quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Quiz 7: PORTUGUÊS 7° ANO

Quiz 07: PORTUGUÊS 7° ANO
QUIZ 07: PORTUGUÊS 7° ANO

(SEDUCE-GO - 2ª P.D - 2012). Leia os textos abaixo e, a seguir, responda as questões 01 e 02.

Cartas

   Esperança na Rio + 20

   Devemos guardar a edição 474 da PLANETA como um documento importante para mostrar a nossos filhos e netos. Estou seguro de que o nível de conscientização ecológica melhorou, e muito, desde a conferência Eco 92. [...] Parabéns pela brilhante reportagem sobre o Rio + 20.

I.S.L. por e-mail Revista Planeta, Edição 476.

Falta de coerência

   Parabéns à PLANETA de março de 2012 pelo excelente artigo Rio + 20, o bonde da utopia, mostrando como essas conferências do meio ambiente têm avançado pouco em cumprir metas verdes. Elas são necessárias, mas os governos não se esforçam para estabelecer uma agenda positiva e ampliar a criação de áreas verdes nos centros urbanos.

J.C.A. por correio Revista Planeta, Edição 476.

01
Em relação aos dois textos, percebe-se que os leitores
A
B
C
D


02
A finalidade desse texto é
A
B
C
D


(SEDUCE-GO - 2ª P.D - 2012). Leia o texto abaixo e, a seguir, responda as questões 03 e 04.

Filhote é batizado por estudante em Manaus

   Em maio deste ano, ele foi resgatado no interior do Amazonas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Em julho, ganhou um nome. Um filhote de peixe- boi foi batizado de Janã, palavra que significa “a flor mais graciosa dos Aruaques”, grupos indígenas que habitam a Colômbia, o Peru, o Equador e o Brasil. Afinal, trata-se de uma fêmea, que pesa 15 quilos e mede cerca de um metro. Escolhido em um concurso realizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia em parceria com um jornal Amazonense, o nome foi sugerido por Altemir Lima de Souza Filho, aluno do Colégio Militar de Manaus.

Mara Figueira. Ciência Hoje das Crianças. 29 de jul. 2008

03
De acordo com esse texto, Janã é o nome de um
A
B
C
D


04
A informação principal do texto é que
A
B
C
D


(SEDUCE-GO - 2ª P.D - 2012). Leia o texto e responda as questões 05 e 06.

Não há mais vergonha

   “Sorria, você está sendo filmado.” Há tempos, quando começamos com essa prática social de colocar câmeras em locais públicos, esse aviso tinha um sentido bem pertinente. A advertência, além de prevenir os mais incautos de que eles não estavam protegidos do olhar de julgamento do outro, fazia um apelo que ainda tinha sentido naquela época que, por sinal, é bem recente.

   A interpelação contida no cartaz – em caráter imperativo – buscava fisgar o amor-próprio de cada um que o lesse para que, assim, pudesse mostrar o melhor de si aos outros que o observassem. Afinal, ninguém queria ser flagrado em atitude considerada constrangedora e que pudesse provocar vergonha.

   Sim: havia vergonha, recato, decoro. Lembro, por exemplo, que no livro “Na Sala com Danuza – publicado no início dos anos 90 – um trecho dizia que determinado ato não deveria ser praticado nem mesmo na solidão de um banheiro escuro.

   Bem, os tempos mudaram. As placas com o citado aviso se multiplicaram e as câmeras também, como um sinal visível de que vivemos numa sociedade do controle. Entretanto, elas registram também o descontrole das pessoas e a desorganização do espaço social compartilhado.

   Uma cena gravada e apresentada na semana passada em todos os canais de TV e sites com vídeos mostrou o prefeito de São Paulo tendo um chilique porque um cidadão protestava contra um ato de seu governo. O homem, ao ser alvo da ira do prefeito, caiu no choro. A cena, explorada à exaustão, foi patética: dois adultos se comportando como crianças em pleno espaço público, portanto sob o olhar de julgamento de todos (...).

Rosely Sayão, http://blogdaroselysayao.blog.uol .com.br/arch2007-02-16_2007-02-28.html, acessado em 10/05/12

05
A frase do texto que apresenta a tese defendida pela autora é
A
B
C
D


06
Marque a alternativa que apresenta uma opinião.
A
B
C
D


(SEDUCE-GO - 2ª P.D - 2012). Leia o texto abaixo e, a seguir, responda as questões 07, 08 e 09.

Estou com a pulga atrás da orelha

    É claro que, com tanta gente no mundo, e muito mais pulgas do que gente, é bem possível que alguém, em algum lugar, possa estar com uma pulga atrás da orelha bem agora. Mas se um adulto disser para você que está com a pulga atrás da orelha, não precisa pular para longe que nenhuma pulga vai pular em você. Ele só está querendo dizer que está desconfiado, encucado com alguma coisa. Agora, se esse adulto começar a esfregar a orelha freneticamente é porque a pulga está ali de verdade e, antes que ela se interesse por você, SEBO NAS CANELAS! [...]

GRIBEL, Christiane. Com a pulga atrás da orelha – e outras coisas que os adultos dizem quando querem dizer uma coisa totalmente diferente. 2.ed. São Paulo: Salamandra, 2005, p.11.

07
No trecho “É claro que, com tanta gente no mundo,...” a expressão destacada dá ideia de
A
B
C
D


08
No texto, a expressão “SEBO NAS CANELAS!” Significa
A
B
C
D


09
“Ele só está querendo dizer que está desconfiado, encucado com alguma coisa.” O termo sublinhado é uma variação da linguagem
A
B
C
D


10
(SEDUCE-GO - 2ª P.D - 2012). Leia os textos abaixo e responda.

Texto 1

Água - Consciência e preservação

   Hoje, metade da população mundial (mais de 3 bilhões de pessoas) enfrenta problemas de abastecimento de água. Muitas fontes de água doce estão poluídas ou, simplesmente, secaram. Você sabia que 97% da água existente no planeta Terra é salgada (mares e oceanos), 2% formam geleiras inacessíveis e, apenas, 1% é água doce, armazenada em lençóis subterrâneos, rios e lagos? Pois, bem, temos apenas 1% de água, distribuída desigualmente pela Terra para atender a mais de 6 bilhões de pessoas (população mundial). Esse pouquinho de água que nos resta está ameaçado. Isso porque, somente agora estamos nos dando conta dos riscos que representam os esgotos, o lixo, os resíduos de agrotóxicos e industriais.[...]

Tema:Ecologia Autor: www.mma.gov.br Data: 22/3/2007

Texto 2

Planeta água

Guilherme Arantes

   Água que nasce na fonte

   Serena do mundo

   E que abre um

   Profundo grotão

   Água que faz inocente

   Riacho e deságua

   Na corrente do ribeirão...

   

   Águas escuras dos rios

   Que levam

   A fertilidade ao sertão

   Águas que banham aldeias

   E matam a sede da população...[...]

Disponível em: http://letras.terra.com.br/guilherme-arantes/46315/. Acesso 14/05/2012

Esses dois textos falam

A
B
C
D


(Prova da cidade - 2012). Leia a tirinha a seguir, para responder as questões 10 e 11.

Fonte: Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/lingua -portuguesa/coletaneas/calvin-seus-amigos- 428892.shtml. Acesso em: 25 mai 2012. Adaptado

11
As personagens da tirinha estão em uma
A
B
C
D


12
No último quadrinho, o verbo “precisam” foi usado no plural porque
A
B
C
D




Nenhum comentário:

Postar um comentário