(MEC-CAED - ADF).
Uma prefeitura vai construir uma ponte sobre o rio que passa dentro da cidade. Essa ponte terá um ornamento em formato de arco de parábola, iniciado em uma das margens e indo até a margem oposta. Esse arco corresponde à parábola representada pela função [tex] P(x) = \frac{1}{10} (–\ x^{²} + 18x\ –\ 45)[tex] em um sistema cartesiano, conforme representado abaixo.
De acordo com a figura, qual é a medida da largura do rio, em metros, no local em que essa ponte será construída?
(MEC-CAED - ADF).
A tabela abaixo apresenta alguns valores [tex]x[tex] do domínio de uma função polinomial de 2º grau [tex]f[tex] com suas respectivas imagens [tex]f(x)[tex].
[tex]x[tex] | [tex]f(x)[tex] | [tex]- 1[tex] | [tex]- 2[tex] |
---|---|
[tex]0[tex] | [tex]0[tex] |
[tex] 1[tex] | [tex]- 2[tex] |
Qual é a lei de formação dessa função?
A lei de formação que relaciona corretamente com a tabela é a letra "B". Pois:
[tex]f(x) =\ –\ 2x^{2}[tex]
[tex]f(-1) =\ –\ 2 \cdot (-1)^{2} = - 2 \cdot 1 = - 2[tex]
[tex]f(x) =\ –\ 2x^{2}[tex]
[tex]f(0) =\ –\ 2 \cdot (0)^{2} = - 2 \cdot 0 = 0[tex]
[tex]f(x) =\ –\ 2x^{2}[tex]
[tex]f(1) =\ –\ 2 \cdot (1)^{2} = - 2 \cdot 1 = - 2[tex]
Portanto, alternativa "B".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
(MEC-CAED - ADF).
Três amigos, Paulo, Rogério e Marcos, trabalham juntos e têm o hábito de frequentar a mesma padaria durante os intervalos de expediente. Em uma determinada semana, Paulo consumiu, nessa padaria, três salgados, dois cafezinhos e um sanduíche e pagou, no total, R$ 28,00; Rogério consumiu um salgado e quatro cafezinhos, pagando R$ 8,00 no total. Já Marcos consumiu seis cafezinhos e três sanduíches e pagou R$ 48,00 no total. Todos os salgados que eles consumiram são vendidos pelo mesmo valor, assim como os cafezinhos e os sanduíches.
Quanto custa cada um desses sanduíches nessa padaria?
Equacinando o problema:
Adote:
[tex]x = [tex] preço de um salgado
[tex]y = [tex] preço de um cafezinho
[tex]z = [tex] preço de um sanduíche
Dessa forma, temos:
[tex] \begin{cases} 3x + 2y + z = 28 \\ x + 4y = 8 \\ 6y + 3z = 48 \end{cases} [tex]
Vamos utilizar a regra de Crammer para resolver o problema:
Primeiro calcular Determinante D:
Agora, encontrar Dz:
Agora, encontra o valor de z:
[tex] z = \frac{D_{Z}}{D} [tex]
[tex] z = \frac{504}{36} [tex]
[tex] z = 14 [tex]
Portanto, o preço de um sanduíche vale R$ 14,00.
Portanto, alternativa "D".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
(MEC-CAED - ADF).
Observe abaixo o gráfico de uma função quadrática [tex]f: \mathbb{R} \rightarrow \mathbb{R}[tex].
De acordo com esse gráfico, o conjunto imagem I dessa função está representado em
Observe a figura a seguir:
Logo, o conjunto imagem é dado por [tex]I = \{y \in \mathbb{R}\ /\ y\ ≥\ –\ 6\} [tex]
Portanto, alternativa "B".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
(MEC-CAED - ADF).
Observe o gráfico de uma função [tex]f[tex], polinomial de segundo grau, representado no plano cartesiano abaixo.
De acordo com esse gráfico, qual é o intervalo de decrescimento dessa função?
Observe o gráfico a seguir:
Dessa forma, o intervalo de decrescimento dessa função é [tex](– ∞,\ 1][tex].
Portanto, alternativa "B".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
(MEC-CAED - ADF).
Em uma determinada loja, os doces de um mesmo tipo são vendidos pelo mesmo preço. Luiza, Lorena e Cíntia foram juntas a essa loja. Luiza comprou uma trufa, um brigadeiro e uma bala de coco e pagou, no total, R$ 6,00. Lorena comprou uma trufa, dois brigadeiros e duas balas de coco, pagando R$ 9,00 no total. Cíntia comprou duas trufas, um brigadeiro e três balas de coco e pagou R$ 11,00 no total.
Quanto custa cada bala de coco vendida nessa loja de doces?
Equacinando o problema:
Adote:
[tex]x = [tex] preço de uma trufa
[tex]y = [tex] preço de um brigadeiro
[tex]z = [tex] preço de uma bala de coco
Dessa forma, temos:
[tex] \begin{cases} x + y + z = 6 \\ x + 2y + 2z = 9 \\ 2x + y + 3z = 11 \end{cases} [tex]
Vamos utilizar a regra de Crammer para resolver o problema:
Primeiro calcular Determinante D:
Agora, encontrar Dz:
Agora, encontra o valor de z:
[tex] z = \frac{D_{Z}}{D} [tex]
[tex] z = \frac{2}{2} [tex]
[tex] z = 1 [tex]
Portanto, o preço de um sanduíche vale R$ 1,00.
Portanto, alternativa "A".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
(MEC-CAED - ADF).
Observe abaixo o gráfico de uma função [tex]f[tex] polinomial de 2° grau.
Qual é a lei de formação dessa função [tex]f[tex]?
Como o gráfico tem concavida voltada para cima, isso implica em coeficienta [tex]a > 0[tex]. Portanto, elimina as opções A, B e C.
Agora, para x = 0, temos [tex]f(0) = -3[tex]. Portanto, coeficiente [tex]c = -3[tex]. Portanto, exclui a opção E.
Logo, a lei de formação dessa função [tex]f[tex] é [tex] f(x) = \frac{1}{4}x^{2} + x - 3 [tex]
Portanto, alternativa "D".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
(MEC-CAED - ADF).
O dono de uma livraria, que é matemático, planejou uma promoção em que o preço P de um determinado livro vai variar, durante um determinado dia, de acordo com a função [tex]P(t) = 0,5t^{2}\ –\ 4t + 16[tex], [tex]0 ≤ t ≤ 10[tex]. Nessa relação, [tex]t[tex] é o tempo, em horas, transcorrido a partir do instante em que a livraria abre, o que ocorre às [tex]10 h[tex] da manhã.
Para comprar esse livro pelo preço mínimo no dia dessa promoção, um consumidor deve efetuar sua compra em que horário?
O preço mínino está relacionado com [tex]x[tex] vértice da parábola.
[tex] x_{(vértice)} = \frac{-\ b}{2a} = \frac{-\ (-4)}{2\ \cdot\ 0,5} = \frac{4}{1} = 4 [tex]
Como essa promoção tem a duração de [tex]0 ≤ t ≤ 10[tex] horas, começando as 10 horas da manhã. Logo:
[tex]10:00\ h\ +\ 4:00\ h\ = 14\ horas[tex]
Portanto, alternativa "C".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
(MEC-CAED - ADF).
Paula decidiu guardar dinheiro fazendo depósitos em uma poupança todos os meses durante seis meses. O primeiro desses depósitos será de R$ 20,00, no mês seguinte, ela fará um depósito de R$ 40,00, no terceiro de R$ 60,00 e assim por diante, aumentando sempre uma mesma quantia a cada mês.
Seguindo esse planejamento, o valor total, em reais, depositado por Paula ao final desses 6 meses será
Observe a sequência de depositos:
1º mês: R$ 20,00
2º mês: R$ 40,00
3º mês: R$ 60,00
4º mês: R$ 80,00
5º mês: R$ 100,00
6º mês: R$ 120,00
Portanto, alternativa "B".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
(MEC-CAED - ADF).
Considere [tex]h[tex] a função definida por [tex] h(x)= \frac{x^{2}\ -\ 36}{3}[tex] O domínio dessa função é o conjunto M, formado por todos os números reais [tex]x[tex] tais que [tex]h(x) \in \mathbb{R}[tex].
O domínio M dessa função está representado em
Neste caso, [tex]x[tex] pode assumir qualquer valor real. Logo, o domínio é [tex]M = \mathbb{R}[tex].
Portanto, alternativa "B".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
(MEC-CAED - ADF).
Observe, na tabela abaixo, alguns pontos de uma função polinomial de segundo grau.
[tex]x[tex] | [tex]f(x)[tex] |
---|---|
[tex]- 2[tex] | [tex]- 2[tex] |
[tex]0[tex] | [tex]0[tex] |
[tex] 2[tex] | [tex]- 2[tex] |
Qual o gráfico que representa essa função?
O gráfico que corresponde corretamente com a tabela é "E". Ou seja, tem coordenadas (-2, -2), (0, 0) e (2, -2).
Portanto, alternativa "E".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
(MEC-CAED - ADF).
Considere o sistema de equações lineares apresentado abaixo.
[tex] \begin{cases} 2x + 5y + z = 50 \\ x - 2y + 3z = 10 \\ 2x + 3y + z = 30 \end{cases} [tex]
Qual é o terno ordenado [tex](x, y, z)[tex] solução desse sistema?
O terno que é solução desse sistema é o (– 6, 10, 12). Pois:
[tex] 2x + 5y + z = [tex]
[tex] 2 \cdot (-6) + 5 \cdot 10 + 12 = [tex]
[tex]-12 + 50 + 12 = 50[tex] (Verdadeiro)
[tex] x - 2y + 3z = [tex]
[tex] -6 - 2 \cdot 10 + 3 \cdot 12 = [tex]
[tex]-6 - 20 + 36 = 10[tex] (Verdadeiro)
[tex] 2x + 3y + z = [tex]
[tex] 2 \cdot (-6) + 3 \cdot 10 + 12 = [tex]
[tex]-12 + 30 + 12 = 30[tex] (Verdadeiro)
Portanto, alternativa "A".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)