quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Quiz 9: PORTUGUÊS 7° ANO

Quiz 09: PORTUGUÊS 7° ANO
QUIZ 09: PORTUGUÊS 7° ANO

01
(SEDUCE-GO - 2ª P.D - 2017). Leia o texto e, a seguir, responda.

A casa e o seu dono

   Essa casa é de caco

   quem mora nela é o macaco.

   Essa casa é tão bonita

   quem mora nela é a cabrita.

   Essa casa é de cimento

   quem mora nela é o jumento.

   Essa casa é de telha

   quem mora nela é a abelha

   Essa casa é elegante

   quem mora nela é o elefante.

   Essa casa, bela obra,

   quem mora nela é a cobra.

   E descobri de repente

   que não falei de casa de gente.

Disponível em: http://iceliasjose.blogspot.com.br /201202/casa-e-o-seu-dono.html. Acesso em: 27 jan. 2017.

No poema, a repetição dos termos “Essa casa é” enfatiza o/a

A
B
C
D


(SEDUCE-GO - 2ª P.D - 2017). Leia o texto e, a seguir, responda as questões 02, 03, 04, 05 e 06.

O bom velhinho

Da Redação

2 de janeiro de 2017

   O nome dele não é Papai Noel. Ele se chama Sebastião Henrique, um aposentado da Vila Bianchi que, por iniciativa própria, montou uma pequena e simples árvore de Natal, no antigo chafariz da Praça Rui Barbosa, hoje local desativado e abandonado. A nobre atitude de Sebastião é um exemplo em tempos de tantos discursos e poucas ações.

   Com aproximadamente R$ 50, dinheiro que arrecadou com a colaboração de comerciantes da região central, ele conseguiu levar um pouco de luz para a praça. A ideia surgiu na última quarta-feira e, logo depois, a árvore estava lá, dando um respiro de vida à Rui Barbosa.

   O dinheiro serviu para a compra de bola, algodões coloridos e demais enfeites. O galho seco foi pego em uma área próxima ao Complexo Esportivo José Geraldo Franco Ortiz, o Lavapés. A base, uma lata de tinta cheia de areia e enrolada em um papel, dá sustentação ao galho.

   A boa vontade do aposentado é digna de ser reconhecida.

   [...]

   Recentemente, O POPULAR também trouxe uma reportagem, publicada no caderno de Cultura, com Ursulina Tomás, uma senhorinha que há 30 anos abre as portas de sua casa para a população. Desde o dia 1° de dezembro, mais de 500 pessoas já passaram pela residência, no Jardim Lago, para conferir a decoração de Natal feita com materiais recicláveis e produtos de doações.

   A exposição, aberta e gratuita ao público até o dia 6 de janeiro, começou a ser montada, com todo zelo e carinho, ainda em abril deste ano. Ursulina é outro exemplo de que é possível transformar um cenário desfavorável, basta criatividade e bom ânimo.

   [...]

   Que em 2017 a palavra de ordem seja boa vontade.

Disponível em: http://opopularmm.com.br/o-bom-velhinho-19713. Acesso em: 27 jan. 2017.

02
A finalidade deste texto é
A
B
C
D


03
Em qual dos trechos abaixo está expressa uma opinião?
A
B
C
D


04
Nesse texto, a linguagem predominante é
A
B
C
D


05
No trecho, “(...) ele conseguiu levar um pouco de luz para a praça.”, a palavra “ele” refere-se a
A
B
C
D


06
Em qual dos trechos a seguir está a principal informação desse texto?
A
B
C
D


(SEDUCE-GO - 2ª P.D - 2017). Leia o texto e, a seguir, responda as questões 07, 08 e 09.

Segunda-feira, 6 de maio

   Que dia maravilhoso passei hoje. Nosso professor de História Natural convida de vez em quando as alunas para irem à casa dele estudar Botânica no quintal, praticamente. Eu não sou capaz de me interessar por estudo de Botânica. Prefiro decorar meus pontos e entrar em exame sem muito trabalho. Enquanto as estudiosas iam pela porta afora com o professor lhes ensinando o que é pétala, corola, pistilo, caule e mais tanta coisa, eu apreciava a vista que se tem da casa dele, que é linda! Avista-se todo o Rio Grande com o rio, a serra, as lavadeiras. Formei logo o plano de convidar as amigas, e, dali, irmos passear no Rio Grande. Depois que nos despedimos do professor, separamo-nos das colegas na porta. Elas foram terminar o dia na Escola e nós descemos pelo Burgalhau até o Rio Grande. Na virada do beco, encontramos uma vendinha. Elvira, que sempre tem dinheiro, comprou rapadura, farinha de milho e queijo. Fomos à casa de uma preta nossa conhecida e lhe pedimos uma vasilha. Ela nos trouxe uma cuia muito limpa e nós misturamos a rapadura, queijo e farinha com água fria e fizemos uma jacuba do outro mundo. Sentamo-nos na lapa e fizemos, descansadas, nossas merendas. Depois, tiramos as botinas, metemos os pés na água e fomos subindo rio acima até o poço do Glória. Íamos andando pelo rio e apanhando sempre-vivas nas margens. O campo está agora uma beleza! Que inveja das lavadeiras que passam ali naquela beleza o ano todo, enquanto nós vivemos numa casa apertada a metade do dia e a outra metade na Escola. Eu preferia ser uma lavadeira do Rio Grande. Do nosso grupo, a mais medrosa é Maria Antônia. Nem sei por que ela nos acompanha. Nós aproveitamos o passeio à grande, mas ela só pensava no pai. Tivemos de voltar mais cedo do que desejávamos, por causa dela.

    Mesmo assim não conseguimos chegar à hora certa e tivemos de acompanhá-la até à casa e ajudar a mentir ao pai dela que a aula prática de Botânica tinha acabado muito tarde.

Morley, Helena. 1942. Minha vida de menina. São Paulo:Companhia das Letras, 1998. Disponível em: http://pt.scribd.com/doc/6630207/Helena- -Morley-Minha-Vida-de-Menina#scribd. Acesso em: 27 jan. 2017.

07
No trecho, “Tivemos de voltar mais cedo do que desejávamos por causa dela.”, a palavra “dela” refere-se a
A
B
C
D


08
No trecho, “Que inveja das lavadeiras que passam ali naquela beleza o ano todo, enquanto nós vivemos numa casa apertada a metade do dia e a outra metade na Escola”, a palavra “ali” refere-se a
A
B
C
D


09
De acordo com o texto, a autora preferia ser lavadeira do Rio Grande para
A
B
C
D


10
(SEDUCE-GO - 2ª P.D - 2017). Leia os textos e, a seguir, responda.

TEXTO I

Disponível em: http:// letteracomunicacao.files.wordpre .sscom/2010/05/arvore-meioambiente.jpg. Acesso em: 27 jan. 2017.

TEXTO II

Reciclagem ajuda a preservar o meio ambiente e gera empregos na Paraíba

   Sacolas e garrafas plásticas podem deixar de ser lixo e passarem a ser geradoras de renda. Na Paraíba, a reciclagem, além de ajudar a preservar o meio ambiente, tem garantido o emprego de muitos moradores.

   Por mês, 350 toneladas de sacos plásticos usados são compradas de catadores autônomos, cooperativas e empresas por uma fábrica de Guarabira, no Agreste do estado. O material é lavado, triturado e derretido. Depois, 120 toneladas voltam aos comércios prontos para o reuso. “Se a gente fosse trabalhar só com material virgem, seria o dobro de poluição. Então a gente tirou 350 do mercado de plástico e voltou novamente pro mercado. Evitando que a poluição aumente”, relatou o sócio-gerente da fábrica, Carlos Magno.

   Em Sousa, no Sertão, há 10 anos, uma empresa transforma garrafas de plástico em canos. São 50 toneladas produzidas por mês. O produto final é usado exclusivamente para esgoto. “Era uma ideia muito real, muito boa, pra a gente utilizar aquele material que não era utilizado, era exposto aos lixões”, lembrou o empresário Marcelo Abrantes Furtado.

   [...]

Disponível em: http://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia/2016 /02/reciclagem-ajuda-preservar-o-mei-ambiente -e-gera-gera-empregos-na-paraiba.html Acesso em: 27 jan. 2017.

Quanto ao assunto meio ambiente, os dois textos são

A
B
C
D


(Prova da cidade – 2012). Leia o texto a seguir, para responder as questões 11 e 12.

OS CONTATOS INICIAIS COM O AMIGO DICIONÁRIO

   Entender a organização e o funcionamento desse material, assim como aprender a encontrar nele o significado das palavras, é importante desde o início da escolaridade.

   Com apuração de Mariana Queen (novaescola@atleitor.com.br). Editado por Ana Ligia Scachetti

   Dicionário é "a listagem em ordem alfabética das palavras e expressões de uma língua com seus respectivos significados", segundo o minidicionário Houaiss. A definição pode dar a impressão de que se trata de algo com pouca utilidade em tempos de respostas instantâneas via internet, mas esse tipo de livro continua sendo de fundamental importância pelo rigor de suas informações. Diante disso, ele deve ser apresentado já na alfabetização inicial às crianças, pois precisam entender que o dicionário vai acompanhá-las durante toda a vida.

Fonte: Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/ contatos-iniciais-amigo-dicionario-678509.shtm. Acesso em: 22 mai 2012. Adaptado.Com cortes.

11
O dicionário é uma listagem de palavras
A
B
C
D


12
O trecho destacado estabelece com a frase anterior uma relação de
A
B
C
D




Nenhum comentário:

Postar um comentário