quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

QUIZ 09: MATEMÁTICA 5° Ano

Quiz 09: MATEMÁTICA 5° ANO
QUIZ 09: MATEMÁTICA 5° Ano

01
(Sobral-CE).

Seu Joaquim é pedreiro. Ele precisa revestir um piso e, para isso, quer uma cerâmica que tenha quatro lados e pelo menos dois lados que não sejam paralelos.

Qual das cerâmicas abaixo ele escolherá?

A
B
C
D

O trapézio é figura plana que tem apenas 1 par de lados paralelos. Figura III.


02
(Sobral-CE).

Observe o cartaz do filme Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2.

Qual o tempo de duração deste filme?

A
B
C
D

Observe que:

  2h10min = 2 × 60 + 10 = 120 + 10 = 130 min


03
(Sobral-CE).

Joana foi ao mercado com sua mãe e viu o cartaz abaixo.

Quanto pagarão por 6 mamões papaia?

A
B
C
D

Pelo anúncio, obtemos:

  3 mamões [tex]   \Longrightarrow   [tex] R$ 4,00

  6 mamões [tex]   \Longrightarrow   [tex] R$ 8,00 (dobro)


04
(Sobral-CE).

A superfície da bola de futebol representada abaixo é formada por polígonos.

Os polígonos utilizados para fazer a bola são

A
B
C
D

Hexágono: polígono de 6 lados (região branca).

Pentágono: polígono de 5 lados (região preta).


05
(PAEBES).

No desenho abaixo está representado o medidor de combustível de um carro.

Qual é a representação decimal do número que o ponteiro desse medidor de combustível está indicando?

A
B
C
D

Observe que o ponteiro está marcando meio tanque ([tex]\frac{1}{2} [tex]). Logo,

  [tex]\frac{1}{2} = 0,5 [tex]


06
(Sobral-CE).

Um Centro Comercial tem três andares de estacionamentos. A tabela abaixo mostra o movimento desse estacionamento num determinado momento.

TOTAL DE
VAGAS
VAGAS
OCUPADAS
1° andar12088
2° andar12579
3° andar13557

Quantos carros podem ser colocados nos três andares deste estacionamento?

A
B
C
D

Pela tabela, encontramos:

  1° andar: 120

  2° andar: 125

  3° andar: 135

Portanto, podem colocar no estacionamento:

  120 + 125 + 135 = 380 carros


07
(Saresp-2009).

Observe abaixo a representação da sala de reuniões da escola de Mateus.

O pai de Mateus sempre gosta de sentar na última fila de poltronas que ficam no lado direito de quem entra na sala.

Logo, ele prefere sentar em uma poltrona que fica na fila

A
B
C
D


08
(Saresp 2007).

O resultado da divisão de 381 por 3 é:

A
B
C
D



09
(Sobral-CE).

Observe as figuras abaixo.

A figura que não corresponde à planificação do cubo é

A
B
C
D

Como o cubo tem 6 faces e a figura M só tem 5 faces. Portanto, a planificação M NÃO forma cubo.


10
(Sobral-CE).

A professora de Eduardo escreveu no quadro a operação abaixo. Ele foi o primeiro da turma a resolver e acertar.

Eduardo encontrou como resultado

A
B
C
D



11
(Sobral-CE).

Observe o retângulo representado abaixo.

O que acontecerá com o perímetro deste retângulo, se duplicarmos as medidas dos seus lados?

A
B
C
D

Perímetro (contorno) original: 8 + 5 + 8 + 5 = 26

Agora, dobrando os lados da figura original:

  16 + 10 + 16 + 10 = 52 [tex]   \Longrightarrow   [tex] 2 × 26

Assim, concluímos que o perímetro da nova figura tem o dobro do perímetro da figura original.


12
(Projeto conseguir).

Dona Ieda parou seu carro num estacionamento no qual o preço da hora é R$3,00 e a fração da hora é cobrada como hora inteira.

Dona Ieda estacionou seu carro às 9h30 e saiu às 11h50.

Quanto ela pagou?

A
B
C
D

O carro ficou no estacionamento por:

  11h50min − 9h30min = 2h20min

Como o valor pago por hora é de R$ 3,00 e a fração de hora é cobradda como hora inteira. Sendo assim:

  2h20min = 2h + 0,20h

    = 3 + 3 + 3 = R$ 9,00




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