segunda-feira, 10 de novembro de 2025

ENEM_Ciências_Hum_2025_2ªAp

ENEM 2025 - CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS - 2ª APLICAÇÃO (BELÉM)
ENEM 2025 - CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS - 2ª APLICAÇÃO (BELÉM)

01
(ENEM 2025 - 2ª Aplicação - BELÉM).

    Eu me lembro de ser mandada para o canto da sala de aula por “responder” à professora quando tudo o que eu estava tentando fazer era mostrar a ela como pronunciar meu nome. Assim, se você quer mesmo me ferir, fale mal da minha língua. A identidade étnica e a identidade linguística são unha e carne — eu sou minha língua. Eu não posso ter orgulho de mim mesma até que possa ter orgulho da minha língua. Até que eu possa aceitar como legítimos o espanhol chicano texano, o Tex-Mex, e todas as outras línguas que falo, eu não posso aceitar a minha própria legitimidade.

ANZALDÚA, G. Como domar uma língua selvagem. Cadernos de Letras da UFF, n. 39, 2009 (adaptado).

O argumento da intelectual mexicana ressalta as dificuldades impostas pela

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    No texto, Gloria Anzaldúa relata uma experiência de violência simbólica e linguística vivida na escola: ela é punida não por desrespeitar a professora, mas por tentar afirmar a pronúncia de seu próprio nome e, por extensão, sua língua e identidade cultural.

    Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: CHATGPT)


02
(ENEM 2025 - 2ª Aplicação - BELÉM).

    Para os gregos, forçar alguém mediante violência, ordenar ao invés de persuadir, eram modos pré-políticos de lidar com as pessoas, típicos da vida fora da polis, característicos do lar e da vida em família, na qual o chefe da casa imperava com poderes incontestes e despóticos.

ARENDT, H. A condição humana. São Paulo: Perspectiva, 2004.

A filósofa alemã Hannah Arendt analisa uma noção de poder sustentada pelo vínculo entre a autoridade e a violência para criticar tendências que se baseiam no(a)

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    A filósofa alemã Hannah Arendt analisa uma noção de poder sustentada pelo vínculo entre a autoridade e a violência para criticar tendências que se baseiam no arbítrio individual do governante.

    Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: CHATGPT)


03
(ENEM 2025 - 2ª Aplicação - BELÉM).

    Quase 42% do rebanho brasileiro está nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e Maranhão, que formam a chamada Amazônia Legal. Segundo dados do IBGE, são 89 milhões de cabeças de gado na região. E o preço é pago pela floresta. De acordo com um levantamento da plataforma Mapbiomas, entre 1985 e 2019 o Brasil transformou 67,8 milhões de hectares de florestas em pastagens.

Disponível em: https://istoe.com.br. Acesso em: 22 out. 2021 (adaptado).

O processo econômico descrito traz a seguinte consequência ambiental para a região afetada:

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    O texto descreve a substituição de florestas por pastagens na Amazônia Legal, um processo ligado à expansão da pecuária. Essa mudança provoca impactos ambientais diretos, especialmente no funcionamento do clima regional.

    Portanto, alternativa "E".

(Créditos da resolução: CHATGPT)


04
(ENEM 2025 - 2ª Aplicação - BELÉM).

    Em 1845, na França, os fabricantes expõem claramente seu ponto de vista: “A perfeição do trabalho que se obtém com a nova máquina será um estímulo a se fazer melhor, e o operário finalmente entenderá que, quando as máquinas substituem em todos os sentidos o trabalho do homem, produzem melhor e mais barato do que ele, a razão ordena-lhe obedecer às prescrições do senhor, a fim de que faça o melhor possível, e ordena-lhe também renunciar a salários exagerados”.

PERROT, M. Os excluídos da História. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988 (adaptado).

De acordo com o texto, a perspectiva de crescimento da produção fabril residia no(a)

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    O texto expressa claramente a visão dos fabricantes franceses em 1845, durante o processo de industrialização. Para eles, o aumento da produção fabril não dependia da melhoria das condições do operariado, mas da submissão do trabalhador às exigências do patrão e da máquina.

   Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: CHATGPT)


05
(ENEM 2025 - 2ª Aplicação - BELÉM).

    Nenhum dos quatro blocos de petróleo perto do Parque Ambiental de Abrolhos disponibilizados para leilão atraiu o interesse de empresas. A abertura para a exploração da área, que possui a maior biodiversidade do Atlântico Sul, é contestada na Justiça. Também é alvo de críticas de ambientalistas, que fizeram um protesto em frente ao local do certame. Os blocos não arrematados são incluídos agora na área de oferta permanente da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e, caso alguma empresa manifeste interesse, um novo leilão é realizado.

Disponível em: https://brasil.elpais.com. Acesso em: 14 out. 2019 (adaptado).

O protesto sobre a exploração de petróleo na área descrita no texto se justifica pela

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    O texto destaca que a área próxima ao Parque Ambiental de Abrolhos possui “a maior biodiversidade do Atlântico Sul”. Justamente por essa característica, a exploração de petróleo é contestada na Justiça e criticada por ambientalistas, que realizaram protestos.

    Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: CHATGPT)


06
(ENEM 2025 - 2ª Aplicação - BELÉM).

    Os clubes negros são espaços criados no século XIX, sobretudo a partir da década de 1870, por e para pessoas negras — com base em uma ideia de raça — autoidentificadas como negras; pretas; morenas; mulatas; etiópicas; de cor; nos quais desenvolvem atividades sociais — de caráter autodenominado cultural, social, político, dançante, beneficente, recreativo ou carnavalesco — cuja nomeação era atribuída como clube, centro e/ou sociedade, e cujo objetivo era manter um espaço de convívio social no qual essas atividades eram realizadas.

SILVA, F. O. As lutas políticas nos clubes negros: culturas negras, racialização e cidadania na fronteira Brasil-Uruguai no pós-Abolição (1870-1960). Porto Alegre: UFRGS, 2017 (adaptado).

As ações realizadas pelas organizações mencionadas no texto tinham por objetivo promover

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    O texto descreve os clubes negros como espaços de convivência social, criados por e para pessoas negras, nos quais se desenvolviam atividades culturais, sociais, políticas, recreativas, beneficentes e carnavalescas. Esses clubes funcionavam como formas de organização coletiva, fortalecendo laços comunitários, identidade racial e participação social no contexto do pós-Abolição.

    Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: CHATGPT)


07
(ENEM 2025 - 2ª Aplicação - BELÉM).

Casa da floresta

    Eu quero morar

    Numa casinha feita à mão

    Numa floresta onde eu possa plantar o que eu quiser

    E andar de pés no chão

   

    E vou plantar abacaxi com banana

    Mandioca, cacau, batata-doce e feijão

    Palmito e um café bem bonito

    Lá na sombra da goiaba e do mamão

   

    Sob a copa do coqueiro, açaí, abacateiro

    Cajueiro e maracujá Lá no alto a seringueira

    Com o guapuruvu na beira

    Contemplando uma vista pro mar

    [...]

   

    Com o cuidado do facão

    Apagar a ilusão de que o que é bom

    É o que produz demais

NANAN. Movimento: manifesta sentimento. Curitiba: s.n., 2019 (fragmento).

Para o uso do solo agrícola, o trecho da letra de canção apresentado estabelece uma possibilidade de conciliação entre:

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    O trecho da canção descreve um modo de uso do solo baseado em:

    • Diversidade de cultivos: abacaxi, banana, mandioca, cacau, batata-doce, feijão, palmito, café, açaí, abacate, caju, maracujá, seringueira etc. → isso caracteriza policultura, ou seja, o cultivo simultâneo de várias espécies.

    • Respeito aos ciclos naturais e à floresta: plantios “à sombra”, convivendo com árvores, sem a lógica de “produzir demais”, rejeitando a exploração intensiva → isso indica uma prática conservacionista, próxima da agroecologia e de sistemas agroflorestais.

   O verso final — “Apagar a ilusão de que o que é bom / É o que produz demais” — reforça a crítica ao modelo produtivista e aponta para a sustentabilidade ambiental.

   Portanto, alternativa "E".

(Créditos da resolução: CHATGPT)


08
(ENEM 2025 - 2ª Aplicação - BELÉM).

    Não ignoro que muitos foram e são de opinião de que as coisas do mundo são governadas de tal modo pela fortuna e por Deus e que os homens não podem corrigi-las com a prudência, e até não têm remédio algum contra eles. Por isso, poder-se-ia julgar que não devemos incomodar-nos demais com as coisas, mas deixar-nos governar à sorte.

MAQUIAVEL, N. O Príncipe. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

Diante dessas reflexões de Maquiavel, qual é a função do livre-arbítrio nos domínios da política?

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    No trecho de O Príncipe, Maquiavel discute a tensão entre fortuna (sorte, acaso, circunstâncias externas) e virtù (capacidade humana, prudência, decisão, ação política). Ao mencionar que alguns acreditam que tudo é governado pela fortuna e por Deus, ele não adere totalmente a essa visão, mas a problematiza para defender que:

    • Os homens não estão totalmente submetidos ao destino;

   • O governante deve usar o livre-arbítrio, a prudência e a ação racional para agir diante das incertezas da política;

    • A política é um campo instável, no qual a fortuna influencia, mas pode ser controlada ou enfrentada pela virtù.

    Assim, o livre-arbítrio tem a função de permitir que o soberano decida, intervenha e se adapte às circunstâncias, em vez de se resignar à sorte.

   Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: CHATGPT)


09
(ENEM 2025 - 2ª Aplicação - BELÉM).

    As expedições científicas se caracterizaram, no século XIX, por um intenso vaivém de produtos naturais; um modo de circulação internacional de conhecimentos e saberes. Todo esse movimento representou passo significativo para a mundialização das ciências. Os objetos dissecados eram levados para os museus, do que resultou uma interação científica e político-financeira e, ao mesmo tempo, gerou um corte epistemológico nas ciências naturais. Neste caso, não somente as ideias, mas também os objetos circulavam com os conhecimentos. Da mesma forma, as expedições representaram um meio de realizar a transferência dos conhecimentos do campo ao laboratório, onde os produtos seriam analisados e avalizados para depois tornarem-se comerciais — prática que ocorreu em larga escala no século XIX.

DOMINGUES, H. M. B. Expedições científicas no Brasil. ln: LOSADA, J. Z. (Org.). Um álbum para o imperador. Rio de Janeiro: Mast; Uberlândia: Edufu, 2013 (adaptado).

O tipo de viagem mencionado no texto constituiu uma prática científica com o objetivo de

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    O texto destaca que as expedições científicas do século XIX promoveram:

    • a circulação internacional de objetos e saberes;

   • a interação entre ciência, política e financiamento;

   • a transferência de conhecimentos do campo para o laboratório;

    • a posterior validação científica e comercialização dos produtos naturais.

    Esses elementos evidenciam que tais viagens não tinham apenas finalidade científica, mas também articulavam instituições, museus, mercados e Estados, fortalecendo trocas científicas e econômicas em escala internacional.

   Portanto, alternativa "E".

(Créditos da resolução: CHATGPT)


10
(ENEM 2025 - 2ª Aplicação - BELÉM).

    O homo economicus contemporâneo é dotado de intenso princípio de racionalidade formal que o leva:

    1. a buscar sem qualquer hesitação a própria felicidade;

    2. a dar a preferência aos objetos visíveis que lhe trarão o máximo de satisfação.

BAUDRILLARD, J. A sociedade de consumo. Lisboa: Edições 70, 1995 (adaptado).

Considerando o tipo de racionalidade descrita no texto, os projetos de autorrealização dominantes na contemporaneidade estão centrados no

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    Baudrillard descreve o homo economicus contemporâneo como orientado por uma racionalidade formal, voltada ao cálculo da satisfação e à escolha de objetos visíveis que proporcionam prazer, reconhecimento e distinção social. No contexto da sociedade de consumo, esses objetos não valem apenas por sua utilidade, mas principalmente por aquilo que significam socialmente — status, prestígio, imagem e identidade.

    Isso corresponde ao conceito de capital simbólico, isto é, bens e signos que produzem reconhecimento social e diferenciação, fundamentais para os projetos de autorrealização na contemporaneidade.

    Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: CHATGPT)


11
(ENEM 2025 - 1ª Aplicação - BELÉM).

    A imigração espanhola cresceu acentuadamente quando a imigração italiana subvencionada foi dificultada e quando uma proporção muito alta de italianos começou a deixar São Paulo, entre o fim do século XIX e o começo do século XX, na maior parte dos casos, para retornar à Itália ou para reemigrar a outros países. Na sua maioria, os imigrantes espanhóis eram camponeses que chegaram ao Brasil com a família, imigrando em definitivo, indo diretamente para o interior, para as fazendas, na maioria realmente pobres, cuja viagem fora subvencionada pelo governo brasileiro.

MARTINS, J. S. O cativeiro da terra. São Paulo: Contexto, 2010 (adaptado).

Conforme o texto, a ação do Estado buscou solucionar um problema gerado pela

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    O texto mostra que o Estado brasileiro subvencionou a imigração espanhola para responder a um problema concreto enfrentado pela economia cafeeira paulista no fim do século XIX e início do XX:

    • a redução da imigração italiana,

   • a reemigração ou retorno de italianos à Europa,

   • e, em contexto mais amplo, a crise de oferta de trabalhadores nas fazendas após o fim do trabalho escravizado.

    Diante dessa escassez de mão de obra, o governo passou a incentivar a vinda de imigrantes espanhóis, sobretudo camponeses pobres, para garantir a continuidade da produção agrícola.

    Portanto, alternativa "E".

(Créditos da resolução: CHATGPT)


12
(ENEM 2025 - 1ª Aplicação - BELÉM).

    É preciso considerar as divisões na sociedade. As pessoas veem a história de maneira diferente porque têm vidas diferentes. Se seus antepassados chegaram num navio negreiro, você verá a história de um modo diverso do que aqueles cujos parentes vieram em caravelas.

SEREZA, H. C. Para Maxwell, comemoração revela autoconfiança brasileira. Folha de S. Paulo, 6 mar. 2000.

De acordo com o texto, a compreensão dos acontecimentos do passado apoia-se na

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    O texto afirma que as pessoas veem a história de maneira diferente porque têm vidas diferentes, exemplificando com a origem dos antepassados (navio negreiro × caravelas). Isso mostra que a interpretação do passado depende da posição social, da experiência histórica e da vivência de cada sujeito.

    Ou seja, a compreensão dos acontecimentos históricos não é neutra nem única, mas condicionada pela perspectiva de quem interpreta.

    Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: CHATGPT)


13
(ENEM 2025 - 1ª Aplicação - BELÉM).

    Projetos de cenografia urbana, de revitalização de orlas e de antigas áreas industriais, além de intervenções cada vez mais espetaculares para jogos e eventos mundiais definem parcela expressiva da produção contemporânea do urbanismo, da cidade-mercadoria. Espaços espetaculares de investimento são criados e neles pessoas vivem em competição por status, consumo, paisagem etc.

BALBIM, R. (Org.). Geopolítica das cidades: velhos desafios, novos problemas. Brasília: lpea, 2016.

Considerando-se os eventos esportivos internacionais organizados no Brasil, os projetos e intervenções descritos resultaram em processos espaciais que promoveram a

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   O texto caracteriza a cidade contemporânea como “cidade-mercadoria”, marcada por:

    • projetos de revitalização urbana,

    • criação de espaços espetaculares de investimento,

    • intervenções voltadas a eventos internacionais,

    • competição por status, consumo e paisagem.

    Esses elementos são típicos de processos como gentrificação e requalificação urbana voltada ao capital, que tendem a elevar o valor do solo urbano e dos imóveis nas áreas intervenientes.

    Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: CHATGPT)


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(ENEM 2025 - 1ª Aplicação - BELÉM).

    O catolicismo vivido nos trópicos desenharia uma trajetória singular. A convivência com os mitos indígenas, os deuses africanos e as crenças dos degredados do reino, acusados de feitiçaria, judaísmo e apostasias de variegado tipo, promoveu a migração de costumes, símbolos e mitos de uma religião a outra. O culto aos santos, em particular, o culto a São Jorge, deu asas a toda sorte de identificações, associações e inversões.

SANTOS, G. S. São Jorge: da Casa de Avis às casas de santo. Revista Atlântica de Cultura Ibero-Americana, n. 3, out. 2005 (adaptado).

Diversos elementos da Igreja Católica foram reinterpretados, conforme indicado no texto, o que representa a

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    O texto descreve a convivência e a reinterpretação de símbolos, mitos e práticas religiosas entre o catolicismo, as crenças indígenas, africanas e outras tradições trazidas ao Brasil. Esse processo de associação, identificação e inversão de sentidos, como no culto a São Jorge, caracteriza exatamente o sincretismo religioso, isto é, a fusão e ressignificação de elementos de diferentes sistemas religiosos.

    Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: CHATGPT)


15
(ENEM 2025 - 1ª Aplicação - BELÉM).

    Um dos jornais pioneiros na utilização de correspondentes para a cobertura de assuntos nacionais manteve seus leitores informados sobre o dia a dia das operações da quarta e última campanha militar contra Canudos ao publicar, entre os meses de agosto e outubro de 1897, os telegramas enviados diretamente do “sertão baiano” por seu correspondente Euclides da Cunha.

    MARTINS JR., C. O espetáculo da técnica “desencantando” os “sertões”: engenheiros e engenharias de racionalização e controle territorial das fronteiras ocidentais do Brasil (1870-1915). Revista Territórios e Fronteiras, n. 2, jul.-dez. 2014 (adaptado).

A novidade tecnológica apresentada no texto favoreceu a cobertura da guerra porque permitiu o(a)

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    O texto destaca que os telegramas enviados por Euclides da Cunha mantinham os leitores informados sobre o desenrolar da campanha militar em Canudos. O telegrama, como tecnologia de comunicação, permitia transmitir rapidamente informações à imprensa, favorecendo a rapidez e atualização constante das notícias, o que representava uma inovação no jornalismo da época.

    Portanto, alternativa "E".

(Créditos da resolução: CHATGPT)


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(ENEM 2025 - 1ª Aplicação - BELÉM).

    Em 2021, lideranças negras do Recife se reuniram e reivindicaram a criação de uma pasta dedicada especificamente à cultura negra. O termo cultura negra passou a fazer parte dos discursos do núcleo afro e popularizou-se nas plenárias e fóruns da cidade, nos espaços internos dos terreiros, nas sedes das agremiações, nas ONGs, nas escolas públicas municipais e em outros lugares onde os ativistas negros se encontravam para discutir sobre a sua história, sobre as suas religiosidades, sobre o despertar de uma consciência crítica e, principalmente, para fazer política pública.

SANTOS, M. R. A militância negra no Recife e o combate ao racismo religioso na primeira década do século XXI. In: MOURA, C. A. S.; UZUN, J. R. C. (Org.). História, religiões e educação: espaços do político. Recife: Edupe, 2021 (adaptado).

As reivindicações dos ativistas mencionados no texto objetivavam

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   O texto mostra que lideranças negras do Recife buscaram a criação de uma pasta dedicada à cultura negra e promoveram debates sobre história, religiosidade e consciência crítica. Essas ações têm como objetivo fortalecer a autonomia, a identidade e a participação política do grupo, ou seja, emancipar os sujeitos históricos ao reconhecer sua história e cultura e ampliar sua atuação social e política.

    Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: CHATGPT)


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(ENEM 2025 - 1ª Aplicação - BELÉM).

TEXTO I

POST, F. Paisagem com plantação: o engenho. Óleo sobre tela, 71,5 × 91,5 cm. Boijmans van Beuningen Museum, Roterdã, Holanda, 1660. Disponível em: www.boijmans.nl. Acesso em: 18 nov. 2021.

TEXTO II

    A continentalização do açúcar e o renovado estímulo à monocultura em Pernambuco permitiu a adaptação do modelo madeirense trazido pelo primeiro donatário. A primeira e talvez melhor iconografia dessa imposição da monocultura da cana-de-açúcar sobre o bioma local foi, contudo, elaborada pelos holandeses, o que dá nota à pintura de paisagem de Frans Post, artista oficial da comitiva de João Maurício de Nassau.

CHAVES JR., J. I. As capitanias de Pernambuco e a construção dos territórios e das jurisdições na América portuguesa (século XVIII). Niterói: UFF, 2017 (adaptado).

Durante o período colonial, qual foi o impacto do processo apresentado nos textos?

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    Os textos indicam que a monocultura da cana-de-açúcar foi intensamente estimulada em Pernambuco, seguindo o modelo holandês, e que isso teve impacto sobre o bioma local. A instalação de grandes plantações exigia a derrubada da vegetação nativa, principalmente nas regiões litorâneas, substituindo ecossistemas originais por áreas agrícolas voltadas à produção de açúcar para exportação.

    Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: CHATGPT)


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(ENEM 2025 - 1ª Aplicação - BELÉM).

    Como é costume dos soldados ao retornarem de suas campanhas, os cruzados sem dúvida devem ter exagerado tanto as privações da jornada quanto o esplendor da terra conquistada, bem como os milagres enviados pelos céus para encorajá-los. Todos, porém, sublinhavam a necessidade de guerreiros e colonos no Oriente, a fim de dar prosseguimento à obra divina, e falavam das riquezas e propriedades que lá esperavam para serem ocupadas pelos aventureiros. Instavam a partida de uma nova Cruzada, com as bênçãos dos pregadores da Igreja.

RUNCIMAN, S. História das Cruzadas: o Reino de Jerusalém e o Oriente Franco, 1100-1187. Rio de Janeiro: Imago, 2002.

Uma das consequências da recepção, no Ocidente, das notícias mencionadas no texto foi o(a)

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    O texto evidencia que os relatos sobre riquezas, propriedades e milagres no Oriente incentivavam aventuras de novos cruzados. Isso estimulava a migração de guerreiros, colonos e aventureiros do Ocidente para o Oriente, caracterizando um aumento significativo na circulação de pessoas durante o período das Cruzadas.

    Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: CHATGPT)


19
(ENEM 2025 - 1ª Aplicação - BELÉM).

    A indústria têxtil em Toritama (PE) é composta por milhares de pequenos empreendimentos, muitos de base familiar, isto é, produtores individuais e pequenas empresas que quase sempre funcionam em espaços domiciliares destinados à produção. Um grande contingente dos habitantes de Toritama é empregado na indústria de vestuário produzido à base de jeans. Quem não trabalha direto nas confecções presta serviço para elas por meio de empresas familiares. Por isso, o município pernambucano é conhecido como a cidade do jeans. Com a construção do Parque das Feiras, em 2001, o polo começou a se projetar com mais força, atraindo consumidores de diversas regiões do Brasil, consolidando-se como um dos principais centros de produção e comercialização de jeans.

Estudo socioeconômico das indústrias de confecções de Toritama (PE). Recife: Sebrae, 2019 (adaptado).

O processo de reterritorialização descrito no texto, envolvendo elementos econômicos de uma cidade do interior do Brasil, está marcado pelo seguinte componente:

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    O texto descreve como a produção de jeans em Toritama se organizou em torno de pequenas confecções familiares e, com a construção do Parque das Feiras, atraiu consumidores de várias regiões, consolidando o município como um centro econômico relevante. Esse processo evidencia a reaterritorialização, ou seja, mudanças na organização econômica e espacial da cidade motivadas pela geração de riqueza e pelo impacto dessa atividade na ocupação e na circulação de pessoas e mercadorias.

    Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: CHATGPT)


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(ENEM 2025 - 1ª Aplicação - BELÉM).

Brasil, China e Índia tiveram maiores saltos em expectativa de vida

Crescimento relativo da expectativa de vida, comparação entre as 10 maiores economias do mundo, 1960-2020

BIERNATH, A. Os gráficos que mostram os paradoxos da expectativa de vida no Brasil. Disponível em: www.bbc.com. Acesso em: 21 out. 2023 (adaptado).

No contexto apresentado, qual fator explica o desempenho demográfico dos países emergentes?

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    O gráfico e o texto destacam que Brasil, China e Índia registraram grandes aumentos na expectativa de vida entre 1960 e 2020. Esse crescimento está diretamente associado a avanços no desenvolvimento humano, que incluem melhorias em saúde, saneamento, educação e condições de vida. Esses fatores impactam positivamente a longevidade da população.

    Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: CHATGPT)


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(ENEM 2025 - 1ª Aplicação - BELÉM).

    Um ano antes da aprovação da Constituição Brasileira, em 1891, foi elaborado o Código Penal da República. Esse Código trazia à tona a posição dos médicos, diferenciando-os dos curandeiros, que passaram a ser reprimidos pela polícia, perseguidos no âmbito religioso e vistos como problema de saúde pública. Embora a Constituição assegurasse oficialmente a liberdade de culto para todas as religiões, o Código Penal permitia que as religiões negras e outras religiosidades das camadas populares fossem perseguidas.

BARROS, A. E. A. Ao ritmo de tambores e maracás: tambor de mina e pajelança no Maranhão de meados do século XX. Projeto História, maio-ago. 2019 (adaptado).

O paradoxo mencionado no texto é explicado pela

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    O texto evidencia um paradoxo: apesar da Constituição de 1891 garantir liberdade de culto, o Código Penal de 1890 permitia que práticas religiosas negras e de camadas populares fossem perseguidas, criminalizando curandeiros e associando suas práticas a problemas de saúde pública. Esse contraste revela que valores preconceituosos estavam incorporados à lei, mesmo em um contexto formalmente laico.

   Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: CHATGPT)


22
(ENEM 2025 - 1ª Aplicação - BELÉM).

    O ano de 1492, segundo nossa tese central, é a data do “nascimento da Modernidade”; embora sua gestação — como feto — leve um tempo de crescimento intrauterino. A Modernidade originou-se nas cidades medievais europeias, livres centros de criatividades. Mas “nasceu” quando a Europa pôde se confrontar com o seu “outro” e controlá-lo, vencê-lo, violentá-lo: quando pôde se definir como um “ego” descobridor, colonizador da alteridade constitutiva da própria Modernidade.

DUSSEL, E. 1492 — O encobrimento do outro: a origem do “Mito da Modernidade”. Petrópolis: Vozes, 1993 (adaptado).

A tese do autor sobre o nascimento da Modernidade refere-se a um evento histórico conhecido como:

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    O texto associa o “nascimento da Modernidade” ao confronto da Europa com o seu “outro”, o que inclui descoberta, colonização e dominação de povos fora da Europa. O ano de 1492 marca a chegada de Cristóvão Colombo à América, evento histórico que simboliza a expansão europeia e o início do colonialismo moderno, fundando a alteridade que, segundo Dussel, permitiu à Europa definir seu “ego” moderno.

   Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: CHATGPT)


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(ENEM 2025 - 1ª Aplicação - BELÉM).

    Tecnologias verdes são a cereja do bolo do debate e normalmente são utilizadas como forma de permitir a continuidade do padrão de vida dos países do Norte por meio do uso mais eficiente de recursos. Mas existe um paradoxo, conhecido como Paradoxo de Jevons, responsável por apontar que o desenvolvimento tecnológico que aumenta a eficiência no uso de um recurso tende a, paradoxalmente, aumentar a taxa de uso desse recurso. Em outras palavras: uma tecnologia “sustentável” para aumentar a eficiência do uso de energia vai, paradoxalmente, aumentar o uso de energia em si. Ademais, e muito importante ressaltar, para que lojas de roupas na Europa sejam equipadas com tecnologias “sustentáveis”, uma boa dose de matérias-primas, como lítio, precisa ser minerada nos países do Sul. E a mineração é tudo menos “verde” ou “sustentável”.

COLERATO, M. Disponível em: https://elle.com.br. Acesso em: 18 out. 2021 (adaptado).

O paradoxo apresentado no texto fundamenta-se na contradição entre

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   A questão apresentada aborda o Paradoxo de Jevons, que diz que o aumento da eficiência no uso de um recurso não necessariamente reduz seu consumo; na verdade, pode aumentá-lo, pois torna o recurso mais acessível ou barato.

    No texto, isso é exemplificado com tecnologias “sustentáveis” que aumentam a eficiência energética, mas acabam incentivando maior consumo de energia, e também com a dependência de matérias-primas de países do Sul para sustentar o consumo no Norte.

    O paradoxo, portanto, não é sobre conflitos entre empresas e ambientalistas, governo e sociedade, nações ricas e pobres (embora haja uma menção indireta), ou saberes populares e ciência. Ele está diretamente relacionado à contradição entre a ideia de preservação ambiental e o aumento do consumo, justamente o efeito perverso da eficiência tecnológica.

    Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: CHATGPT)


24
(ENEM 2025 - 1ª Aplicação - BELÉM).

    “Em uma região onde a taxa média de crianças com desnutrição aguda normalmente fica perto do limite de alerta de 10%, qualquer fator que reduza ainda mais o acesso aos alimentos pode gerar uma crise de grandes proporções”, informou o comunicado da ONG Médicos Sem Fronteiras.

Disponível em: www.bbc.com. Acesso em: 14 jul. 2015 (adaptado).

Para além dos fatores socioeconômicos, qual é a causa do problema da fome na região demarcada?

A
B
C
D
E

    O texto menciona que a região já possui uma taxa média de crianças com desnutrição próxima ao limite de alerta (10%), e que qualquer fator que reduza ainda mais o acesso aos alimentos pode gerar uma crise. Entre os fatores naturais que afetam o acesso a alimentos em muitas regiões vulneráveis, estiagens prolongadas são uma causa clássica de escassez alimentar, pois reduzem a produção agrícola e dificultam a manutenção da segurança alimentar.

   Portanto, alternativa "E".

(Créditos da resolução: CHATGPT)


25
(ENEM 2025 - 1ª Aplicação - BELÉM).

    É com certeza, Senhor, e não com dúvida que em minha consciência eu Vos amo. Vós atingistes meu coração com a Vossa palavra e assim Vos amei. O céu, a terra e tudo que neles existe conclamam-me por toda parte a amar-Vos.

AGOSTINHO. Confissões. Petrópolis: Vozes, 1988.

Na visão do autor, o ser humano tem como característica a

A
B
C
D
E

    Em Confissões, Santo Agostinho afirma que o amor a Deus é despertado pela ação divina (“Vós atingistes meu coração”) e que toda a criação convida o ser humano a amar a Deus. Para o autor, a plenitude humana e a verdadeira felicidade só são alcançadas na relação de dependência com Deus, fonte do bem e da verdade.

    Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: CHATGPT)


26
(ENEM 2025 - 1ª Aplicação - BELÉM).

    A alimentação é uma atividade que envolve muito mais que o ato de comer e a disponibilidade de alimentos. Há uma cadeia de produção, que se inicia no campo, ou antes, na preparação de sementes, mudas e insumos, passando por ciclos, do plantio à colheita, em que elementos da natureza têm um papel crucial, mas que vêm sendo, cada vez mais, envolvidos por questões tecnológicas, financeiras e sociais. Nas etapas produtivas, no campo, as inter-relações com a sustentabilidade parecem claras. De fato, o próprio termo sustentabilidade foi cunhado com forte influência da atividade agrária.

RIBEIRO, H. et al. Alimentação e sustentabilidade. Estudos Avançados, n. 89, 2017 (adaptado).

Com base no texto, uma medida que contribui para a sustentabilidade da alimentação é o(a)

A
B
C
D
E

    O texto enfatiza que a produção de alimentos envolve inter-relações com a sustentabilidade, destacando o papel da natureza e da tecnologia nos ciclos produtivos. O manejo adequado das técnicas de cultivo permite produzir alimentos de forma eficiente, respeitando o meio ambiente e promovendo a sustentabilidade agrária.

    Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: CHATGPT)


27
(ENEM 2025 - 1ª Aplicação - BELÉM).

    É que o espírito de comércio traz consigo o espírito de frugalidade, de economia, de moderação, de trabalho, de sabedoria, de tranquilidade, de ordem e de regra. Assim, enquanto subsiste este espírito, as riquezas que ele produz não têm nenhum mau efeito.

MONTESQUIEU. O Espírito das Leis. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

A doutrina econômica que se articula com as proposições defendidas no texto denomina-se:

A
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C
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E

    O texto de Montesquieu ressalta que o espírito de comércio promove virtudes como frugalidade, trabalho, ordem e moderação, e que, enquanto esse espírito persiste, a riqueza produzida não gera efeitos negativos. Essa ideia se alinha ao liberalismo econômico, que valoriza a iniciativa individual, a liberdade de comércio e a geração de riqueza sem intervenção estatal excessiva, confiando que o mercado conduz a resultados positivos para a sociedade.

    Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: CHATGPT)


28
(ENEM 2025 - 1ª Aplicação - BELÉM).

    O sujeito, previamente vivido como tendo uma identidade unificada e estável, está se tornando fragmentado, composto não de uma única, mas de várias identidades, algumas vezes contraditórias ou não resolvidas. Há uma fragmentação de códigos culturais, aquela multiplicidade de estilos, aquela ênfase no efêmero, no flutuante, no impermanente e no pluralismo cultural.

HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

Entre os efeitos sociopolíticos significativos do fenômeno descrito no texto, encontra-se a

A
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C
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E

   O texto de Stuart Hall descreve a fragmentação da identidade na pós-modernidade, em que os indivíduos possuem múltiplas identidades, algumas conflitantes, devido ao pluralismo cultural e à diversidade de códigos culturais. Esse fenômeno favorece a visibilidade e a luta por reconhecimento de grupos historicamente marginalizados, gerando movimentos sociais que buscam direitos civis, igualdade e inclusão social.

   Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: CHATGPT)


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(ENEM 2025 - 1ª Aplicação - BELÉM).

   O que define a polis é que, contrariamente à tribo ou às grandes monarquias, contrariamente à comunidade familiar, ali ninguém possui apriori o poder. Não se trata do objeto de um “ter” reservado, mas o lugar de uma luta pelo reconhecimento público, principalmente quando a polis é democrática, como foi o caso de Atenas.

WOLFF, F. Aristóteles e a política. São Paulo: Discurso Editorial, 1999 (adaptado).

A organização política apresentada no texto alcança o modelo de deliberação pública das sociedades democráticas contemporâneas nas quais

A
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    O texto descreve a polis grega, especialmente Atenas, como um espaço em que ninguém possui poder por herança ou autoridade prévia, mas sim pelo reconhecimento público e participação na deliberação coletiva. Esse princípio é base da democracia, em que o poder é legitimado pela escolha dos cidadãos, refletindo-se nas sociedades democráticas contemporâneas por meio de representantes eleitos que atuam conforme a vontade popular.

    Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: CHATGPT)


30
(ENEM 2025 - 1ª Aplicação - BELÉM).

    A cidade atual é uma cidade de contradições; abriga muitas ethnes, muitas classes, muitas religiões. É fragmentária demais, cheia de contrastes e conflitos. Consequentemente, tem muitas faces, não uma apenas. É a própria condição de abertura que torna nossa cidade tão convidativa e atraente para sua crescente multidão de habitantes. A falta de uma imagem coerente e explícita pode, em nossas circunstâncias, ser uma virtude positiva, nunca um defeito ou mesmo um problema.

RYKWERT, J. A sedução do lugar: a história e o futuro da cidade. São Paulo: Martins Fontes, 2004 (adaptado).

No texto, a complexidade das cidades contemporâneas apresenta-se como consequência da

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E

    O texto destaca que a cidade contemporânea é marcada por diversidade e fragmentação: diferentes ethnes, classes e religiões coexistem, gerando contrastes e conflitos. Essa pluralidade cultural e social é apresentada como a razão da complexidade urbana atual, tornando a cidade atraente e dinâmica.

    Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: CHATGPT)


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(ENEM 2025 - 1ª Aplicação - BELÉM).

    Mas a conversão seria apenas uma questão de salvação? Para o europeu do Renascimento, religião e política misturavam-se inextrincavelmente. A integração política dos povos indígenas exigia sua cristianização, pois a fé era o único denominador comum dos súditos de Carlos V, que incluíam tanto os flamengos de Gand como os mouros de Granada e os bascos de Bilbao. Aliás, o cristianismo do Renascimento era mais um modo de vida do que um conjunto bem definido de crenças e rituais: englobava a educação, a moral, a arte, a sexualidade, as práticas alimentares, as relações de casamento, ritmava a passagem do tempo e os momentos fundamentais da vida.

GRUZINSKI, S. O pensamento mestiço. São Paulo: Cia. das Letras, 2001.

Os argumentos apresentados no texto promoveram a incorporação do Novo Mundo ao Velho Mundo mediante o

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    O texto mostra que, no Renascimento europeu, a religião cristã não era apenas uma crença, mas abrangia modo de vida, educação, moral, arte, alimentação e organização social. A cristianização dos povos indígenas foi usada como instrumento para integrá-los politicamente e culturalmente ao modelo europeu, ou seja, impor e fortalecer práticas e valores ocidentais no Novo Mundo.

   Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: CHATGPT)


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(ENEM 2025 - 1ª Aplicação - BELÉM).

    O smartphone não é uma coisa. Eu o caracterizo como um infômata (coisa informatizada) que produz e processa informações. As informações são o contrário dos apoios que dão tranquilidade à vida. Vivem do estímulo da surpresa. Elas nos submergem em um turbilhão de atualidade.

HAN, B.-C. apud FANJUL, S. Entrevista com o filósofo Byung-Chul Han. Disponível em: https://brasil.elpais.com. Acesso em: 21 out. 2021 (adaptado).

O texto sustenta que a ampliação das experiências de conectividade promovem

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    O texto descreve o smartphone como um “infômata” que produz e processa informações, e afirma que as informações vivem do “estímulo da surpresa”, submergindo o usuário em um turbilhão de atualidade. Essa descrição indica que a conectividade constante gera dispersão e desorientação, em vez de tranquilidade ou organização.

   Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: CHATGPT)


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(ENEM 2025 - 1ª Aplicação - BELÉM).

   Memória e história não são sinônimos. A memória é a vida, protagonizada pelas pessoas, em grupo, e está em evolução permanente. Aberta para a dialética da lembrança e do esquecimento, a memória não tem consciência de sua sucessiva deformação e, vulnerável a todas as utilizações e manipulações, é suscetível a longas latências e repentinas revitalizações. A história é a reconstrução sempre problemática e incompleta do que já passou. A memória é um fenômeno sempre atual, uma ligação vivida no eterno presente, ao passo que a história é uma representação do passado.

LISBOA, K. M. Comemorações, história, memória e identidade. In: RODRIGUES, J. (Org.). A Universidade Federal de São Paulo aos 75 anos: ensaios sobre história e memória. São Paulo: Unifesp, 2008 (adaptado).

De acordo com o texto, a escrita da história exige a prática de

A
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    O texto diferencia memória e história: enquanto a memória é viva e atual, a história é a reconstrução do passado, sempre problemática e incompleta. Portanto, escrever história exige recompor o tempo experimentado, ou seja, organizar e interpretar os acontecimentos passados a partir de vestígios e registros.

    Portanto, alternativa "E".

(Créditos da resolução: CHATGPT)


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(ENEM 2025 - 1ª Aplicação - BELÉM).

    Localizada no bairro La Quebrada, de Paso del Rey, município de Moreno (Argentina), a Associação de Produtores Familiares se formou em 1998. Os membros desse grupo se organizaram e começaram a trabalhar com uma primeira horta para dez famílias do bairro e com ferramentas obtidas por meio do Plano Hortas Familiares, do Instituto Nacional de Tecnologia Agrária. Logo após, se constituíram formalmente para conseguirem mais recursos dos órgãos públicos. A associação mantém relação com organizações que se identificam como pertencentes a um território comum, o que lhes permite se referir a uma história compartilhada.

GHIBAUDI, J. Movimentos sociais, periferia e formas de dominação. Disponível em: https://journals.openedition.org. Acesso em: 16 out. 2021.

Na configuração do movimento social descrito no texto, seus participantes apresentam a seguinte característica:

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    O texto descreve uma associação de produtores familiares que se organiza para trabalhar coletivamente, desenvolvendo hortas comunitárias e buscando recursos públicos, mantendo relações com organizações de um mesmo território e referindo-se a uma história compartilhada. Isso evidencia afinidade cultural e solidariedade local para a construção de um projeto coletivo, típico de movimentos sociais voltados ao poder popular.

    Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: CHATGPT)


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(ENEM 2025 - 1ª Aplicação - BELÉM).

   Nos anos 1990, o liberalismo, que já havia adentrado na maior parte da América Latina, implanta-se no Brasil, com toda força, a partir do governo Collor. O discurso liberal radical, combinado com a abertura da economia, inaugura o que poderíamos chamar da “Era Liberal” no Brasil, sob a bandeira de que uma política menos intervencionista é a chave para o desenvolvimento econômico e social do país. Até então, apesar da existência de algumas iniciativas nesse sentido, durante o governo Sarney, e de uma massificação e propaganda dessa doutrina nos meios de comunicação, ela encontrava uma forte resistência, calcada, principalmente, na ascensão política, durante toda a década de 1980, dos movimentos sociais e do movimento sindical.

Disponível em: www.flexibilizacao.ufba.br. Acesso em: 13 nov. 2021 (adaptado).

Uma estratégia defendida pelo modelo político-econômico apresentado é a

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    O texto trata da implantação do liberalismo econômico no Brasil nos anos 1990, destacando a política menos intervencionista como chave para o desenvolvimento. Uma das estratégias centrais do liberalismo radical é reduzir a intervenção do Estado na economia, o que inclui desregulamentar mercados e o sistema financeiro, estimulando a iniciativa privada e a competição.

    Portanto, alternativa "E".

(Créditos da resolução: CHATGPT)


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(ENEM 2025 - 1ª Aplicação - BELÉM).

TEXTO I

    A diferença entre um e outro homem não é suficientemente considerável para que qualquer um possa com base nela reclamar qualquer benefício a que o outro não possa também aspirar, tal como ele. Portanto, se dois homens desejam a mesma coisa, ao mesmo tempo em que é impossível ela ser gozada por ambos, eles tornam-se inimigos.

HOBBES, T. Leviatã. São Paulo: Abril, 1980.

TEXTO II

    Nada é mais meigo do que o homem em seu estado primitivo, quando, colocado pela natureza entre a estupidez dos brutos e as luzes funestas do homem civil, e compelido tanto pelo instinto quanto pela razão a defender-se do mal que o ameaça, é impedido pela piedade natural de fazer mal a alguém sem ser a isso levado por alguma coisa ou mesmo depois de atingido por algum mal.

ROUSSEAU, J.-J. Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens. São Paulo: Abril, 1978.

Comparando-se os textos dos contratualistas, verifica-se que eles apresentam um traço constitutivo dos homens no estado de natureza, caracterizado pela

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    Comparando-se os textos dos contratualistas, verifica-se que eles apresentam um traço constitutivo dos homens no estado de natureza, caracterizado pela condição de igualdade.

    Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: CHATGPT)


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(ENEM 2025 - 1ª Aplicação - BELÉM).

    Pouco antes do Natal de 2020, a questão emergiu de vez: “o armagedom dos chips” (ou chipageddon, como o fenômeno tem sido chamado em inglês) já é uma realidade, inclusive na indústria automobilística. Os carros novos geralmente incluem mais de 100 microprocessadores — e os fabricantes simplesmente não conseguem mais fornecer todos eles.

KELION, L. “Armagedom dos chips” já provoca desde escassez de videogames até disputas geopolíticas. Disponível em: www.bbc.com. Acesso em: 20 out. 2021 (adaptado).

A crise no setor econômico citado no texto tem relação com o modelo produtivo caracterizado pelo(a)

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    O texto descreve a crise dos chips, que afeta a produção de carros e outros produtos tecnológicos. Isso ocorre porque os produtos modernos dependem de muitas peças diferentes produzidas por fornecedores distintos, muitas vezes espalhados em diferentes países — ou seja, a produção está fragmentada e interdependente. Quando algum fornecedor não consegue entregar, toda a cadeia é afetada, gerando escassez.

    Portanto, alternativa "E".

(Créditos da resolução: CHATGPT)


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(ENEM 2025 - 1ª Aplicação - BELÉM).

    A Casa do Pomar do Cafezal, localizada na comunidade Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte, foi a grande vencedora de um prêmio internacional, na categoria casa. A construção simples e feita pelo coletivo Levante desbancou vários concorrentes internacionais em um dos concursos mais importantes da arquitetura mundial. A construção, que tem cerca de 70 m2, foi implantada em um terreno anguloso e realizada com a ajuda de diferentes profissionais, fornecedores e residentes do local. Para o mundo, um vencedor; para o morador, um “barraco”, como ele chama; e para os líderes do projeto, “um ‘modelo’ construtivo que utiliza materiais próprios da periferia, com uma implantação adequada e atenção à iluminação e ventilação, resultando em um espaço com qualidade ambiental”.

Disponível em: www.tuacasa.com.br. Acesso em: 13 out. 2023 (adaptado).

Em relação à ambiência urbana, uma razão para o reconhecimento do modelo construtivo apresentado foi

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    O texto destaca que o projeto da Casa do Pomar do Cafezal prestou atenção especial à iluminação e ventilação, resultando em qualidade ambiental. Esse cuidado está diretamente ligado ao conforto térmico e ao bem-estar dos moradores, um critério importante na arquitetura sustentável e urbana.

    Portanto, alternativa "E".

(Créditos da resolução: Curso Objetivo)


39
(ENEM 2025 - 1ª Aplicação - BELÉM).

    O modo de sentar e andar, as formas de colocar cadernos e canetas, pés e mãos acabariam por produzir um corpo escolarizado, distinguindo o menino da menina que passara pelos bancos escolares. As escolas femininas dedicavam intensas e repetidas horas ao treino das habilidades manuais de suas alunas, produzindo jovens “prendadas”, capazes dos mais delicados e complexos trabalhos de agulha ou de pintura.

LOURO, G. L. Gênero, sexualidade e educação. Petrópolis: Vozes, 1997 (adaptado).

O texto reforça que a instituição escolar reproduzia um padrão social fundamentado em

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    O texto descreve como a escola treinava meninas e meninos de maneiras diferentes: o modo de sentar, andar e usar materiais, além das habilidades manuais ensinadas às meninas, visava diferenciar corpos e comportamentos segundo o gênero. Isso mostra a reprodução de papéis sociais binários, ou seja, a divisão tradicional entre masculino e feminino.

    Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: Curso Objetivo)


40
(ENEM 2025 - 1ª Aplicação).

    Como estratégia para minimizar os efeitos dos longos períodos cíclicos de escassez hídrica no estado do Ceará, diversos reservatórios foram construídos ao longo de décadas, além de canais e sistemas de transposição que conduzem água ao principal sistema de abastecimento da região metropolitana de Fortaleza. Contudo, em um cenário no qual novos desafios são postos, ações distintas das tradicionalmente adotadas podem complementar as soluções anteriores, dando uma segurança a mais ao sistema que antes não contemplava as incertezas climáticas que hoje temos. Nessa perspectiva, a Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará tem sido demandada para criar alternativas de abastecimento que fortaleçam a matriz hídrica do estado, em especial da região metropolitana de Fortaleza, responsável pela maior demanda de água para consumo humano e fortemente dependente da importação de água de bacias distantes (do interior).

Disponível em: www.cagece.com.br. Acesso em: 14 out. 2023 (adaptado).

Uma estratégia para viabilizar a manutenção do fornecimento de água para a região metropolitana mencionada, sem comprometer a disponibilidade desse recurso para o interior do estado, é a

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   O texto ressalta que a região metropolitana de Fortaleza depende da importação de água de bacias distantes, e que as soluções tradicionais (reservatórios, canais, transposições) podem não ser suficientes diante de incertezas climáticas e escassez hídrica.

    A dessalinização permite transformar água do mar em água potável, oferecendo uma fonte adicional de abastecimento que não depende dos rios interiores, preservando a disponibilidade de água para o interior do estado.

    Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: Curso Objetivo)


41
(ENEM 2025 - 1ª Aplicação - BELÉM).

    De 1967 a 1973, a economia brasileira alcançou taxas médias de crescimento muito elevadas e sem precedentes, que decorreram, em parte, da política econômica então implementada, principalmente sob a direção do ministro da Fazenda Antônio Delfim Neto, mas também de uma conjuntura econômica externa muito favorável, que somou forças para um crescimento acelerado, acompanhado de uma inflação declinante e relativamente baixa para os padrões brasileiros, além de superávits no balanço de pagamentos. Esse período (e por vezes de forma mais restrita os anos 1968-1973) passou a ser conhecido como o do “milagre econômico brasileiro”, uma terminologia anteriormente aplicada a fases de rápido crescimento econômico, como ocorreu no Japão.

LAGO, L. A. C. Milagre econômico brasileiro. Disponível em: www.fgv.br. Acesso em: 10 nov. 2021 (adaptado).

Qual foi o fator determinante para o crescimento econômico apresentado no texto?

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    O texto descreve o “milagre econômico brasileiro” (1967-1973), destacando que o crescimento acelerado ocorreu graças à política econômica implementada pelo governo, especialmente sob o ministro Antônio Delfim Neto, e a uma conjuntura externa favorável.

    Um dos elementos-chave mencionados é a entrada de capital estrangeiro, que permitiu financiar investimentos e acelerar o crescimento industrial e econômico.

    Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: Curso Objetivo)


42
(ENEM 2025 - 1ª Aplicação - BELÉM).

    A responsabilidade perante o todo é o valor principal para o mundo de amanhã, e o valor complementar a ele é um vivo sentido de seu objeto, precisamente o todo, a humanidade como tal. Assim, o despertar, a manutenção e inclusive a fundamentação de um sentimento pela humanidade é uma importantíssima tarefa educativa e intelectual para o mundo do amanhã. O risco para o futuro tem um amplo solo, parte da conduta cotidiana mesma dentro dos Estados do mundo tecnificado, que pode muito bem avançar sem freio para uma paz mundial que talvez contenha o temor imediato pelo próprio presente. Aqueles que reconheceram tal futuro e o risco que este corre têm de converter-se em seus porta-vozes incansáveis — tão incansáveis como essa mesma cotidianidade ameaçadora.

JONAS, H. Técnica, medicina, ética: sobre a prática do princípio de responsabilidade. São Paulo: Paulus, 2013 (adaptado).

O valor apontado no texto como princípio orientador para gerações futuras constitui-se como um suporte crítico diante do(a)

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    O texto de Hans Jonas aponta que o valor central para o futuro é a responsabilidade perante o todo, ou seja, a humanidade como um todo. Esse princípio serve como guia ético e crítico diante dos riscos que o mundo tecnificado e as ações humanas contemporâneas podem gerar, especialmente em relação à paz, à sustentabilidade e à manutenção da vida.

    Portanto, o suporte crítico mencionado refere-se ao comportamento da sociedade atual, cujas decisões cotidianas têm impactos globais e podem ameaçar o futuro da humanidade.

    Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: Curso Objetivo)


43
(ENEM 2025 - 1ª Aplicação - BELÉM).

    Como mostra a experiência histórica, mesmo nos países centrais, a expansão do mercado de imóveis residenciais para as camadas de baixa renda, ou mesmo para setores inferiores das camadas médias, somente ocorre quando há um sistema de crédito capaz de financiar, principalmente, o consumo. Essas experiências mostram, ainda, a importância do “fundo público” como elemento assegurador dos financiamentos. Além disso, deve ser considerado que, no caso brasileiro, dada a estrutura de distribuição de renda e os altos níveis de pobreza, esse sistema de financiamento deve contar necessariamente com um sistema amplo de subsídios.

CARDOSO, A. L. Assentamentos precários no Brasil: discutindo conceitos. In: MORAIS, M. P.; KRAUSE, C.; LIMA NETO, V. C. (Org.). Caracterização e tipologia de assentamentos precários: estudos de caso. Brasília: Ipea, 2016.

No contexto socioespacial descrito, a atuação do poder público objetiva mitigar o problema do(a)

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    O texto evidencia que a expansão do mercado de imóveis para famílias de baixa renda depende de crédito financiado e subsídios públicos, indicando que o poder público atua para viabilizar o acesso à moradia. Isso demonstra a tentativa de reduzir a falta de moradia adequada, ou seja, o déficit habitacional.

    Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Curso Objetivo)


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(ENEM 2025 - 1ª Aplicação - BELÉM).

    Antigamente, existiam duas maneiras de governar: ou a sociedade era comandada pelo rei (monarquia), ou era dirigida por um pequeno grupo de homens ricos (aristocracia). Mas, em algumas cidades da Grécia, foi experimentada outra forma de governo na qual os cidadãos decidiam os rumos da sociedade.

KONDER, L. Além das urnas. In: PLANTEL, E. A democracia pode ser assim. São Paulo: Boitatá, 2015 (adaptado).

O texto faz referência a um modelo de governo sustentado por um(a)

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    O texto descreve o surgimento da democracia em algumas cidades da Grécia, onde os cidadãos decidiam os rumos da sociedade. Esse modelo de governo se sustenta na participação ativa do povo, diferentemente da monarquia (poder de um só) ou da aristocracia (poder de poucos).

    Portanto, alternativa "E".

(Créditos da resolução: Curso Objetivo)


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(ENEM 2025 - 1ª Aplicação - BELÉM).

TEXTO I

Disponível em: www.aquafluxus.com.br. Acesso em: 13 out. 2023.

TEXTO II

    Há 80 anos, holandeses construíram uma barreira de 32 quilômetros contra enchentes e inundações. A obra deu origem à rodovia e a novas regiões. Há séculos, eles enfrentam um duelo. De um lado, um país abaixo do nível do mar. Do outro, a força das águas que invadem a Holanda. E essa batalha começou com a construção dos diques, uma questão de sobrevivência.

Disponível em: https://g1.globo.com. Acesso em: 13 out. 2023 (adaptado).

Esse exemplo de interação com o meio físico evidencia a habilidade humana de

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    O texto descreve a construção de diques na Holanda como forma de controlar as enchentes e inundações, uma região situada abaixo do nível do mar. Essa intervenção demonstra a capacidade humana de modificar o ambiente para superar restrições naturais, garantindo a sobrevivência e a ocupação do território.

   Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Curso Objetivo)




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