sábado, 10 de outubro de 2020

Quiz 10: PORT. - 2ª Série (Ens. Médio)

Quiz 10: PORTUGUÊS - 2ª Série - Ensino Médio
Quiz 10: PORTUGUÊS - 2ª Série - Ensino Médio

Leia o texto e, a seguir, responda as questões 1 e 2.

Vaso Chinês

    Alberto de Oliveira Estranho mimo, aquele vaso!

    Vi-o Casualmente, uma vez, de um perfumado

    Contador sobre o mármor luzidio,

    Entre um leque e o começo de um bordado.

   

    Fino artista chinês, enamorado

    Nele pusera o coração doentio

    Em rubras flores de um sutil lavrado,

    Na tinta ardente, de um calor sombrio.

   

    Mas, talvez por contraste à desventura —

    Quem o sabe? — de um velho mandarim

    Também lá estava a singular figura;

   

    Que arte, em pintá-la!

    A gente acaso vendo-a

    Sentia um não sei quê com aquele chim

    De olhos cortados à feição de amêndoa.

Disponível em: http://www.webartigos.com/artigos/triade -parnasiana-a-analise-poetica-em- alberto-de-oliveira-vaso-chines-e- o-muro-raimundo-correia-as-pombas-e-mal- secreto-e-olavo-bilac-vila- rica-e-profissao-de-fe/66690/ . Acesso em: 18 maio 2017.

01
(SEDUCE-GO).

No verso “Que arte, em pintá-la! A gente acaso vendo-a” (última estrofe), o pronome “a” se refere à palavra

A
B
C
D
E

    Alternativa "D".

(Créditos da resolução: ??.)


02
(SEDUCE-GO).

De acordo com o texto, o artista chinês colocou o coração doentio no

A
B
C
D
E

    Alternativa "A".

(Créditos da resolução: ??.)


Leia o texto e a seguir, responda as questões 3, 4 e 5.

Do que os adolescentes mais morrem no mundo

Mais de um 1,2 milhão de meninos e meninas morrem todos os anos – e grande parte das mortes poderiam ter sido evitadas, diz OMS

    Todos os dias, mais de 3 mil jovens perdem a vida no mundo. É o que diz um recente levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS). A cada ano, 1,2 milhões de adolescentes morrem, sendo mais de dois terços das vítimas de países da África e do sudeste asiático. As principais causas de morte entre adolescentes de 10 a 19 anos são, nesta ordem, acidentes de trânsito, infecções respiratórias, suicídio, doenças diarreicas e afogamento.

    [...]

    A OMS destaca que em países pobres e assolados por conflitos, os adolescentes são vistos como uma parcela vulnerável da população. Isso porque, muitas vezes, assumem responsabilidades precocemente, como trabalhar para auxiliar no sustento da família (e isso também significa abandonar a escola), casar cedo ou recorrer à prostituição para garantir o próprio sustento. Como resultado, estes jovens ficam mais expostos a acidentes de trabalho, desnutrição, doenças diarreicas, problemas de saúde mental, violência sexual e doenças sexualmente transmissíveis.

    O levantamento escancarou os problemas ao analisar as maiores causas de morte entre meninos e meninas, e também entre adolescentes de 10 a 14 anos e de 15 a 19 anos. Entre adolescentes do sexo masculino, a maior causa de morte foram os acidentes de trânsito – 88,5 mil meninos perderam a vida dessa forma em 2015.

    Entre as meninas, o cenário é diferente. Adolescentes de 10 a 14 anos morrem mais por infecções respiratórias, como pneumonia e outras enfermidades por cozinhar em ambientes fechados e poluídos por combustíveis nocivos à saúde. Já entre garotas de 15 a 19 anos, as maiores causas de óbito são decorrentes de partos malsucedidos e abortos inseguros.

Disponível em: http://super.abril.com.br/sociedade /do-que-os-adolescentes-mais- morrem-no-mundo/>. Acesso em: 18 maio 2017.

03
(SEDUCE-GO).

No trecho “Entre as meninas, o cenário é diferente.” (último parágrafo), a palavra “cenário” significa

A
B
C
D
E

    Alternativa "C".

(Créditos da resolução: ??.)


04
(SEDUCE-GO).

Dados da Organização Mundial de Saúde revelam que

A
B
C
D
E

    Alternativa "B".

(Créditos da resolução: ??.)


05
(SEDUCE-GO).

O segundo parágrafo do texto expressa, “predominantemente”, um/uma

A
B
C
D
E

    Alternativa "A".

(Créditos da resolução: ??.)


Leia o texto e, a seguir, responda as questões 6 e 7.

Quadrilha

Carlos Drummond de Andrade

    João amava Teresa que amava Raimundo que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili, que não amava ninguém.

    João foi para os Estados Unidos, Teresa para o convento, Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia, Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes que não tinha entrado na história.

Disponível em: http://www.jornaldepoesia.jor.br/drumm2.html/>. Acesso em: 05 jun. 2017.

06
(SEDUCE-GO).

No poema quem morreu de desastre foi

A
B
C
D
E

    Alternativa "D".

(Créditos da resolução: ??.)


07
(SEDUCE-GO).

No poema Quadrilha, de Carlos Drummond de Andrade, a repetição da expressão “que amava” enfatiza

A
B
C
D
E

    Alternativa "D".

(Créditos da resolução: ??.)


Leia os textos e, a seguir, responda as questões 8 e 9.

TEXTO I

Disponível em: http://www.memoriasdemangabeiras.com.br/ 2017/04/comeca-nesta-segunda-campanha-nacional.html/>. Acesso em: 17 maio 2017.

TEXTO II

Começa nesta segunda a Campanha Nacional de Vacinação contra gripe

    Serão vacinados 54,2 milhões de pessoas em todo o país. A partir deste ano, professores das redes pública e privada passam a integrar o público-alvo. No dia 13 de maio será a mobilização nacional.

    A 19ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza deste ano começou nesta segunda-feira (17) com uma novidade: a partir de agora, os professores, tanto da rede pública como privada, passam a fazer parte do público-alvo. Cerca de 2,3 milhões de profissionais da educação poderão se vacinar contra a gripe. Ao todo, receberão a vacina 54,2 milhões de pessoas que integram os grupos prioritários. Para isso, o Ministério da Saúde está adquirindo 60 milhões de doses da vacina. A campanha seguirá em todo o país até 26 de maio, sendo que dia 13 será de mobilização nacional.

    Nesta segunda-feira (17), o ministro da Saúde, Ricardo Barros, alertou sobre a importância das pessoas, que integram o grupo prioritário, tomarem a vacina dentro do prazo de vacinação, para evitar a gripe e seus possíveis agravamentos. “Faço um apelo às pessoas do público-alvo que busquem o quanto antes os postos de vacinação para garantir a proteção contra a gripe”, aconselhou o ministro.

    [...]

    A coordenadora do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, Carla Domingues, fez um alerta à população para que não se vacine em cima da hora. “Muitas vezes, as pessoas só buscam a vacina quando há registro de um número elevado de casos. Por isso, é importante que todos os grupos definidos busquem esta proteção dentro do prazo preconizado pelo Ministério da Saúde. É preciso que todos estejam devidamente protegidos antes do inverno chegar, já que a vacina precisa de 15 dias para garantir o efeito”, observou Carla Domingues.

Disponível em: http://portalsaude.saude.gov.br/ index.php/cidadao/principal/agencia- saude/28068-campanha-contra-a-gripe-vai -vacinar-54-2-milhoes-em-todo-o-pais/>.Acesso em: 17 maio 2017.

08
(SEDUCE-GO).

No último parágrafo do texto II, a expressão “já que” no trecho “já que a vacina precisa de 15 dias(...)”, estabelece uma ideia de

A
B
C
D
E

    Alternativa "D".

(Créditos da resolução: ??.)


09
(SEDUCE-GO).

O cartaz da campanha publicitária tem a finalidade de persuadir a população, principalmente os brasileiros do grupo prioritário, a se vacinarem contra a gripe. Nesse sentido, o cartaz em relação ao texto II é

A
B
C
D
E

    Alternativa "D".

(Créditos da resolução: ??.)


10
(SEDUCE-GO). Leia o texto e, a seguir, responda.

Disponível em: http://clubedamafalda.blogspot.com.br/>. Acesso em: 19 maio 2017.

A associação das linguagens verbal e não verbal revelam que a menina considera as notícias do mundo

A
B
C
D
E

    Alternativa "D".

(Créditos da resolução: ??.)


(SEDUCE-GO). Leia o texto e, a seguir, responda as questões 11 e 12.

TEXTO 1:

PICHAÇÃO

    Estou fervendo de raiva, pois o muro da escola foi limpo e repintado pela quarta vez por causa de pichação. A criatividade é admirável, mas as pessoas deveriam encontrar meios de se expressar que não imponham custos suplementares à sociedade.

    Por que denegrir a reputação dos jovens pichando onde é proibido? Os artistas profissionais não penduram seus quadros nas ruas, não é? Em vez disso, eles buscam financiamento e ganham fama através de exposições legais.

    Na minha opinião, os prédios, as cercas e os bancos dos parques são obras de arte por si mesmos. É realmente lamentável estragar essa arquitetura com pichações e, ainda por cima, o método usado destrói a camada de ozônio. De fato, não consigo entender por que esses artistas criminosos dão-se ao trabalho, já que sua “obra de arte” é eliminada de nossas vistas repetidamente.

Helga

TEXTO 2:

PICHAÇÃO

    Gosto não se discute. A sociedade está saturada de comunicação e propaganda. Logotipos de empresas, nomes de lojas, cartazes grandes que invadem as laterais das ruas. Isso é aceitável? Sim, na maior parte. Pichação é aceitável? Algumas pessoas dizem que sim, outras dizem que não.

    Quem paga o preço da pichação? Quem paga, no final das contas, o custo da propaganda? Exato. O consumidor.

    As pessoas que colocaram os — outdoors — pediram sua permissão? Não. Então, os pichadores deveriam fazê-lo? Não se trata simplesmente de uma questão de comunicação — seu próprio nome, os nomes das gangues e grandes obras na rua?

    Pense nas roupas listradas e axadrezadas que apareceram nas lojas há alguns anos. E nos trajes de esqui. Os padrões e cores foram roubados diretamente das paredes de concreto enfeitadas.

    É interessante que esses padrões e cores sejam aceitos e admirados, enquanto a pichação seja considerada como abominável. São tempos difíceis para a arte.

Sofia

11
(SEDUCE-GO).

Um dos argumentos de Helga usa para considerar que a pichação não possui valor artístico é

A
B
C
D
E

    Alternativa "A".

(Créditos da resolução: ??.)


12
(SEDUCE-GO).

Sofia se refere à publicidade em seu texto para

A
B
C
D
E

    Alternativa "C".

(Créditos da resolução: ??.)






Nenhum comentário:

Postar um comentário