quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Quiz 23: PORTUGUÊS 8° ANO

Quiz 23: PORTUGUÊS - 8° ANO
Quiz 23: PORTUGUÊS - 8° ANO

Leia o texto abaixo e responda as questões 01 e 02.

O poder da empatia: como ela impacta a vida das pessoas?

    Conheça o poder da empatia, uma das funções mais nobres da inteligência, que se destaca como uma competência fundamental para o convívio social!

    Entre as habilidades socioemocionais, o desenvolvimento da empatia se destaca como fundamental para o nosso bem-estar emocional, bem como para o estabelecimento de relações interpessoais saudáveis ao longo da vida.

    Ao contrário do que se pode pensar, a palavra não expressa um sentimento, mas sim um comportamento. Desse modo, seu significado está ligado à capacidade do indivíduo de se colocar no lugar do outro, buscando perceber e compreender suas intenções, desejos e motivações.

    Para Augusto Cury, trata-se de uma das funções mais importantes da inteligência, uma vez que propicia a compreensão e o conhecimento de nossos próprios sentimentos e dos outros. A empatia estimula a reciprocidade e a interconectividade, além de melhorar nossa comunicação pessoal e social.

    Uma vez entendida como função da inteligência humana, a empatia diz respeito, antes de tudo, ao gerenciamento das emoções e pode ser desenvolvida desde a infância. [...]

    A empatia é considerada um comportamento, e não um sentimento, e pode ser aprendida e desenvolvida desde a infância até a vida adulta. Importa frisar que empatia não significa a mesma coisa que simpatia, pois não exige sintonia ou identificação com as emoções e pensamentos do outro. Por essa razão, ela é capaz de criar conexões ou pontes de entendimento entre pessoas muito diferentes. [...]

    Contudo, vale dizer também que esse é um desafio que cada pessoa deve se propor ao longo da vida, já que nem sempre é fácil adotar um comportamento empático. É natural que a gente pense e aja de acordo com a nossa própria percepção, emoção e preferências. Logo, a empatia é algo que pode ser construído e fortalecido ao longo da vida, para que os seus frutos também sejam aproveitados.

O PODER da empatia: como ela impacta a vida das pessoas? 13 set. 2016. Disponível em: https://meulink.fit/PQaZHtqcoxVQFUu. Acesso em: 29 maio 2024. Fragmento.

01
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).

Nesse texto, no trecho “... para que os seus frutos também sejam aproveitados.” (7º parágrafo), a palavra destacada foi usada para

A
B
C
D

    Nesse texto, no trecho “... para que os seus frutos também sejam aproveitados.” (7º parágrafo), a palavra destacada foi usada para mencionar os benefícios de praticar um comportamento empático.

    Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


02
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).

Nesse texto, no trecho “... ela é capaz de criar conexões ou pontes de entendimento entre pessoas...” (6º parágrafo), a palavra destacada foi usada para

A
B
C
D

    A palavra destacada foi usada para indicar alternância.

    Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


03
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).

Leia o texto abaixo.

Lei nº 11.693, de 26 de novembro de 2001.

(publicada no DOE nº 225, de 27 de dezembro de 2001)

    Institui o “Dia da Solidariedade” no Estado do Rio Grande do Sul.

    O GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL.

    Faço saber, em cumprimento ao disposto no artigo 82, inciso IV, da Constituição do Estado, que a Assembleia Legislativa aprovou e eu sanciono e promulgo a seguinte Lei:

    Art. 1º – Fica instituído o “Dia da Solidariedade” no Estado do Rio Grande do Sul a ser comemorado no terceiro sábado do mês de maio.

    Art. 2º – O “Dia da Solidariedade” caracterizar-se-á pelas seguintes ações:

    I – prestação de serviços à comunidade;

    II – produção de bens e serviços a serem doados à população [...];

    III – distribuição gratuita de alimentação, vestuário e mercadorias em geral;

    IV – eventos culturais, artísticos e recreativos com entrada franca, ou com renda destinada a entidades assistenciais;

    V – outras ações que estimulem a solidariedade.

    Art. 3º – Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

    Art. 4º – Revogam-se as disposições em contrário.

    PALÁCIO PIRATINI, em Porto Alegre, 26 de novembro de 2001.

RIO GRANDE DO SUL, LEI Nº 11.693, de 26 de novembro de 2001. Institui o “Dia da Solidariedade” no Estado do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2001. Disponível em: https://meulink.fit/hdmvOwcEPowAIKK. Acesso em: 3 jun. 2024. Adaptado para fins didáticos. Fragmento.

Entende-se desse texto que, no Dia da Solidariedade,

A
B
C
D

    Entende-se desse texto que, no Dia da Solidariedade, os cidadãos terão acesso a serviços essenciais.

   Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


04
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).

Leia o texto abaixo.

Divertida Mente 2 chega aos cinemas brasileiros

    Estreou no Brasil, em 20 de junho, Divertida Mente 2, a sequência da animação que fez sucesso em 2015. O longa foi produzido pela Pixar, um dos estúdios de animação da Disney, e tem direção de Kelsey Mann, que também dirigiu O Bom Dinossauro – o diretor não é o mesmo do primeiro filme, Pete Docter, que trabalhou em Toy Story, Vida de Inseto, Os Incríveis, Up: Altas Aventuras e Monstros S. A. [...].

    Na trama do novo filme, a protagonista, Riley Andersen (dublada por Isabella Guarnieri), chega à pré-adolescência e começa a lidar com as mudanças vindas [...]. Na mente dela, as emoções do primeiro longa terão que dividir a central de controle com as novas personagens: Ansiedade (dublada em português pela comediante Tatá Werneck), Inveja (Gaby Milani), Tédio (Eli Ferreira) e Vergonha (Fernando Mendonça).

DIVERTIDA MENTE 2 chega aos cinemas brasileiros. Jornal Joca, 20 jun. 2024. Disponível em: https://www.jornaljoca.com.br/ divertida-mente-2-chega-cinemas-brasileiros/. Acesso em: 25 jun. 2024. Fragmento.

Qual é o assunto desse texto?

A
B
C
D

    O assunto desse texto é A estreia de um filme nos cinemas.

    Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


Leia o texto abaixo e responda as questões 05, 06 e 07.

A menina BEL e o gato GRATO

    Bel é uma menina que gostava de fazer amigos.

    Na escola, para agradar aos colegas, emprestava todo o seu material, compartilhava seu lanche [...].

    Na pracinha, Bel levava os melhores brinquedos e os espalhava pelo chão de areia. Todas as crianças que lá chegavam para brincar usavam os brinquedos de Bel. [...]

    Em casa, Bel queria ter bichinho de estimação para amá lo, por isso, a mãe lhe confiou, aos cuidados, um gato. Bel deu ao bichano um nome: GRATO. Deu lhe também boa comida, leite e uma cama fofinha e quentinha.

    Com o passar dos dias e todos os mimos que recebia de Bel, o gato GRATO se tornou um “leão”. Não, não, não, não era um leão de verdade, mas sim um leão no sentido figurado, pois que o leão é o rei da selva, enquanto o gato GRATO se tornou o rei da casa de Bel.

    O sofá da família passou a ser usado por GRATO, que também tinha acesso a todos os cômodos da casa, e até em cima da mesa da cozinha ele podia subir e, se assim desejasse, poderia comer o que quisesse. Quando todos saiam de casa, a mãe deixava uma fresta da porta da varanda aberta para ventilação e para que GRATO não sentisse tanto calor.

    E, sendo assim, um dia, quando Bel voltou da escola, o gato GRATO não estava mais em casa. [...]

    Por muitos dias, Bel ficou triste [...].

    Certa tarde, quando voltou para casa, percebeu que a mãe tinha deixado a porta da varanda entreaberta novamente e, ao olhar para o sofá, lá estava o gato GRATO. Bel parou alguns instantes a olhar para o gato e, finalmente, sorriu.

    Bel foi até a cozinha, preparou a mistura de ração e leite no pote, pegou também a caminha fofinha de GRATO e levou tudo para a varanda, onde os deixou. [...]

    Daquele dia em diante, Bel compreendeu que aquele gatinho não era só seu, era também do mundo, e que podia amá lo sem desejar prendê lo em casa. [...]

VALLE, Alessandra. A menina BEL e o Gato GRATO. São Carlos: Editora Scienza, 2021. 18 p. Disponível em: https://meulink.fit/ bqxeLQRmxlQbziA. Acesso em: 25 jun. 2024. Adaptado para fins didáticos. Fragmento.

05
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).

Entende se desse texto que Bel

A
B
C
D

    Entende se desse texto que Bel era generosa com as pessoas.

    Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


06
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).

Nesse texto, no trecho “... quando voltou para casa,...” (9º parágrafo), a palavra em destaque estabelece uma relação de

A
B
C
D

    A palavra em destaque estabelece uma relação de tempo.

Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


07
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).

Esse texto é

A
B
C
D

    Esse texto é um conto.

Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


08
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).

Leia o texto abaixo.

CAMPANHA de doação de Livros. In: Literatura é bom pra vista, 18 jun. 2018. Disponível em: https://meulink.fit/UIbBeBeLuHDqPwK. Acesso em: 12 ago. 2024.

Esse texto foi escrito para

A
B
C
D

    Esse texto foi escrito para convencer o leitor.

    Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


Leia o texto abaixo e responda as questões 09 e 10.

A importância do sono para a aprendizagem infantil

    O sono desempenha uma função vital que vai além do ato de fechar os olhos. De acordo com pesquisas, o sono tem impacto profundo na aprendizagem e na memória. Por esse motivo, devemos estar atentos a esse detalhe na saúde das crianças.

    Durante a vida escolar, o pequeno deve conseguir se concentrar para absorver diversas informações e conseguir reter o conhecimento. Logo, se um estudante apresenta dificuldades para se manter acordado e atento, seu desempenho pode ser prejudicado. Isso pode ser um sinal de que o sono não está desempenhando o papel crucial que deveria.

    Portanto, quando as crianças não dormem o suficiente, sua capacidade de aprendizado é afetada de forma significativa, pois o sono é como o combustível que alimenta o cérebro. Quando falta, o desenvolvimento pode ser afetado e o desempenho acadêmico pode sofrer.

    Os pais devem incentivar o cochilo dos pequenos. Ele é essencial para a consolidação da memória, da atenção e para o desenvolvimento geral das crianças. Também tem impactos no crescimento, principalmente durante a primeira infância.

   É essencial cultivar hábitos saudáveis para ter um sono de qualidade. Para isso, certifique-se de que o ambiente, nesses momentos, seja agradável para a criança. O quarto deve ser escuro, silencioso e com uma temperatura agradável, pois é um ambiente confortável e que contribui para um descanso tranquilo. [...]

    É importante também evitar comidas pesadas antes de dormir. Indico que os responsáveis incentivem a prática de atividades físicas durante o dia, pois o exercício regular pode promover um sono mais profundo à noite.

    Busque promover práticas que auxiliem uma melhor qualidade de vida para seus filhos. Lembre-se, sono é mais do que descanso: é uma ferramenta valiosa para o desenvolvimento e futuro das nossas crianças.

BRITES, Luciana. A importância do sono para a aprendizagem infantil. Hoje em dia, 2 maio 2024. Disponível em: https://meulink.fit/gSIpobPwmmlpJJy. Acesso em: 23 maio 2024. Fragmento.

09
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).

Qual trecho desse texto apresenta a ideia defendida pelo autor?

A
B
C
D

    A ideia defendida pelo autor é o “O sono desempenha uma função vital que vai além do ato de fechar os olhos.”. (1º parágrafo)

    Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


10
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).

Nesse texto, no trecho “Ele é essencial para a consolidação da memória,...” (4º parágrafo), o termo destacado substitui

A
B
C
D

    o termo destacado substitui

    Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


Leia o texto abaixo e responda as questões 11 e 12.

Divertida Mente

    É impressionante a habilidade da Pixar em desenvolver histórias engraçadas, leves, divertidas, mas, ao mesmo tempo, extremamente dramáticas, que te levam a um pensamento crítico sobre o tema abordado. E não é diferente em “Divertida Mente”, muito pelo contrário, talvez nesse o debate seja bem mais intenso e concreto do que qualquer outro.

    Com uma boa dose de metáforas, o filme explora a miscelânea das nossas emoções e a importância de saber administrar elas, indicando que temos a necessidade de sentir cada uma e que isso é responsável pela construção do nosso caráter. [...]

    A construção do conflito é feita de maneira gradual, mas de modo nenhum cansativo. A busca pela resolução dessa desordem é bem penosa e, na verdade, é exatamente nesse momento, no segundo ato, em que o filme começa a desenvolver seus debates com um caráter bem lúdico e metafórico. O conflito, como disse, não é fácil de ser solucionado, muito pelo contrário, há a criação de cada vez mais novos conflitos até a situação ficar realmente caótica. A partir daí, a personagem principal chega a uma epifania1, em mais uma metáfora clara da nossa própria vida.

    Essa abordagem, e o rumo que o filme toma, é bem diferente do que estamos acostumados a ver. E talvez essa visão seja a mais adequada a se passar, e a solução ainda mais coerente.

    Por fim, acredito que, mais uma vez, o conceito “Disney” é aplicado, onde há espaço para diversão em família, para os pais e para os filhos, em que cada um vai absorver uma mensagem de acordo com sua própria experiência e idade. Claro que o entendimento dessas metáforas é essencial para a compreensão da mensagem do filme, por isso acredito que crianças mais novas não vão gostar muito dessas partes com diálogos mais longos onde há o desenvolvimento do debate em questão e provavelmente elas vão se entediar, mas irão se agradar pelas inúmeras cenas de comédia, que arrancam uma boa dose de gargalhadas.

    “Divertida Mente” não é só uma animação, é uma garantia de um entretenimento de qualidade e uma aula sobre a emoção humana. Garanta seu ingresso e bom espetáculo.

*Vocabulário:

1epifania: revelação.

C., Rodrigo. Crítica do usuário. AdoroCinema, 23 jun. 2015. Disponível em: https://meulink.fit/gFsNYCEIBWlDTLs. Acesso em: 17 jun. 2024. Adaptado para fins didáticos. Fragmento.

11
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).

A finalidade desse texto é

A
B
C
D

    A finalidade desse texto é apresentar um ponto de vista.

    Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


12
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).

Nesse texto, no trecho “... uma aula sobre a emoção humana.” (6º parágrafo), a palavra destacada foi usada para

A
B
C
D

    A palavra destacada foi usada para reforçar a qualidade do filme.

    Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)




Quiz 22: PORTUGUÊS 8° ANO

Quiz 22: PORTUGUÊS - 8° ANO
Quiz 22: PORTUGUÊS - 8° ANO

Leia o texto abaixo e responda as questões 01, 02, 03 e 04.

Ensaio fotográfico com Bombeiros estimula adoção de animais

Campanha “Me adota” busca encontrar um lar para cães com idade entre seis meses e dois anos; saiba como ajudar

    Para chamar atenção da população e encontrar novos lares para animais [...], a organização sem fins lucrativos (ONG) Amor não tem raça criou a campanha “Me adota” com um ensaio fotográfico em parceria com o Corpo de Bombeiros de Juiz de Fora, no qual os cachorros aparecem vestidos de bombeiros e com patentes. A ação conta com cães com idade entre seis meses e dois anos, todos já microchipados e castrados, e por oito dias serão postadas mais informações de cada animal no perfil da organização [...].

    A ONG já usa a estratégia de ensaios temáticos para promover adoção há algum tempo, mas o foco, até o momento, eram datas comemorativas, como, por exemplo, carnaval e Páscoa. A fundadora Miriam Neder explica que a ideia de fazer as fotos com esse tema surgiu após ver fotos de cães com os militares, mas dessa vez ela decidiu fazer apenas dos animais vestidos de bombeiros. “Os bombeiros são uma instituição da qual a população gosta muito, respeita e confia. Além disso, eles também sempre resgatam animais para nós. Eles foram muito solícitos conosco, nos receberam e ajudaram a tirar essa ideia do papel.” [...]

    Há mais de 30 anos, Miriam é voluntária nos cuidados de animais e dois anos atrás resolveu, junto com outros voluntários, fundar a própria ONG. “Espero que a campanha ajude a divulgar a associação, pois quanto mais animais doarmos mais resgatamos. Além de propagar educação sobre guarda responsável.”

    Para as pessoas interessadas em adotar, é necessário ter mais de 18 anos, ter recursos para suprir as necessidades do animal e outras demandas que serão orientadas durante o processo de adoção.

ZANETTI, Nayara. Ensaio fotográfico com Bombeiros estimula adoção de animais. Tribuna de Minas, 24 abr. 2024. Disponível em: https://meulink.fit/MUMTymdAJOAxjax. Acesso em: 29 maio 2024. Fragmento.

01
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).

O assunto abordado nesse texto é

A
B
C
D

    O assunto abordado nesse texto é a divulgação de uma campanha de adoção de animais.

    Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


02
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).

De acordo com esse texto, para adotar um animal é necessário

A
B
C
D

    De acordo com esse texto, para adotar um animal é necessário ter mais de 18 anos.

    Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


03
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).

Nesse texto, há uma opinião no trecho:

A
B
C
D

    Há uma opinião no trecho “‘Os bombeiros são uma instituição da qual a população gosta muito, respeita e confia.’”. (2º parágrafo)

    Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


04
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).

Nesse texto, no trecho “‘... quanto mais animais doarmos mais resgatamos.’” (3º parágrafo), as palavras em destaque estabelecem relação de

A
B
C
D

    No trecho “‘... quanto mais animais doarmos mais resgatamos.’” (3º parágrafo), as palavras em destaque estabelecem relação de proporção.

    Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


05
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).

Leia o texto abaixo.

A boneca de sal

    Era uma vez uma boneca de sal. Após peregrinar por terras áridas, descobriu o mar e não conseguiu compreendê-lo. Perguntou ao mar: “Quem é você?”

    E o mar respondeu: “Sou o mar”.

    “Mas o que é o mar?”

    E o mar respondeu: “O mar sou eu”.

    “Não entendo”, disse a boneca de sal, “mas gostaria muito de entender. Como faço?”

    O mar respondeu: “Encoste em mim”.

    Então, a boneca de sal timidamente encostou no mar com as pontas dos dedos do pé. Sentiu que começava a entender, mas também sentiu que acabara de perder o pé, dissolvido na água.

    “Mar, o que você fez?”

    E o mar respondeu:

    “Eu te dei um pouco de entendimento e você me deu um pouco de você. Para entender tudo, é necessário dar tudo”.

    Ansiosa pelo conhecimento, mas também com medo, a boneca de sal começou a entrar no mar. Quanto mais entrava e quanto mais se dissolvia, mais compreendia a enormidade do mar e da natureza, mas ainda faltava alguma coisa:

    “Afinal, o que é o mar?”

    Então, foi coberta por uma onda. Em seu último momento de consciência individual, antes de diluir-se completamente na água, a boneca ainda conseguiu dizer:

    “O mar… o mar sou eu!”

    “Ser empático é ver o mundo com os olhos do outro e não ver o nosso mundo refletido nos olhos dele”.

RODRIGUES, Amanda. A boneca de sal. Eusemfronteiras. Disponível em: https://meulink.fit/ORAgbaaVEPdQQuK. Acesso em: 17 jun. 2024. Fragmento.

Nesse texto, o desfecho da história acontece quando

A
B
C
D

    O desfecho da história acontece quando a boneca de sal se colocou no lugar do mar.

    Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


Leia o texto abaixo.

Por que devemos ser solidários?

    A solidariedade é um valor humano universal, que está presente em todas as culturas. Inclusive, a ONU, Organização das Nações Unidas, instituiu na Assembleia Geral de 2005 o Dia Internacional da Solidariedade Humana, que é comemorado em 20 de dezembro. Trata-se de uma qualidade que está relacionada à bondade, à empatia e ao amor.

    Ser solidário é se sensibilizar com a dor de outro e estender a mão para ajudá-lo de alguma maneira. [...] Ser solidário é, também, ser amigo e empático, permitindo-se sentir a dor do outro para, em seguida, buscar ajudá-lo de alguma maneira. Você é solidário quando se sensibiliza por uma causa social e se torna parte dela, quando dedica seu tempo a ouvir um ente querido que está atravessando um momento delicado, quando se deixa em segundo plano por alguns instantes para priorizar uma pessoa que precisa de ajuda.

    Essa colaboração mútua sempre foi e sempre será fundamental para a sobrevivência humana. Inclusive, foi através dela que o homem sobreviveu desde os primórdios até os dias atuais. Afinal de contas, estando juntos conseguimos suportar as adversidades sem medo. O apoio, seja ele funcional ou emocional, é fundamental para vencermos obstáculos.

MARQUES, José Roberto. Por que a solidariedade é importante? IBC, 2020. Disponível em: https://meulink.fit/NACZssgEduoftME. Acesso em: 12 ago. 2024. Adaptado para fins didáticos. Fragmento.

06
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).

Qual é a ideia defendida nesse texto?

A
B
C
D

   A solidariedade é fundamental para o ser humano sobreviver é a ideia defendida nesse texto.

Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


07
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).

Nesse texto, no trecho “... buscar ajudá-lo...” (2º parágrafo), o pronome destacado faz referência a

A
B
C
D

    O pronome destacado faz referência a "outro".

    Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


08
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).

A finalidade desse texto é

A
B
C
D

    A finalidade desse texto é apresentar uma opinião.

    Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


09
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).

Nesse texto, no trecho “... quando se deixa em segundo plano...” (2º parágrafo), a expressão destacada significa

A
B
C
D

    A expressão destacada significa "parar o que está fazendo".

    Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


10
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).

Leia o texto abaixo.

Maria Solidária

    Eu choro de cara suja

    Meu papagaio o vento carregou

    E lá se foi pra nunca mais

    Linha nova que pai comprou

   

    Dança Maria, Maria

    Lança seu corpo jovem pelo ar

    Ela já vem, ela virá

    Solidária nos ajudar

   

    Não fique triste, menino

    A linha é tão fácil de arranjar

    Venha aqui, venha escolher

    Papagaio de toda cor

BRANT, Fernando; NASCIMENTO, Milton Silva Campos do. Maria Solidária. Intérprete: Beto Guedes, 1977. Disponível em: https://meulink.fit/MVkIxBxptAONDuq. Acesso em: 29 maio 2024. Fragmento.

O conflito gerador dessa história está no verso:

A
B
C
D

    O conflito gerador dessa história está no verso “Meu papagaio o vento carregou”.

    Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


Leia o texto abaixo e responda as questões 11 e 12.

O poder da empatia: como ela impacta a vida das pessoas?

    Conheça o poder da empatia, uma das funções mais nobres da inteligência, que se destaca como uma competência fundamental para o convívio social!

    Entre as habilidades socioemocionais, o desenvolvimento da empatia se destaca como fundamental para o nosso bem-estar emocional, bem como para o estabelecimento de relações interpessoais saudáveis ao longo da vida.

    Ao contrário do que se pode pensar, a palavra não expressa um sentimento, mas sim um comportamento. Desse modo, seu significado está ligado à capacidade do indivíduo de se colocar no lugar do outro, buscando perceber e compreender suas intenções, desejos e motivações.

    Para Augusto Cury, trata-se de uma das funções mais importantes da inteligência, uma vez que propicia a compreensão e o conhecimento de nossos próprios sentimentos e dos outros. A empatia estimula a reciprocidade e a interconectividade, além de melhorar nossa comunicação pessoal e social.

    Uma vez entendida como função da inteligência humana, a empatia diz respeito, antes de tudo, ao gerenciamento das emoções e pode ser desenvolvida desde a infância. [...]

    A empatia é considerada um comportamento, e não um sentimento, e pode ser aprendida e desenvolvida desde a infância até a vida adulta. Importa frisar que empatia não significa a mesma coisa que simpatia, pois não exige sintonia ou identificação com as emoções e pensamentos do outro. Por essa razão, ela é capaz de criar conexões ou pontes de entendimento entre pessoas muito diferentes. [...]

    Contudo, vale dizer também que esse é um desafio que cada pessoa deve se propor ao longo da vida, já que nem sempre é fácil adotar um comportamento empático. É natural que a gente pense e aja de acordo com a nossa própria percepção, emoção e preferências. Logo, a empatia é algo que pode ser construído e fortalecido ao longo da vida, para que os seus frutos também sejam aproveitados.

O PODER da empatia: como ela impacta a vida das pessoas? 13 set. 2016. Disponível em: https://meulink.fit/PQaZHtqcoxVQFUu. Acesso em: 29 maio 2024. Fragmento.

11
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).

Nesse texto, um argumento que sustenta a ideia de que é importante desenvolver a empatia está no trecho:

A
B
C
D

    O argumento que sustenta a ideia de que é importante desenvolver a empatia está no trecho: “A empatia estimula a reciprocidade e a interconectividade, além de melhorar nossa comunicação pessoal e social.”. (4º parágrafo)

    Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


12
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).

O gênero desse texto é

A
B
C
D

    Esse texto é um artigo de opinião.

    Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)




terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Quiz 19: PORTUGUÊS 8° ANO

Quiz 19: PORTUGUÊS 8° ANO
QUIZ 19: PORTUGUÊS 8° ANO

01
(MEC-CAED - ADF). Leia os textos abaixo.

Texto 1

Rubinho a mil por hora

    Desde criança, Rubens Barrichello é louco por corridas. Aos seis anos já voava nas pistas de kart. Depois passou rápido pela Fórmula Ford, Fórmula Opel, Fórmula 3 e Fórmula 3000. Não parou por aí. Foi o mais jovem piloto da história a entrar para a Fórmula 1, quando tinha apenas 20 anos.

Texto 2

Vencer ou vencer

    Ayrton Senna sempre fez tudo muito rapidinho. Aos quatro anos ganhou o seu primeiro kart. Aos dez, já pilotava no Autódromo de Interlagos. Quando tinha 31 anos, era o mais jovem tricampeão da história da Fórmula 1. Vencer ou vencer era o seu lema.

Maurício de Sousa Produções. Manual de esportes do Cascão. São Paulo: Globo, 2003.

Esses dois textos

A
B
C
D

    Alternativa "A".

(Fonte da resolução: ??.)


02
(MEC-CAED - ADF). Leia o texto abaixo.

Barreira no gol

    De frangueiro, o goleiro Mazaropi, que jogou na década de 1970, não tem nada! Ele foi uma verdadeira muralha! O campeão passou 1816 minutos sem deixar nenhuma bola entrar no gol. Isso significa que durante 20 jogos (mais alguns minutinhos extras) ele não tomou nenhum golzinho.

Recreio. n. 479. abr. 2009. p. 5.

Nesse texto, a palavra “frangueiro” significa

A
B
C
D

    Alternativa "B".

(Fonte da resolução: ??.)


03
(MEC-CAED - ADF). Leia o texto abaixo.

Ron Bugado

    Fazia muito tempo que eu não me surpreendia com uma animação tão divertida! É exatamente o filme que faltava em animações em 2021. Extremamente leve, doce, divertido, com uma lição muito boa. Levem suas crianças (ou até só a sua criança interior! Hahaha) e se divirta com essa história.

LETICIARIBUENO. Ron Bugado. In: Adoro Cinema. 2021. Disponível em: https://www.adorocinema.com/ filmes/filme-259756/. Acesso em: 30 dez. 2021.

Esse texto foi escrito para

A
B
C
D

    Alternativa "A".

(Fonte da resolução: ??.)


04
(MEC-CAED - ADF). Leia o texto abaixo.

    — O idioma francês é o mais interessante e útil — dizia uma.

    A outra:

    — Que nada!

    Acho que é o idioma inglês.

    Uma outra:

    — Mas o que vem a ser idioma?

    — Idioma quer dizer língua.

    — É?! Então fiquem sabendo que eu gosto muito é de idioma de vaca com cebolas e batatas.

BUCHWEITZ , Donaldo. (org). Belo Horizonte: Leitura, 2001. p. 180.

Esse texto é

A
B
C
D

    Alternativa "B".

(Fonte da resolução: ??.)


Leia o texto a seguir e responda as questões 05 e 06.

Diretor fala sobre “Diários de Intercâmbio”, com Larissa Manoela e Thati Lopes

    As notícias sobre “Diários de Intercâmbio” ganharam a internet logo após o início das filmagens, no Rio de Janeiro. [...]

    Em entrevista exclusiva [...], o diretor Bruno Garotti [...] conta que a temática do filme e a escolha das atrizes podem ter contribuído para a força que a produção ganhou nas redes. [...]

   

    Qual é o diferencial de Diários de Intercâmbio em relação aos demais filmes adolescentes que você já dirigiu?

    Nossas protagonistas no “Diários de Intercâmbio” são um pouco mais velhas do que as dos filmes anteriores. O filme trata do fim da adolescência, quando a gente tem que cair na real e aprender a se virar sozinho. [...]

    Capturar o interesse dos adolescentes pelo cinema é uma grande responsabilidade e um desafio.

    Qual é a importância de dialogar com este público? Eu acredito que a adolescência é o momento de se apaixonar pelo cinema. A gente está descobrindo o mundo, e o cinema é uma porta excelente para isso. Fazer um filme para esse público é muito gratificante porque o jovem é muito vibrante [...]. Então a gente recebe uma resposta incrível e percebe o quanto as pessoas se identificam e se inspiram com as trajetórias dos personagens. [...]

CINECLICK. Diretor fala sobre “Diários de Intercâmbio”, com Larissa Manoela e Thati Lopes. Disponível em: https://bit.ly/3HAT7hR. Acesso em: 4 jan. 2022. Fragmento.

05
(MEC-CAED - ADF).

Nesse texto, o trecho que apresenta uma opinião é

A
B
C
D

    Alternativa "B".

(Fonte da resolução: ??.)


06
(MEC-CAED - ADF).

Nesse texto, no trecho “... podem ter contribuído para a força...” (2º parágrafo), a palavra destacada foi usada para

A
B
C
D

    Alternativa "C".

(Fonte da resolução: ??.)


07
(MEC-CAED - ADF). Leia o texto abaixo.

Você me faz um favor? Pois não!

    Outro dia, contou-me uma amiga que uma senhora norte-americana, procurando alugar apartamento em São Paulo, tinha entrado em contato telefônico com umas três ou quatro imobiliárias e que nenhuma delas quis atendê-la. Sendo inquirida sobre de onde tinha tirado essa conclusão, respondeu:

    Toda vez que telefonava e dizia: — “Vocês podem me alugar um apartamento”, a resposta era sempre a mesma: — “Pois não.” Aí, eu desisti.

ABREU, Antônio Suárez. Carta na escola: Nov. 2010. Fragmento.

O humor desse texto está

A
B
C
D

    Alternativa "D".

(Fonte da resolução: ??.)


08
(MEC-CAED - ADF). Leia o texto abaixo.

Artesãos merecem reconhecimento e prestígio!

    Presidente Prudente possui artistas brilhantes. Alguns, já bem conhecidos do público. Quem nunca viu por aí, por exemplo, um grafite feito pelo Itamar Xavier? [...] Outros, porém, seguem no anonimato. Principalmente porque falta oportunidade. E é para mostrar esta riqueza da nossa gente, que a Cia de Artesãos Prudentinos, em parceria com a Feapp (Federação das Entidades Assistenciais de Presidente Prudente), expõe durante seis dias uma grande variedade de produtos, na Praça Nove de Julho. [...]

    Uma boa oportunidade para quem ainda não comprou o presente do seu amigo secreto, a lembrancinha daquele amigo ou familiar...

    Já para os artesãos, acaba funcionando como uma vitrine, um local para mostrar tudo que produzem [...] O que eles merecem mesmo é valorização, reconhecimento... Que as pessoas prestigiem! [...]

Disponível em: https://www.imparcial.com.br /noticias/artesaos-merecerem- reconhecimento-e-prestigio,48215. Acesso em: 4 jan. 2021. Adaptado para fins didáticos. Fragmento.

O trecho desse texto que apresenta uma opinião é

A
B
C
D

    Alternativa "A".

(Fonte da resolução: ??.)


09
(MEC-CAED - ADF). Leia o texto abaixo.

    Amor é fogo que arde sem se ver;

    É ferida que dói e não se sente;

    É um contentamento descontente;

    É dor que desatina sem doer;

   

    É um não querer mais que bem querer;

    É solitário andar por entre a gente;

    É nunca contentar-se de contente;

    É cuidar que se ganha em se perder;

   

    É querer estar preso por vontade;

    É servir a quem vence, o vencedor;

    É ter com quem nos mata lealdade.

   

    Mas como causar pode seu favor

    Nos corações humanos amizade,

    Se tão contrário a si é o mesmo Amor?

MACHADO FILHO, Aires da Mata (Org.). Camões: lírico. Rio de Janeiro: Agir, 1992, p.19.

A forma verbal “é” aparece por diversas vezes no início dos versos. O verbo foi escolhido com a intenção de

A
B
C
D

    Alternativa "A".

(Fonte da resolução: ??.)


10
(MEC-CAED - ADF). Leia o texto abaixo.

A arte de ser feliz

    Houve um tempo em que minha janela se abria sobre uma cidade que parecia ser feita de giz. Perto da janela havia um pequeno jardim quase seco. Era uma época de estiagem, de terra esfarelada, e o jardim parecia morto. Mas todas as manhãs vinha um pobre com um balde e, em silêncio, ia atirando com a mão umas gotas de água sobre as plantas. Não era uma regra: era uma espécie de aspersão ritual, para que o jardim não morresse. E eu olhava para as plantas, para o homem, para as gotas de água que caíam de seus dedos magros e meu coração ficava completamente feliz.

    Às vezes abro a janela e encontro o jasmineiro em flor. Outras vezes encontro nuvens espessas. Avisto crianças que vão para a escola. Pardais que pulam pelo muro. Gatos que abrem e fecham os olhos, sonhando com pardais. Borboletas brancas, duas a duas, como refletidas no espelho do ar. [...] Às vezes, um galo canta. Às vezes, um avião passa. Tudo está certo, no seu lugar, cumprindo o seu destino. E eu me sinto completamente feliz. [...]

MEIRELES, Cecília. Escolha o seu sonho. Rio de Janeiro: Record, 1968. p. 25. 3 ed. Fragmento.

No primeiro parágrafo desse texto, predomina

A
B
C
D

    Alternativa "A".

(Fonte da resolução: ??.)


11
(MEC-CAED - ADF). Leia o texto abaixo.

Um museu em suas mãos

    Museus históricos reúnem diferentes tipos de objetos para que possamos ter uma ideia sobre o passado. Infelizmente, nem tudo que existiu sobrou para contar história. Mas, pelo menos no mundo virtual, pode ser possível reconstituir construções e locais históricos para matar nossa curiosidade sobre como era o Brasil séculos atrás. Um exemplo é o aplicativo Museu Sem Paredes, que mostra as ruínas de São Miguel das Missões, no Rio Grande do Sul, como eram no século 17.

    Tudo começou quando a designer Karolina Ziulkoski se perguntou se os museus precisavam de salas e paredes para funcionar. Ela concluiu que não. [...] Karolina desenvolveu o programa durante o mestrado na Universidade de Nova York, nos Estados Unidos. Funciona mais ou menos assim: por meio da câmera do celular, o aplicativo reconhece o local que está sendo mostrado na tela. “A partir dele, vai adicionando informações de construções que já estiveram ali”, conta Karolina. “É como se redesenhassem o lugar”. A tecnologia utiliza modelos em três dimensões, sobrepostos ao que se vê nas ruínas.

    As ruínas de São Miguel das Missões, que inspiraram o aplicativo, reúnem vestígios de uma sociedade que viveu ali no século 17. A ideia é expandir a tecnologia para outros locais que também tenham uma história tão rica. Disponível gratuitamente para celulares e tablets [...], o Museu Sem Paredes vem com guias de áudio que contam histórias e lendas interessantes contadas pelas pessoas da comunidade próxima ao local. Ele pode ser usado para quem está visitando as ruínas ou para quem quiser conhecê-las, mesmo a distância. [...]

LEITE, Valentina. Um museu em suas mãos. In: Ciência Hoje das Crianças. 2015. Disponível em: http://chc.cienciahoje.uol. com.br/um-museu-em-suas-maos/. Acesso em: 23 nov. 2015. Fragmento.

No trecho “... para quem quiser conhecê- las, mesmo a distância.” (último parágrafo), o termo destacado refere-se a

A
B
C
D

    Alternativa "D".

(Fonte da resolução: ??.)


12
(MEC-CAED - ADF). Leia o texto abaixo.

Bolo rosa-claro

    Na confeitaria em que trabalho, aceitamos encomendas. Certo dia, uma mulher apareceu para buscar o bolo que havia encomendado, mas, quando viu a cobertura em rosa-choque, reclamou que era muito berrante: a filha dela queria em rosa-claro.

    Para lhe agradar, peguei outro bolo, apliquei um glacê com uma cor mais suave e ainda dei um desconto. Finalmente, perguntei:

    — O que a senhora quer escrito no bolo?

    — Coloque apenas: “Feliz aniversário de 1 ano.”

SHANK, Tyler. Canadá. Seleções Reader’s Digest. Ago. 2010. p. 142-3.

O humor desse texto está

A
B
C
D

    Alternativa "B".

(Fonte da resolução: ??.)