quarta-feira, 10 de junho de 2020

D20 - Quiz por descritor - Port. 9° Ano

Quiz D20: PORTUGUÊS - ENSINO FUNDAMENTAL
D20: PORTUGUÊS - 9° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL

D20: Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido.

01
(IPOJUCA - PE).

Leia os textos abaixo.

Texto 1

Vantagens e desvantagens dos biodegradáveis

    O maior benefício destes materiais é a decomposição completa e bem mais rápida. Os produtos biodegradáveis contribuem para o não acúmulo de lixo no planeta. Porém, se por um lado eles contribuem para a redução de resíduos sólidos, por outro, os produtos biodegradáveis contribuem para o efeito estufa, pois, ao se degradarem eles liberam gás metano proporcional à velocidade de degradação, ou seja, quanto mais rápido o produto se decompõe mais gás ele libera no ar.

    Apesar das desvantagens, os produtos biodegradáveis ainda representam vantagens ambientais sobre os produtos convencionais. Estudos mostram que produtos com agentes biodegradáveis mais lentos podem ser acondicionados em aterros sanitários e o gás proveniente da decomposição pode ser utilizado para gerar calor e energia, impactando menos o meio ambiente.

    Os produtos biodegradáveis não são a melhor solução, mas, os avanços nas pesquisas podem contribuir para aprimorar as embalagens dos produtos biodegradáveis que utilizamos. Lembrando que antes do descarte é muito mais importante reduzir o consumo, dar preferência aos produtos com embalagens reutilizáveis e separar o “lixo que não é lixo” para reciclagem.

Disponível em: http://www.pensamentoverde.com.br/ produtos/produtos-biodegradaveis/>. Acesso em: 17 jun. 2013.

Texto 2

Disponível em: http://londrina.abrasel.com.br/index. php/noticias/1362-empresa-carioca-produz -copos-biodegradaveis-a-base-de-mandioca>. Acesso em: 17 jun. 2013.

Esses dois textos têm em comum o fato de

A
B
C
D


02
(P.D - SEDUC-GO).

Leia os textos e, a seguir, responda.

Texto I

O bullying sempre existiu

Tom Coelho

    O bullying sempre existiu. Anos atrás as vítimas eram chamadas de CDFs, nerds ou puxa-sacos. Eram jovens que se sentavam nas primeiras fileiras de carteiras na sala de aula, prestavam atenção no professor e na matéria lecionada, inquiriam e respondiam perguntas, faziam o dever de casa e, consequentemente, tiravam boas notas. O contraponto era a "turma do fundão", formada por rebeldes e descolados.

    Os atos de bullying eram bem conhecidos. Desde o "corredor polonês", onde vários estudantes se enfileiravam para escorraçar o alvo com alguns petelecos, tapas e breves pontapés, a chamada "geral", até o famigerado "te pego lá fora". A opressão era mais física do que psicológica, pois o constrangido tinha em sua defesa o fato de ser, normalmente, melhor aluno que seus agressores.

    Claro que também tínhamos o assédio ao gordo, ao feio e ao varapau. Mas a questão é que estas ações eram contidas em si mesmas. As escolas mantinham "bedéis" para colocar ordem na casa e coibir atos de violência, sem falar que ir "parar na diretoria" era temido pela maioria dos alunos.

    Contudo, se o bullying ocorresse, ao chegar em casa a vítima ainda iria ter com seus pais. Alguns poderiam dizer: "Não reaja, pois não é de sua natureza", no melhor estilo "oferea a outra face". Já outros argumentariam: "Se apanhar de novo lá fora e não reagir, vai levar outra surra quando chegar em casa".

    [...]

Disponível: http://oglobo.globo.com/sociedade/ educacao/veja-aqui-outros-relatos-de-pessoas -que-sofreram-bullying-na-escola-3122758>. Acesso em: 23 maio 2016.

Texto II

    Minha filha tem 10 anos, cabelos enormes e encaracolados, com muito volume. Os cabelos dela são lindos, remetem a uma coisa meio afro e é considerado um trunfo nas passarelas, já que ela faz alguns desfiles de moda infantil. No entanto, na escola, ela sofre bullying, é chamada de pulguenta, bruxa e uma série de adjetivos que a magoam profundamente. Ela sempre me pede pra deixar que faça escova progressiva, chapinha, mas seria um erro permitir que a maldade daqueles pestinhas retirem o seu diferencial. Até porque muitas críticas acontecem quando ela usa algo bonito ou diferente. A mãe de uma aluna me ligou pra saber onde eu havia comprado uma boina que a filha dela queria desesperadamente, a mesma que a menina havia chamado de "brega", quando viu minha filha usando. Ser alta, magra e estilosa tem sido difícil para a minha filha. Imagine o quanto de maldade não acontece com as crianças gordinhas ou com outras diferenças.

Disponível em: http://oglobo.globo.com/sociedade/educacao veja-aqui-outros-relatos-de-pessoas-que -sofreram-bullying-na-escola-3122758>. Acesso em: 23 maio 2016.

Os dois textos falam sobre o bullying, mas apenas o segundo

A
B
C
D


03
(P.D - SEDUC-GO).

Leia o texto abaixo e, a seguir, responda.

Texto I

Doença

    O vírus da chikungunya é transmitido por duas espécies de mosquito, o Aedes aegypti, que também transmite a dengue, e o Aedes albopictus, que é encontrado na zona rural. A infecção pelo vírus provoca sintomas semelhantes aos da dengue, porém mais dolorosos.

    No idioma africano makonde, o nome chikungunya significa “aqueles que se dobram”, em referência à postura que os pacientes adotam diante das dores articulares provocadas pela doença.

   Pesquisadores ainda não desenvolveram nenhuma vacina ou remédio para curar a enfermidade. O tratamento é paliativo, já que há apenas medicamentos para aliviar os sintomas. A prevenção contra a chikungunya é semelhante à da dengue e tem como objetivo eliminar os focos criadouros do mosquito transmissor.

    “Oitenta por cento dos criadouros do Aedes aegypti, do mosquito da dengue e chikungunya, estão nos domicílios. Então é preciso haver a contribuição de toda a população para que nós possamos eliminar esses criadouros, eliminar o mosquito Aedes aegypti e com isso interromper a transmissão tanto de dengue quanto de chikungunya”, afirma Leonardo Vilela.

Disponível em: http://g1.globo/goias/noticia/2015/ 01/confirmado-o-primeiro-caso-de-febre- chikungunya-contraio-em-goias.html. acesso em 21/08/20105.

Texto II

As informações dos textos I e II sobre a chikungunya e a dengue são

A
B
C
D


04
(P.D - SEDUC-GO).

Leia os dois textos abaixo e, a seguir, responda.

Texto I

Disponível em http://kikacastro.com.br/2014/10/16 /de-novo-o-desperdicio-deagua/.Acesso em 06/04/2015.

Texto II

Bom-senso no uso da água

Antônio Aguiar

    [...] Diante da realidade de escassez da água nos grandes centros, nos quais Juiz de Fora se inclui, percebemos a necessidade de incutir nos próprios cidadãos este processo de avaliação e responsabilidade contra os gastos excessivos deste recurso natural não renovável, que precisa ser usado com mais inteligência e menos desperdício. Por isso, propusemos a lei que impede a lavagem de nossas calçadas com água tratada.

    No entanto, ressaltamos que o bom-senso precisa estar sempre à frente. Quando a lei propõe a proibição deste comportamento, é porque a água tem sido usada comumente no lugar da vassoura para retirar a poeira dos nossos passeios. Quantos de nós já não nos indignamos com este comportamento em nossas ruas? Quantas vezes a própria imprensa já não realizou flagrantes deste comportamento, que não pode ser mantido diante da nova realidade mundial e que o Brasil já enfrenta, mesmo sendo a nação que possui 12% de toda a água doce superficial do planeta, recurso este que não é maior do que 3% de toda a água do planeta Terra? [...]

Disponível em http://www.tribunademinas.com. br/bom-senso-no-uso-da-agua/. Acesso em 06/04/2015.

Esses dois textos tratam

A
B
C
D


05
(P.D - SEDUC-GO).

Leia os textos abaixo e, a seguir, responda.

Texto I

Disponível em http://jataovaqueiro.blogspot.com.br/2 012-a-seca-do-nordeste-por-adnael-html. Acesso em 18/03/2014.

Texto II

    Por trás do que lembro,

    ouvi de uma terra desertada,

    vaziada, não vazia,

    mais que seca, calcinada.

   

    De onde tudo fugia,

    onde só pedra é que ficava,

    pedras e poucos homens

    com raízes de pedra, ou de cabra.

   

    Lá o céu perdia as nuvens,

    derradeiras de suas aves;

    as árvores, a sombra,

    que nelas já não pousava.

   

    Tudo o que não fugia,

    gaviões, urubus, plantas bravas,

    a terra devastada

    ainda mais fundo devastava.

João Cabral de Melo Neto

Disponível em http://pensador.oul.com .br/poema_sobre_a_seca. Acesso em 13/02/2014.

Comparando os dois textos, percebe-se que eles tratam o tema da seca de forma

A
B
C
D


06
(P.D - SEDUC-GO).

Leia os textos e, a seguir, responda.

DONALD TRUMP

TEXTO I

    A histeria dos jornalistas desta Folha contra Trump no que se refere à construção do muro na fronteira com o México é ridícula porque, entre outros motivos, não resiste ao mínimo debate racional. Que tal como argumento, apenas para lembrar a turma dos bonitinhos politicamente corretos, que o próprio México, que deporta 9 entre 10 guatemaltecos ilegais, deseja construir um muro nessa fronteira e não vemos a mesma reação?

PAULO BOCCATO (Taquaritinga, SP)

TEXTO II

    Não bastassem a agressão e o bloqueio a Cuba por meio século e a tomada de grande extensão territorial do México, vêm agora o senhor Trump para bloquear as fronteiras mexicanas com esse vergonhoso muro e sobretaxas coercitivas. Pode estar começando mais um bloqueio contra um país vizinho. Que se cuide o Canadá.

GERALDO G. VIEIRA (Brasília, DF)

Disponível em: http://www.1.folha.folha.uol.com.br /paineldoeitor/2017/01/1853810-brasileiros -esperam-que-carmen-lucia-nao-decepcione-o -pais-afirma-leitor.shtml>. Acesso em: 18 jan. 2017.

A temática comum abordada nos textos é a

A
B
C
D


07
(SAEMU).

Leia o texto abaixo e responda.

Texto I

Na boca de todo mundo, ética perde o significado

Antonio Arruda. Folha de São Paulo

    Quanto mais se aproxima o 6 de outubro, mais a ética brilha como palavra de ordem nos palanques, na mídia e nas conversas inflamadas do brasileiro às vésperas das eleições. O conceito de ética, indispensável e eficiente na escolha do melhor candidato, é exaltado, paparicado, mas também manipulado, usurpado e maquiado. Banalizada, a ética virou pau para toda obra. "Há duas palavras que entraram na moda e que temos de especificar muito bem: ética e cidadania. A ética como está sendo debatida pode facilmente ocultar o seu verdadeiro sentido, pode mascarar candidatos", diz Maria Victória Benevides, cientista política da Universidade de São Paulo. E, para tanto, o discurso é uma das estratégias mais eficazes e utilizadas.

Texto II

Cansado, eleitor deixa de acreditar

Folha de São Paulo

    "O custo da falta de ética é brutal." A declaração de Renato Janine Ribeiro dá a medida das consequências na sociedade quando um político falta com a ética.

    Quando elege um candidato qualquer e depois se decepciona com sua atuação, o eleitor tende a desenvolver um sentimento generalizado em relação à política. Ou seja, para ele, a desonestidade passa a imperar.

O foco principal de ambos os textos podemos encontrar em:

A
B
C
D


08
(SAEMU – CE).

Leia o texto e responda.

Planeta Água

Guilherme Arantes

Texto I

    Água que nasce na fonte

    Serena do mundo

    E que abre um

    Profundo grotão

    Água que faz inocente

    Riacho e deságua

    Na corrente do ribeirão...

    Águas escuras dos rios

    Que levam a fertilidade ao sertão

Texto II

O ciclo da água

    Toda a água que existe em nosso planeta é a mesma desde que a Terra se formou. O calor provocado pelo Sol e a ação dos ventos causam a evaporação das águas dos oceanos, lagos e rios. O vapor d’água, por ser mais leve que o ar, sobe para a atmosfera formando as nuvens. Quando as nuvens são atingidas por temperaturas mais baixas, o vapor d’água se condensa e se transforma em gotículas que se precipitam de volta à superfície em forma de chuva.

Marli Mitsunaga. Manual Ecokids.

Os dois textos apresentam

A
B
C
D


09
(SAEP).

Leia os textos a seguir e responda.

Texto I

Zap

    Não faz muito que temos esta nova TV com controle remoto, mas devo dizer que se trata agora de um instrumento sem o qual eu não saberia viver. Passo os dias sentado na velha poltrona, mudando de um canal para outro — uma tarefa que antes exigia certa movimentação, mas que agora ficou muito fácil. Estou num canal, não gosto — zap, mudo para outro. Não gosto de novo — zap, mudo de novo. Eu gostaria de ganhar em dólar num mês o número de vezes que você troca de canal em uma hora, diz minha mãe. Trata-se de uma pretensão fantasiosa, mas pelo menos indica disposição para o humor, admirável nessa mulher.

Moacyr Scliar. www.releituras.com/mscliar_zap.asp

Texto II

Televisão

    Desde o início dos tempos o ser humano sempre buscou algo para o seu entretenimento.

    Na época do homem das cavernas, ele pintava o seu cotidiano e suas façanhas nas paredes das cavernas. De modo que essa pintura tanto servia par eternizá-lo, como para representar seus desejos e seus medos. Hoje em dia, com as grandes revoluções industriais e tecno-científicas, o ser humano inventou uma máquina que eterniza todo o seu cotidiano, e o transmite para todas as pessoas do planeta.

    A televisão hoje está presente na vida das pessoas. Como meio de comunicação ela traz as mais variadas informações que inconscientemente os cidadãos captam. São valores e ideologias cultuadas. Funcionando muitas vezes como ditadora de regras, estilos e modas.

    De acordo com o sociólogo e historiador João Ramos Batanolli a influência da televisão depende do senso crítico do telespectador. Hoje a grande maioria se posta em frente a um aparelho de forma passiva, para distração. Além disso, existe uma articulação do poder econômico, focando no consumismo, não apenas em propagandas, como também em novelas.

    Outra área que a televisão influencia é na política, colocando e tirando homens do poder. Hoje em dia sua influência é tão grande que não imaginamos o mundo sem televisão. Pode-se dizer até que a televisão é um instrumento de covardia, pois ilude a parcela mais vulnerável da população que são as baixas camadas sociais.

    Mas a televisão não é só uma vilã, ela também oferece bons programas educativos e informativos. Cabe a nós não nos deixarmos levar pela “fantástica caixa de sonhos” e distinguir aquilo que serve apenas para nos alienar, daquilo que serve para nos educar.

João Bosco da Silva Monteiro Júnior, São Bento - PB.

Fonte: http://www.pucrs.br/mj/artigo-televisao.php

Comparando os dois textos é possível constatar que

A
B
C
D


10
(AVALIA-BH).

Leia os textos abaixo.

Texto 1

Disponível em: http://neusamariabento.blogspot. com/2010/05/boas-maneiras.html. Acesso em: 8 maio 2011.

Texto 2

Espirrar

    Espirrar não é, em si, um ato grosseiro. A maneira de espirrar pode ser...

    Quando sentir o espirro chegando, vire a cabeça para o lado (tirando os outros da linha de tiro e cubra o nariz e boca com a mão — que, de preferência estará segurando um lenço!).

    Também não faça mais barulho que o necessário, mas não tente segurar o espirro. É claro que, usando este método, você pode ficar com a mão cheia de... meleca (eu disse para usar um lenço). Não limpe na sua própria roupa (e muito menos na dos outros!). Vá até o banheiro mais próximo e lave a mão. [...]

VILELA, Antônio Carlos. Coisas que todo garoto deve saber. São Paulo: Melhoramentos, 2009. p. 49. Fragmento.

Esses textos falam sobre

A
B
C
D


11
(BPW).

Leia os textos abaixo e responda a questão abaixo.

A distribuição da água no mundo, no Brasil e na Amazônia

    O volume total de água na Terra não aumenta nem diminui: é sempre o mesmo. Hoje somos mais de 5 bilhões de pessoas que, com outros seres vivos, repartem essa água. O desenvolvimento do ser humano está em grande parte relacionado à quantidade e à qualidade da água.

    Cada pessoa gasta por dia, em média, 40 litros de água: bebendo, tomando banho, escovando os dentes, lavando as mãos antes das refeições etc.

    Apenas 0,7% do volume total de água da Terra é formado por água potável, isto é, pronta para o consumo humano. Hoje em dia, quase 2 bilhões de pessoas não dispõem de água potável.

    Hoje, 54% da água disponível anualmente está sendo consumida, dos quais 2/3 na agricultura. Em 2025, 70% será consumida, apenas considerando o aumento da população. Caso os padrões de consumo dos países desenvolvidos forem estendidos à população mundial, estaremos consumindo 90% da água disponível.

www.iepa.ap.gov.br. Acesso 22/07/2007

Texto II

Planeta água

    Água que nasce na fonte serena do mundo

    E que abre um profundo grotão

    Água que faz inocente riacho e deságua na corrente do ribeirão

    Águas escuras dos rios que levam a fertilidade ao sertão

    Águas que banham aldeias e matam a sede da população

    Águas que caem das pedras no véu das cascatas, ronco de trovão

    E depois dormem tranquilas no leito dos lagos, no leito dos lagos

    Água dos igarapés, onde Iara, a mãe d’água é misteriosa canção

    Água que o sol evapora, pro céu vai embora, virar nuvem de algodão

    Gotas de água da chuva, alegre arco-íris sobre a plantação

    Gotas de água da chuva, tão tristes, são lágrimas na inundação

    Águas que movem moinhos são as mesmas águas que encharcam o chão

    E sempre voltam humildes pro fundo da terra, pro fundo da terra

    Terra, planeta água ...

www.vagalume.com.br/guilhermearantes/planeta água.

Esses dois textos falam da:

A
B
C
D


12
(SAEP).

Leia as opiniões sobre a ficha limpa e responda.

Texto I

    "É necessário banir da vida pública pessoas desonestas, mas é preciso respeitar as regras da Constituição".

    "Ninguém pode ser tratado pelo poder público como se culpado já fosse".

    "Partidos políticos escolhem mal seus próprios candidatos".

(Celso de Mello)

Texto II

    "É chegada a hora de a sociedade ter o direito de escolher e o orgulhar-se poder votar em candidatos probos sobre os quais não recaia qualquer condenação criminal e não pairem dúvidas sobre mal versão de recursos públicos".

(Joaquim Barbosa)

Disponível em: http://veja.abril.com.br/complementos -materias/ficha-limpa/index.shtml>. Acesso em: 27 ago. 2012.

Acerca dos textos I e II é correto afirmar que:

A
B
C
D






2 comentários: