domingo, 11 de abril de 2021

Quiz 03: MAT. 2ª Série (Ens. Médio)

Quiz 03: MATEMÁTICA - 2ª Série - Ensino Médio
Quiz 03: MATEMÁTICA - 2ª Série - Ensino Médio

01
(Seduc - GO).

Perímetro é conhecido por ser

A
B
C
D
E

   Perímetro é a soma de todos lados ou contorno de uma figura plana.

   Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


02
(Seduc-GO).

Observe a figura a seguir.


Qual o perímetro da figura apresentada?

A
B
C
D
E

Como o perímetro é a soma de todos lados do retângulo. Logo:


    [tex] P = 5 + 5 + 2 + 2 [tex]

    [tex] P = 14\ cm [tex]

   Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


03
(Seduc - GO).

Observe o polígono a seguir.


Tem-se que a medida dos seguimentos são as seguintes: [tex] \overline{TU} = \overline{VW} = 3\ cm[tex] e [tex] \overline{ST} = \overline{UV} = \overline{WP} = \overline{PQ} = 2\ cm[tex].

Sabendo as medidas desses seguimentos, qual o perímetro do polígono apresentado?

A
B
C
D
E

Como o perímetro é a soma de todos lados do polígono. Logo:


    [tex] P = 8 + 6 + 2 + 2 + 3 + 2 + 3 + 2 [tex]

    [tex] P = 28\ cm [tex]

   Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


04
(Seduce - GO).

Observe o pentágono regular apresentado a seguir.


Esse polígono será semelhante a um

A
B
C
D
E

    A figura para ser semelhante só pode ser outro pentágono com proporcionalidade entre os lados.

    Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


05
(Seduc - GO).

Observe as figuras semelhantes a seguir.


Qual a razão de proporção das figuras apresentadas?

A
B
C
D
E

A razão de proporção é:

    [tex] razão = \frac{6\ cm}{3\ cm} = 2[tex]

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


06
(Seduce - GO).

Observe o quadrado a seguir.


Um outro quadrado, cujo lado mede o triplo do apresentado, terá uma área

A
B
C
D
E

Observe a figura a seguir


    [tex] Área_{(1)} = 3^{2} = 9\ cm^{2} [tex]

    [tex] Área_{(2)} = 9^{2} = 81\ cm^{2} [tex]

    [tex] k = \frac{Área_{(2)}}{Área_{(1)}} = \frac{81}{9} = 9\ vezes\ maior[tex]

Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


07
(Seduc - GO).

Observe o triângulo retângulo a seguir.


Assinale a alternativa que apresente uma relação métrica que pode ser estabelecida no triângulo apresentado.

A
B
C
D
E

A relação métrica que pode ser estabelecida é o Teorema de Pitágoras. Ou seja:

    [tex] a^{2} = b^{2} + c^{2} [tex]

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


08
(Seduc - GO).

Em um triângulo retângulo, a hipotenusa mede 10 cm e um dos catetos mede 6 cm.

Qual a medida do segundo cateto desse triângulo retângulo?

A
B
C
D
E

Observe a figura a seguir.


Agora, utilizando do Teorema de Pitágoras, temos:

    [tex] a^{2} = b^{2} + c^{2} [tex]

    [tex] 10^{2} = 6^{2} + x^{2} [tex]

    [tex] 100 = 36 + x^{2} [tex]

    [tex] 100 - 36 = x^{2} [tex]

    [tex] \sqrt{64} = x [tex]

    [tex] x = 8 [tex]

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


09
(Seduc - GO).

Observe o triângulo retângulo a seguir.


As medidas das projeções m e n são respectivamente

A
B
C
D
E

Pela figura temos:

    [tex] \overline{BC} = m + n = 15\ cm [tex]

Logo:

    [tex] A)   4 + 6 = 10 ≠ 15 [tex]   Falso

    [tex] B)   5 + 9 = 14 ≠ 15 [tex]   Falso

    [tex] C)   5,4 + 9,6 = 15 = 15 [tex]   Verdadeiro

    [tex] D)   12 + 15 = 27 ≠ 15 [tex]   Falso

    [tex] E)   12,4 + 15,6 = 18 ≠ 15 [tex]   Falso

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


10
(Seduce - GO). Observe o poliedro a seguir.

A base do poliedro apresentado é um

A
B
C
D
E

A base do poliedro é um pentágono, ou seja, tem 5 arestas.

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


11
(SEDUC - GO). Observe o poliedro a seguir.

A planificação do poliedro apresentado será composta por

A
B
C
D
E


12
(Seduce - GO).

Observe o poliedro regular, a seguir, cujas faces são pentágonos.


Ao realizar a planificação do poliedro apresentado, quantos são os pentágonos que irão compor a planificação?

A
B
C
D
E

Este poliedro regular citado é um dodecaedro, ou seja, possuem 12 pentágonos regulares.

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)




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