quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Quiz 2: PORTUGUÊS 7° ANO

Quiz 02: PORTUGUÊS 7° ANO
QUIZ 02: PORTUGUÊS 7° ANO

(SEDUCE-GO - 1ª P.D - 2013). Leia os textos abaixo e, a seguir, responda as questões 01, 02 e 03.

Livro: a troca

Lygia Bojunga Nunes

   Pra mim, livro é vida; desde que eu era muito pequena os livros me deram casa e comida.

   Foi assim: eu brincava de construtora, livro era tijolo; em pé, fazia parede; deitado, fazia degrau de escada; inclinado, encostava num outro e fazia telhado. E quando a casinha ficava pronta eu me espremia lá dentro pra brincar de morar em livro.

   De casa em casa eu fui descobrindo o mundo (de tanto olhar pras paredes). Primeiro, olhando desenhos; depois, decifrando palavras. Fui crescendo; e derrubei telhados com a cabeça. Mas fui pegando intimidade com as palavras. E quanto mais íntima a gente ficava, menos eu ia me lembrando de consertar o telhado ou de construir novas casas. Só por causa de uma razão: o livro agora alimentava a minha imaginação. Todo o dia a minha imaginação comia, comia e comia; e de barriga assim toda cheia, me levava pra morar no mundo inteiro: iglu, cabana, palácio, arranha-céu, era só escolher e pronto, o livro me dava. Foi assim que, devagarinho, me habituei com essa troca tão gostosa que - no meu jeito de ver as coisas - é a troca da própria vida; quanto mais eu buscava no livro, mais ele me dava. Mas como a gente tem mania de sempre querer mais, eu cismei um dia de alargar a troca: comecei a fabricar tijolo pra - em algum lugar - uma criança juntar com outros, e levantar a casa onde ela vai morar.

LIVRO: a troca, de Lygia Bojunga. In: Livro: um encontro. Rio de Janeiro: Casa Lygia Bojunga, 2010. p.8-9.

01
Nos versos “comecei a fabricar tijolo pra - em algum lugar - uma criança juntar com outros, e levantar a casa onde ela vai morar.” a palavra tijolo significa
A
B
C
D


02
No trecho “E quanto mais íntima a gente ficava, ...” o termo destacado refere-se
A
B
C
D


03
No trecho “Pra mim, livro é vida;...” o termo sublinhado é marca da linguagem
A
B
C
D


(SEDUCE-GO - 1ª P.D - 2013). Leia o texto abaixo e, a seguir, responda as questões 04, 05 e 06.

Diálogo de todo dia

Carlos Drummond de Andrade

   — Alô, quem fala?

   — Ninguém. Quem fala é você que está perguntando quem fala.

   — Mas eu preciso saber com quem estou falando.

   — E eu preciso saber antes a quem estou respondendo.

   — Assim não dá. Me faz o obséquio de dizer quem fala?

   — Todo mundo fala, meu amigo, desde que não seja mudo.

   — Isso eu sei, não precisava me dizer como novidade. Eu queria saber é quem está no aparelho.

   — Ah, sim. No aparelho não está ninguém.

   — Como não está, se você está me respondendo? - Eu estou fora do aparelho. Dentro do aparelho não cabe ninguém.

   — Engraçadinho. Então, quem está fora do aparelho? - Agora melhorou. Estou eu, para servi-lo.

   — Não parece. Se fosse para me servir já teria dito quem está falando.

   — Bem, nós dois estamos falando. Eu de cá, você de lá. E um não conhece o outro.

   — Se eu conhecesse não estava perguntando.

   — Você é muito perguntador. Pois se fui eu que telefonei.

   — Não perguntei nem vou perguntar. Não estou interessado em conhecer outras pessoas.

   — Mas podia estar interessado pelo menos em responder a quem telefonou.

   — Estou respondendo. - Pela última vez, cavalheiro, e em nome de Deus: quem fala?

   — Pela última vez, e em nome da segurança, por que eu sou obrigado a dar esta informação a um desconhecido?

   — Bolas!

   — Bolas digo eu. Bolas e carambolas. Por acaso você não pode dizer com quem deseja falar, para eu lhe responder se essa pessoa está ou não aqui, mora ou não mora neste endereço? Vamos, diga de uma vez por todas: com quem deseja falar?

   ... Silêncio.

   — Vamos, diga: com quem deseja falar?

   — Desculpe, a confusão é tanta que eu nem sei mais. Esqueci. Tchau!

Nossas Palavras/Carlos Drummond de Andrade; Diálogo de todo dia, Coleção Literatura em Minha Casa. 8ª série. Crônica e Contos; v.2,Rio de Janeiro, 2003.

04
No texto, o que gera o conflito é
A
B
C
D


05
As reticências no início do antepenúltimo parágrafo do texto, seguida da palavra SILÊNCIO, expressa
A
B
C
D


06
O termo “Bolas!”, neste contexto, sugere
A
B
C
D


(SEDUCE-GO - 1ª P.D - 2013). Leia o texto abaixo e, a seguir, responda as questões 07 e 08.

Disponível em http://marianinhaazinha.blogspot.com.br /2011/05/pessimas-eu-sei.html,acessado em 30 de outubro de 2012.

07
O que torna o texto engraçado é o fato de
A
B
C
D


08
A expressão do vendedor, no último quadrinho, revela
A
B
C
D


(SEDUCE-GO - 1ª P.D - 2013). Leia os textos abaixo e, a seguir, responda as questões 09 e 10.

TEXTO 1

O pequi (fragmento)

   Caryocar brasiliense Camb, popularmente conhecido como pequi, é um fruto comestível, típico do cerrado brasileiro. Sua polpa amarelo-alaranjada, de cheiro e sabor característicos, rica em vitamina A e B1, é bastante utilizada na culinária do centro-oeste brasileiro e norte de Minas Gerais, de novembro a fevereiro, período em que os frutos caem dos pequizeiros, por já estarem maduros, no ponto de serem saboreados. Nesta temporada, o pequi é um dos frutos mais comercializados nas feiras livres que acontecem cotidianamente em todo o estado de Goiás, pois misturado ao arroz ou ao frango com guariroba é um dos principais pratos da cozinha goiana.

   (...)

   Fragmento do texto produzido para a sequência didática de contos populares, gênero proposto na matriz curricular do ensino fundamental da rede estadual de Goiás. Goiânia, 2009.

TEXTO 2

Arroz com Pequi

INGREDIENTES (serve 4 porções)

   • 1 dente de alho

   • 1/2 cebola

   • 2 colheres de sopa de óleo de canola

   • 10 unidades de pequi

   • 1 xícara de arroz

   • 2 e 1/2 xícaras de água

   • sal e pimenta a gosto

   • cebolinha verde para finalizar

MODO DE PREPARO

   Em uma panela coloque o óleo e refogue o alho, a cebola, pimenta e os pequis. Acrescente 1/2 xícara de água, tampe e deixe o pequi cozinhando. Assim ele vai liberando sabor e fazendo aquele caldinho amarelo. Depois coloque o arroz, sal e as 2 xícaras de água. Deixe ferver, tampe, abaixe o fogo. E pronto. Delícia goiana.

   Bom Apetite!

Disponível em http://www.frangocompequi.com.br/?p=1509, acessado em 30 de outubro de 2012.

09
Comparando as informações dos dois textos, percebe-se que elas são
A
B
C
D


10
O texto 2 tem a finalidade de
A
B
C
D


11
(SARESP-2011). Leia o texto abaixo.

   Num envelope de gelatina, lê-se a seguinte instrução: “Despeje o conteúdo deste pacote (85g) em recipiente, adicione 250ml de água fervendo. Mexa bem até dissolver. Adicione mais 250ml de água fria ou gelada. Deixe na geladeira até adquirir consistência.”

As formas verbais empregadas pelo enunciador produzem o efeito de

A
B
C
D


12
(SARESP-2011). Leia o texto abaixo.

QUANDO CABRAL O DESCOBRIU, SERÁ QUE O BRASIL SENTIU FRIO?

(José Paulo Paes. É isso ali)

O texto alude ao fato histórico

A
B
C
D




Nenhum comentário:

Postar um comentário