quinta-feira, 4 de junho de 2020

D12 - Quiz por descritor - Port. 9° Ano

Quiz D12: PORTUGUÊS - ENSINO FUNDAMENTAL
D12: PORTUGUÊS - 9° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL

D12: Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.

01
(A.D.A - SEDUC-GO).

Leia o texto a seguir e responda.

Disponível em: https://hagaroorrivel.wordpress.com /tiras001/#jp-carousel-18. Acesso em: 14 nov. 2018.

O objetivo desse texto é

A
B
C
D


02
(A.D.A - SEDUC-GO).

Leia o texto a seguir e responda.

Goiânia, 10 de outubro de 2018.

Prezada Marta Guimarães,

    Venho por meio desta agradecer os brinquedos que nos foram enviadas pela senhora para as crianças carentes que são assistidas pela nossa ONG “Criança feliz”. Nós trabalhamos muito para ajudar essas crianças.

    Conforme pode ver nas fotos anexas, as crianças ficaram muito felizes e agradecidas por causa dos brinquedos.

    Espero poder contar com essa parceria outras vezes, pois será muito importante para as crianças.

    A atitude da senhora foi extremamente grandiosa e proporcionou a alegria dessas crianças que tem tão pouco no seu cotidiano.

    Muito obrigado!

    Atenciosamente, Márcio Reis.

Disponível em: http://www.zun.com.br. Acesso em: 19 nov. 2018.

Qual é o objetivo desse texto?

A
B
C
D


03
(A.D.A - SEDUC-GO).

Leia o texto a seguir e responda.

Respeito ao Araguaia

    Reportagem nessa edição traz elementos para uma importante reflexão ambiental. Ninguém ousa discordar que o Rio Araguaia seja um patrimônio afetivo dos goianos, numa relação que a cada nova temporada se fortalece. Porém, o afeto não se traduz em respeito, se levarmos em consideração a monumental quantidade de lixo deixada nas 25 praias que ficam no leito do rio que corta o município de Aruanã.

    Nesse ano, a prefeitura local recolheu 175 toneladas de lixo deixados na natureza, após os acampamentos. Os rejeitos vão de cadeiras e churrasqueiras até vasos sanitários e pneus. O volume de lixo daria para encher 12 caminhões da Companhia de Urbanização de Goiânia. A média diária ficou em 8 toneladas.

    A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Aruanã chegou a fazer um trabalho de conscientização, visitando acampamentos e chamando a atenção para a importância de se pensar na destinação do lixo por parte dos turistas.

    Contudo, como não é possível designar um fiscal para cada acampamento, é vital que o turista assuma para si essa responsabilidade, sob pena de degradar o endereço que todo goiano aprendeu a amar.

Disponível em: https://www.opopular.com.br/editorias /opiniao/editorial-1.145048/respeito -ao-araguaia-1.1615398. Acesso em 19 nov.2018.

Esse editorial publicado no Jornal O Popular tem por objetivo

A
B
C
D


04
(A.D.A - SEDUC-GO).

Leia o texto a seguir e responda.

Trindade terá sistema híbrido

    Dependendo das condições climáticas, a energia eólica é muito indicada para regiões de acesso restrito, e, por isso, com menores demandas — como as ilhas. Seguindo esta linha, o CEPEL, juntamente com a Eletrobrás e a Marinha do Brasil, desenvolvem, desde 2005, projeto de instalação de fontes alternativas na ilha de Trindade, no litoral do Espírito Santo.

    A ideia é implantar um sistema híbrido de energia solar e eólica com capacidade para gerar 120kW, o suficiente para reduzir de 60 mil para 2 mil litros o consumo anual de óleo diesel na ilha, que atualmente é atendida por geradores movidos a óleo.

    Localizada a 1.200 quilômetros da costa brasileira, a Ilha de Trindade é estratégica para garantir a extensão territorial do país, e por isso é ocupada pela Marinha. Mas, para que tenha energia, precisa ser alimentada por óleo diesel, que, de dois em dois meses, chega transportado por barcos, em viagem que dura cerca de quatro dias. Daí a grande importância desse projeto – exemplifica Ricardo Dutra, pesquisador do Cepel.

Jornal do Brasil, 27 jul. 2007.

O texto “Trindade terá sistema híbrido” tem a função de

A
B
C
D


05
(A.D.A - SEDUC-GO).

Leia o texto abaixo e, a seguir, responda.

Hora de estadistas

    A intensidade da cobrança, expressa na série de manifestações nas cidades brasileiras desde a semana passada, recomenda articulação de lideranças político-partidárias que não apenas ouçam os gritos nas ruas, mas que, principalmente, apresentem propostas claras e definição de prioridades.

    Este momento grave vivido pelo país exige mais do que meros líderes de agremiações partidárias, mas estadistas, que enxerguem o importante momento histórico pelo qual passa o país e que tenham a grandeza de apresentar uma objetiva proposta de agenda de interesse nacional para contribuir na superação dos desafios.

    O cidadão tem protestado nas ruas contra uma soma de ineficiências e desvios que resultaram em má prestação de serviços básicos e falhas na garantia de direitos essenciais. O foco, portanto, deve ser no sentido de dar respostas efetivas a essas demandas.

    Um dos recados que emanam das ruas é o de exaustão com negociações e articulações dissociadas dos interesses coletivos, tanto que houve mesmo hostilização a grupos partidários e movimentos políticos. A hora é de esforço e trabalho para resgatar a confiança perdida, com reformas e adoção de medidas para aprimorar e fortalecer as instituições democráticas como caminho para alcançar as metas pretendidas.

Editorial. O popular. Disponível em: http://www.opopular.com.br/cmlink/ o-popular/opopular.flip/Acesso em: 25/06/2013.

Qual a finalidade do texto?

A
B
C
D


06
(A.D.A - SEDUC-GO).

Leia o texto e, a seguir, responda.

Bombeiros resgatam filhote de cachorro preso entre parede e muro, em Quirinópolis

Equipe foi chamada pelos donos do cão, que estava agitado e nervoso. Animal foi retirado de fresta sem ferimentos.

Vanessa Martins, G1 GO

    O Corpo de Bombeiros resgatou, sem ferimentos, um filhote de cachorro preso entre um muro e uma parede, em Quirinópolis, no sul de Goiás. Segundo a corporação, agitado, o animal entrou no local sozinho, mas não conseguia sair. Os donos tentaram ajudá-lo, mas ficaram com medo de machucar o bichinho e chamaram ajuda.

    “O principal foi acalmar o filhote, que estava muito agitado e nervoso porque não conseguia sair. Com jeito, a equipe foi puxando ele até conseguir tirar. Logo que saiu, o filhote já voltou a correr”, contou ao G1 o tenente Roberto Cézar Lima Tosta, dos bombeiros.

    Ainda conforme o tenente, apesar do perigo do animal se ferir na saída da fresta em que ficou preso, não foi necessário quebrar nenhuma parte da parede ou do muro.

Disponível em: https://g1.globo.com/go/goias/ noticia/bombeiros-resgatam-filhote- de-cachorro-preso-entre-parede-e- muro-em-quirinopolis.ghtml. Acesso em: 27 fev. 2018.

Qual é o objetivo desse texto?

A
B
C
D


07
(AvaliaBH).

Leia o texto abaixo.

Fruto do ouro

    Foi Quetzalcoat, a serpente com penas, senhora da Lua e dos ventos, deusa da sabedoria, quem presenteou os toltecas com a semente sagrada trazida do Reino dos Filhos do Sol. A bebida amarga extraída dela, o xocolatl, proporcionaria ao homem resistência à fadiga, saúde intestinal, poder e magia. Ganhou tanto valor, que era reservada só aos reis, nobres, sacerdotes e guerreiros. Entre os astecas, virou moeda. Um coelho valia, por exemplo, 3 sementes.

Brasil Almanaque de Cultura Popular, ano 9, julho de 2007, nº 99.

Esse texto foi escrito com a função de

A
B
C
D


08
(SAEMS).

Leia o texto abaixo.

O leão e o ratinho

    Ao sair do buraco viu-se um ratinho entre as patas do leão. Estacou, de pelos em pé, paralisado pelo terror. O leão, porém, não lhe fez mal nenhum.

    — Segue em paz, ratinho; não tenhas medo de teu rei.

    Dias depois o leão caiu numa rede. Urrou desesperadamente, bateu-se, mas quanto mais se agitava mais preso no laço ficava.

    Atraído pelos urros, apareceu o ratinho.

    — Amor com amor se paga — disse ele lá consigo e pôs-se a roer as cordas. Num instante conseguiu romper uma das malhas. E como a rede era das tais que rompida a primeira malha as outras se afrouxavam, pode o leão deslindar-se e fugir.

    Mais vale paciência pequenina do que arrancos de leão.

LOBATO, Monteiro. Fábulas. São Paulo: Brasiliense, 1958. Fragmento. *Adaptado: Reforma Ortográfica.

A finalidade desse texto é

A
B
C
D


09
(SAERJ).

Leia o texto abaixo.

Cuidado com o peso!

    As crianças têm andado curvadas para a escola por causa do peso das mochilas imensas? Elas não deveriam passar por isso. Nem você. Veja como prevenir dores e lesões.

    Torne as mochilas mais leves. Não carregue mais de 25% do seu peso numa mochila, que deve ficar bem ajustada às costas para não balançar. Carregar 11 quilos pode cortar o fluxo sanguíneo para os braços depois de apenas 10 minutos, causando cansaço e perda de mobilidade dos dedos.

    Mantenha o objeto próximo do seu corpo, especialmente enquanto se agacha e se ergue, diz o Dr. Kevin Gill, do Centro de estudos sobre a Coluna, da Universidade do Texas, nos EUA. E evite os suportes lombares (usados frequentemente por pessoas que carregam muito peso). Um estudo recente mostrou que esses equipamentos não previnem a dor lombar.

Seleções Reader’s Digest. jan. 2009. p. 40.

A finalidade desse texto é

A
B
C
D


10
(BPW).

Leia o texto abaixo e responda.

SOUZA, Maurício de. Mônica. Gibi, nº 10. Maurício de Sousa, p. 82, 2007.

A finalidade desse texto é

A
B
C
D


11
(BPW).

Leia o texto a seguir e responda.

RECEITINHA: SANDUÍCHE NATURAL

Ingredientes:

 • 1/2 xícara de alface picado

 • 3 fatias de tomate

 • cenoura ralada a gosto

 • 1 colher de chá de margarina ou manteiga

 • 2 fatias de queijo mussarela

 • 2 fatias de pão de forma integral

 • sal a gosto

 • azeite a gosto

 • orégano a gosto

Modo de Preparo:

  Tempere o tomate, a cenoura e o alface com o sal, azeite e orégano. Passe a margarina/manteiga no pão de forma. Depois coloque todos os ingredientes entre as duas fatias de pão. Se preferir coloque o pão para esquentar antes de comer, assim ele fica mais crocante. Agora é só saborear.

http://corujasantenadas.blogspot .com/2010/04/receitinha-sanduich e-natural.html

O texto tem a finalidade de

A
B
C
D


12
(SARESP).

Leia o texto abaixo.

Artigo 29

I) Todo homem tem deveres para com a comunidade, na qual o livre e pleno desenvolvimento de sua personalidade é possível.

II) No exercício de seus direitos e liberdades todo o homem estará sujeito apenas às limitações determinadas pela lei, exclusivamente com o fim de assegurar o devido reconhecimento e respeito dos direitos e liberdades de outrem e de satisfazer as justas exigência da moral, da ordem pública e do bem estar de uma sociedade democrática.

III) Esses direitos e liberdades não podem, em hipótese alguma, ser exercidos contrariamente aos objetivos e princípios das Nações Unidas.

(Declaração Universal dos Direitos Humanos. Disponível em: www.dhnet.org.br/direitos/deconu /textosintegra.htm Acesso ago. 2008)

Esse texto tem por objetivo

A
B
C
D






Um comentário:

  1. achei muito legal mais que pena que eu nao consegui acertar tudo mais foi bem legal

    ResponderExcluir