sexta-feira, 5 de junho de 2020

D14 - Quiz por descritor - Port. 9° Ano

Quiz D14: PORTUGUÊS - ENSINO FUNDAMENTAL
D14: PORTUGUÊS - 9° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL

D14: Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.

01
(A.D.A - SEDUC-GO).

Leia o texto a seguir e responda.

Meus tempos de criança

    Pulávamos os muros e ganhávamos os quintais das casas vizinhas, enormes e cheias de fruteiras e de toda a sorte de animais, gatos, cachorros, galinhas, patos, marrecos e outros mais. Chupando mangas, gostosas mangas, mangas-espada, mangas-rosa e manguitos, esses quase sempre os mais saborosos, dividíamos os times e organizávamos as peladas de fundo de quintal que exigiam grande malabarismo de nossa parte, com as frondosas árvores para driblar e grandes irregularidades no terreno para contornar.

    Usávamos “bolas de meia”, preparadas por nós mesmos com papel de jornal compactado e colocado dentro de uma meia de mulher, mas já começávamos a usar bolas de borrachas e as “bolas-de-pito”, que eram bolas de couro, com pito para fora e que tí nhamos o cuidado de envergar para dentro, para evitar arranhaduras.

PARÁISO, Rostand. Antes que o tempo apague. 2. ed. Recife: Editora Comunicarte, 1996 (adaptado).

Nos trechos, qual expressão sublinhada expressa uma opinião?

A
B
C
D


02
(A.D.A - SEDUC-GO).

Leia o texto a seguir e responda.

De olho nas árvores

    A questão da manutenção de árvores em áreas urbanas merece detida atenção. Se por um lado é importante ter cada vez mais áreas verdes compondo a paisagem urbana, no que Goiânia se destaca nacionalmente, por outro é fundamental a manutenção preventiva destas áreas. Só assim é possível minimizarmos os casos de acidentes causados pela queda de árvores.

    Reportagem nessa edição dá um contorno numérico ao problema.

    Numa sequência de dois dias chuvosos, mais de 90 árvores caíram na capital, segundo levantamento da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg). Trata-se de um risco também presente na estiagem, visto que, de janeiro a agosto, foram 464 árvores podadas ou retiradas. A Prefeitura trabalha na readequação de algumas árvores, providência que não pode ser negligenciada.

    É preciso investir na manutenção preventiva constante. Um tratamento adequado reduz drasticamente o número de árvores condenadas. Em grande parte das vezes, isso ocorre porque as árvores não recebem os cuidados necessários, são plantadas de forma incorreta ou em locais indevidos.

    É hora, pois, de reforçar essa vigilância.

Disponível em: https://www.opopular.com.br/ editorias/o-piniao/editorial -1.145048/de-olho-nas-%C3%A1rvores-1.1642339 . Acesso em: 19 nov. 2018.

O trecho “É preciso investir na manutenção preventiva constante. Um tratamento adequado reduz drasticamente o número de árvores condenadas.”, apresenta uma/um

A
B
C
D


03
(A.D.A - SEDUC-GO).

Leia o texto a seguir e responda.

Goiânia, 10 de outubro de 2018.

Prezada Marta Guimarães,

    Venho por meio desta agradecer os brinquedos que nos foram enviadas pela senhora para as crianças carentes que são assistidas pela nossa ONG “Criança feliz”. Nós trabalhamos muito para ajudar essas crianças.

    Conforme pode ver nas fotos anexas, as crianças ficaram muito felizes e agradecidas por causa dos brinquedos.

    Espero poder contar com essa parceria outras vezes, pois será muito importante para as crianças.

    A atitude da senhora foi extremamente grandiosa e proporcionou a alegria dessas crianças que tem tão pouco no seu cotidiano.

    Muito obrigado!

    Atenciosamente, Márcio Reis.

Disponível em: http://www.zun.com.br. Acesso em: 19 nov. 2018.

Qual das expressões sublinhadas expressa uma opinião?

A
B
C
D


04
(A.D.A - SEDUC-GO).

Leia o texto e, a seguir, responda.

Moradores de "ilha dos gatos" pedem ajuda para comprar ração

    Na ilha de Aoshima, conhecida como a “ilha dos gatos”, ao sul do Japão, quem manda são os felinos. Lá, os bichanos são seis vezes mais numerosos que pessoas — e a população (humana) do local é inteiramente responsável pelos cuidados, saúde e bem-estar dos animais. Foi então que uma notícia terrível se espalhou: por conta de condições climáticas desfavoráveis, a entrega de ração teve que ser suspendida. Como conta o BoredPanda, a ilha não possui lojas de ração ou comida – todas as compras são feitas por barco, dependendo da necessidade dos cidadãos — e, com o clima ruim, os moradores se viram em uma sinuca.

    A solução, claro, estava na internet. Ao perceberem que as reservas de ração estavam baixando drasticamente, os moradores de Aoshima começaram a fazer pedidos pelo Twitter, para que pessoas colaborassem enviando pacotes de ração para a ilha. Poucos dias depois, a cidade estava abarrotada de doações. Os tweets que se seguiram mandavam a mensagem oposta: a ilha pede que os internautas parem de enviar ração, pois já eram suficientes até abril e não havia mais lugar para guardar tantas doações.

Disponível em: http://revistagalileu.globo.com/ Sociedade/noticia/2016/03/moradores-de- ilha-dos-gatos-pedem-ajuda-para-comprar -racao-e-internet-respondeu-altura.html. Acesso em: 25 mar.2016.

Em qual das citações abaixo está expresso apenas um fato?

A
B
C
D


05
(A.D.A - SEDUC-GO).

Leia o texto abaixo e, a seguir, responda.

Transplante de menina

Tatiana Belinky

    [...] Na Avenida Rio Branco, reta, larga e imponente, embicando no cais do porto [...] tivemos a nossa primeira impressão — e que impressão! — do carnaval brasileiro. [...] O que nós vimos, no Rio de Janeiro, não se parecia com nada que eu pudesse sequer imaginar nos meus sonhos mais desvairados.

    Aquelas multidões enchendo toda a avenida, aquele corso - desfile interminável e lento de carros, pára-choque com pára-choque, capotas arriadas, apinhados de gente fantasiada e animadíssima. Todo aquele mundaréu de homens, mulheres, crianças de todos os tipos, de todas as cores, de todos os trajes — todos dançando e cantando, pulando e saracoteando, jogando confetes e serpentinas que chegavam literalmente a entupir a rua e se enroscar nas rodas dos carros... E os lança-perfumes, que que é isso minha gente! E os "cordões", os "ranchos", os "blocos de sujos" — e todo o mundo se comunicando, como se fossem velhos conhecidos, se tocando, brincando, flertando — era assim que se chamavam os namoricos fortuitos,. a paquera da época —, tudo numa liberdade e descontração incríveis, especialmente para aqueles tempos tão recatados e comportados...

    [...] Vi muitos carnavais daquele, participei mesmo de vários, e curti-os muito. Mas nada, nunca mais, se comparou com aquele primeiro carnaval no Rio de Janeiro, um banho de Brasil, inesquecível...

Transplante de menina, São Paulo, Moderna, 2003

Em qual das alternativas a seguir está expresso um fato?

A
B
C
D


06
(A.D.A - SEDUC-GO).

Leia o texto abaixo e responda.

Cirurgia de lipoaspiração?

    Jovens não têm mais fé, nem idealismo, nem posição política. Adultos perdem o senso em busca da juventude fabricada. Ok, eu também quero me sentir bem, quero caber nas roupas, quero ficar legal, quero caminhar correr, viver muito, ter uma aparência legal, mas… Uma sociedade de adolescentes anoréxicas e bulímicas, de jovens lipoaspirados, turbinados aos vinte anos não é natural. Não é, não pode ser. Que as pessoas discutam o assunto. Que alguém acorde. Que o mundo mude. Que eu me acalme. Que o amor sobreviva.” Cuide bem do seu amor, seja ele quem for”.

(Herbert Viana)

Sobre a lipoaspiração, temos uma opinião:

A
B
C
D


07
(SAEMU – CE).

Leia o texto abaixo e responda as questões 07 e 08.

A Lei Seca

    Um copo de cerveja e pronto. O suficiente para não dirigir mais. Certo? Claro que não. Sou mesmo taxativo. Não tem ninguém no mundo que me convença que isso é o motivo para não pilotar. A nova lei, que entrou em vigor e não se aplica na íntegra — faltam bafômetros, pessoal para fiscalização e condições materiais — é mesmo um daqueles arremedos moralizantes e de última hora para resolver uma questão mais que grave: as mortes no trânsito. Tolerância zero. Veja! Apenas 0,2 gramas por litros de sangue! Nos EUA, são 0,8. Por que não copiamos?

(Elton Coelho)

Sobre o fato da implantação da “Lei Seca” temos uma opinião:

A
B
C
D


08

Temos ainda outra opinião sobre o fato mencionado no texto, que encontramos em:

A
B
C
D


09
(SAEP).

Leia o texto e responda.

PRAZER OBRIGATÓRIO

Lauro Neto

    Foi o jornalista e escritor Zuenir Ventura que levantou o debate em sua coluna do GLOBO: a leitura obrigatória de clássicos, como” Iracema” ou “Senhora”, é capaz de incentivar um aluno a ler ou vai afastá-lo da literatura? [...]

    Fã de “Código Da Vinci”, “Anjos e demônios” e “Harry Porter”, Luiz Fernando Magalhães, de 16 anos, leu a coletânea “Os cem melhores do século” organizada por Ítalo Moriconi, para um teste de literatura. [...]

    — Os poemas são mais difíceis de entender que a prosa, por isso não despertam tanto interesse. [...]

    Com a autoridade de quem é adorada pelas adolescentes com a série “Fala sério”, Thalita Rebouças acredita que escritores como Luís Fernando Veríssimo, Fernando Sabino e João Ubaldo Ribeiro deveriam figurar na lista de livros das escolas.

    — Esses três, sim, deveriam ser leitura obrigatória! De histórias curtas, os alunos passariam para os romances. Não dá para empurrar tantos clássicos, sem dar aos adolescentes uma contrapartida, um livro com o qual eles se identifiquem. [...]

O Globo, Megazine, 23 de março de 2010.

O trecho do texto que revela um fato é

A
B
C
D


10
(SPAECE).

Leia o texto abaixo.

O Castelo das Águias, de Ana Lúcia Merege

    O Castelo das Águias, romance fantástico de Ana Lúcia Merege, é um lugar especial.

    Localizado nas Terras Férteis de Athelgard, região habitada por homens e elfos, abriga uma surpreendente Escola de Magia, onde os aprendizes devem se iniciar nas artes dos bardos e dos saltimbancos antes de qualquer encanto ou ritual.

    Apesar de sua juventude, Anna de Bryke aceita o desafio de se tornar a nova Mestra de Sagas do Castelo. Aprende os princípios da Magia da Forma e do Pensamento e tem a oportunidade de conhecer pessoas como o idealizador da Escola, Mestre Camdell; Urien, o professor de Música; Lara, uma maga frágil e enigmática, e o austero Kieran de Scyllix, o guardião das águias que mantém um forte elo místico com os moradores do Castelo.

    Enquanto se habitua à nova vida e descobre em Kieran um poço de sentimentos confusos e turbulentos, uma exigência do Conselho de Guerra das Terras Férteis põe em risco a vida e a liberdade das águias. Com o apoio de Kieran, Anna lutará para preservá-las, desvendando uma trama de conspiração e segredos que envolvem importantes magos do Castelo.

Disponível em: http://www.contosfantasticos.com.br/. Acesso em: 10 jun. 2011.

Nesse texto, há uma opinião no trecho:

A
B
C
D


11
(SIMAVE/PROEB).

Leia o texto a seguir e responda.

PRINCESA NENÚFAR ELFO-ELFA

    Nasceu já bem pálida, de olhos claros e cabelos loiros, quase brancos. Foi se tornando invisível já na infância e viveu o resto da vida num castelo mal assombrado, com fantasmas amigos da família. Dizem que é muito bonita, mas é bem difícil de se saber se é verdade.

SOUZA, Flávio de. Príncipes e princesas, sapos e lagartos: Historias modernas de tempos antigos. Editora FTD, p.16. Fragmento

A opinião das pessoas sobre a princesa é de que ela

A
B
C
D


12
(PROEB).

Leia o texto abaixo.

Para gostar de ler

    Parto de uma ideia qualquer — originária de uma figura real ou imaginária, de um acidente, de um fato histórico, de uma notícia de jornal — e sobre ela começo a escrever, ao acaso, trechos que podem ser o começo de uma história, ou o meio, ou o fim. Quando estas anotações chegam a um certo volume, redijo a primeira versão da narrativa. Sempre à mão. Acredito ser a mão um instrumento mais sensível para a escrita. Depois é que datilografo, uma, duas, três ou mais vezes, até que o texto me pareça razoavelmente bom. Sou um perfeccionista que busca a palavra certa e o ritmo exato. Vários autores.

Para gostar de ler. São Paulo: Ática, 1984. v. 9. p. 9.

Nesse texto, o trecho que contém uma opinião é:

A
B
C
D






Nenhum comentário:

Postar um comentário