quarta-feira, 3 de junho de 2020

D9 - Quiz por descritor - Port. 9° Ano

Quiz D9: PORTUGUÊS - ENSINO FUNDAMENTAL
D9: PORTUGUÊS - 9° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL

D9: Diferenciar as partes principais das secundárias em um texto.

01
(A.D.A - SEDUC-GO).

Leia o texto a seguir e responda.

Bombeiros capturam cobra coral achada dentro de casa em Ipameri

Segundo a corporação, serpente tem cerca de um metro de comprimento e estava nas proximidades de uma mesa.

    Por Paula Resende, G1-GO.

    Bombeiros capturaram uma cobra coral dentro de uma casa no Setor Central de ipameri, região sudeste de Goiás. A serpente tem cerca de um metro de comprimento e estava perto de uma mesa.

    De acordo com o sargento Rafael Antônio da Silva, os moradores avistaram a cobra, por volta das 19h30 de sexta-feira (8). Como há crianças na casa, eles ligaram de imediato para a corporação.

    “Pegamos a cobra com a pinça, colocamos no tambor e transportamos até uma reserva, onde a soltamos”, contou o sargento.

    Silva afirmou que a cobra não atacou os moradores e também não apresentava ferimentos.

Disponível em: https://g1.globo.com/go/goias/noti cia/bombeiros-encontram-cobracoral- dentro-de-casa-em-ipameri.ghtml>. Acesso em: 11 jun. 2018.

Qual trecho apresenta a principal informação do texto?

A
B
C
D


02
(A.D.A - SEDUC-GO).

Leia o texto a seguir e responda.

Pesquisador cria ferramenta para decodificar vírus de resgate Aurora

Altieres Rohr

    Michael Gillespie, um analista de vírus, desenvolveu uma ferramenta capaz de decodificar arquivos embaralhados pelo vírus de resgate “Aurora”. Esse vírus de resgate pode ser reconhecido pela utilização das extensões “.Nano”, “.animus”, “.Aurora”, “.desu”, “.ONI” e “.aurora”.

    Vírus de resgate são pragas digitais que embaralham arquivos do computador e exigem um pagamento para que seja fornecida a chave que decodifica e retorna os arquivos a um estado legível.

    Em muitos casos, não há como ter os arquivos de volta sem pagar. Porém, com o passar do tempo, foram encontrados meios para burlar a criptografia utilizada por algumas dessas pragas.

    No caso do Aurora, a ferramenta analisa alguns arquivos criptografados para determinar a chave de criptografia usada. O método é o de força bruta (tentativa e erro), o que significa que o processo leva algum tempo. Após a chave ser encontrada para um arquivo, a mesma chave é usada para todos os demais arquivos do mesmo computador.

    [...]

Disponível em: https://g1.globo.com/economia/tecnologia /blog/altieres-rohr/post/2019/01/08/ pesquisador-cria-ferramenta-para-decodificar -virus-de-resgate-aurora.ghtml. Acesso em: 10 jan. 2019.

Criptografia: escrita secreta, em cifra, isto é, por meio de abreviaturas ou sinais convencionais.

“criptografia”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008- 2013, https://dicionario.priberam.org/criptografia [consultado em: 20-02-2019].

Qual é a principal informação do texto?

A
B
C
D


03
(A.D.A - SEDUC-GO).

Leia o texto a seguir e responda.

Após 8 dias desaparecido, cachorro é resgatado de dentro de buraco em Águas Lindas de Goiás

Murillo Velasco

    Um cachorro foi resgatado dentro de um buraco em um lote baldio após ficar oito dias desaparecido, em Águas Lindas de Goiás, no Entorno do Distrito Federal. Segundo o Corpo de Bombeiros, responsável por retirar o animal do local, o bicho estava bastante debilitado e, por conta disto, a corporação crê que ele estivesse preso no buraco desde que desapareceu.

    O resgate foi feito às 17h de segunda-feira (7). O cachorro foi descoberto por um uma mulher que passava pelo local e ouviu os latidos do animal.

    Conforme divulgou a assessoria de comunicação do Corpo de Bombeiros, a corporação fez o resgate e, após prestar os primeiros cuidados, dando água e comida ao cachorrinho, o entregou à proprietária, que mora próximo ao lugar onde o bicho foi encontrado.

Disponível: https://g1.globo.com/go/goias/noticia/2019 /01/09/apos-8-dias-desaparecido-cachorro -e-resgatado-dentro-de-buraco-em-aguas -lindas-de-goias.ghtml. Acesso em: 10 jan. 2019.

Qual é a principal informação do texto?

A
B
C
D


04
(Prova Brasil).

Leia o texto a seguir.

A beleza total

    A beleza de Gertrudes fascinava todo mundo e a própria Gertrudes. Os espelhos pasmavam diante de seu rosto, recusando-se a refletir as pessoas da casa e muito menos as visitas. Não ousavam abranger o corpo inteiro de Gertrudes. Era impossível, de tão belo, e o espelho do banheiro, que se atreveu a isto, partiu-se em mil estilhaços.

    A moça já não podia sair à rua, pois os veículos paravam à revelia dos condutores, e estes, por sua vez, perdiam toda capacidade de ação. Houve um engarrafamento monstro, que durou uma semana, embora Gertrudes houvesse voltado logo para casa.

    O Senado aprovou lei de emergência, proibindo Gertrudes de chegar à janela. A moça vivia confinada num salão em que só penetrava sua mãe, pois o mordomo se suicidara com uma foto de Gertrudes sobre o peito.

    Gertrudes não podia fazer nada. Nascera assim, este era o seu destino fatal: a extrema beleza. E era feliz, sabendo-se incomparável. Por falta de ar puro, acabou sem condições de vida, e um dia cerrou os olhos para sempre. Sua beleza saiu do corpo e ficou pairando, imortal. O corpo já então enfezado de Gertrudes foi recolhido ao jazigo, e a beleza de Gertrudes continuou cintilando no salão fechado a sete chaves.

ANDRADE, Carlos Drummond de. Contos plausíveis. Rio de Janeiro: José Olympio, 1985.

O conflito central do enredo é desencadeado

A
B
C
D


05
(A.D.A - SEDUC-GO).

Leia o texto abaixo e, a seguir, responda.

O jogo da baleia azul

Editorial

    Um jogo perigoso tem deixado o mundo em total estado de alerta e atiçado a curiosidade dos adolescentes. O desafio Blue Whale, ou em tradução livre, Baleia Azul, teve seus primeiros registros na Rússia e agora chegou ao Brasil. Aparentemente inocente, o jogo prepara seus seguidores para cometer suicídio na etapa final.

    Em 2015, na Rússia, a polícia investigava a morte de duas adolescentes, quando descobriram um grupo na internet do qual ambas participavam. As autoridades revelaram que o desafio é dividido em 50 missões, sendo a última delas, colocar fim na própria vida.

    No ano passado, algumas fontes chegaram a divulgar que 130 suicídios tinham relação com o jogo online. Escolas da Europa deram início a campanhas de alerta após identificar alguns alunos com cortes nos braços, queimaduras e outros sinais de mutilação.

    Um rapaz de 19 anos morador de Pará de Minas, que já tinha tentado sair do grupo várias vezes, mas acabou se matando por overdose de medicamentos. A vítima era casada e tinha uma filha de apenas 40 dias.

    Especialistas recomendam que as famílias fiquem atentas aos jovens, principalmente àqueles que já apresentaram tendências à depressão e atitudes suicidas.

Disponível em: http://www.opopular.com.br/editorias/ cidade/entenda-o-jogo-da-baleia-azul-que- assusta-os-pais-e-pode-ter-causado-a-primeira -morte-no-brasil-1.1258403>. Acesso em: 27 abr. 2017.

Em qual trecho está expressa a principal informação do texto II?

A
B
C
D


06
(SAEPI).

Leia o texto abaixo.

Nova lei ortográfica chega à escrita braile

    Todas as mudanças promovidas pelo acordo ortográfico serão adotadas pelo português convertido em braile, sistema criado pelo francês Louis Braille para pessoas com deficiência visual. O acordo influencia o braile, pois, nesse sistema, as palavras são escritas letra a letra, e cada vocábulo tem até seis pontos em relevo. Um cego treinado é capaz de detectar a ausência ou a presença do trema em determinadas palavras, assim como hífens, acentos e pontuações. Com isso, o Ministério da Educação já prevê a adaptação de livros didáticos em braile à nova grafia.

Língua Portuguesa. nº 41. São Paulo: Segmento, mar. 2009, p. 9.

A informação principal desse texto é:

A) B) C) D)
A
B
C
D


07
(SISPAE).

Leia o texto abaixo.

Isotônico pode dar cárie

    Ele repõe sais minerais e glicose, é verdade. Mas o isotônico, aquela bebida colorida consagrada pela geração academia, também pode causar danos à saúde da boca. Um estudo da Universidade de Nova York, nos Estados Unidos, revelou que o consumo destemperado do produto causa erosão do esmalte dos dentes, abrindo alas para cáries e deterioração dentária. “O dente perde mais minerais do que deveria por causa de um desequilíbrio químico provocado pelo ácido cítrico presente no isotônico”, explica o cirurgião-dentista Rodrigo Bueno, consultor da Associação Brasileira de Odontologia. “Por isso, a bebida deve ser consumida de quatro em quatro horas, que é o tempo necessário para que a saliva neutralize a acidez bucal.” Nesse intervalo, procure beber apenas água se estiver praticando alguma atividade física.

Saúde, maio 2009, p. 62.

A informação principal desse texto é que o isotônico

A
B
C
D


08
(SAEMI - PE).

Leia o texto abaixo.

    Muitos dizem ser necessário estudar em um ambiente silencioso, sem distrações. No entanto, para alguns, o estudo em um ambiente tranquilo também pode ser tedioso e não render em nada. Por isso apoiamos aqueles que gostam de músicas para estudar.

    Embora alguns estudos digam que ouvir música não é bom para estudo, acreditamos que ouvir música é uma boa alternativa para estudar calmamente. Você pode criar um ambiente tranquilo, onde você pode ser produtivo estudando sem ser em um silêncio absoluto. A música também ajuda a elevar o seu humor e motivá-lo a continuar, e tem alguns que dizem que ajuda na memorização e no ânimo para estudar.

    Mas o desafio é escolher as músicas para estudar. Se você escolher o tipo errado de música, você pode acabar se distraindo com ela, em vez de melhorar a sua concentração para estudar para as próximas provas.

Disponível em: https://www.examtime.com/pt-BR /blog/musicas-para-estudar/. Acesso em: 11 maio 2013. Fragmento.

Qual é o trecho que apresenta a informação principal desse texto?

A
B
C
D


09
(SAETHE).

Leia o texto abaixo.

Jovens trocam livros por “leitura digital”

    No bolso do jeans, um celular. Na escrivaninha do quarto, um laptop. [...] Tudo ao redor dos jovens de hoje oferece conexão 24 horas por dia nas mais diversas redes sociais. Como deixar de lado todas as infinitas possibilidades que o mundo digital oferece e se dedicar à leitura de um livro, com suas centenas de páginas, cheias de palavras [...] exigindo concentração para serem decifradas?

    Dados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) divulgados nesta semana afirmam que a leitura não está entre as prioridades dos jovens de 15 anos. [...] 46% dos estudantes afirmam que leem apenas para obter as informações de que precisam; [...]. Apenas um terço disse que a leitura é um dos hobbies favoritos.

    Apesar dos dados do Pisa, especialistas em educação e tecnologia discordam da ideia de que o jovem de hoje lê menos. Muito pelo contrário: afirmam que os adolescentes nunca leram tanto. A diferença é que, agora, não são só os livros que são “lidos”, mas vídeos, sites, SMS, e-mails e uma gama imensa de informações. “O adolescente lê e escreve muito, comunica-se muito mais por escrito. As gerações anteriores liam só os livros da escola. Os jovens de hoje não: estão sempre se informando dentro dessa vida social digitalizada”, diz Rosa Maria Farah, [...] da PUC-SP. [...]

    Para os educadores, a falta de interesse pela leitura formal pode levar à perda da habilidade de se concentrar quando necessário. “O jovem não consegue mais ler um texto inteiro. [...]”, explica Teresa Ferreira, psicopedagoga da Unifesp. [...]

    Ainda é cedo para afirmar o quanto isso pode ser prejudicial no futuro. Mas os especialistas alertam: ler apenas o essencial e aquilo que interessa pode levar à perda da aptidão para analisar situações com mais profundidade. “O jovem sabe de tudo o que acontece, mas não aprofunda o conhecimento dos fatos”, destaca a psicóloga Dora Sampaio Góes [...].

MANDELLI, Mariana. Disponível em: http://www.estadao.com.br/noticias/geral, jovens-trocam-livros-por-leitura- digital-imp-,652713>. Acesso em: 5 mar. 2015. *Adaptado para fi ns didáticos. Fragmento.

A informação principal desse texto está no trecho:

A
B
C
D


10
(PROEB).

Leia o texto e responda.

    “No Antigo Egito, o gato foi honrado e enaltecido, sendo considerado como um animal santo. Nesta mesma época, a gata transformou-se na representação da Deusa Bastet, fêmea do deus Sol Rá. [...] Na Europa, o gato se desenvolveu com as conquistas romanas. Ele foi admirado pela sua beleza e dupla personalidade (ora um selvagem independente, ora um animal doce e afável), e apreciado ainda no século XI quando o rato negro invadiu a Europa. No século XIII desenvolveram-se as superstições e o gato passou de criatura adorada a infernal, associada aos cultos pagãos e à feitiçaria. A igreja lhe virou as costas. [...] No século XVIII ele voltou majestoso e em perfeito acordo com os poetas, pintores e escritores que prestam homenagem à graça e à beleza de seu corpo.”

Fonte: Revista DC. Diário Catarinense, 25 de abril 1999.

A informação principal que se destaca no texto é

A
B
C
D


11
(PROEB).

Leia o texto e responda.

A POLUIÇÃO CAUSA O EFEITO ESTUFA

    Em primeiro lugar, efeito estufa, por si só, é uma coisa boa: sem ele, a Terra seria um picolé. O efeito funciona como cobertor de gases que retêm o calor da luz solar perto da superfície do planeta. Seu principal causador é o dióxido de carbono, o gás que emitimos quando soltamos o ar na respiração, e que não tem efeito tóxico nenhum sobre os seres vivos. Portanto, não dá pra chamá-lo de poluente.

(Revista Galileu, n° 172.)

A principal informação em relação ao texto sobre o que ocasiona o efeito estufa é

A
B
C
D


12
(Prova Petrópolis).

Leia o texto para responder a questão abaixo:

Animais no espaço

    Vários animais viajaram pelo espaço como astronautas.

    Os russos já usaram cachorros em suas experiências. Eles têm o sistema cardíaco parecido com o dos seres humanos. Estudando o que acontece com eles, os cientistas descobrem quais problemas podem acontecer com as pessoas.

    A cadela Laika, tripulante da Sputnik-2, foi o primeiro ser vivo a ir ao espaço, em novembro de 1957, quatro anos antes do primeiro homem, o astronauta Gagarin.

    Os norte-americanos gostam de fazer experiências científicas espaciais com macacos, pois o corpo deles se parece com o humano. O chimpanzé é o preferido porque é inteligente e convive melhor com o homem do que as outras espécies de macacos. Ele aprende a comer alimentos sintéticos e não se incomoda com a roupa espacial.

    Além disso, os macacos são treinados e podem fazer tarefas a bordo, como acionar os comandos das naves, quando as luzes coloridas acendem no painel, por exemplo. Enos foi o mais famoso macaco a viajar para o espaço, em novembro de 1961, a bordo da nave Mercury/Atlas 5. A nave de Enos teve problemas, mas ele voltou são e salvo, depois de ter trabalhado direitinho. Seu único erro foi ter comido muito depressa as pastilhas de banana durante as refeições.

(Folha de São Paulo, 26 de janeiro de 1996)

No texto “Animais no espaço”, uma das informações principais é

A
B
C
D






Nenhum comentário:

Postar um comentário