quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

ENEM_Humanas_2017_1ªAp

ENEM 2017 - 1ª APLICAÇÃO
ENEM 2017 - CIÊNCIAS HUMANAS - 1ª APLICAÇÃO

01
(ENEM 2017 - 1ª Aplicação).

    No império africano do Mali, no século XIV, Tombuctu foi centro de um comércio internacional onde tudo era negociado — sal, escravos marfim etc. Havia também um grande comércio de livros de história, medicina, astronomia e matemática, além de grande concentração de estudantes. A importância cultural de Tombuctu pode ser percebida por meio de um velho provérbio: “O sal vem do norte, o ouro vem do sul, mas as palavras de Deus e os tesouros da sabedoria vêm de Tombuctu”.

ASSUMPÇÃO, J. E. África: uma história a ser reescrita. In: MACEDO, J. R. (Org.). Desvendando a história da África. Porto Alegre: UFRGS. 2008 (adaptado).

Uma explicação para o dinamismo dessa cidade e sua importância histórica no período mencionado era o(a)

A cidade de Tombuctu, capital do império do Mali, constituiu no período citado um ponto de importante escala e de convergência das rotas transaarianas, que ligavam comercialmente o Norte da África à região do Sahel e, por extensão, à África Equatorial. Acessoriamente, Tombuctu também realizava a conexão entre a África Ocidental, o Vale do Nilo e, no limite, o Mar Vermelho e o Oriente Médio.


02
(ENEM 2017 - 1ª Aplicação).

    Após a Declaração Universal dos Direitos Humanos pela ONU, em 1948, a Unesco publicou estudos de cientistas de todo o mundo que desqualificaram as doutrinas racistas e demonstraram a unidade do gênero humano. Desde então, a maioria dos próprios cientistas europeus passou a reconhecer o caráter discriminatório da pretensa superioridade racial do homem branco e a condenar as aberrações cometidas em seu nome.

SILVEIRA, R. Os selvagens e a massa: papel do racismo científico na montagem da hegemonia ocidental. Afro-Ásia, n, 23, 1999(adaptado).

A posição assumida pela Unesco, a partir de 1948 foi motivada por acontecimentos então recentes, dentre os quais se destacava o(a)

O genocídio praticado pelos nazistas (sobretudo o Holocausto de judeus) contra grupos por eles considerados racialmente inferiores causou profunda impressão, impulsionando um movimento geral em sentido contrário, ou seja, direcionado para combater as teorias e práticas racistas ou outras baseadas na pretensa desigualdade dos grupos humanos.


03
(ENEM 2017 - 1ª Aplicação).

   A moralidade, Bentham exortava, não é uma questão de agradar a Deus, muito menos de fidelidade a regras abstratas. A moralidade é a tentativa de criar a maior quantidade de felicidade possível neste mundo. Ao decidir o que fazer, deveríamos, portanto, perguntar qual curso de conduta promoveria a maior quantidade de felicidade para todos aqueles que serão afetados.

RACHELS. J. Os elementos da filosofia moral, Barueri-SP Manole. 2006.

Os parâmetros da ação indicados no texto estão em conformidade com uma

Para Bentham, a primeira lei da natureza é evitar a dor, e, portanto, seria necessário conciliar a felicidade pessoal com a alheia. O paradigma da premissa é o pragmatismo, entendido aqui como utilitarismo, pois objetiva-se pela ação, e os efeitos alcançados, no caso, são a felicidade em maior quantidade possível.


04
(ENEM 2017 - 1ª Aplicação).

   Fala-se muito nos dias de hoje em direitos do homem. Pois bem: foi no século XVIII — em 1789, precisamente — que uma Assembleia Constituinte produziu e proclamou em Paris a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. Essa Declaração se impôs como necessária para um grupo de revolucionários, por ter sido preparada por uma mudança no plano das ideias e das mentalidades: o iluminismo.

FORTES. L R. S. O Iluminismo e os reis filósofos. São Paulo: Brasiliense, 1981 (adaptado).

Correlacionando temporalidades históricas, o texto apresenta uma concepção de pensamento que tem como uma de suas bases a

Um dos princípios fundamentais da ideologia iluminista, além do racionalismo, do liberalismo e do naturalismo, era a igualdade de todos perante a lei (igualdade civil ou jurídica), em contraposição aos privilégios vigentes no Antigo Regime. Observe-se que a “universalização do princípio da igualdade civil” citado no texto circunscrevia-se ao âmbito etnocentrista europeu.


05
(ENEM 2017 - 1ª Aplicação).

    Art. 231. São reconhecidos aos índios sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições, e os direitos originários sobre as terras que tradicionalmente ocupam. competindo à União demarcá-las, proteger e fazer respeitar todos os seus bens.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: www. planalto. gov. br. Acesso em: 27 abr. 2017.

A persistência das reivindicações relativas à aplicação desse preceito normativo tem em vista a vinculação histórica fundamental entre

A Constituição de 1988, apelidada “Constituição Cidadã”, assegura a preservação das culturas tradicionais indígenas e afrodescendentes, as quais devem dispor de espaços que lhes sejam reservados. Esses dispositivos constituem uma forma de “resgate social” da contribuição prestada por aquelas populações à formação e ao desenvolvimento da nação brasileira.


06
(ENEM 2017 - 1ª Aplicação).

Fotografia de Augusto Gomes Leal e da ama de leite Mônica, cartão de visita de 1860.

KOUTSOUKOS S. S. M Amas mercenárias: o discurso dos doutores em medicina e os retratos de amas — Brasil, segunda metade do século XIX. História, Ciência, Saúde-Manguinhos. 2009. Disponível em: http: l/dx. doi. org. Acesso em: 8 maio 2013.

A fotografia, datada de 1860, é um indício da cultura escravista no Brasil, ao expressar a

No escravismo brasileiro, existia uma clara diferenciação de tratamento entre os escravos braçais e os destinados a tarefas domésticas. De fato, havia entre os últimos e seus senhores uma relação de proximidade que tinha seu ponto alto no papel da “mãe preta” (ama de leite escrava); esta, não obstante sua proximidade com o filho dos senhores e, por consequência, com eles próprios, não perdia sua condição de escrava. Daí a “ambiguidade” da condição escravista da personagem fotografada.


07
(ENEM 2017 - 1ª Aplicação).

   A configuração do espaço urbano da região do Entorno do Distrito Federal assemelha-se às demais aglomerações urbanas e regiões metropolitanas do pais, onde é facilmente identificável a constituição de um centro dinâmico e desenvolvido, onde se concentram as oportunidades de trabalho e os principais serviços, e a constituição de uma região periférica concentradora de população de baixa renda, com acesso restrito às principais atividades com capacidade de acumulação e produtividade, e aos serviços sociais e infraestrutura básica.

CAIADO, M. C. A migração intrametropolitana e o processo de estruturação do espaço da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno. In: HOGAN, D. J. et al. (Org.). Migração e ambiente nas aglomerações urbanas. Campinas: Nepo/Unicamp, 2002.

A organização interna do aglomerado urbano descrito é resultado da ocorrência do processo de

A organização urbana descrita no texto caracteriza o macrocefalismo, no qual há um centro urbano mais desenvolvido, que concentra a maior parte da infraestrutura e maior oferta e qualidade de serviços; na periferia, a infraestrutura é rarefeita e de menor qualidade.


08
(ENEM 2017 - 1ª Aplicação).

    México, Colômbia, Peru e Chile decidiram seguir um caminho mais curto para a integração regional. Os quatro países, em meados de 2012, criaram a Aliança do Pacífico e eliminaram, em 2013, as tarifas aduaneiras de 90% do total de produtos comercializados entre suas fronteiras.

OLIVEIRA, E. Aliança do Pacífico se fortalece e Mercosul fica à sua sombra. O Globo, 24 fev. 2013 (adaptado).

O acordo descrito no texto teve como objetivo econômico para os países-membros

A redução das tarifas aduaneiras promove uma diminuição do preço dos produtos que se tornam, portanto, mais competitivos. É na busca do crescimento dos mercados que se basearam México, Peru, Colômbia e Chile para reduzir seus impostos.


09
(ENEM 2017 - 1ª Aplicação).

MACHADO. P. J. O.; TORRES. F. T. P. Introdução à hidrogeografia. São Paulo: Cengage Learning. 2012 (adaptado).

A leitura dos dados revela que as áreas com maior cobertura vegetal têm o potencial de intensificar o processo de

Os dados indicados na tabela apontam que as áreas com maior cobertura vegetal (bacias naturais / florestas) têm maior porcentagem de água retida no local e menor escoamento. Tal acúmulo permite o percolamento da água pelo subsolo e a consequente recarga dos aquíferos.


10
(ENEM 2017 - 1ª Aplicação).

   O desgaste acelerado sempre existirá se o agricultor não tiver o devido cuidado de combater as causas, relacionadas a vários processos, tais como: empobrecimento químico e lixiviação provocados pelo esgotamento causado pelas colheitas e pela lavagem vertical de nutrientes da água que se infiltra no solo, bem como pela retirada de elementos nutritivos com as colheitas. Os nutrientes retirados, quando não repostos, são comumente substituídos por elementos tóxicos, como, por exemplo, o alumínio.

LEPSCH, I. Formação e consumação dos solos. São Paulo: Oficina de Textos, 2002 (adaptado).

A dinâmica ambiental exemplificada no texto gera a seguinte consequência para o solo agricultável:

O texto descreve o processo agrícola de produção intensa sobre os solos, que pode acarretar uma série de fenômenos pedológicos, principalmente o aumento da acidez. O uso de técnicas agrícolas inadequadas, a dinâmica climática e as próprias características dos solos podem agravar os problemas ambientais demonstrados no texto.


11
(ENEM 2017 - 1ª Aplicação).

    Os maiores consumidores da infraestrutura logística para exportação no Brasil são os produtos a granel, dentre os quais se destacam o minério de ferro, petróleo e seus derivados e a soja, que, por possuírem baixo valor agregado, e por serem movimentados em grandes volumes, necessitam de uma infraestrutura de grande porte e baixos custos. No caso da soja, a infraestrutura deixa muito a desejar, resultando em enormes filas de navios, caminhões e trens, que, por ficarem grande parte do tempo ociosos nas filas, têm seu custo majorado, onerando fortemente o exportador, afetando sua margem de lucro e ameaçando nossa competitividade internacional.

FLEURY P. F. A infraestrutura e os desafios logísticos das exportações brasileiras. Rio de Janeiro: CEL; Coppead; UFRJ. 2005 (adaptado).

No contexto do início do século XXI, uma ação para solucionar os problemas logísticos da soja apresentados no texto seria a

A precariedade da infraestrutura de circulação, sobretudo, onera produtores e torna os produtos brasileiros menos competitivos no mercado internacional; trata-se do “custo Brasil”. Tal situação faz referência aos custos de produção que existem em todo lugar, mas que são majorados no Brasil devido à precariedade da infraestrutura.


12
(ENEM 2017 - 1ª Aplicação).

   A diversidade de atividades relacionadas ao setor terciário reforça a tendência mais geral de desindustrialização de muitos dos países desenvolvidos sem que estes, contudo, percam o comando da economia. Essa mudança implica nova divisão internacional do trabalho, que não é mais apoiada na clara segmentação setorial das atividades econômicas.

RIO, G. A. P. A espacialidade da economia. In: CASTRO, I. E.: GOMES. P. C. C.; CORRÊA, R. L. (Org. ). Olhares geográficos: modos de ver e viver o espaço. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012 (adaptado).

Nesse contexto, o fenômeno descrito tem como um de seus resultados a

O setor terciário muito amplo segue uma tendência criada pelo processo de desindustrialização de países desenvolvidos, sob a égide de uma nova divisão internacional do trabalho, proposta que consolida o domínio da tecnologia.


13
(ENEM 2017 - 1ª Aplicação).

    Muitos países se caracterizam por terem populações multiétnicas. Com frequência, evoluíram desse modo ao longo de séculos. Outras sociedades se tornaram multiétnicas mais rapidamente, como resultado de políticas incentivando a migração, ou por conta de legados coloniais e imperiais.

GIDDENS. A. Sociologia. Porto Alegre: Penso, 2012 (adaptado).

Do ponto de vista do funcionamento das democracias contemporâneas, o modelo de sociedade descrito demanda, simultaneamente,

O texto trata das multietnias existentes não apenas no mundo, como também dentro de um único país. Portanto, para o funcionamento da democracia, de acordo com o excerto, é necessário o respeito às multietnias, independentemente da localização presente no globo terrestre. Por isso, manifestações extremistas, homogenizações e padronizações estão distantes da proposta demandada.


14
(ENEM 2017 - 1ª Aplicação).

Disponível em: https://pt.climate-data.org. Acesso em: 12 maio 2017 (adaptado).

As temperaturas médias mensais e as taxas de pluviosidade expressas no climograma apresentam o clima típico da seguinte cidade:

O climograma apresentado demonstra as características termo-pluviométricas de zonas temperadas, onde se localiza a cidade de Moscou. Entre essas características, destacam-se a elevada amplitude térmica anual com médias entre os –10°C da estação de inverno e os 18°C da estação de verão, bem como precipitações em torno de 600mm anuais e concentradas nos meses de verão.


15
(ENEM 2017 - 1ª Aplicação).

   Procuramos demonstrar que o desenvolvimento pode ser visto como um processo de expansão das liberdades reais que as pessoas desfrutam. O enfoque nas liberdades humanas contrasta com visões mais restritas de desenvolvimento, como as que identificam desenvolvimento com crescimento do Produto Nacional Bruto, ou industrialização. O crescimento do PNB pode ser muito importante como um meio de expandir as liberdades. Mas as liberdades dependem também de outros determinantes, como os serviços de educação e saúde e os direitos civis.

SEN, A. Desenvolvimento como liberdade. São Paulo: Cia. das Letras 2010.

A concepção de desenvolvimento proposta no texto fundamenta-se no vínculo entre

A concepção presente no texto relaciona o desenvolvimento com a expansão das liberdades reais das pessoas. Trata-se de uma perspectiva que extrapola a acepção tradicional de desenvolvimento, centrada exclusivamente em índices econômicos. De acordo com o texto, desenvolvimento abarca também educação, saúde e direitos sociais. Nesse sentido, ele está vinculado à articulação entre cidadania e ascensão econômica.


16
(ENEM 2017 - 1ª Aplicação).

   A primeira Guerra do Golfo, genuinamente apoiada pelas Nações Unidas e pela comunidade internacional, assim como a reação imediata ao Onze de Setembro, demonstravam a força da posição dos Estados Unidos na era pós-soviética.

HOBSBAWM, E. Globalização, democracia e terrorismo. São Paulo: Cia. das Letras, 2007.

Um aspecto que explica a força dos Estados Unidos, apontada pelo texto, reside no(a)

O poder de intervenção dos Estados Unidos na era pós-soviética, com o fim do conflito Oeste x Leste, que caracterizou o período da Guerra Fria, deve-se à quantidade e ao posicionamento estratégico das inúmeras bases militares do país, construídas durante a ordem bipolar.


17
(ENEM 2017 - 1ª Aplicação).

   O New Deal visa restabelecer o equilíbrio entre o custo de produção e o preço, entre a cidade e o campo, entre os preços agrícolas e os preços industriais, reativar o mercado interno — o único que é importante — pelo controle de preços e da produção, pela revalorização dos salários e do poder aquisitivo das massas, isto é, dos lavradores e operários, e pela regulamentação das condições de emprego.

CROUZET, M. Os Estados perante a crise, In: História geral das civilizações,. São Paulo: Difel, 1977 (adaptado).

Tendo como referência os condicionantes históricos do entreguerras, as medidas governamentais descritas objetivavam

O New Deal, implementado a partir de 1933, representou o abandono do capitalismo liberal pelo último centro econômico que ainda o praticava após a Primeira Guerra Mundial. Visando superar os efeitos econômicos e sociais da Grande Depressão, o governo Roosevelt adotou medidas de recuperação e incentivo ao poder aquisitivo dos segmentos afetados pela crise. Nesse sentido, podemos incluir os financiamentos aos agricultores arruinados, os programas de obras públicas para absorver parte da mão de obra desempregada, as garantias de preço mínimo para produtos primários e a fixação de um salário mínimo para os trabalhadores de baixa renda.


18
(ENEM 2017 - 1ª Aplicação).

   E venham, então, os alegres incendiários de dedos carbonizados! Vamos! Ateiem fogo às estantes das bibliotecas! Desviem o curso dos canais, para inundar os museus! Empunhem as picaretas, os machados os martelos e deitem abaixo sem piedade as cidades veneradas!

MARINETI. F. T. Manifesto futurista. Disponível em: wwwibilanomb Acesso em: 2 ago. 2012 (adaptado).

Que princípio marcante do Futurismo e comum a vária correntes artísticas e culturais das primeiras três década do século XX está destacado no texto?

Interpretação de texto. O trecho transcrito revela um aspecto central do pensamento futurista, lançado por Filippo Marinetti em 1909: a destruição dos símbolos do passado, relacionados com a preservação da memória histórica, em benefício dos avanços tecnológicos trazidos pela modernidade.


19
(ENEM 2017 - 1ª Aplicação).

   Uma sociedade é uma associação mais ou menos autossuficiente de pessoas que em suas relações mútuas reconhecem certas regras de conduta como obrigatórias e que, na maioria das vezes, agem de acordo com elas. Uma sociedade é bem ordenada não apenas quando está planejada para promover o bem de seus membros, mas quando é também efetivamente regulada por uma concepção pública de justiça. Isto é, trata-se de uma sociedade na qual todos aceitam, e sabem que os outros aceitam, o mesmo princípio de justiça.

RAWLS, J. Uma teoria da justiça. São Paulo: Martins Fontes. 1997 (adaptado).

A visão expressa nesse texto do século XX remete a qual aspecto do pensamento moderno?

O liberalismo político foi fundado sobre ideias que defendem a liberdade individual como fundamento da legislação e com base no igualitarismo. Estão relacionados ao pensamento liberal princípios como liberdade de expressão, eleições democráticas, igualdade de gênero, estado laico e o direito à propriedade.


20
(ENEM 2017 - 1ª Aplicação).

   A representação de Demócrito é semelhante à de Anaxágoras, na medida em que um infinitamente múltiplo é a origem; mas nele a determinação dos princípios fundamentais aparece de maneira tal que contém aquilo que para o que foi formado não é, absolutamente, o aspecto simples para si. Por exemplo, partículas de carne e de ouro seriam princípios que, através de sua concentração, formam aquilo que aparece como figura.

HEGEL. G. W. F. Crítica moderna. In: SOUZA, J. C. (Org.). Os pré- socrática: vida e obra. São Paulo: Nova Cultural. 2000 (adaptado).

O texto faz uma apresentação crítica acerca do pensamento de Demócrito, segundo o qual o “princípio constitutivo das coisas” estava representado pelo(a)

Demócrito, aluno de Leucipo na Antiga Grécia foi coautor do atomismo. Para o mestre e discípulo, a matéria era composta de uma partícula básica à qual deram o nome de átomo.


21
(ENEM 2017 - 1ª Aplicação).

   Uma conversação de tal natureza transforma o ouvinte; o contato de Sócrates paralisa e embaraça; leva a refletir sobre si mesmo, a imprimir à atenção uma direção incomum: os temperamentais, como Alcibíades, sabem que encontrarão junto dele todo o bem de que são capazes, mas fogem porque receiam essa influência poderosa, que os leva a se censurarem. E sobretudo a esses jovens, muitos quase crianças, que ele tenta imprimir sua orientação.

BRÉHIER, E. História da filosofia. São Paulo: Mestre Jou, 1977.

O texto evidencia características do modo de vida socrático, que se baseava na

A dialética socrática leva, pelo diálogo, o interlocutor a desembocar na própria ignorância, em que aparecem ideias mal estruturadas e equívocas. Após, o filósofo aplicava a maiêutica (a arte do parto) trazendo à luz a verdade dentro do interlocutor.


22
(ENEM 2017 - 1ª Aplicação).

   A grande maioria dos países ocidentais democráticos adotou o Tribunal Constitucional como mecanismo de controle dos demais poderes. A inclusão dos Tribunais no cenário político implicou alterações no cálculo para a implementação de políticas públicas. O governo, além de negociar seu plano político com o Parlamento, teve que se preocupar em não infringir a Constituição. Essa nova arquitetura institucional propiciou o desenvolvimento de um ambiente político que viabilizou a participação do Judiciário nos processos decisórios.

CARVALHO, E. R. Revista de Sociologia e Política. n. 23. nov. 2004 (adaptado).

O texto faz referência a uma importante mudança na dinâmica de funcionamento dos Estados contemporâneos que, no caso brasileiro, teve como consequência a

O assunto abordado pela questão é de extrema atualidade em relação à política brasileira: a interferência crescente do Poder Judiciário para dirimir questões próprias do Poder Legislativo. Entretanto, somente o futuro poderá definir se tal situação será definitiva ou terá caráter momentâneo, adstrito à atual crise institucional do País.


23
(ENEM 2017 - 1ª Aplicação).

   Ao destruir uma paisagem de árvores de troncos retorcidos, folhas e arbustos ásperos sobre os solos ácidos, não raro laterizados ou tomados pelas formas bizarras dos cupinzeiros, essa modernização lineariza e aparentemente não permite que se questione a pretensão modernista de que a forma deve seguir a função.

HAESBAERT, R. “Gaúchos” e baianos no “novo” Nordeste: entre a globalização econômica e a reinvenção das identidades territoriais. In: CASTRO, I. E.; GOMES, P. C. C.; CORREA, R. L. (Org.). Brasil: questões atuais da reorganização do território. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.

O processo descrito ocorre em uma área biogeográfica com predomínio de vegetação

O trecho em destaque na questão destaca elementos típicos do Cerrado, tais como troncos retorcidos e solos ácidos. Essa vegetação está adaptada ao clima tropical, onde há grande concentração de chuvas no verão e secas no inverno. A vegetação adaptada à alternância entre estação seca e chuvosa é chamada de tropófila.


24
(ENEM 2017 - 1ª Aplicação).

   A instalação de uma refinaria obedece a diversos fatores técnicos. Um dos mais importantes é a localização, que deve ser próxima tanto dos centros de consumo como das áreas de produção. A Petrobras possui refinarias estrategicamente distribuídas pelo país. Elas são responsáveis pelo processamento de milhões de barris de petróleo por dia, suprindo o mercado com derivados que podem ser obtidos a partir de petróleo nacional ou importado.

MURTA, A. L. S. Energia: o vício da civilização; crise energética e alternativas sustentáveis. Rio de Janeiro: Garamond, 2011.

A territorialização de uma unidade produtiva depende de diversos fatores locacionais. A partir da leitura do texto, o fator determinante para a instalação das refinarias de petróleo é a proximidade a

Para que uma refinaria seja instalada deve, necessariamente, obedecer a fatores técnicos e logísticos e estar próxima a centros de consumo e outras áreas de produção. Em decorrência disso, está associada também às infraestruturas em termos de circulação.


25
(ENEM 2017 - 1ª Aplicação).

    Mas era sobretudo a lã que os compradores, vindos da Flandres ou da Itália, procuravam por toda a parte. Para satisfazê-los, as raças foram melhoradas através do aumento progressivo das suas dimensões. Esse crescimento prosseguiu durante todo o século XIII, as abadias da Ordem de Cister, onde eram utilizados os métodos mais racionais de criação de gado, desempenharam certamente um papel determinante nesse aperfeiçoamento.

DUBY. G. Economia rural e vida no campo no Ocidente medieval. Lisboa: Estampa, 1987 (adaptado).

O texto aponta para a relação entre aperfeiçoamento da atividade pastoril e avanço técnico na Europa ocidental feudal, que resultou do(a)

O Renascimento Comercial e Urbano ocorrido na Europa Ocidental a partir do século XII provocou mudanças nas atividades agropecuárias do período, para atender às novas necessidades geradas pelo desenvolvimento mercantil e pelo crescimento demográfico. Daí o aperfeiçoamento da produção de lã citada no texto, paralelamente à derrubada de florestas e à drenagem de pântanos para suprir a alimentação de uma população em franco crescimento.


26
(ENEM 2017 - 1ª Aplicação).

RANKING DA EFICIÊNCIA

Compare a energia e o alagamento das dez maiores usinas do Brasil

Fonte: Aneel, Furnas, Eletronorte, Itaipu Binacional, Chesf, Norte Energia, Energia Sustentável e Santo Antonio Energia. Tudo sobre a batalha de Belo Monte. Disponível em: http://arte.folha.uol.com.br. Acesso em: 10 jan. 2014.

Comparando os dados das hidrelétricas, uma características territorial positiva de Belo Monte é o(a)

Ao comparamos os fatores elencados no ranking apresentado verificamos que a área alagada pela usina hidrelétrica de Belo Monte é relativamente pequena se considerarmos sua capacidade de geração, uma vez que foi construída na modalidade fio d’água, que não utiliza grandes reservatórios, reduzindo as barragens e a dimensão dos alagamentos. A usina, cuja potência é de 11,2 mil MW – a segunda maior do país, possui uma das menores áreas alagadas entre as usinas destacadas – 0,5 mil km².


27
(ENEM 2017 - 1ª Aplicação).

   Trata-se da perda progressiva da produtividade de biomas inteiros, afetando parcelas muito expressivas dos domínios subúmidos e semiáridos em todas as regiões quentes do mundo. É nessas áreas, ecologicamente transicionais que a pressão sobre a biomassa se faz sentir com muita força, devido à retirada da cobertura florestal, ao superpastoreio e às atividades mineradoras não controladas, desencadeando um quadro agudo de degradação ambiental, refletido pela incapacidade de suporte para o desenvolvimento de espécies vegetais, seja uma floresta natural ou plantações agrícolas.

CONTI, J. B. A geografia física e as relações sociedade-natureza no mundo tropical. In: CARLOS; A. F. A. (Org.) Novos caminhos da geografia. São Paulo: Contexto 1999 (adaptado).

O texto enfatiza uma consequência da relação conflituosa entre a sociedade humana e o ambiente que diz respeito ao processo de

Os ambientes transicionais, ecologicamente frágeis em relação a pressão exercida pelas atividades antrópicas como a pecuária, agricultura e mineração, são os biomas mais suscetíveis ao processo de desertificação. Estas atividades, quando realizadas de forma intensiva e reiterada, acabam por causar o empobrecimento e diminuição da umidade, tornando o solo infértil.


28
(ENEM 2017 - 1ª Aplicação).

   O fenômeno da mobilidade populacional vem, E desde as últimas décadas do século XX, apresentando transformações significativas no seu comportamento, não só no Brasil como também em outras partes do mundo. Esses novos processos se materializam, entre outros aspectos, na dimensão interna, pelo redirecionamento dos fluxos migratórios para as cidades médias, em detrimento dos grandes centros urbanos; pelos deslocamentos de curta duração e a distâncias menores; pelos movimentos pendulares, que passam a assumir maior relevância nas estratégias de sobrevivência, não mais restritos aos grandes aglomerados urbanos.

   

OLIVEIRA, L. A. P.; OLIVEIRA, A. T. R. Reflexões sobre os deslocamentos populacionais no Brasil. Rio de Janeiro: IBGE, 2011 (adaptada).

A redefinição dos fluxos migratórios internos no Brasil, no período apontado no texto, tem como causa a intensificação do processo de

A saturação dos grandes centros urbanos somada aos incentivos fiscais e o encarecimento da produção, tem feito com que a maior parte das atividades industriais sejam deslocadas para cidades que apresentam vantagens para a instalação das empresas, processo conhecido como descentralização da produção industrial. Tal processo tem servido como fator de atração de fluxos migratórios que se deslocam para cidades médias em busca de emprego ou provocado deslocamentos diários entre os municípios, conhecido como movimento pendular.


29
(ENEM 2017 - 1ª Aplicação).

   A participação da mulher no processo de decisão política ainda é extremamente limitada em praticamente todos os países, independentemente do regime econômico e social e da estrutura institucional vigente em cada um deles. É fato público e notório, além de empiricamente comprovado, que as mulheres estão em geral sub-representadas nos órgãos do poder, pois a proporção não corresponde jamais ao peso relativo dessa parte.

TABAK, F. Mulheres públicas: participação política e poder. Rio de Janeiro: Leira Capital, 2002.

No âmbito do Poder Legislativo brasileiro, a tentativa de reverter esse quadro de sub-representação tem envolvido a implementação, pelo Estado, de

O percentual mínino de 30% e máximo de 70% para candidaturas de cada gênero foi estabelecido pela lei 4.504/97 no artigo 10, parágrafo 3°. A participação de ambos os gêneros é essencial para o encaminhamento de políticas de inclusão para as mulheres.


30
(ENEM 2017 - 1ª Aplicação).

   Palestinos se agruparam em frente a aparelhos de televisão e telas montadas ao ar livre em Ramalah, na Cisjordânia, para acompanhar o voto da resolução que pedia o reconhecimento da chamada Palestina como um Estado observador não membro da Organização das Nações Unidas (ONU). O objetivo era esperar pelo nascimento, ao menos-formal, de um Estado palestino. Depois da aprovação da resolução, centenas de pessoas foram à praça da cidade com bandeiras palestinas, soltaram fogos de artifício, fizeram buzinaços e dançaram pelas ruas. Aprovada com 138 votos dos 193 da Assembleia-Geral, a resolução eleva o status do Estado palestino perante a organização. Palestinos comemoram elevação de status na ONU com bandeiras e fogos.

Disponível em: http://folha.com. Acesso em: 4 dez. 2012 (adaptado).

A mencionada resolução da ONU referendou o(a)

A aprovação de Resolução da ONU – Organização das Nações Unidas que reconhecia a Palestina como um Estado observador não membro da Organização pela Assembleia Geral reflete o apoio da parte da comunidade internacional à demanda nacional palestina que espera-se permita futuramente a criação de um Estado nacional palestino.


31
(ENEM 2017 - 1ª Aplicação).

   Sou filho natural de uma negra, africana livre, da Costa da Mina (Nagô de Nação), de nome Luiza Mahin, pagã, que sempre recusou o batismo e a doutrina cristã. Minha mãe era baixa de estatura, magra, bonita, a cor era de um preto retinto e sem lustro, tinha os dentes alvíssimos como a neve, era muito altiva, geniosa, insofrida. Dava-se ao comércio — era quitandeira, muito laboriosa e, mais de uma vez, na Bahia, foi presa como suspeita de envolver-se em planos de insurreição de escravos que não tiveram efeito.

AZEVEDO E “Lá vai verso!”: Luiz Gama e as primeiras trovas burlescas de Getulina. In: . CHALHOUB, S.; PEREIRA, L. A. M. A história contada: capítulos de história social da literatura no Brasil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. 1998 (adaptado).

Nesse trecho de suas memórias, Luiz Gama ressalta a importância dos(as)

Embora o texto transcrito também mencione aspectos de resistência política (envolvimento em “planos de insurreição de escravos”), a alternativa escolhida concentra-se no aspecto da resistência cultural à escravidão, expressada na não-aceitação do cristianismo imposto pela sociedade escravista. Entretanto, deve-se notar que a recusa a ser batizada só foi viabilizada pelo fato de se tratar de uma “negra livre”.


32
(ENEM 2017 - 1ª Aplicação).

SALGADO-LABOURIAU, M. L. História ecológica da Terra. São Paulo: Edgard Blucher, 1994 (adaptado).

Nas imagens constam informações sobre a formação de brisas em áreas litorâneas. Esse processo é resultado de

As figuras mostram o padrão de circulação dos ventos da brisa marinha e do terral em razão do aquecimento diferencial da superfície ao longo do dia. Na figura 1, ventos oceânicos deslocam-se em direção ao continente em razão do maior aquecimento e, consequentemente, menor pressão atmosférica. Na figura 2, ao contrário, ventos de alta pressão e menor temperatura, deslocam-se do continente para o oceano.


33
(ENEM 2017 - 1ª Aplicação).

   Durante o Estado Novo, os encarregados da propaganda procuraram aperfeiçoar-se na arte da empolgação e envolvimento das “multidões” através das mensagens políticas. Nesse tipo de discurso, o significado das palavras importa pouco, pois, como declarou Goebbels, “não falamos para dizer alguma coisa, mas para obter determinado efeito”.

CAPELATO, M. H. Propaganda política e controle dos meios de comunicação. In: PANDOLFI. D. (Org.). Repensando o Estado Novo. Rio de Janeiro: FGV. 1999.

O controle sobre os meios de comunicação for uma marca do Estado Novo, sendo fundamental à propaganda política, na medida em que visava

A Constituição outorgada de 1937, que instituiu o Estado Novo, previa a ratificação do novo regime por meio de um plebiscito. Como este não chegou a ser realizado, o governo Vargas desenvolveu outros meios para popularizá-lo. Fizeram parte desse esquema propagandístico a criação do DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda), a “Hora do Brasil” e a celebração de comemorações cívico-políticas ou de caráter trabalhista.


34
(ENEM 2017 - 1ª Aplicação).

TEXTO I

   Sólon é o primeiro nome grego que nos vem à mente quando terra e dívida são mencionadas juntas. Logo depois de 600 a.C., ele foi designado “legislador” em Atenas, com poderes sem precedentes, porque a exigência de redistribuição de terras e o cancelamento das dívidas não podiam continuar bloqueados pela oligarquia dos proprietários de terra por meio da força ou de pequenas concessões.

FINLEY, M. Economia e sociedade na Grécia antiga. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2013 (adaptado)

TEXTO II

   A “Lei das Doze Tábuas” se tornou um dos textos funda - mentais do direito romano, uma das principais heranças romanas que chegaram até nos. A publicação dessas leis, por volta de 450 a.C., foi importante pois o conhecimento das “regras do jogo” da vida em sociedade é um instrumento favorável ao homem comum e potencialmente limitador da hegemonia e arbítrio dos poderosos.

FUNARI, P. P. Grécia e Roma. São Paulo: Contexto, 2011 (adaptado)

O ponto de convergência entre as realidades Sociopolíticas indicadas nos textos consiste na ideia de que a democracia

A similitude entre as reformas de Sólon e a Lei das Doze Tábuas tem caráter genérico, pois somente a segunda estabelece claramente a igualdade dos cidadãos perante a lei. Já as reformas de Sólon têm caráter mais pontual, pois diminui as desigualdades de direitos sem chegar a eliminá-las (haja vista o estabelecimento de uma estrutura política censitária).


35
(ENEM 2017 - 1ª Aplicação).

   Com a Lei de Terras de 1850, o acesso à terra só passou a ser possível por meio da compra com pagamento em dinheiro. Isso limitava, ou mesmo praticamente impedia, o acesso à terra para os trabalhadores escravos que conquistavam a liberdade.

OLIVEIRA, A. U. Agricultura brasileira: transformações recentes. In: ROSS, J. L. S. Geografia do Brasil. São Paulo: Edusp, 2009.

O fato legal evidenciado no texto acentuou o processo de

A referida lei tinha, dentre outros objetivos, a mudança da posse da terra como mercadoria. As terras improdutivas deveriam ser devolvidas ao estado que, por sua vez, seriam leiloadas mediante ao pagamento em dinheiro. Tais terras foram denominadas como devolutas e dificultaram o acesso à terra para as classes de trabalhadores no campo.


36
(ENEM 2017 - 1ª Aplicação).

   Estão aí, como se sabe, dois candidatos à presidência, os senhores Eduardo Gomes e Eurico Dutra, e um terceiro, o senhor Getúlio Vargas, que deve ser candidato de algum grupo político oculto, mas é também o candidato popular. Porque há dois “queremos”: o “queremos” dos que querem ver se continuam nas posições e o “queremos” popular... Afinal, o que é que o senhor Getúlio Vargas é? É fascista? É comunista? É ateu? É cristão? Quer sair? Quer ficar? O povo, entretanto, parece que gosta dele por isso mesmo, porque ele é “à moda da casa”.

A Democracia. 16 set. 1945. apud GOMES. A.C.; D’ARAÚJO, M. C. Getulismo e trabalhismo. São Paulo: Ática. 1989.

O movimento político mencionado no texto caracterizou-se por

O movimento a que o texto se refere foi denominado “queremismo” porque o slogan do PTB era “Quere - mos Getúlio”, ou seja, defendia a continuidade do governo vargista, independentemente da descaracterização do regime estadonovista implantada por Vargas ao longo de 1945.


37
(ENEM 2017 - 1ª Aplicação).

    O instituto popular, de acordo com o exame da razão, fez da figura do alferes Xavier o principal dos Inconfidentes, e colocou os seus parceiros a meia ração de glória. Merecem, decerto, a nossa estima aqueles outros; eram patriotas. Mas o que se ofereceu a carregar com os pecadores de Israel, o que chorou de alegria quando viu comutada a pena de morte dos seus companheiros, pena que só ia ser executada nele, o enforcado, o esquartejado, o decapitado, esse tem de receber o prêmio na proporção do martírio, e ganhar por todos, visto que pagou por todos.

W ASSIS, M. Gazeta de Notícias, n. 114, 24 abr. 1892.

No processo de transição para a República, a narrativa machadiana sobre a Inconfidência Mineira associa

A questão aborda o esforço realizado pela recém-proclamada República Brasileira para encontrar um herói que o simbolizasse e que não tivesse vínculos com o passado monárquico do País. Esse objetivo foi alcançado com a reconstrução da figura de Tiradentes, não valorizado durante o Império devido a suas convicções políticas. Reforçando o projeto republicano, o visual de Tiradentes foi associada à própria imagem de Cristo, o que facilitou sua penetração entre as camadas populares.


38
(ENEM 2017 - 1ª Aplicação).

    No período anterior ao golpe militar de 1964, os documentos episcopais indicavam para os bispos que o desenvolvimento econômico, e claramente o desenvolvimento capitalista, orientando-se no sentido da justa distribuição da riqueza, resolveria o problema da miséria rural e, Consequentemente, suprimiria a possibilidade do proselitismo e da expansão comunista entre os camponeses. Foi nesse sentido que o golpe de Estado, de 31de março de 1964, foi acolhido pela igreja.

MARTINS, J. S. A política do Brasil: lúmpen e místico. São Paulo: Contexto. 2011 (adaptado).

Em que pesem as divergências no interior do clero após a instalação da ditadura civilmilitar, o posicionamento mencionado no texto fundamentou-se no entendimento da hierarquia católica de que o(a)

O surgimento e atuação das Ligas Camponesas, de orientação comunista, em 1955, alertou o episcopado brasileiro acerca do risco (sob o ponto de vista da Igreja Católica) de que a permanência das desigualdades socioeconômicas no campo brasileiro pudessem estimular a subversão. Assim, dentro de uma óptica até certo ponto conservadora, a hierarquia eclesiástica pro punha o aperfeiçoamento das relações de trabalho vigentes no meio rural, como forma de impedir o crescimento de ideias revolucionárias.


39
(ENEM 2017 - 1ª Aplicação).

    O conceito de democracia, no pensamento de Habermas, é construído a partir de uma dimensão procedimental, calcada no discurso e na deliberação. A legitimidade democrática exige que o processo de tomada de decisões políticas ocorra a partir de uma ampla discussão pública, para somente então decidir. Assim, o caráter deliberativo corresponde a um processo coletivo de ponderação e análise, permeado pelo discurso, que antecede a decisão.

VITALE. D. Jürgen Habermas, modernidade e democracia deliberativa. Cadernos do CRH (UFBA). v. 19, 2006 (adaptado).

O conceito de democracia proposto por Jürgen Habermas pode favorecer processos de inclusão social. De acordo com o texto, é uma condição para que isso aconteça o(a)

Habermas criou o conceito de democracia deliberativa, segundo a qual deve ocorrer a participação da sociedade civil na administração pública, através de debates, conforme o próprio texto do exercício expõe.


40
(ENEM 2017 - 1ª Aplicação).

   Uma pessoa vê-se forçada pela necessidade a pedir dinheiro emprestado. Sabe muito bem que não poderá pagar, mas vê também que não lhe emprestarão nada se não prometer firmemente pagar em prazo determinado. Sente a tentação de fazer a promessa; mas tem ainda consciência bastante para perguntar a si mesma: não é proibido e contrário ao dever livrar-se de apuros desta maneira? Admitindo que se decida a fazê-lo, a sua máxima de ação seria: quando julgo estar em apuros de dinheiro, vou pedi-lo emprestado e prometo pagá-lo, embora saiba que tal nunca sucederá.

KANT, I. Fundamentação da metafísica dos costumes. São Paulo: Abril Cultural, 1980.

De acordo com a moral kantiana, a “falsa promessa de pagamento” representada no texto

A ética em Kant tem como conceito central o imperativo categórico, o dever de toda pessoa agir conforme princípios aos quais considera que seriam benéficos caso fossem seguidos por todos. para Kant, porém, a falsa promessa é moralmente permissível porque será praticada apenas para escapar de apuros, mas não pode valer como lei universal.


41
(ENEM 2017 - 1ª Aplicação).

   O terremoto de 8,8 na escala Richter que atingiu a costa oeste do Chile, em fevereiro, provocou mudanças significativas no mapa da região. Segundo uma análise preliminar, toda a cidade de Concepción se deslocou pelo menos três metros para a oeste, enquanto Santiago, mais próxima do local do evento, deslocou-se quase 30 centímetros para a oeste-sudoeste. As cidades de Valparaíso, no Chile, e Mendoza, na Argentina, também tiveram suas posições alteradas significativamente (13,4 centímetros e 8,8 centímetros, respectivamente).

Revista InfoGNSS, Curitiba, n. 31. 2010.

No texto, destaca-se um tipo de evento geológico frequente em determinadas partes da superfície terrestre. Esses eventos estão concentrados em

A região descrita abrange o choque das placas tectônicas de Nazca e Sul-Americana na costa oeste do continente americano. Assim, os movimentos orogênicos promovem abalos sísmicos que resultam em terremotos de grande intensidade típicos de dobramentos modernos.


42
(ENEM 2017 - 1ª Aplicação).

Disponível em: http://img0.cptec.inpe.br. Acesso em: 25 ago. 2014 (adaptado).

No dia em que foram colhidos os dados meteorológicos apresentados, qual fator climático foi determinante para explicar os índices de umidade relativa do ar nas regiões Nordeste e Sul?

Os dados meteorológicos apresentados quanto à umidade elevada para as regiões Nordeste e Sul, para o período observado (28/08/2014), devido à atuação das massas de ar que provocam as precipitações.


43
(ENEM 2017 - 1ª Aplicação).

   Se, pois, para as coisas que fazemos existe um fim que desejamos por ele mesmo e tudo o mais é desejado no interesse desse fim; evidentemente tal fim será o bem, ou antes, o sumo bem. Mas não terá o conhecimento, porventura, grande influência sobre essa vida? Se assim é, esforcemo-nos por determinar, ainda que em linhas gerais apenas, o que seja ele e de qual das ciências ou faculdades constitui o objeto. Ninguém duvidará de que o seu estudo pertença à arte mais prestigiosa e que mais verdadeiramente se pode chamar a arte mestra. Ora, a política mostra ser dessa natureza, pois é ela que determina quais as ciências que devem ser estudadas num Estado, quais são as que cada cidadão deve aprender, e até que ponto; e vemos que até as faculdades tidas em maior apreço, como a estratégia, a economia e a retórica, estão sujeitas a ela. Ora, como a política utiliza as demais ciências e, por outro lado, legisla sobre o que devemos e o que não devemos fazer, a finalidade dessa ciência deve abranger as das outras, de modo que essa finalidade será o bem humano.

ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. In: Pensadores. São Paulo: Nova Gunman 1991 (adaptado).

Para Aristóteles, a relação entre o sumo bem e a organização da pólis pressupõe que

Aristóteles relaciona estreitamente política e moral. O fim da política é produzir a felicidade humana, através da investigação das formas de governo. O texto do exercício subordina as demais ciências à política.


44
(ENEM 2017 - 1ª Aplicação).

   O comércio soube extrair um bom proveito da interatividade própria do meio tecnológico. A possibilidade de se obter um alto, desenho do perfil de interesses do usuário, que deverá levar às últimas consequências o princípio da oferta como isca para o desejo consumista, foi o principal deles.

SANTAELLA, L. Culturas e artes do pós-humano: da cultura das minhas à cibercultura. São Paulo; Paulus, 2003 (adaptado).

Do ponto de vista comercial, o avanço das novas tecnologias, indicado no texto, está associado à

A interatividade tecnológica permite ao comércio antecipar-se às demandas do mercado adequado as mensagens publicitárias às aspirações do mercado consumidor. Portanto a tecnologia a serviço dos agentes do mercado viabilizam praticamente a personalização ou individualização das mensagens publicitárias.


45
(ENEM 2017 - 1ª Aplicação).

Elaborada em 1969, a releitura contida na Figura 2 revela aspectos de uma trajetória e obra dedicada à

Zuzu Angel se inspirou em Maria Bonita, personagem do cangaço brasileiro para criar um modelo estético e desafiador do regime militar. Convém lembrar que Suart Edgard, filho de Zuzu, militou politicamente na esquerda e desapareceu durante o regime militar.





Nenhum comentário:

Postar um comentário