(ENEM 2025 - 1ª Aplicação).
TEXTO I
As mariposas
As mariposa, quando chega o frio Fica dando volta em volta da lâmpida pra se esquentá. [sic]
BARBOSA, A. Reviva: Adoniran Barbosa. São Paulo: Som Livre, 2002 (fragmento).
TEXTO II
As mariposas se aproximam das lâmpadas atraídas pela luz, pois, sendo basicamente criaturas noturnas, estão adaptadas a seguir o brilho da lua, em um processo conhecido como orientação transversal. Assim, o que o sambista Adoniran Barbosa, no Texto I, descreve não é a causa, mas sim uma das consequências possíveis dessa aproximação. De fato, o calor gerado pelas lâmpadas, sobretudo as incandescentes, pode aquecer as mariposas.
HERTZBERG, R. Por que as mariposas são tão atraídas por luzes fortes? National Geographic, nov. 2020 (adaptado).
Nesse contexto, o processo de transferência de calor para as mariposas que independe da presença de fluidos é a
As mariposas recebem energia térmica da lâmpada principalmente por irradiação, que independe da presença de fluidos, podendo ocorrer, também, no vácuo.
Portanto, alternativa "C".
(Créditos da resolução: Curso Objetivo)
(ENEM 2025 - 1ª Aplicação).
Os sapinhos-ponta-de-flecha constituem um grupo de espécies encontradas na América Central e do Sul. Seus venenos são obtidos por meio do consumo de algumas formigas e cupins que se alimentam de plantas que contêm esses venenos. Esses anfíbios são usados para envenenar as flechas das zarabatanas dos caçadores nativos. Quando capturados e criados em condições artificiais, ou quando nascidos em cativeiro, não são tóxicos.
BADIO, B. et al. Epibatidine: Discovery and Definition as a Potent Analgesic and Nicotinic Agonist. Med. Chem. Res., n. 4, 1994 (adaptado).
A perda da capacidade de se obter a toxina nos nascidos em cativeiro é causada pela
A produção do veneno nos sapos citados deve-se ao consumo de formigas e cupins que anteriormente ingeriam plantas que continham as toxinas. Desta forma, os anfíbios criados em cativeiros não têm aceso á mesma fonte alimentar e não produzirão o veneno.
Portanto, alternativa "B".
(Créditos da resolução: Curso Objetivo)
(ENEM 2025 - 1ª Aplicação).
A produção de vacinas exige uma sequência de procedimentos, além do cumprimento estrito de verificações de segurança. No esquema, estão demonstradas as etapas básicas realizadas para a fabricação de uma vacina utilizando a tecnologia tradicional e o efeito dela no organismo.

O antígeno utilizado na vacina causa um efeito protetor contra o vírus porque
O antígeno inativado, presente na vacina, induz o vacinado a produzir proteínas neutralizadoras, denominadas anticorpos. Trata-se de uma imunização ativa e duradoura.
Portanto, alternativa "D".
(Créditos da resolução: Curso Objetivo)
(ENEM 2025 - 1ª Aplicação).
O bioma Cerrado é caracterizado por apresentar ampla e natural diversidade de espécies vegetais. Nos últimos tempos, o homem vem modificando esse cenário pela inserção de plantas exóticas nesse ambiente. Exemplo disso é o cultivo do capim-gordura, nativo do continente africano e utilizado nesse tipo de ecossistema como forma de pastagem. É importante ressaltar que essa espécie vegetal é capaz de se espalhar por grandes áreas, devido à sua agressividade e poder competitivo.
CARLOS JR., L. A.; BARBOSA, N. P. U.; FERNANDES, G. W. O capim-gordura e as invasões no Cerrado brasileiro. Jornal do Biólogo, mar.-jun. 2008 (adaptado).
Em longo prazo, essa ação do homem pode gerar qual consequência?
A introdução de espécies exóticas em determinados ambientes como, por exemplo, o cultivo do capim-gordura no Cerrado, pode acarretar a diminuição das espécies nativas do bioma. As espécies exóticas podem apresentar elevado poder competitivo e agressivo, prejudicando as espécies nativas, que podem ser extintas do ambiente.
Portanto, alternativa "D".
(Créditos da resolução: Curso Objetivo)
(ENEM 2025 - 1ª Aplicação).
O monstro de gila, um lagarto encontrado em um deserto dos Estados Unidos, apresenta adaptações à falta de alimento nesse ambiente. Esse lagarto possui um hormônio que controla os níveis de açúcar em seu próprio sangue. Foi observado que esse hormônio também controla os níveis de açúcar no sangue de pessoas diabéticas.
RUSSELL, C. Ozempic e outros remédios inspirados em veneno de animais. Disponível em: www.bbc.com. Acesso em: 6 dez. 2024 (adaptado).
Considerando que animais de um mesmo grupo taxonômico podem apresentar características adaptativas semelhantes em ambientes similares, onde seria mais provável encontrar lagartos com essas características no território brasileiro?
O monstro de gila é um réptil encontrado em ambiente desértico dos Estados Unidos. O processo fisiológico está adaptado a um clima árido. No Brasil o bioma mais semelhante a esse é a Caatinga, bioma de clima semiárido, localizado principalmente no Nordeste do País.
Portanto, alternativa "C".
(Créditos da resolução: Curso Objetivo)
(ENEM 2025 - 1ª Aplicação).
Existe um processo de purificação de água em que são removidos os sais dissolvidos. A água que passa por esse processo é muito utilizada em laboratórios de química, em indústrias (como solvente), em baterias de carros etc. Entretanto, esse tipo de água não é adequado para ingestão, pois pode causar problemas de saúde, como carência iônica e diarreia.
Essa água é chamada de
A água destilada é obtida após remoção de sais dissolvidos através do processo de separação de misturas denominado destilação. Apesar de possuir inúmeras aplicações cotidianas, quando a água destilada é ingerida, a ausência de eletrólitos (carência iônica) promove menor absorção de água no intestino, trazendo como consequência diarreia e desidratação.
Portanto, alternativa "D".
(Créditos da resolução: Curso Objetivo)
(ENEM 2025 - 1ª Aplicação).
Por que os olhos ficam vermelhos em algumas fotografias? Em fotos tiradas com câmeras fotográficas antigas, por vezes as pessoas aparecem com os olhos vermelhos. Isso ocorre porque a luz do flash da câmera incide diretamente no globo ocular, sendo refletida por uma região repleta de vasos sanguíneos.
Disponível em: www.uol.com.br. Acesso em: 14 jun. 2017 (adaptado).
Esse efeito é mais comum à noite ou em lugares pouco iluminados porque, com a pupila
Em ambientes escuros, com pouca oferta de luz, a pupila se dilata. Com isso, uma pessoa fotografada com flash em ambientes pouco iluminados tem parte da luz do flash refletida pela retina, que é uma película situada no fundo do globo ocular, muito vascularizada.
A retina reflete, então, muita luz avermelhada vinda dos vasos sanguíneos da retina, que é registrada no equipamento fotográfico.
Portanto, alternativa "A".
(Créditos da resolução: Curso Objetivo)
(ENEM 2025 - 1ª Aplicação).
O sashimi (filé de peixe cru) de baiacu é uma iguaria muito apreciada no Japão. Entretanto, sua ingestão pode causar a morte por parada respiratória, pois esse peixe contém uma potente neurotoxina termoestável, a tetrodotoxina, que é produzida e armazenada nas gônadas e vísceras.
Que ação poderia evitar essa intoxicação?
Para tornar o baiacu seguro para consumo, é necessário um procedimento extremamente cuidadoso e especializado para remover as partes venenosas, manuseando cuidadosamente o peixe sem provocar o rompimento dos seus órgãos internos (gônadas e intestino), pois esse peixe contém potente neurotoxina que leva a intoxicação.
Portanto, alternativa "E".
(Créditos da resolução: Curso Objetivo)
(ENEM 2025 - 1ª Aplicação).
A deficiência da enzima lipase ácida causa uma doença em que o portador apresenta células que não degradam colesterol esterificado nem triglicerídeos, resultando no depósito desses compostos em diversos órgãos, principalmente no fígado.
ANDERSON, R. A. et al. In Situ Localization of the Genetic Locus Encoding [...]. Genomics, n. 1, jan. 1993 (adaptado).
Essa doença resulta da insuficiência funcional de qual estrutura celular?
A enzima lipase ácida está presente nos lisossomos das células hepáticas, cuja função é a degradação do colesterol esterificado e dos triglicerídeos.
Portanto, alternativa "A".
(Créditos da resolução: Curso Objetivo)
(ENEM 2025 - 1ª Aplicação).
A quantidade de [tex]CO_{2}[tex] na atmosfera da Terra aumentou em 50%, e a temperatura está agora cerca de 1,2 °C mais quente em comparação ao século XIX. O ritmo de aumento da temperatura precisa diminuir se quisermos evitar as piores consequências das mudanças climáticas. Cientistas afirmam que o aquecimento global precisa ser mantido em 1,5 °C até o ano 2100. No entanto, a menos que outras ações sejam tomadas, o planeta ainda pode aquecer mais de 2 °C até o final deste século. Na prática, os países precisam enfrentar as mudanças climáticas com ações mitigadoras, que reduzam tanto as emissões quanto os níveis de [tex]CO_{2}[tex] na atmosfera.
Um guia rápido para entender as mudanças climáticas. Disponível em: www.bbc.com. Acesso em: 6 dez. 2021 (adaptado).
Qual ação mitigadora auxilia na remoção desse gás presente na atmosfera, reduzindo seus níveis?
O aumento da quantidade de [tex]CO_{2}[tex] na atmosfera é uma realidade em todo planeta, principalmente devido a ações antrópicas, como a queima de combustíveis fósseis e o desmatamento. Uma forma de reduzir a concentração de gás carbônico atmosférico é o plantio de árvores, que, por meio do processo fotossintético, irá fixar o [tex]CO_{2}[tex], transformando-o em matéria orgânica.
Portanto, alternativa "A".
(Créditos da resolução: Curso Objetivo)
(ENEM 2025 - 1ª Aplicação).
A icterícia é uma doença que acomete recém-nascidos e pode ser tratada com um método de fototerapia conhecido como banho de luz, que consiste na exposição do recém-nascido a uma fonte luminosa equipada com LEDs azuis. Para o monitoramento da dosagem dessa radiação, é utilizada a resposta óptica de um sensor constituído de materiais orgânicos que luminescem quando expostos à luz azul. Com o passar do tempo, essa radiação oxida os materiais do sensor, alterando sua coloração de vermelho-laranja para verde, o que indica o final do tratamento.
O gráfico apresenta o espectro de fotoluminescência do sensor em função do comprimento de onda da luz emitida no início do tratamento, quando o sensor, colado na fralda do bebê (Figura 1), luminesce na região do vermelho-laranja (∼600 nm). A Figura 2 apresenta a evolução da coloração do sensor, mostrando que a frequência da luz emitida por ele aumenta em função do tempo de exposição à luz azul.

SILVA, M. M. et al. Fabricação de sensor orgânico flexível para aplicação em terapia com luz azul. tecnol. Metal. Mater. Miner., n. 3, jul.-set. 2011 (adaptado).
Os espectros de fotoluminescência do sensor no início e no final do tratamento estão esboçados no gráfico:
De acordo com o texto, a resposta óptica do sensor, que era dada pela coloração vermelho-laranja no inicio do tratamento, se altera para o verde. Já que a luz verde possui maior frequência e, consequentemente, menor comprimento de onda que a luz vermelho-laranja, temos que o gráfico que melhor representa a situação em questão é o encontrado na alternativa A.
Portanto, alternativa "A".
(Créditos da resolução: Curso Objetivo)
(ENEM 2025 - 1ª Aplicação).
A figura apresenta a herança genética de uma característica a partir do cruzamento de insetos de uma mesma espécie.

Qual alternativa representa a proporção fenotípica da prole resultante do cruzamento entre indivíduos da primeira geração?
A herança genética demonstrada na figura representa um caso de codominância, na qual o heterozigoto apresenta as duas características.
Parentais:
BB: presença de círculos escuros
LL: presenta de listra
BL x BL
| M \ F | B | L |
|---|---|---|
| B | BB | BL |
| L | BL | LL |
Logo, a proporção resultante é:
1 BB: presença de círculos escuros (25%)
1 LL: presença de listra (25%)
2 BL: presença de círculos escuros e listra (50%)
Portanto, alternativa "E".
(Créditos da resolução: Curso Objetivo)
(ENEM 2025 - 1ª Aplicação).
Para transportar uma caixa do primeiro para o segundo piso de uma construção, um trabalhador precisará arrasta-lá sobre um plano inclinado. O trabalhador começa a arrastar a caixa no primeiro piso, exercendo sobre ela uma força de grande intensidade, paralela ao seu deslocamento. Na medida em que a caixa sobe o plano inclinado, ele decide reduzir a força sobre ela, arrastando-a lentamente até chegar ao segundo piso. Considere que a caixa permanece em movimento nos encontros dos pisos com o plano inclinado, e que a rugosidade entre as superfícies permanece a mesma durante todo o percurso.
O comportamento da força de atrito entre a caixa e o chão no plano inclinado é representado em:
Sendo a força aplicada paralela ao plano, a força normal trocada entre a caixa e o plano inclinado tem intensidade [tex]F_{N} = μ \cdot m \cdot g \cdot cos θ[tex] (θ é a inclinação do plano inclinado) e a força de atrito dinâmico trocada entre a caixa e o plano inclinado terá intensidade constante dada por:
[tex]F_{(atrito\ dinâmico)} = μ \cdot F_{N} = μ \cdot m \cdot g \cdot cos θ[tex]
Portanto, a força de atrito permanece constante, não importando a tipo de movimento da caixa.
Portanto, alternativa "C".
(Créditos da resolução: Curso Objetivo)
(ENEM 2025 - 1ª Aplicação).
A Figura 1 apresenta o esquema de um tubo de imagem em que um filamento, na posição A, libera elétrons por efeito termiônico. Esses elétrons formam um feixe estreito, que é acelerado por campos elétricos em direção à parte interna da tela. Nesse caminho, o feixe de elétrons passa por outro campo elétrico, na região B, atingindo, em seguida, a parte interna da tela do tubo, a qual é recoberta por um material que emite luz ao receber o impacto dos elétrons.

Na Figura 2, a carga negativa representa o feixe de elétrons que é acelerado e, posteriormente, atinge um ponto da tela. O campo elétrico na região B apresenta a seguinte configuração:

Grupo de Reelaboração do Ensino de Física. Física 3: eletromagnetismo. São Paulo: Edusp, 2000 (adaptado).
Nessa situação, qual ponto da tela será atingido pelo feixe de elétrons?
Como a partícula que penetra o campo elétrico é negativa, a força elétrica e o campo elétrico têm sentidos opostos.

Nessa situação, o feixe será desviado de tal maneira a atingir o ponto 2.
Portanto, alternativa "B".
(Créditos da resolução: Curso Objetivo)
(ENEM 2025 - 1ª Aplicação).
A tirinha ilustra um processo físico em que uma onda sonora, produzida pela Mônica, causa a quebra das taças de cristal. O fenômeno ondulatório que provoca a quebra das taças só é possível em razão de uma característica da voz produzida pela Mônica naquele momento, que, diferentemente do que sugere a tirinha, não está relacionada à sua intensidade.

Disponível em: https://artedafisicapibid.blogspot.com. Acesso em: 23 nov. 2021 (adaptado).
Esse fenômeno e a característica associada à voz da Mônica são, respectivamente,
O fenômeno responsável pelo colapso da taça é a ressonância, que consiste de um sistema “aceitar” a energia emitida por outro quando essa energia é transferida numa das frequências naturais de vibração do sistema receptor da energia.
Portanto, alternativa "B".
(Créditos da resolução: Curso Objetivo)
(ENEM 2025 - 1ª Aplicação).
Em uma aula prática de química orgânica, um professor identificou os frascos de várias substâncias apenas por suas fórmulas moleculares. Em seguida, apresentou a representação tridimensional da molécula do borneol, um álcool secundário, conforme a figura. Ele explicou que, quando oxidado, o borneol dá origem à cânfora, uma cetona usada desde a Antiguidade como incenso e no preparo de medicamentos. Finalmente, o professor solicitou que os alunos identificassem o frasco contendo a substância cânfora.

SANTOS, A. P. B. et al. Oxidação do borneol à cânfora com água sanitária: um experimento simples de baixo custo e limpo. Química Nova, n. 6, 2009 (adaptado).
O frasco contendo cânfora apresenta a fórmula molecular:
A oxidação do álcool secundário Borneol produz a cetona cânfora, com fórmula molecular [tex]C_{10}H_{16}O[tex], com mostra a equação a seguir:

Portanto, alternativa "C".
(Créditos da resolução: Curso Objetivo)
(ENEM 2025 - 1ª Aplicação).
As usinas termonucleares são aquelas que produzem energia elétrica a partir da geração de energia térmica proveniente das reações nucleares. Normalmente, essas usinas funcionam por meio de dois circuitos, denominados circuito primário (vaso de pressão, pressurizador e bomba) e circuito secundário (gerador de vapor, turbina, condensador, tanque de alimentação e bombas), além de um sistema de água de refrigeração, formado por uma bomba ligada a uma fonte hídrica natural.

Durante a operação da usina, se o sistema de água de refrigeração funcionar de forma ineficiente pode causar poluição térmica, comprometendo a vida no ecossistema aquático.
Disponível em: www.eletronuclear.gov.br. Acesso em: 29 nov. 2021 (adaptado).
Para o ecossistema aquático, a ineficiência do sistema de água de refrigeração tem como consequência a
O aumento de temperatura da água do ecossistema aquático diminuiu a solubilidade do gás oxigênio, provocando a morte de peixes e outros organismos, além da diminuição da biodiversidade do meio.
Portanto, alternativa "E".
(Créditos da resolução: Curso Objetivo)
(ENEM 2025 - 1ª Aplicação).
No início do século XX, as fórmulas das substâncias eram representadas de modo diferente do atual. A figura apresenta uma fotografia bem antiga (1909) que registra uma aula de química ministrada em um colégio em Santos (SP). Um olhar mais atento permite identificar como os compostos químicos eram representados.

O nitrogênio era chamado de azoto e representado pelo símbolo Az. Vê-se na lousa a equação representativa da adição do oxigênio atômico (O) ao monóxido de nitrogênio (AzO) com a formação de dióxido de nitrogênio ([tex]AzO_{2}[tex]). Analogamente, o nitrato de sódio era representado por [tex]NaAzO_{3}[tex].
Disponível em: www.novomilenio.inf.br. Acesso em: 29 ago. 2014 (adaptado).
Em 1909, as representações das substâncias ácido nítrico e cloreto de cálcio, tendo por base essas informações e seguindo a mesma lógica, seriam, respectivamente:
Como o elemento nitrogênio é o azoto (Az) a fórmula ácido nítrico ([tex]HNO_{3}[tex]), será representada por [tex]HAzO_{3}[tex]. O cloreto de cálcio ([tex]CaCl_{2}[tex]) é representado, segundo a mesma lógica, por [tex]CaCl_{2}[tex].
Portanto, alternativa "A".
(Créditos da resolução: Curso Objetivo)
(ENEM 2025 - 1ª Aplicação).
O fruto do cajueiro é um aquênio repleto de um líquido escuro, quase preto, cáustico e inflamável. Esse líquido da casca da castanha do caju (LCC) representa aproximadamente 25% da massa da castanha e é um subproduto de agronegócio do caju. Quando submetido a altas temperaturas, o ácido anacárdico presente no LCC é convertido a cardanol, que recebe a denominação de LCC técnico, conforme o esquema:

MAZZETTO, S. E.; LOMONACO, D.; MELE, G. Óleo da castanha de caju: oportunidades e desafios no contexto do desenvolvimento e sustentabilidade industrial. Química Nova, n. 3, 2009 (adaptado).
O LCC técnico é produzido por meio de uma reação orgânica do tipo
Na transformação apresentada, há eliminação de gás carbônico ([tex]CO_{2}[tex]) proveniente do grupo carboxila presente no ácido anacárdico, formando o cardanol.

Tal reação é denominada descarboxilação.
Portanto, alternativa "E".
(Créditos da resolução: Curso Objetivo)
(ENEM 2025 - 1ª Aplicação).
A química nuclear é uma importante ferramenta na produção de substâncias utilizadas na área da saúde humana. A radiação emitida pelo cobalto-60 é utilizada na medicina como ferramenta de diagnóstico e no tratamento do câncer. No entanto, esse radioisótopo tem um tempo de armazenamento limitado, pois seu tempo de meia-vida é de 5,3 anos. Considere um frasco com uma amostra contendo 2,00 mg de cobalto-60, armazenado durante um período de 26,5 anos.
A massa de cobalto-60, em miligrama, que restará ao final desse tempo é mais próxima de
Partindo-se de uma massa de 2,00 mg de cobalto-60, com o período de meia-vida de 5,3 anos, tem-se:

Assim, após 5 períodos de meia-vida (5,3 x 5 = 26,5 anos), restará 0,0625 mg de cobalto-60. A resposta que mais se aproxima é 0,06 mg.
Portanto, alternativa "E".
(Créditos da resolução: Curso Objetivo)
(ENEM 2025 - 1ª Aplicação).
O esquema apresenta as etapas do processo de biodigestão, uma forma de dar um destino sustentável a excrementos animais e restos de comida produzidos em áreas de criação de gado e porcos confinados.

Disponível em: www.engquimicasantossp.com.br. Acesso em: 11 fev. 2015 (adaptado).
Dar destino sustentável às sobras, conforme apresentado na etapa 4, ajuda a evitar a
A eutrofização é provocada pelo excesso de nutrientes em corpos de água, principalmente por conta de nitrogênio e fósforo, encontrados no esgoto e nos fertilizantes.
Dar destino sustentável ás sobras que servem como fertilizantes, conforme apresentado na etapa 4 do esquema mostrado na questão, ajuda a evitar o fenômeno.
Portanto, alternativa "B".
(Créditos da resolução: Curso Objetivo)
(ENEM 2025 - 1ª Aplicação).
Golden Rice, ou arroz dourado, é uma variedade de arroz enriquecida em betacaroteno, precursor da vitamina A. Foi desenvolvida para ajudar a combater a doença decorrente da deficiência dessa vitamina. Para a obtenção dessa variedade de arroz, foram utilizados métodos de engenharia genética.
BORÉM, A.; SANTOS, F. R. entendendo a biotecnologia. Viçosa: UFV, 2008 (adaptado).
Esse alimento contribui para diminuir a carência associada a qual doença?
A vitamina A, cujo precursor é o betacaroteno, é um composto importante para a síntese da rodopsina (pigmento fotorreceptor, presente na retina do olho humano). A carência de vitamina A na dieta pode provocar uma avitaminose, conhecida como cegueira noturna.
Portanto, alternativa "D".
(Créditos da resolução: Curso Objetivo)
(ENEM 2025 - 1ª Aplicação).
Em sua maioria, os equipamentos eletrônicos domésticos demandam baixa potência elétrica em corrente contínua. Para alimentá-los, uma fonte externa ou embutida transforma a corrente alternada em corrente contínua de baixa tensão. Entretanto, cada equipamento tem suas especificidades, e muitas vezes não é possível simplesmente trocar essas fontes sem levar em conta a tensão, a corrente ou a potência elétrica de saída.
Considere um equipamento de resistência elétrica [tex]R_{C}[tex] que funciona corretamente apenas em um dado valor de tensão. Porém, a única fonte de alimentação disponível fornece uma tensão 20% superior à tensão recomendada. Para adaptar essa fonte ao aparelho, a associação de um resistor de proteção [tex]R_{P}[tex], de potência adequada, se faz necessária.
A configuração adequada do circuito e o valor do resistor de proteção, em relação ao valor da resistência do equipamento, são:
Como a tensão fornecida pela fonte é superior à tensão recomendada para o equipamento de resistência elétrica [tex]R_{C}[tex], é necessário “dividir” a tensão fornecida. Para tanto, devemos associar o resistor de proteção [tex]R_{P}[tex] em série com o equipamento.
Dessa forma, temos:

[tex] U = U_{P} + U_{C} [tex]
[tex] 1,2 U_{C} = U_{P} + U_{C} [tex]
[tex] U_{P} = 1,2 U_{C} - U_{C} [tex]
[tex] U_{P} = 0,2 U_{C} [tex]
Mas, [tex] R_{P}[tex] e [tex] R_{C}[tex] estão associados em série e, portanto, devem ser percorridos pela mesma intensidade de corrente elétrica (i). Assim:
[tex] U_{P} = 0,2 U_{C} [tex]
[tex] R_{P} \cdot \color{Red}{i} = 0,2 \cdot R_{C} \cdot \color{Red}{i} [tex]
[tex] R_{P} = 0,2 \cdot R_{C} [tex]
Portanto, alternativa "E".
(Créditos da resolução: Curso Objetivo)
(ENEM 2025 - 1ª Aplicação).
O Brasil é o maior produtor mundial de nióbio (massa molar = 93 g mol[tex]^{−1}[tex]), metal utilizado na fabricação de vários tipos de aço: automotivos, estruturais e inoxidáveis. O processo utilizado na produção do nióbio é a redução aluminotérmica de [tex]Nb_{2}O_{5}[tex] com excesso de 10% de Al (massa molar = 27 g mol[tex]^{−1}[tex]), em relação à quantidade estequiométrica da reação, representada pela equação química:
[tex]3 Nb_{2}O_{5} (s) + 10 Al (s) → 6 Nb (s) + 5 Al_{2}O_{3} (s)[tex]
Uma engenheira metalúrgica estimou a massa de alumínio necessária para produzir 9,3 kg de nióbio, nas condições descritas, para a produção de um lote de peças de aço encomendado por uma indústria, considerando um rendimento de 100%.
Disponível em: www.cbmm.com.br. Acesso em: 17 out. 2015 (adaptado).
A massa de alumínio, em quilograma, estimada pela engenheira é mais próxima de
Cálculo da massa do alumínio, considerando a proporção estequiométrico e as massas molares:
Cálculo da massa do alumínio, considerando excesso de 10%:
4,5 kg de Al -------- 100%
[tex] y = \frac{4,5\ \cdot\ 110}{100} [tex]
[tex]y = 4,95\ kg\ de\ Al[tex]
Logo, a massa do alumínio é mais aproximado de 5,0 kg.
Portanto, alternativa "E".
(Créditos da resolução: Curso Objetivo)
(ENEM 2025 - 1ª Aplicação).
O nível sonoro, em decibel (dB), é calculado pela expressão:
[tex] n = 10\ log_{10}^{\frac{I}{I_{0}}}[tex]
Uma conversa normal entre duas pessoas gera sons de níveis sonoros entre 50 e 60 dB, enquanto pessoas gritando podem gerar sons de níveis superiores a 100 dB. Supondo que, no centro de um estádio de futebol, foram realizadas medidas para avaliar o ruído médio de uma pessoa gritando a palavra “gol” em diferentes posições das arquibancadas. O valor médio obtido, considerando um grande número de medidas, foi de 100 dB. Com esse dado, estimou-se o ruído sonoro produzido por 10 000 pessoas, distribuídas aleatoriamente nas arquibancadas, enquanto gritavam, simultaneamente, a palavra “gol”.
O valor médio estimado para o ruído produzido por essas pessoas, na posição central desse estádio hipotético, foi de
(I) Uma pessoa gritando gol:
[tex] n = 10\ log_{10}^{\frac{I}{I_{0}}}[tex]
[tex] 100 = 10\ log_{10}^{\frac{I}{I_{0}}}[tex]
[tex] \frac{100}{10} = log_{10}^{\frac{I}{I_{0}}}[tex]
[tex] 10 = log_{10}^{\frac{I}{I_{0}}}[tex] (por definição de logaritmo)
[tex] \frac{I}{I_{0}} = 10^{10} (1)[tex]
(II) Agora, 10 000 pessoas gritando gol. Nesse caso:
[tex]I_{2} = 10.000\ I_{1} = 10^{4} \ I_{1}[tex]
Logo:
[tex] n_{2} = 10\ log_{10}^{\frac{I_{2}}{I_{1}}}[tex]
[tex] n_{2} = 10\ log_{10}^{(\frac{10^{4} \ I_{2}}{I_{1}})} (2)[tex]
(III) Por último, fazendo a substituindo de (1) em (2):
[tex] n_{2} = 10\ log_{10}^{(10^{4}\ \frac{I_{2}}{I_{1}})}[tex]
[tex] n_{2} = 10\ log_{10}^{(10^{4}\ \cdot\ 10^{10})}[tex]
[tex] n_{2} = 10\ log_{10}^{(10^{14})}[tex]
[tex] n_{2} = 10\ \cdot 14 \cdot log_{10}^{10}[tex]
[tex] n_{2} = 140 \cdot 1 [tex]
[tex] n_{2} = 140\ dB[tex]
Portanto, alternativa "C".
(Créditos da resolução: Curso Objetivo)
(ENEM 2025 - 1ª Aplicação).
O despejo acidental de óleo nos oceanos tem ocasionado incontáveis prejuízos à vida marinha e à economia de regiões costeiras. Métodos tradicionais de tratamento do despejo geram resíduos de difícil descarte e nem sempre são eficazes. Por isso, pesquisadores desenvolveram um filtro capaz de separar óleo e água. O dispositivo é montado sobre uma malha de aço com uma sequência de camadas. A primeira camada é formada por um polímero de carga positiva, a segunda é composta por nanopartículas de sílica ([tex]SiO_{2}[tex]), a terceira é formada pelo mesmo polímero e a última é um surfactante, conforme apresentado na figura.

BROWN, P. S.; BHUSHAN, B. Mechanically durable, superoleophobic coatings prepared by layer-by-layer technique for anti-smudge and oil-water separation. Scientific Reports, v. 5, mar. 2015 (adaptado).
Na utilização desse dispositivo, a retenção do óleo ocorre
Na utilização deste dispositivo, a água, após atravessar a malha de ação fica retida na camada composta por nanopartículas de sílica, enquanto íons dissolvidos e outras moléculas ficam retidas nas camadas superior e inferior do polímero.
O óleo atravessa as camadas mencionadas e fica retido pelo surfactante. O surfactante é uma molécula anfifílica (possui parte apolar, lipofílica, e parte polar, hidrofílica). Portanto, o óleo fica retido pela parte apolar do surfactante.
Portanto, alternativa "A".
(Créditos da resolução: Curso Objetivo)
(ENEM 2025 - 1ª Aplicação).
Alguns hormônios sexuais têm ganhado notável atenção nos últimos anos por suas concentrações cada vez maiores no solo e na água em todo o mundo. O motivo da preocupação é porque, em níveis poluentes, eles têm sido associados ao câncer de mama e ao câncer de próstata, além de perturbarem a fisiologia dos peixes, podendo, ainda, afetarem o desenvolvimento reprodutivo de animais domésticos e selvagens. Assim, o descarte inadequado desses hormônios representa uma séria ameaça ao solo, plantas, recursos hídricos e humanos. De baixa polaridade, eles apresentam uma solubilidade pequena e variável em água, dependendo dos grupos presentes em suas estruturas, representando um grande risco para os ambientes aquáticos. As figuras a seguir apresentam as estruturas de alguns desses hormônios.

MUHAMMAD, A. et al. Environmental Impact of Estrogens on Human, Animal and Plant Life: a Critical Review. Environment International, n. 99, 2017 (adaptado).
Do ponto de vista das interações químicas, qual desses hormônios apresenta maior solubilidade em ambientes aquáticos?
A substância mais solúvel em ambientes aquáticas é o Estriol por apresentar mais grupos hidroxilas (-- OH) e, portanto, ser mais polar.
Quanto mais polar a substância, mais solúvel em água é.

Portanto, alternativa "B".
(Créditos da resolução: Curso Objetivo)
(ENEM 2025 - 1ª Aplicação).
A figura ilustra as informações contidas no manual de um sistema de alarme que utiliza transmissores e receptores de radiação eletromagnética para a detecção de movimento. O receptor é regulado pelo tempo de resposta, que corresponde ao intervalo de tempo necessário para o corpo do invasor atravessar completamente o feixe, de diâmetro d = 15 cm. Considere que a menor porção do corpo de um invasor é a sua posição de perfil, cuja espessura típica é 20 cm. São indicados cinco possíveis movimentos de um invasor e suas velocidades típicas, que devem ser observadas para a escolha do tempo de resposta.

Manual de referência e instalação: sensor de barreira ativo. Disponível em: cs.ind.br. Acesso em: 2 dez. 2021 (adaptado).
Nesse sistema, o menor tempo de resposta, em milissegundo, que garante a detecção de um possível invasor é mais próximo de
O movimento na direção vertical (subindo ou descendo) não nos interessa porque a distância a ser detectada seria a altura da pessoa que é muito maior que a sua espessura.
No movimento na direção horizontal a distância a ser percorrida é a espessura do feixe (15 cm) somada com a espessura da pessoa (20 cm).
O tempo de resposta será mínimo quando ΔS for mínimo ([tex]35\ cm = 35 \cdot 10^{-2}\ m[tex]) e a velocidade escalar for máxima (5,0 m/s).
[tex]V_{(máxima)} = \frac{ΔS_{(mínimo)}}{Δt_{(mínimo)}} [tex]
[tex]Δt_{(mínimo)} = \frac{ΔS_{(mínimo)}}{V_{(máxima)}} [tex]
[tex]Δt_{(mínimo)} = \frac{35\ \cdot\ 10^{-2}}{5,0} [tex]
[tex]Δt_{(mínimo)} = 7,0 \cdot 10^{-2}\ s [tex]
Agora, convertendo para ms.
[tex]Δt_{(mínimo)} = 7,0 \cdot 10^{-2}\ \cdot 10^{3}\ ms [tex]
[tex]Δt_{(mínimo)} = 7,0 \cdot 10^{1}\ ms [tex]
[tex]Δt_{(mínimo)} = 70\ ms [tex]
Portanto, alternativa "B".
(Créditos da resolução: Curso Objetivo)
(ENEM 2025 - 1ª Aplicação).
A dimetilamina é uma substância de elevada toxidez que entra em ebulição a 7 °C. Na madrugada de um dia frio, essa substância se espalhou por uma rodovia após um acidente de trânsito envolvendo um caminhão que transportava esse produto. Para minimizar a agressão ao meio ambiente, bem como evitar a evaporação da dimetilamina com a elevação da temperatura ao longo do dia, um químico considerou o uso de algumas substâncias ou misturas como água, vinagre, óleo de soja, sal de cozinha e bicarbonato de sódio.
Dentre as opções apresentadas, o tratamento correto para minimizar esse problema é usar
A dimetilamina é uma substância de caráter básico. Logo, para que seja devidamente neutralizada, deve-se reagir essa substância com outra que tenha caráter ácido.
Dentre as opções fornecidas, a única que possui caráter ácido é o vinagre (solução de ácido acético):

Esta reação, portanto, minimiza o problema do derramamento da dimetilamina na rodovia.
Portanto, alternativa "B".
(Créditos da resolução: Curso Objetivo)
(ENEM 2025 - 1ª Aplicação).
O aquecimento em fogões por indução utiliza bobinas para produzir um campo magnético variável. Essa bobina se localiza abaixo do vidro cerâmico sobre o qual a panela se apoia. O mecanismo aquece apenas a panela que se encontra na zona de cozimento, o que é uma das principais vantagens em relação ao uso do fogão a gás ou de resistência elétrica.

PEREIRA, A. B. et al. Fogões de indução: montagem e testes de um circuito disponível. Disponível em: https://publicacoes.fatecsertaozinho.edu.br. Acesso em: 21 maio 2025 (adaptado).
O uso do campo magnético variável tem a finalidade de
O campo magnético variável irá gerar no material ferromagnético que constitui a panela (ação por exemplo), correntes elétricas denominadas correntes de Foucaut.
Essas correntes elétricas, por efeito Joule, transferem a energia que será absorvida pelo líquido.
Portanto, alternativa "D".
(Créditos da resolução: Curso Objetivo)
(ENEM 2025 - 1ª Aplicação).
Plantas e algas realizam fotossíntese oxigênica para síntese de matéria orgânica e, para isso, utilizam trifosfato de adenosina (ATP) e nicotinamida adenina dinucleotídeo fosfato reduzido (NADPH). Já algumas bactérias fotossintetizantes não apresentam cloroplasto e clorofila, mas um pigmento denominado bacterioclorofila. Esses procariotos realizam a fotossíntese anoxigênica, um processo de síntese de matéria orgânica utilizando o gás carbônico ([tex]CO_{2}[tex]) e o gás sulfídrico ([tex]H_{2}S[tex]).
Na fotossíntese oxigênica, qual composto desempenha função análoga à do [tex]H_{2}S[tex]?
Na fotossíntese anoxigênica, o gás sulfídrico ([tex]H_{2}S[tex]) fornece prótons ([tex]H^{+}[tex]) e elétrons, assim como água ([tex]H_{2}O[tex]) o faz na fotossíntese oxigênica.
Portanto, alternativa "E".
(Créditos da resolução: Curso Objetivo)
(ENEM 2025 - 1ª Aplicação).
As cangas são ambientes resultantes da atuação, ao longo de milhões de anos, de chuvas, enxurradas, calor e ventos em rochas ricas em ferro. São compostas por até 90% de óxidos de ferro e contêm solos muito ácidos, rasos, com reduzidos índices de fertilidade e temperaturas que atingem quase 70 °C na superfície. Ao contrário do que se imagina, esse tipo de ambiente abriga comunidades de plantas e animais com elevado número de espécies e distribuição restrita.
CARMO, F. F. et al. Ilhas de ferro estratégicas para a conservação. Disponível em: http://cienciahoje.org.br. Acesso em: 2 dez. 2018 (adaptado).
A seleção adaptativa nesses ambientes favorece a ocorrência de espécies
O texto refere-se a um ambiente com características peculiares, permitindo que ali se instalem espécies adaptadas a tais características e com distribuição restrita, logo essas espécies são endêmicas.
Portanto, alternativa "C".
(Créditos da resolução: Curso Objetivo)
(ENEM 2025 - 1ª Aplicação).
Para a produção de titânio metálico ou dióxido de titânio puros, é necessário fazer a cloração do minério que contém dióxido de titânio, com o objetivo de separar esse óxido de outras substâncias presentes no minério. A principal reação química de cloração é representada por:
[tex]TiO_{2} (s) + 2\ Cl_{2} (g) ↔ TiCl_{4} (g) + O_{2} (g) ΔH = +175 kJ/mol[tex]
Depois da cloração, o tetracloreto de titânio é condensado e convertido, novamente, a dióxido de titânio.
Após o sistema atingir o equilíbrio químico, como a formação do TiCl4 pode ser favorecida?
A formação de [tex]TiCl_{4}(g[tex]) pode ser favorecida deslocando o equilíbrio químico para a direita.
[tex]TiO_{2} (s) + 2\ Cl_{2} (g) ↔ TiCl_{4} (g) + O_{2} (g) ΔH = +175 kJ/mol[tex]
Como o ΔH da reação é positivo, trata-se de uma reação endotérmica que poderia ser favorecida pelo aumento da temperatura do sistema.
Como na reação não ocorre nem contração nem expansão de gases (2 volumes de gases reagentes e 2 volumes de gases produtos), o equilíbrio não é afetado por variação da pressão do sistema.
Como [tex]TiO_{2}[tex] se encontra no estado sólido, variando a sua quantidade, não afeta o equilíbrio.
Portanto, alternativa "D".
(Créditos da resolução: Curso Objetivo)
(ENEM 2025 - 1ª Aplicação).
A laje de um depósito de bebidas tem 50 m² de área útil de armazenamento e foi projetada para suportar pressões de até [tex]10^{4}\ Pa[tex]. O gerente do estabelecimento pretende armazenar um produto cuja densidade é 1 250 kg/m³. Considere a aceleração da gravidade igual a 10 m/s².
A altura máxima, em metro, de empilhamento do produto que essa laje é capaz de suportar é
Da definição de pressão:
[tex] ρ = \frac{peso}{área} = \frac{m\ \cdot\ g}{A} = \frac{μ\ \cdot\ V\ \cdot\ g}{A} = μ \cdot \frac{A\ \cdot\ h}{A} \cdot g = μ \cdot h \cdot g[tex]
[tex] ρ = μ \cdot h \cdot g[tex]
[tex] 1,0 \cdot 10^{4} = 1250 \cdot h \cdot 10[tex]
[tex] \frac{1,0\ \cdot\ 10^{4}}{1250\ \cdot\ 10} = h[tex]
[tex] h = \frac{10\ 000}{12\ 500}[tex]
[tex] h = 0,80\ m[tex]
Portanto, alternativa "C".
(Créditos da resolução: Curso Objetivo)
(ENEM 2025 - 1ª Aplicação).
Em uma comunidade rural, os moradores utilizam uma bomba-d’água alimentada por 100 V de tensão contínua, podendo variar em até 5 V. Um eletrotécnico pretende instalar placas fotovoltaicas para alimentar essa bomba. As placas são idênticas e cada uma apresenta tensão de operação igual a 34 V com corrente de 7,5 A. Além disso, cada placa apresenta 40 V de tensão elétrica, quando em circuito aberto. Assim, considerando que a placa descrita é um gerador não ideal, em circuito aberto ela pode ser representada conforme a figura:

O eletrotécnico construiu um circuito que permite à bomba-d’água operar corretamente com o menor número possível de placas conectadas. Para isso, desenhou um diagrama no qual todas essas placas são representadas como um único gerador não ideal, com a especificação das correspondentes características elétricas.
O diagrama que representa o circuito construído pelo eletrotécnico é:
Do enunciado, a bomba d’água pode ser alimentada por uma tensão elétrica em seus terminais que pode variar entre 95V e 105V.
Para um número mínimo de placas, elas devem ser associadas em série e, portanto, a intensidade da corrente elétrica no circuito é de 7,5A e f.e.m. equivalente deve ser um múltiplo de 40V.
Além disso, a resistência interna de cada placa é dada por:
[tex]U' = E - r \cdot i [tex]
[tex]34 = 40 - r \cdot 7,5 [tex]
[tex] 7,5r = 40 - 34 [tex]
[tex] r = \frac{6}{7,5} = 0,80 Ω [tex]
Assim, o gerador não ideal equivalente deve ter resistência interna equivalente que seja múltiplo de 0,80 Ω.
De todo o exposto, o diagrama que representa o circuito construído pelo eletrotécnico é o da alternativa B.
De fato:
[tex] U = E_{(eq)} - r_{(eq)} \cdot i [tex]
[tex] U = 120 - 2,4 \cdot 7,5 [tex]
[tex] U = 120 - 18 [tex]
[tex] U = 102 V [tex]
Esse valor está dentro do
Portanto, alternativa "B".
(Créditos da resolução: Curso Objetivo)
(ENEM 2025 - 1ª Aplicação).
Objetos de prata escurecem em contato com compostos contendo enxofre por causa da formação de uma fina camada de sulfeto de prata. Um método simples para clarear o objeto consiste em forrar um recipiente com papel alumínio, adicionar ao recipiente uma solução aquosa de cloreto de sódio e, enfim, mergulhar o objeto de prata enegrecido. Em cerca de três minutos, a prata volta à coloração original. As seguintes semirreações e os respectivos potenciais-padrão de redução são úteis para a compreensão dos fenômenos ocorridos.
[tex] Ag_{2}S (s) + 2 e^{−} → 2 Ag (s) + S^{2−} (aq) −0,69 V[tex]
[tex]O_{2} (g) + 4 H^{+} (aq) + 4 e^{−} → 2 H_{2}O (l) +1,23 V[tex]
[tex]Al^{3+} (aq) + 3 e^{−} → Al (s) −1,68 V [tex]
SARTORI, E. R.; BATISTA, E. F.; FATIBELLO-FILHO, O. Escurecimento e limpeza de objetos de prata: um experimento simples e de fácil execução envolvendo reações de oxidação-redução. Química Nova na Escola, n. 30, 2008 (adaptado).
Os valores das diferenças de potencial-padrão das reações que representam o escurecimento e o clareamento do objeto de prata são, respectivamente:
(I) Cálculo da diferença de potencial padrão da reação que representa o escurecimento da prata; invertendo e multiplicando por 2 a primeira reação e somando com a segunda, temos:

(II) Cálculo da diferença de potencial padrão da reação do clareamento do objeto de prata; multiplicando a primeira reação por 3 e invertendo e multiplicando por 2 a terceira reação, temos:

Portanto, alternativa "B".
(Créditos da resolução: Curso Objetivo)
(ENEM 2025 - 1ª Aplicação).
Apaixonada por culinária e química, uma chefe de cozinha calculou que, para promover o crescimento adequado da massa durante o cozimento de um bolo a 180 °C (453 K) e 1,00 atm, ela precisaria utilizar uma quantidade de fermento químico suficiente para produzir um volume de gás igual a 4,00 L. Com esse objetivo, ela escolheu utilizar o bicarbonato de amônio, um composto que, sob aquecimento, degrada-se em três gases distintos, que são os responsáveis pelo crescimento da massa. A decomposição do bicarbonato de amônio ocorre conforme a equação química apresentada e, nas condições do cozimento, seu rendimento é de 80%.
[tex] NH_{4}HCO_{3} (s) → NH_{3} (g) + CO_{2} (g) + H_{2}O (g)[tex]
Considere que a mistura dos gases se comporta como gás ideal nas condições de cozimento utilizadas pela chefe.
Dados: Massa molar do [tex]NH_{4}HCO_{3} = 79\ g ⋅ mol^{-1}[tex] e [tex]R = 0,082\ atm ⋅ L ⋅ mol^{−1} ⋅ K^{−1}[tex].
A massa, em grama, de bicarbonato de amônio que ela deve utilizar é mais próxima de
Cálculo da quantidade de mols da mistura de gases:
[tex]P \cdot V = n \cdot R \cdot T [tex]
[tex] 1 \cdot 4 = n \cdot 0,082 \cdot 453 [tex]
[tex] 4 = n \cdot 37,146 [tex]
[tex] n = \frac{4}{37,146} [tex]
[tex] n = 0,108\ mol [tex]
Cálculo da massa de [tex]NH_{4}HCO_{3}[tex]:

[tex] 2,4 x = 79 \cdot 0,108\ [tex]
[tex] x = \frac{8,532}{2,4} [tex]
[tex] x \cong 3,5\ g\ de\ NH_{}4 HCO_{3}[tex]
Portanto, alternativa "B".
(Créditos da resolução: Curso Objetivo)
(ENEM 2025 - 1ª Aplicação).
Segundo o princípio da independência dos movimentos, de Galileu, sempre que a velocidade resultante de um corpo puder ser decomposta em duas ou mais componentes perpendiculares entre si, cada um desses movimentos poderá ser analisado separadamente como se os outros não existissem. Esse princípio é muito útil para a simplificação de alguns problemas reais, em três dimensões. Considere um avião que, ao decolar, é instruído pela torre a atingir, em 6 minutos, uma posição de 20 km a Leste, 20 km a Norte e 1 km de altitude em relação ao ponto de decolagem, conforme a figura (fora de escala). No entanto, no instante da decolagem, começa a soprar um vento cujo vetor velocidade tem componentes 30 km/h para Leste, 20 km/h para Sul e 1 km/h de cima para baixo.

Durante a ação do vento, a velocidade v que o piloto deve estabelecer em relação ao ar para que o avião chegue à posição esperada no tempo indicado tem as componentes
Encontrar a velocidade resultante [tex]\vec{V}_{R}[tex]:
• Na direção Leste:
[tex]V_{L} = \frac{ΔS}{Δt} = \frac{20\ km}{0,10\ h} = 200\ km/h [tex]
• Na direção Norte:
[tex]V_{N} = \frac{ΔS}{Δt} = \frac{20\ km}{0,10\ h} = 200\ km/h [tex]
• Na direção vertical:
[tex]V_{V} = \frac{ΔS}{Δt} = \frac{1\ km}{0,10\ h} = 10\ km/h [tex]
Agora, encontrar a velocidade de arrastamento do vento [tex]\vec{V}_{arr}[tex]:
• Na direção Leste:
[tex]V_{L} = 30\ km/h [tex]
• Na direção Norte:
[tex]V_{L} = -\ 30\ km/h [tex] (para o sul)
• Na direção vertical:
[tex]V_{V} = -\ 1\ km/h [tex] (para baixo)
De acordo com o Teorema de Roberval:
[tex]\vec{V}_{R} = \vec{V}_{Rel} + \vec{V}_{arr} \Longrightarrow \vec{V}_{Rel} = \vec{V}_{R} - \vec{V}_{arr}[tex]
Na direção Leste:
[tex]\vec{V}_{Rel} = \vec{V}_{R} - \vec{V}_{arr} = 200 - 30 = 170\ km/h[tex]
Na direção Norte:
[tex]\vec{V}_{Rel} = \vec{V}_{R} - \vec{V}_{arr} = 200 - (- 20) = 220\ km/h[tex]
Na direção vertical:
[tex]\vec{V}_{Rel} = \vec{V}_{R} - \vec{V}_{arr} = 10 - (- 1) = 11\ km/h[tex]
Observe o esquema a seguir:

Portanto, alternativa "D".
(Créditos da resolução: Curso Objetivo)
(ENEM 2025 - 1ª Aplicação).
Nos processos de transformação e reciclagem de recursos naturais, as velocidades das reações químicas são estudadas pela cinética química. Uma reação A → B é realizada na presença e na ausência de uma enzima, com todas as demais condições permanecendo inalteradas. Considere que, no gráfico da variação de energia ao longo dessa reação, a linha contínua representa o avanço da reação na ausência da enzima, e a linha pontilhada, na presença da enzima.
O gráfico que representa a situação descrita é:
Enzimas são catalisadores biológicos. Aceleram as reações diminuindo a energia de ativação (energia necessária para a reação começar).

Portanto, alternativa "C".
(Créditos da resolução: Curso Objetivo)
(ENEM 2025 - 1ª Aplicação).
A resistência de um fio de platina pode ser usada para medir temperaturas entre 0 °C e 100 °C e já foi utilizada como referência para a escala internacional de temperatura. Para um sensor feito de platina, a relação entre a resistência e a temperatura pode ser descrita por uma equação do tipo R(T) = A + BT, em que T é a temperatura e A e B são constantes. O gráfico apresenta a dependência da resistência em função da temperatura para cinco diferentes sensores.

Os sensores que apresentam maior sensibilidade são
Os sensores que apresentam maior sensibilidade são os que apresentam, para uma mesma variação de temperatura, uma maior faixa de variação da resistência, ou seja, um maior valor de coeficiente angular (B). No gráfico, tal comportamento, corresponde aos gráficos com maior inclinação, ou seja, os sensores 2 e 5.
Portanto, alternativa "E".
(Créditos da resolução: Curso Objetivo)
(ENEM 2025 - 1ª Aplicação).
O ácido úsnico é retirado de liquens e foi testado contra diversas espécies, conforme o quadro.

O ácido úsnico mostrou-se mais indicado para o controle da
O ácido úsnico retirado de liquens apresentou grande eficácia no controle de moluscos aquáticos, assim pode ser utilizado no controle do hospedeiro intermediário da esquistossomose, ajudando na profilaxia da doença.
Portanto, alternativa "A".
(Créditos da resolução: Curso Objetivo)
(ENEM 2025 - 1ª Aplicação).
A filtração em carvão é uma das mais antigas formas de purificação de água. O carvão ativado, diferentemente do carvão comum, é útil para ser empregado na remoção de material orgânico, cloro e outros contaminantes. Essa capacidade decorre de suas propriedades de adsorção. A origem do material utilizado para produzir o carvão ativado pode influenciar sua porosidade e, consequentemente, interferir na capacidade do material de remover impurezas. Na figura, é ilustrada esquematicamente a diferença entre as estruturas físicas do carvão comum e do carvão ativado.

CORRÊA, M. A. Cosmetologia: ciência e técnica. São Paulo: Medfarma, 2012 (adaptado).
Qual característica do carvão ativado explica a sua maior eficiência nesse processo?
A figura mostra que o carvão ativado apresenta maior superfície de contato com as impurezas da água, portanto aumentando a eficiência do processo de purificação. Tal capacidade do material (carvão ativado) é devida a sua elevada porosidade.
Portanto, alternativa "D".
(Créditos da resolução: Curso Objetivo)
(ENEM 2025 - 1ª Aplicação).
A maioria dos seres vivos tem um relógio biológico (ciclo circadiano), que regula as mudanças metabólicas e comportamentais de acordo com o ciclo de 24 horas de rotação da Terra. Em 2015, um artigo publicado na revista Science Advantage mostrou ser possível a transferência dos genes do relógio circadiano da cianobactéria Synechococcus elongatus para o genoma da bactéria Escherichia coli, um organismo não circadiano.
CHEN, A. H. et al. Transplantability of a Circardian Lock to Noncircardian Organism. Science Advantage, n. 1, 2015 (adaptado).
Estarão presentes no organismo geneticamente modificado os genes do
Ao transferir o gene do ciclo circadiano da bactéria S. elongatus para o genoma de E. coli, está bactéria, que passa a ser transgênica, expressão o fenótipo do ciclo circardiano da bactéria doadora do gene. Porém, o restante de seu metabolismo continua igual ao original de E. coli.
Portanto, alternativa "D".
(Créditos da resolução: Curso Objetivo)
(ENEM 2025 - 1ª Aplicação).
Os funcionários de um zoológico observaram um aumento na taxa de mortalidade de aves aquáticas por afogamento. Um grupo de biólogos analisou o comportamento das aves por várias semanas e observou que elas apresentavam dificuldade de flutuação, por causa do encharcamento das penas com água.
O aumento na taxa de mortalidade dessas aves estava associado a uma redução na
O aumento na taxa de mortalidade desses animais, por causa do encharcamento das penas com água, foi a carência da secreção oleosa da glândula uropigial, que normalmente é responsável pela impermeabilidade do tegumento das aves.
Portanto, alternativa "C".
(Créditos da resolução: Curso Objetivo)
(ENEM 2025 - 1ª Aplicação).
Réguas elétricas são dispositivos que permitem a ligação segura e simultânea de dois ou mais aparelhos eletroeletrônicos à rede elétrica. Uma estudante comprou uma régua com seis tomadas, conforme a figura. Essa régua suporta uma intensidade máxima de corrente elétrica igual a 20 A. Acima desse valor, o fusível de segurança da régua se rompe, inutilizando-a até que um novo fusível seja instalado. Considere as potências nominais de alguns aparelhos eletroeletrônicos apresentadas no quadro.

Em um dia quente, a estudante mantém o computador e o condicionador de ar portátil ligados à régua permanentemente. Nessa situação, ela tenta realizar algumas atividades, uma de cada vez, utilizando a mesma régua, na seguinte ordem:
1º – imprimir um trabalho escolar;
2º – fazer um café com a cafeteira;
3º – ligar a luminária;
4º – secar os cabelos.
Sabe-se que a régua foi ligada à tensão elétrica de 110 V, adequada para o funcionamento desses aparelhos.
Considerando a ordem das tentativas, quantas atividades a estudante conseguiu realizar sem queimar o fusível
A potência elétrica máxima suportada pelo fusível da régua elétrica é dada por:
[tex] P_{(máxima)} = i_{(máxima)\ \cdot\ U} [tex]
[tex] P_{(máxima)} = 20\ \cdot\ 110 [tex]
[tex] P_{(máxima)} = 2\ 200\ W [tex]
Quando o computador e o condicionador de ar estão ligados, temos:
[tex]P_{(computador)} = 250\ W [tex] e [tex]P_{(ar\ condicionado)} = 1\ 100\ W [tex]
Desse modo, temos uma potência que ainda pode ser utilizada dada por:
[tex]P = P_{(máxima)} - P_{(computador)} - P_{(ar\ condicionado)}[tex]
[tex]P = 2\ 200 - 250 - 1\ 100[tex]
[tex]P = 850\ W [tex]
A primeira tarefa, imprimir um trabalho escolar, pode ser realizada pois necessita de 660 W apenas.
Já a segunda tarefa, fazer um café com a cafeteira, necessita de 900 W o que irá implicar a queima do fusível.
Assim, na ordem apresentada, o estudante consegue realizar apenas uma atividade.
Portanto, alternativa "D".
(Créditos da resolução: Curso Objetivo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário