terça-feira, 2 de junho de 2020

D1 - Quiz por descritor - Port. 9° Ano

Quiz D1: PORTUGUÊS - ENSINO FUNDAMENTAL
D1: PORTUGUÊS - 9° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL

D1: Localizar informações explícitas em um texto.

01
(A.D.A - GO).

Leia o texto a seguir e responda.

Destinação do lixo

    Lidar com lixo ainda é um desafio no Brasil, onde a produção de resíduos sólidos por habitante por ano se assemelha a de países desenvolvidos, diante de um padrão de descarte equivalente ao dos países pobres, com envio para lixões a céu aberto e rara reciclagem. Pesquisa da Associação Brasileira das Empresas de limpeza pública e resíduos Especiais (Abrelpe) indica uma média de 387 quilos de resíduos por brasileiro ao ano, mas só 58% desse volume recebe destinação correta. Em nações como Japão, Coreia do Sul e México, com potencial gerador semelhante, 96% do lixo recebe tratamento adequado.

    Justamente por esse longo caminho a percorrer que merece destaque o esforço conjunto do Ministério Público, Prefeitura de Goiânia e Universidade Federal de Goiás (UFG) para garantir a entrega de três galpões para o processamento de lixo reciclável por catadores da cidade. A estrutura montada no Setor Santos Dumond, com isola-mento acústico e solar, foi objeto de reportagem na edição de ontem. Erguido como compensação pelo impacto ambiental de um empreendimento, o complexo permite aos catadores atuar junto aos grandes geradores, criando uma relação de simbiose. Tudo em razão desse esforço que merece reconhecimento.

Disponível em: https://www.opopular.com.br/editorias /opiniao/editorial1.145048/ destina%C3%A7%C3%A3o-do-lixo-1.1730993. Acesso em: 12 jun. 2019.

Em qual nação lidar com lixo ainda é um desafio?

A
B
C
D


02
(Equipe PIP).

Leia o texto a seguir.

Dicas para prevenir dores nas costas

    Para não agredir a coluna, é preciso evitar movimentos bruscos, ao levantar pela manhã. Espreguiçar e usar os braços para suspender o tronco, enquanto apoiam-se os pés no chão, são atividades indicadas.

Essa “dica” aconselha o leitor a evitar

A
B
C
D


03
(P.D - SEDUC-GO).

Leia o texto e, a seguir, responda.

Brasileirão série A 2017

TABELA

P – ponto   J – jogos   V – vitórias   E – empate
D – derrota   GP – gols pró – a favor

Disponível em: http://globoesporte.globo.com /futebol/brasileirao-serie-a/ . Acesso em: 22 maio 2017.

De acordo com a tabela do Brasileirão série A 2017, os dois times que têm o mesmo número de gols pró – a favor (GP) são

A
B
C
D


04
(P.D - GO).

Leia o texto abaixo e, a seguir, responda.

Estou com febre. O que fazer?

    MUITA ATENÇÃO: algumas medicações estão formalmente contraindicadas na suspeita de dengue. É o caso do ácido acetilsalicílico. Por isso, muito cuidado com todos os medicamentos, mas essencialmente com os antigripais. Vários deles contêm ácido acetilsalicílico em suas fórmulas. Todos os medicamentos que o contêm não devem, portanto, ser utilizados. Recomenda-se baixar a febre com o paracetamol ou dipirona. Outro grupo de medicamentos contraindicados na suspeita de dengue são os anti-inflamatórios não hormonais como, por exemplo, ibuprofeno, nimesulida ou diclofenaco. Por isso, fique atento à bula e evite consumir quaisquer medicamentos sem orientação médica.

Disponível em http://g1.globo.com/bemestar/ blog/doutora-ana-responde/1.html. Acesso em 01/04/2015.

De acordo com o texto, no caso de suspeita de dengue, deve ser usado

A
B
C
D


05
(P.D - GO).

Leia os textos e, a seguir, responda.

Uma idade à flor da pele

Marina Colasanti

    Uma rosa estremece na nuca. Um dragão ondeia escamas sobre o peito. Um desenho tribal se fecha ao redor do bíceps. A pele jovem é um grande display.

    À flor da pele, com suas tatuagens, seus dizeres pintados, seus piercings, os adolescentes tentam nos dizer quem são. E nós, que os queremos tanto, nos debruçamos sobre essa linguagem cifrada, sobre seus gestos e seus silêncios, buscando entender.

    Nunca houve tantos adolescentes no mundo. Segundo o último relatório do Fundo das Populações das Nações Unidas, que fixa as fronteiras da adolescência entre dez e 19 anos, são 1,2 bilhão. Nunca foram tão pobres. Mais de um terço deles vive com menos de dois dólares por dia. Nunca foram tão semelhantes. E nunca se diferenciaram tanto.

    [...]

    Os jovens já não estão metidos no mesmo saco.

    A adolescência foi a sua revolução francesa. Deposto o poder adulto, podem exercer sua individualidade. E individualidade, agora, é também escolher a tribo de sua eleição. Que algumas tribos sejam idênticas, consumindo idênticos produtos e produzindo idêntica linguagem [...], não constitui problema, pelo contrário acrescenta dimensão universal à independência.

    “Uma idade à flor da pele”. Fragatas para terras distantes.

Rio de Janeiro: Record, 2004. P. 79 Disponível em: Cereja, Willliam Roberto. Português linguagens, 9º ano / William Roberto Cereja, Thereza Cochar Magalhães– 9 ed. reform. p. 64 – São Paulo: Saraiva, 2015. [Adaptado].

De acordo com o texto, o que foi deposto?

A
B
C
D


06
(BPW).

Leia o texto abaixo e responda.

Londres, 29 de junho de 1894

Lenora, minha prima

    Perdi o sono, por que será? Mamãe uma visita diferente. Depois do jantar ouvimos um barulho enorme. Eram cavalos relinchando. Alguém bateu à porta. Watson, nosso mordomo, foi abrir.

    Era um homem esquisito: branco, magro, vestido de preto. Meu cão Brutus começou a latir. O homem ficou parado na porta. Disse Watson que uma roda de sua carruagem havia se quebrado. Mamãe convidou o desconhecido para entrar. Ele deu um sorriso largo, estranho.

    Talvez eu estivesse com sono, mas quando ele passou diante do espelho, ele não apareceu. Mamãe ofereceu chá ao estrangeiro. Ele disso que seu nome era Drácula e que morava num lugar chama Transilvânia. E dá dormir com tudo isso? Escreve.

Edgard

A carta informa Lenora sobre

A
B
C
D


07
(SEAPE).

Leia o texto a seguir e responda.

Hierarquia

    Diz que um leão enorme ia andando chateado, não muito rei dos animais, porque tinha acabado de brigar com a mulher e esta lhe dissera poucas e boas. Ainda com as palavras da mulher o aborrecendo, o leão subitamente se defrontou com um pequeno rato, o ratinho menor que ele já tinha visto. Pisou-lhe a cauda e, enquanto o rato forçava inutilmente para fugir, o leão gritou: “Miserável criatura, estúpida, ínfima, vil, torpe: não conheço na criação nada mais insignificante e nojenta. Vou te deixar com vida apenas para que você possa sofrer toda a humilhação do que lhe disse, você, desgraçado, inferior, mesquinho, rato!” E soltou-o. O rato correu o mais que pôde, mas, quando já estava a salvo, gritou pro leão: “Será que Vossa Excelência poderia escrever isso pra mim? Vou me encontrar agora mesmo com uma lesma que eu conheço e quero repetir isso pra ela com as mesmas palavras!”

MORAL: Afinal, ninguém é tão inferior assim.

SUBMORAL: Nem tão superior, por falar nisso.

Millôr Fernandes. Fábulas fabulosas. Rio de Janeiro: Nórdica, 1985.

A palavra que caracteriza o leão é

A
B
C
D


08
(SIMAVE).

Leia o texto abaixo.

Que mudanças no clima afetaram a humanidade?

    Não é exagero dizer que a história da humanidade sempre esteve ligada às transformações climáticas. Sobretudo até o século 20, quando ainda não havia tecnologia suficiente para tornar mais toleráveis as variações bruscas ou prolongadas de tempo e temperatura. Essas alterações fizeram o homem descer das árvores, extinguiram civilizações, impulsionaram migrações e decidiram guerras. Para exemplificar o que foi dito, vale relembrar dois fatos históricos: em 2007, a concentração de poluentes no ar eleva a temperatura do planeta para os níveis mais altos dos últimos 150 mil anos; em junho de 1944, as forças aliadas precisaram esperar semanas pelo melhor clima para o desembarque na Normandia, decisivo na derrota Nazista; em 1812, o inverno rigorosíssimo aniquila as tropas de Napoleão Bonaparte que haviam invadido a Rússia; em 1788, a seca causa a quebra de safras e espalha a fome. O fato contribui, ainda que secundariamente, para a Revolução Francesa em 1789, como lenda.

Mundo estranho. Edição 65, julho 2007. p. 48.

O fato histórico que ocorreu em 1812 foi

A
B
C
D


09
(SARESP).

Leia o texto abaixo.

A tecnologia brasileira está ajudando a população de Angola a identificar e desarmar milhares de minas terrestres ainda existentes por lá, consequência de uma guerra civil de três décadas. Uma empresa de São José dos Campos especializada em informações geográficas vem dando treinamento aos angolanos para a identificação de minas por meio de imagens de satélite. Atualmente, são registradas 400 vítimas das minas por ano em Angola.

(Revista Veja, 23 jul. 2008)

De acordo com esse texto, qual a finalidade da tecnologia brasileira em Angola?

A
B
C
D


10
(Equipe PIP).

Leia o texto abaixo.

A assembléia dos ratos

    Um gato de nome Faro-Fino deu de fazer tal destroço na rataria duma casa velha que os sobreviventes, sem ânimo de sair das tocas, estavam a ponto de morrer de fome.

    Tornando-se muito sério o caso, resolveram reunir-se em assembléia para o estudo da questão. Aguardaram para isso certa noite em que Faro-Fino andava aos miados pelo telhado, fazendo sonetos à lua.

    — Acho – disse um deles - que o meio de nos defendermos de Faro-Fino é lhe atarmos um guizo ao pescoço. Assim que ele se aproxime, o guizo o denuncia e pomo-nos ao fresco a tempo. Palmas e bravos saudaram a luminosa idéia. O projeto foi aprovado com delírio. Só votou contra um rato casmurro, que pediu a palavra e disse:

    — Está tudo muito direito. Mas quem vai amarrar o guizo no pescoço de Faro-Fino?

    Silêncio geral. Um desculpou-se por não saber dar nó. Outro, porque não era tolo.

    Todos, porque não tinham coragem. E a assembléia dissolveu-se no meio de geral consternação.

    Dizer é fácil - fazer é que são elas!

LOBATO, Monteiro. in Livro das Virtudes – William J. Bennett – Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1995. p. 308.

Na assembléia dos ratos, o projeto para atar um guizo ao pescoço do gato foi:

A
B
C
D


11
(SAEP).

Leia o texto e responda.

O DESENHISTA

    A professora pegou Joãozinho na sala de aula desenhando caricaturas de seus amiguinhos. Tomou seu caderno e disse:

    — Vamos mostrar para a diretora e ver o que ela acha disso!

    Chegando na sala da diretora, após esta olhar com atenção para os desenhos, exclamou:

    — Muito bonito isso, não é, seu Joãozinho?

    Respondeu Joãozinho com a maior naturalidade do mundo:

    — Bonito e bem desenhado. Na verdade, eu sempre soube que era um grande artista, mas a modéstia me impedia de falar sobre o assunto. Mas agora, vindo da senhora, sei que é sincero, por isso fico muito contente!

sitededicas.uol.com.br, 19 de maio de 2008.

O que Joãozinho estava desenhando?

A
B
C
D


12
(SAEB).

Leia o texto abaixo e responda.

Hierarquia

    Diz que um leão enorme ia andando chateado, não muito rei dos animais, porque tinha acabado de brigar com a mulher e esta lhe dissera poucas e boas.

    Eis que, subitamente, o leão defronta com um pequeno rato, o ratinho menor que ele já tinha visto. Pisou-lhe a cauda e, enquanto o rato forçava inutilmente pra escapar, o leão gritava: "Miserável criatura, estúpida, ínfima, vil, torpe: não conheço na criação nada mais insignificante e nojento. Vou te deixar com vida apenas para que você possa sofrer toda a humilhação do que lhe disse, você, desgraçado, inferior, mesquinho, rato!" E soltou-o.

    O rato correu o mais que pode, mas, quando já estava a salvo, gritou pro leão: "Será que V. Excelência poderia escrever isso pra mim? Vou me encontrar com uma lesma que eu conheço e quero repetir isso pra ela com as mesmas palavras!".

Moral: Afinal ninguém é tão inferior assim.

http://www2.uol.com.br /millor/fabulas/043.htm - (adaptada).

Diz que um leão andava chateado, sentia-se “não muito rei dos animais” porque

A
B
C
D






Um comentário: