quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Quiz 10: PORTUGUÊS 7° ANO

Quiz 10: PORTUGUÊS 7° ANO
QUIZ 10: PORTUGUÊS 7° ANO

(SEDUCE-GO - 3ª P.D - 2016). Leia o texto e, a seguir, responda as questões 01, 02 e 03.

O caracol e a pitanga

    Há dois dias o caracol galgava lentamente o tronco da pitangueira, subindo e parando e subindo. Quarenta e oito horas depois de esforço tranquilo, de caminhar quase filosófico. De repente, enquanto ele fazia mais um movimento para avançar, desceu pelo tronco, apressadamente, no seu passo fustigado e ágil, uma formiga-maluca, dessas que vão e vêm mais rápidas que coelho de desenho animado. Parou um instantinho, olhou zombeteira o caracol e disse: “Volta, volta, velho! Que é que você vai fazer lá em cima? Não é tempo de pitanga.” “Vou indo, vou indo. Quando chegar lá em cima vai ser tempo de pitanga.”

Disponível em: http://primaverilnomuro.blogspot.com.br/. Acesso em: 22 fev. 2016.

01
No trecho “Volta, volta, velho!” a palavra “velho” foi usada com o sentido de
A
B
C
D


02
Quando mandou o caracol voltar, a formiga teve a intenção de
A
B
C
D


03
Em “Quarenta e oito horas depois de esforço tranquilo, de caminhar quase filosófico.”, a palavra “depois” indica
A
B
C
D


(SEDUCE-GO - 3ª P.D - 2016). Leia o texto e, a seguir, responda as questões 04 e 05.

Propaganda que faz mal

Maria Inês Dolci

   É de se questionar a forte reação do mercado publicitário à proposta de restrição à propaganda destinada às crianças, quando se constata que 72% do total das peças publicitárias de alimentos veicula mensagens para o consumo de produtos com altos teores de gorduras, açúcares e sal.

   Entre os "vilões" estão: fast-food; guloseimas (balas, chicletes) e sorvetes; refrigerantes e sucos artificiais; salgadinhos de pacote; biscoitos (doces e recheados) e bolo. Isso contribui para o aumento crescente e assustador da prevalência das doenças crônicas como obesidade, hipertensão e diabetes. Esse elevado percentual foi constatado em Pesquisa feita pelo Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição da Universidade de Brasília (UnB).

   Para fazer análise das peças publicitárias, professores, alunos e recém-formados do Departamento de Nutrição da UnB gravaram, durante 52 semanas, 20 horas diárias da programação de canais de TV abertos e fechados.

   Não se trata de censura, mas de reagir quando vemos que as propagandas sobre alimentos no Brasil sugerem opções que fazem mal à saúde.

Disponível em: http://monicastuart.blogspot.com.br/2009/05/ afinal-existem-propagandas-que-fazem.html. Acesso em: 22 fev. 2016.

04
Em qual dos trechos está expressa uma opinião do autor?
A
B
C
D


05
No trecho “Entre os "vilões" estão: fast-food; guloseimas (balas, chicletes) e sorvetes; refrigerantes e sucos artificiais; salgadinhos de pacote; biscoitos (doces e recheados) e bolo.”, as aspas na palavra “vilões” indicam
A
B
C
D


06
(SEDUCE-GO - 3ª P.D - 2016). Leia o texto e, a seguir, responda.

Disponível em: http.//textoemmovimento.blogspot.com. Acesso em: 23 fev. 2016.

De acordo com o terceiro quadrinho, a menina

A
B
C
D


07
(SEDUCE-GO - 3ª P.D - 2016). Leia o texto e, a seguir, responda.

Disponível em: http://www.lpm-blog.com.br/?tag=hagar/. Acesso em: 24 fev. 2016.

O humor desse texto está no/a

A
B
C
D


08
(SEDUCE-GO - 3ª P.D - 2016). Leia o texto e, a seguir, responda.

O galo e a pérola

   Um galo estava ciscando procurando o que comer no terreiro, quando encontrou uma pérola.

   Ele então pensou:

   — Se fosse um joalheiro que te encontrasse, ia ficar feliz. Mas para mim uma pérola não serve para nada. Seria muito melhor se eu encontrasse uma migalha para comer...

   Deixou a pérola onde estava e se foi, para procurar alguma coisa que lhe servisse de alimento.

Disponível em: http://quimicus.blogspot.com.br/2013/09/o-galo-e-perola.html/. Acesso em: 26 fev. 2016.

O trecho que apresenta o desfecho da história é

A
B
C
D


09
(SEDUCE-GO - 3ª P.D - 2016). Leia o texto e, a seguir, responda.

   Estas espinhas todas

   na testa, no nariz, no queixo,

   será que não vão mais sumir?

   Será que deixarão crateras

   na minha cara?

Elias José. “Tormento”. In: Cantigas de adolescer. 7. ed. São Paulo: Atual, 1992. p. 30.

No trecho “Será que deixarão crateras na minha cara?”, a palavra “crateras” sugere

A
B
C
D


10
(SEDUCE-GO - 3ª P.D - 2016). Leia o texto e, a seguir, responda.

A importância das árvores: cinco motivos para aderir e incentivar o plantio

Vagner Luis

   Todos concordam que um dos principais benefícios proporcionados pelas árvores é o processo de fotossíntese, que transforma o gás carbônico em oxigênio, vital aos seres humanos. Mas existem outros ganhos importantes que são desconhecidos.

   As árvores possuem papel de destaque não só pela sombra proporcionada por sua copa, mas também com a absorção da radiação solar e a transpiração do vapor de água, reduzindo a temperatura na sua região Locais que possuem muitas árvores não sofrem da poluição sonora. Isso porque as plantas funcionam como barreira para as ondas de som, principalmente as menores. Essa neutralização é mais eficaz em bosques e florestas urbanas.

   Elas não só diminuem a velocidade, como alteram a direção dos ventos. Assim, ventanias que trazem estragos, como as que destroem telhados de construções, são enfraquecidas. Porém, a árvore precisa estar em bom estado de conservação para ocasionar mais benefícios do que prejuízos.

   Alguns animais não precisam de florestas inteiras para se reproduzir e se alimentar. Pássaros, insetos e morcegos podem utilizar uma única árvore como habitat e fonte de alimento.

   Por fim, o plantio de árvores também deixa a cidade ou a região mais bonita e, consequentemente, mais valorizada. Além de frutos para o consumo humano, elas trazem sensação de bem estar para todos os moradores.

Disponível em: http://www.greenclick.com.br/importancia-das-arvores -cinco-motivos-para-aderir-e-incentivar-o-plantio/. Acesso em: 29 fev. 2016.

O tema deste texto é

A
B
C
D


11
(Prova da cidade - 2012). Leia o texto abaixo.

A INCAPACIDADE DE SER VERDADEIRO

   Paulo tinha fama de mentiroso. Um dia chegou à casa dizendo que vira no campo dois dragões cuspindo fogo e lendo fotonovelas.

   O pai botou-o de castigo, mas, na semana seguinte, ele veio contando que caíra no pátio da escola um pedaço de lua, todo cheio de buraquinhos, feito queijo, e ele provou e tinha gosto de queijo. Desta vez, Paulo não só ficou sem sobremesa como foi proibido de jogar futebol durante quinze dias.

   Quando o menino voltou falando que todas as borboletas da Terra passaram pela chácara de Júlio e queriam formar um tapete voador para transportá-lo ao sétimo céu, o pai decidiu levá-lo ao médico. Após o exame, o dr. Epaminondas abanou a cabeça:

   - Não há nada a fazer, seu José. Esse menino é mesmo um caso de poesia.

Fonte: ANDRADE, Carlos Drummond de. A cor de cada um. Rio de Janeiro: Ed. Record,1998. Adaptado.

A personagem considerada um caso de poesia é

A
B
C
D


12
(FLORIPA). Leia o texto abaixo.

Disponível em: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/no-fundo-do-mar/. Acesso em: 1 abr. 2014.

No início desse texto, no trecho “Galera, bem-vindos!”, a palavra destacada é exemplo de linguagem encontrada em

A
B
C
D




Nenhum comentário:

Postar um comentário