quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Quiz 6: PORTUGUÊS 7° ANO

Quiz 06: PORTUGUÊS 7° ANO
QUIZ 06: PORTUGUÊS 7° ANO

(SEDUCE-GO - 1ª P.D - 2018). Leia o texto e, a seguir, responda as questões 01, 02 e 03.

Arqueólogos dizem ter solucionado mistério sobre “múmia que grita” encontrada há mais de 100 anos

   Sua expressão de espanto e dor tem sido a fascinação dos arqueólogos, que há mais de um século tentam resolver o enigma da chamada “múmia que grita”: quem era este homem e por que seu corpo foi embalsamado com o rosto assim?

   Nos últimos dias, um grupo de arqueólogos egípcios, liderados por Zahi Hawass, disse que a múmia, encontrada em 1881 e tecnicamente conhecida desde então como “homem desconhecido E”, era realmente Pentaur, o filho que conspirou contra o pai, o faraó Ramsés III, para ficar com o trono.

   Na semana passada, a “múmia que grita” começou a ser exibida no Museu Egípcio, no Cairo.

   Além de revelar o parentesco da múmia com Ramsés III, os pesquisadores, com a ajuda de papiros do Museu Egípcio de Turim, na Itália, asseguram ter desvendado a trama de traição e conspiração que ocorreu cerca de 3 mil anos atrás, nas altas esferas de poder do império egípcio.

   O pesquisador relata que, quando a “múmia que grita” foi encontrada, em 1881, houve outros detalhes que chamaram a atenção dos arqueólogos — além, é claro, do espanto apresentado por sua expressão.

   E ficaram no ar várias perguntas: por que ela havia sido enterrada no lugar exclusivo para reis, mas, ao mesmo tempo, foi vestida com roupas que os egípcios consideram impuras?

   O Projeto de “Múmias Egípcias” se dedicou a escanear ambas as múmias e estabeleceu duas coisas. Uma, que Ramsés III havia sofrido um sério ataque com faca que destroçou sua coluna cervical. E a outra, que a “múmia que grita” apresentava sinais de ter sido enforcada.

Disponível em: https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/ arqueologos-dizem-ter-solucionado-misterio-sobre-mumia -que-grita-encontrada-ha-mais-de-100-anos.ghtm. Acesso em: 28 fev.2018 (adaptado).

01
O que tem sido a fascinação dos arqueólogos?
A
B
C
D


02
No trecho “ (...) asseguram ter desvendado a trama de traição e conspiração que ocorreu cerca de 3 mil anos atrás (...)” (4º parágrafo), o termo “e” estabelece que tipo de relação entre as palavras?
A
B
C
D


03
No trecho “E ficaram no ar várias perguntas: por que ela havia sido enterrada no lugar exclusivo para reis...”, a palavra “ela” se refere à
A
B
C
D


(SEDUCE-GO - 1ª P.D - 2018). Leia o texto e, a seguir, responda as questões 04 e 05.

Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/folha/livrariadafolha /742470-briga-de-greg-com-o-pai-marca-3-volume-de -diario-de-um-banana-leia-trecho.shtml. Acesso em: 04 mar. 2018.

04
Em qual dos trechos a palavra sublinhada dá ideia de tempo?
A
B
C
D


05
De acordo com o narrador do texto, o pai ficou com inveja porque o filho
A
B
C
D


(SEDUCE-GO - 1ª P.D - 2018). Leia o texto e, a seguir, responda as questões 06 e 07.

Contos de fada do século XXI

   Era uma vez... numa terra muito distante...uma princesa linda, independente e cheia de autoestima.

   Ela se deparou com uma rã enquanto contemplava a natureza e pensava em como o maravilhoso lago do seu castelo era relaxante e ecológico ... Então, a rã pulou para o seu colo e disse:

   - Linda princesa, eu já fui um príncipe muito bonito. Uma bruxa má lançou-me um encanto e transformei-me nesta rã asquerosa. Um beijo teu, no entanto, há de me transformar de novo num belo príncipe e poderemos casar e constituir lar feliz no teu lindo castelo. A tua mãe poderia vir morar conosco e tu poderias preparar o meu jantar, lavar as minhas roupas, criar os nossos filhos e seríamos felizes para sempre...

   Naquela noite, enquanto saboreava pernas de rã sautée, acompanhadas de um cremoso molho acebolado e de um finíssimo vinho branco, a princesa sorria, pensando consigo mesma:

   - Eu, hein?... Nem morta!

Disponível em: http://pt-br.educador-antenado.wikia. com/wiki/Sequência_didática:_%22Conto_de_ fadas_para_mulheres_modernas%22.Acesso em: 04 de mar. 2018.

06
O príncipe transformou-se em uma rã asquerosa porque
A
B
C
D


07
No trecho “a princesa sorria, pensando consigo mesma”, a palavra “consigo” refere-se à
A
B
C
D


(SEDUCE-GO - 1ª P.D - 2018). Leia o texto e, a seguir, responda as questões 08, 09 e 10.

Fera da matemática

Conheça o brasileiro que ganhou o maior prêmio mundial dessa área

   Você gosta de matemática? Muita gente acha essa matéria um pouco complicada, mas ela pode ser muito divertida. Para você se inspirar e entrar de cabeça nos números, vamos dar um belo exemplo: na semana passada, o matemático brasileiro Artur Ávila se tornou o primeiro latino-americano a receber a medalha Fields, maior premiação mundial de matemática e que é considerada uma espécie de prêmio Nobel desse campo.

   A premiação aconteceu pelo trabalho do brasileiro com sistemas dinâmicos. Eu explico: já ouviu falar no efeito borboleta? De forma bem geral, ele avalia como ações muito simples, como o bater de asas de uma borboleta, pode gerar reações em série que produzam resultados de escala gigantesca, como uma tempestade do outro lado do mundo. Incrível, não é?

   O brasileiro usa a matemática justamente para analisar esse tipo de sistema caótico, em que perturbações mínimas podem mudar bruscamente seu comportamento. Esse tipo de estudo pode ajudar a compreender a evolução de epidemias e até a previsão do tempo! Viu como a matemática está em toda parte?

Disponível em: http://chc.org.br/fera-da-matematica/. Acesso em: 04 de mar. 2018.

08
De acordo com o texto, o tipo de estudo desenvolvido pelo brasileiro pode ajudar
A
B
C
D


09
Artur Ávila ganhou o maior prêmio mundial da área da matemática porque
A
B
C
D


10
No trecho “De forma bem geral, ele avalia como ações muito simples, como o bater de asas de uma borboleta, pode gerar reações em série(...)”, a palavra “ele” refere- se a/ao
A
B
C
D


(SEDUCE-GO - 1ª P.D - 2018). Leia o texto e, a seguir, responda as questões 11 e 12.

Febre amarela

   A febre amarela é uma doença infecciosa grave, causada por vírus e transmitida por vetores. Geralmente, quem contrai este vírus não chega a apresentar sintomas, ou os mesmos são muito fracos. As primeiras manifestações da doença são repentinas: febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos por cerca de três dias. A forma mais grave da doença é rara e costuma aparecer após um breve período de bem-estar (até dois dias), quando podem ocorrer insuficiências hepática e renal, icterícia (olhos e pele amarelados), manifestações hemorrágicas e cansaço intenso. A maioria dos infectados se recupera bem e adquire imunização permanente contra a febre amarela.

Disponível em: https://www.bio.fiocruz.br/index.php/ febre-amarela-sintomas-transmissao-e-prevencao. Acesso em: 01 de mar. 2018.

11
A forma mais grave da febre amarela pode ocorrer após
A
B
C
D


12
Em qual trecho a expressão sublinhada dá ideia de negação?
A
B
C
D




Nenhum comentário:

Postar um comentário