ambiente e pode transmitir sensações como bem-estar, inquietação, nervosismo, calma e tranquilidade. É a chamada “psicologia das cores”, um estudo feito com base nos efeitos causados nas pessoas que compartilham do ambiente em que determinada cor é predominante. [...]

    A psicologia das cores é o estudo dos efeitos que as cores predominantes no ambiente podem causar nas pessoas. A cor tem o poder de estimular nosso cérebro de diversas maneiras diferentes e, por isso, diversos povos antigos utilizavam as cores como instrumentos para auxiliar nos processos de cura.

    [...] As cores podem, por exemplo, influenciar no desejo de compra em uma loja, ou nos hábitos alimentares em um restaurante e, ainda, contribuir para acalmar ambientes como hospitais e escolas, e isso já é comprovado cientificamente, como comprovado no livro “Psicologia das Cores”, da psicóloga e socióloga Eva Heller. Por isso, em casa, é fundamental que as cores das paredes levem em conta, além dos gostos pessoais dos moradores, a sensação a ser transmitida naquele cômodo.

Disponível em: https://bit.ly/3jdsS70. Acesso em: 6 abr. 2022. Fragmento.

Texto 2

Impressionista

    Uma ocasião,

    meu pai pintou a casa toda

    de alaranjado brilhante.

    Por muito tempo moramos numa casa,

    como ele mesmo dizia,

    constantemente amanhecendo.

PRADO, Adélia. Impressionista. In: Poesia reunida. Rio de Janeiro: Record, 2015.

05
(MEC-CAED - ADF).

Esses textos são semelhantes, pois

A
B
C
D
E

    Alternativa "A".

(Créditos da resolução: ??.)


06
(MEC-CAED - ADF).

No Texto 1, no trecho “... é fundamental que as cores das paredes levem em conta,...” (4º parágrafo), a expressão destacada tem o mesmo significado de

A
B
C
D
E

    Alternativa "B".

(Créditos da resolução: ??.)


07
(MEC-CAED - ADF).

No segundo parágrafo do Texto 1, o pronome “que” faz referência à palavra

A
B
C
D
E

    Alternativa "C".

(Créditos da resolução: ??.)


Leia o texto abaixo e responda as questões 08 e 09.

Professora ganha linda homenagem de alunos ao anunciar aposentadoria

    O sentimento de gratidão é algo que não se define mesmo. A professora Sheridan Steelman é a prova disso. Ela ganhou uma homenagem linda dos alunos ao anunciar a aposentadoria, após [...] anos dando aulas.

    Sheridan começou a lecionar aos 22 anos e, desde então, tem acumulado muitos momentos com os alunos, mas com certeza, a despedida será o mais inesquecível para a educadora.

    O vídeo da despedida da “Miss Steelman”, como era chamada pelos alunos, foi compartilhado [...] e já tem mais de 6 milhões de visualizações. [...]

    A professora Sheridan contou que não esperava que tantos alunos estivessem presentes naquele momento. Para ela, era um dia comum de trabalho. Mas para os alunos, não! [...]

    A educadora percorreu toda a escola, passando pelas classes do ensino médio — as quais ela ensinava.

    Os alunos formaram um corredor de aplausos e, entre sorrisos e lágrimas, agradeciam a professora por todo o tempo de dedicação.

    “Foi tão bom ver meus alunos, foi uma coisa tão bonita”, disse Sheridan.

    Quando perguntada do que ela vai sentir mais falta após a aposentadoria, a professora de literatura não hesitou em responder que eram os alunos e os colegas “inspiradores”.

    “Todos os dias nós [meus alunos e eu] exploramos literatura juntos e tivemos uma troca maravilhosa. Vou sentir falta de ler e escrever e aprender com eles”, disse ela.

CARVALHO, Monique de. Professora ganha linda homenagem de alunos ao anunciar aposentadoria. In: Só Notícia Boa. 2022. Disponível em: https://bit.ly/3AuExbB. Acesso em: 29 jun. 2022. Fragmento.

08
(MEC-CAED - ADF).

Nesse texto, o trecho em que há uma marca de opinião do enunciador é:

A
B
C
D
E

    Alternativa "A".

(Créditos da resolução: ??.)


09
(MEC-CAED - ADF).

Nesse texto, no trecho “... tem mais de 6 milhões...” (3º parágrafo), a forma verbal em destaque estabelece uma relação de concordância com

A
B
C
D
E

    Alternativa "E".

(Créditos da resolução: ??.)


Leia o texto abaixo e responda as questões 10, 11 e 12.

O que você realmente quer?

    [...] Hoje em dia nós somos bombardeados o tempo inteiro por uma enxurrada de informações, úteis ou não, seja pelo computador, celular, TV [...] e afins. Quer você queira ou não, todos os dias você recebe notícias, memes, [...] novidades sobre redes sociais, etc.

    Apesar de você achar que apenas “deslizou uma timeline”, o seu cérebro processa tudo aquilo sem que você sequer se dê conta. Ao fim do dia nós chegamos a um cansaço mental tão grande que nos afeta não só em níveis intelectuais, mas também físicos. Você dorme, mas não descansa; e no dia seguinte, tudo de novo. Já sentiu isso?

    Esse acúmulo de estímulos e influências diárias é coisa da nossa geração. Hoje nós temos centenas de opções para tudo, coisa que nossos avós não tinham. Quer um exemplo? Se você quiser assistir a uma série de TV, você tem todo um catálogo gigantesco [...] para escolher, [...] ou ainda pode assistir pela internet; e para escolher a série você pode pegar dicas nos diversos canais sobre filmes e séries [...].

    Muitas pessoas sentem que dizer “SIM” para alguma coisa – ler um livro, por exemplo – é dizer “NÃO” para mil outras. Isso gera uma ansiedade tremenda e uma necessidade [...] de estar na internet acompanhando em tempo real tudo que está acontecendo com outras pessoas e com o mundo. Mas isso é realmente necessário? [...]

    Não estou dizendo que é ruim ter opções nem fazendo uma crítica à tecnologia, afinal de contas, sou uma das pessoas que trabalha com isso. Entretanto, justamente pela experiência própria é que acho importante começarmos a aprender a lidar com a vida moderna de maneira mais saudável.

    É essencial que de tempos em tempos a gente pare tudo e faça uma análise de vida, avaliando tudo aquilo que acreditamos que queremos para nós, seja uma carreira, um estilo de vida, um hobby ou uma meta. [...] É preciso se perguntar: Por que eu quero isso? Por que isso vai me fazer feliz? É um sonho verdadeiramente seu ou uma projeção externa?

    No mundo moderno pode se tornar difícil saber o que realmente queremos para nós, pois não paramos para respirar e observar a nós mesmos, aos sinais que nossa mente e nosso corpo nos dão. [...]

    Vou terminar esse post sugerindo um simples exercício: sente-se à mesa, com tranquilidade e tire um momento pra você — se quiser pode até colocar uma música calma ou tomar um chá – e anote os seus desejos pra você mesmo. Faça uma lista das coisas que você gostaria de viver, ser ou ter.

CIRQUEIRA, Ju. O que você realmente quer? 2019. Disponível em: http://jucirqueira.com/. Acesso em: 29 mar. 2022. Fragmento.

10
(MEC-CAED - ADF).

Um trecho desse texto que apresenta uma opinião é:

A
B
C
D
E

    Alternativa "D".

(Créditos da resolução: ??.)


11
(MEC-CAED - ADF).

Para sustentar a ideia de que pode ser difícil saber o que realmente queremos para nós no mundo moderno, a autora desse texto apresenta como argumento o trecho:

A
B
C
D
E

    Alternativa "D".

(Créditos da resolução: ??.)


12
(MEC-CAED - ADF).

Nesse texto, no trecho “É um sonho verdadeiramente seu...” (6º parágrafo), a expressão destacada foi utilizada para

A
B
C
D
E

    Alternativa "C".

(Créditos da resolução: ??.)






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