sábado, 10 de outubro de 2020

Quiz 07: PORT. - 2ª Série (Ens. Médio)

Quiz 07: PORTUGUÊS - 2ª Série - Ensino Médio
Quiz 07: PORTUGUÊS - 2ª Série - Ensino Médio

Leia o texto e, a seguir, responda as questões 1 e 2.


Este anúncio foi produzido para uma campanha de conscientização sobre o trabalho infantil. A associação de palavras e imagem indica que o/a

A
B
C
D
E

    Alternativa "B".

(Créditos da resolução: ??.)


02
(SEDUCE-GO).

Ao utilizar a frase “Não dê trabalho ao futuro dê esperança”, infere-se que este anúncio quer

A
B
C
D
E

    Alternativa "E".

(Créditos da resolução: ??.)


03
(SEDUCE-GO). Leia o texto e, a seguir, responda.

    Esta vida é uma viagem

    Pena eu estar

    Só de passagem.

Disponível em: htt ps://cseabra.wordpress.com/haicais/ . Acesso em: 09 jun. 2018.

Os versos do poema sugerem que a vida para o eu lírico é

A
B
C
D
E

    Alternativa "D".

(Créditos da resolução: ??.)


Leia o texto, e a seguir, responda as questões 4 e 5.

Um sopro de vida

Clarice Lispector

    O tempo passa depressa demais e a vida é tão curta.

    Então — para que eu não seja engolido pela voracidade das horas e pelas novidades que fazem o tempo passar depressa —, eu cultivo um certo tédio. Degusto, assim, cada detestável minuto. E cultivo também o vazio silêncio da eternidade da espécie. Quero viver muitos minutos num só minuto.

Disponível em: https://www.pensador.com/cronicas_curtas/. Acesso em: 13 jun. 2018.

04
(SEDUCE-GO).

Passagens do texto como “Degusto, assim, cada detestável minuto. E cultivo também o vazio silêncio da eternidade da espécie.”, revelam um locutor que utiliza uma linguagem, predominantemente,

A
B
C
D
E

    Alternativa "B".

(Créditos da resolução: ??.)


05
(SEDUCE-GO).

A palavra “assim”, que aparece em “Degusto, assim, cada detestável minuto.”, estabelece uma relação de

A
B
C
D
E

    Alternativa "B".

(Créditos da resolução: ??.)


Leia o texto, e a seguir, responda as questões 6 e7.


Disponível em: htt ps://www.google.com.br/ search?q=anúncio+publicitário&tbm =isch&tbs=rimg w. Acesso em: 19 jun. 2018.

06
(SEDUCE-GO).

As palavras e a imagem deste anúncio estão combinadas de maneira a

A
B
C
D
E

    Alternativa "A".

(Créditos da resolução: ??.)


07
(SEDUCE-GO).

No trecho “Aliás, já está fazendo.”, o termo “Aliás” foi usado para

A
B
C
D
E

    Alternativa "C".

(Créditos da resolução: ??.)


08
(SEDUCE-GO). Leia o texto e, a seguir, responda.

Disponível em: htt ps://www.google.com.br/search?q=anúncio+ publicitário&tbm=isch&tbs=rimg>. Acesso em: 19 jun. 2018.

Na frase “, mosquito”, o termo “” representa, no contexto, marca de um registro

A
B
C
D
E

    Alternativa "A".

(Créditos da resolução: ??.)


09
(SEDUCE-GO). Leia o texto, e a seguir, responda.

Disponível em: htt ps://www.google.com.br/search? q=anúncio+publicitário&tbm . Acesso em: 19 jun. 2018.

A integração entre as linguagens verbal e não verbal permite entender que o anúncio

A
B
C
D
E

    Alternativa "E".

(Créditos da resolução: ??.)


10
(SEDUCE-GO). Leia o texto e, a seguir, responda.

Paulo Leminski

    Jardim da minha amiga

    Todo mundo feliz

    Até a formiga.

Disponível em: htt ps://cseabra.wordpress.com/haicais/. Acesso em: 09 jun. 2018.

Nos versos “Jardim da minha amiga / Todo mundo feliz / Até a formiga”, infere-se que a

A
B
C
D
E

    Alternativa "D".

(Créditos da resolução: ??.)


Leia o texto e, a seguir, responda as questões 11 e 12.

Vaca Estrela e Boi Fubá

Renato Teixeira

    Seu doutor, me dê licença

    pra minha história contar

    Hoje eu tô na terra estranha,

    é bem triste o meu penar

    Eu já fui muito feliz

    vivendo no meu lugar

    Eu tinha um cavalo bom

    e gostava de campear

    Todo dia eu aboiava

    na porteira do curral

    Eeeeiaaaa, êeee Vaca Estrela,

    ôoooo Boi Fubá

    Eu sou fi lho do Nordeste,

    não nego meu naturá

    Mas uma seca medonha

    me tangeu de lá prá cá

    Lá eu tinha o meu gadinho,

    não é bom nem imaginar

    Minha linda Vaca Estrela

    o meu belo Boi Fubá

    Aquela seca medonha

    fez tudo se atrapalhar

    Eeeeiaaaa, êeee Vaca Estrela,

    ôoooo Boi Fubá

    Não nasceu capim no campo

    para o gado sustentar

    O sertão se estorricou,

    fez o açude secar

    Morreu minha Vaca Estrela,

    se acabou meu Boi Fubá

    Perdi tudo quanto eu tinha,

    nunca mais pude aboiar

    Eeeeiaaaa, êeee Vaca Estrela,

    ôoooo Boi Fubá

Disponível em: https://www.letras.mus.br/ renato-teixeira/298342/. Acesso em: 09 jun. 2018.

11
(SEDUCE-GO).

A variedade linguística empregada pelo eu lírico da música “Vaca Estrela e Boi Fubá” está relacionada a/ao

A
B
C
D
E

    Alternativa "D".

(Créditos da resolução: ??.)


12
(SEDUCE-GO).

Em “Eu sou filho do Nordeste, / não nego meu naturá / Mas uma seca medonha / me tangeu de lá prá cá”, a palavra “mas” pode ser substituída, sem que haja alteração de sentido, por

A
B
C
D
E

    Alternativa "D".

(Créditos da resolução: ??.)






Nenhum comentário:

Postar um comentário