quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

ENEM_Ling_Códigos_2020_digital

ENEM 2020 - ENEM DIGITAL
ENEM 2020 - LINGUAGENS E CÓDIGOS - ENEM DIGITAL

01
(ENEM 2020 - ENEM DIGITAL).

A carroça sem cavalo

    Conta-se que, em noites frias de inverno, descia um forte nevoeiro trazido pelo mar e, nessa noite, ouviam-se muitos barulhos estranhos. Os moradores da cidade de São Francisco, que é a cidade mais antiga de Santa Catarina, eram acordados de madrugada com um barulho perturbador. Ao abrirem a janela de casa, os moradores assustavam-se com a cena: viam uma carroça andando sem cavalo e sem ninguém puxando... Andava sozinha! Na carroça, havia objetos barulhentos, como panelas, bules, inclusive alguns objetos amarrados do lado de fora da carroça. O medo dominou a pequena cidade. Conta-se ainda que um carroceiro foi morto a coices pelo seu cavalo, por maltratar o animal. Nas noites de manifestação da assombração, a carroça saía de um nevoeiro, assustava a população e, depois de um tempo, voltava a desaparecer no nevoeiro.

Disponível em: www.gazetaonline.com.br. Acesso em: 12 dez. 2017 (adaptado).

Considerando-se que os diversos gêneros que circulam na sociedade cumprem uma função social específica, esse texto tem por função

A
B
C
D
E

    A lenda narrada conta uma história fantástica, em que uma carroça anda sem cavalo, o que, obviamente, não é real, não é informativo, não questiona crenças nem aborda fatos da sociedade. Logo, sua função é narrar uma história do imaginário social.

   Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


02
(ENEM 2020 - ENEM DIGITAL).

    Leia a posteridade, ó pátrio Rio,

    Em meus versos teu nome celebrado,

    Por que vejas uma hora despertado

    O sono vil do esquecimento frio:

   

    Não vês nas tuas margens o sombrio,

    Fresco assento de um álamo copado;

    Não vês ninfa cantar, pastar o gado

    Na tarde clara do calmoso estio.

   

    Turvo banhando as pálidas areias

    Nas porções do riquíssimo tesouro

    O vasto campo da ambição recreias.

   

    Que de seus raios o planeta louro

    Enriquecendo o influxo em tuas veias,

    Quanto em chamas fecunda, brota em ouro.

COSTA, C. M. Obras poéticas de Glauceste Satúrnio. Disponível em: www.dominiopublico.gov.br. Acesso em: 8 out. 2015.

A concepção árcade de Cláudio Manuel da Costa registra sinais de seu contexto histórico, refletidos no soneto por um eu lírico que

A
B
C
D
E

    No soneto, o eu lírico, dirigindo-se ao “pátrio Rio”, lamenta as consequências da extração de ouro. O rio perdeu suas características naturais em razão da cobiça e da indiferença.

   Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


03
(ENEM 2020 - ENEM DIGITAL).

Disponível em: www.hospitalal bertorassi.org.br. Acesso em: 13 dez. 2017 (adaptado).

Considerando-se os elementos constitutivos do texto, esse anúncio visa resolver um problema relacionado ao(à)

A
B
C
D
E

    O anúncio analisado tem por objetivo incitar as pessoas ao cuidado com o meio ambiente, buscando a adesão do leitor a atitudes ecologicamente corretas.

   Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


04
(ENEM 2020 - ENEM DIGITAL).

    A masculinidade, assim como a feminilidade, é uma construção histórica e cultural. Em nossa cultura, a dança caracteriza-se, no sentido geral, como um universo predominantemente feminino. Homens que dançam são geralmente considerados homossexuais, por não se enquadrarem dentro das normas culturais hegemônicas de gênero e sexualidade. Por outro lado, demonstram a não existência de um único tipo de masculinidade, enfatizando que as identidades humanas são múltiplas e plurais. No contexto da dança, as representações hegemônicas de gênero e as regulações sociais que essas impõem não se manifestam de forma igual em todas as modalidades de dança. Persiste essa forte representação cultural ocidental que associa o balé à feminilidade e à homossexualidade. Em outras danças, ela não se revela tão forte, e os homens não aparecem em menor número, como nas tradicionais danças folclóricas ou no moderno hip hop.

ANDREOLI, G. S. Representações de masculinidade na dança contemporânea. Movimento, n. 1, 2011 (adaptado).

No que tange à identidade de gênero masculina, a dança e suas modalidades expressam o(a)

A
B
C
D
E

    Segundo o texto, a dança associa-se, normalmente, ao universo feminino, principalmente, o balé. Porém, há danças, como as folclóricas e o hip hop, em que o homem não é associado à homossexualidade, o que indica diferentes masculinidades.

   Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


05
(ENEM 2020 - ENEM DIGITAL).

Ponto morto

    A minha primeira mulher

    se divorciou do terceiro marido.

    A minha segunda mulher

    acabou casando com a melhor amiga dela.

    A terceira (seria a quarta?)

    detesta os filhos do meu primeiro casamento.

    Estes, por sua vez, não suportam os filhos

    do terceiro casamento da minha primeira mulher.

    Confesso que guardo afeto pelas minhas ex-sogras.

    Estava sozinho

    quando um dos meus filhos acenou para mim no

    meio do engarrafamento.

    A memória demorou para engatar seu nome.

    Por segundos, a vida parou em ponto morto.

MASSI, A. A vida errada. Rio de Janeiro: 7Letras, 2001.

No poema, a singularidade da situação representada é efeito da correlação entre

A
B
C
D
E

    A singularidade da situação apresentada reside na complicada relação parental das famílias modernas e no estranhamento que esse arranjo produz entre seus membros, pois o pai demorou a reconhecer o filho no trânsito.

   Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


06
(ENEM 2020 - ENEM DIGITAL).

Qual a influência da comunicação nos fluxos migratórios?

Denise Cogo, doutora em comunicação, discute a relação entre as tecnologias digitais e as migrações no mundo.

    Para a especialista, grande parte das representações e das experiências que conhecemos dos imigrantes chega pela mídia. “A mídia é mediadora das relações”, explica.

    O imigrante não é só um sujeito econômico, mas, explica Cogo, um sujeito sociocultural. Portanto, a comunicação integra a trajetória das migrações dentro de um processo histórico. “Desde o planejamento e o estudo das políticas migratórias para o país de destino até o contato com amigos e familiares, o encontro dos fluxos migratórios com as tecnologias digitais traz novas perspectivas para os sujeitos. Também se abre a possibilidade para que, com um celular na mão, os próprios imigrantes possam narrar suas histórias, construindo novos caminhos”, analisa.

Disponível em: http://operamundi.uol.com.br. Acesso em: 6 dez. 2017 (adaptado).

Ao trazer as novas perspectivas acionadas pelos sujeitos na escrita de suas histórias, o texto apresenta uma visão positiva sobre a presença da(s)

A
B
C
D
E

    Os imigrantes utilizam as tecnologias digitais disponibilizando informações importantes para que se tenha conhecimento dessa nova realidade em que eles se situam e, assim, podem ajudar outras pessoas na mesma condição.

   Portanto, alternativa "E".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


07
(ENEM 2020 - ENEM DIGITAL).

Pessoal intransferível

    Escute, meu chapa: um poeta não se faz com versos. É o risco, é estar sempre a perigo sem medo, é inventar o perigo e estar sempre recriando dificuldades pelo menos maiores, é destruir a linguagem e explodir com ela. Nada no bolso e nas mãos. Sabendo: perigoso, divino, maravilhoso.

    Poetar é simples, como dois e dois são quatro sei que a vida vale a pena etc. Difícil é não correr com os versos debaixo do braço. Difícil é não cortar o cabelo quando a barra pesa. Difícil, pra quem não é poeta, é não trair a sua poesia, que, pensando bem, não é nada, se você está sempre pronto a temer tudo; menos o ridículo de declamar versinhos sorridentes. E sair por aí, ainda por cima sorridente mestre de cerimônias, “herdeiro” da poesia dos que levaram a coisa até o fim e continuam levando, graças a Deus.

    E fique sabendo: quem não se arrisca não pode berrar. Citação: leve um homem e um boi ao matadouro. O que berrar mais na hora do perigo é o homem, nem que seja o boi. Adeusão.

TORQUATO NETO. Melhores poemas de Torquato Neto. São Paulo: Global, 2018.

Expoente da poesia produzida no Brasil na década de 1970 e autor de composições representativas da Tropicália, Torquato Neto mobiliza, nesse texto,

A
B
C
D
E

    Nos trechos em que o autor afirma que ser poeta é estar em “perigo sem medo” e que “a poesia não é nada” se o poeta está a temer tudo, além de outros, fica evidente que ser poeta, em sua visão, é ter uma posição combativa e destemida em relação à criação poética. Tal visão é reforçada na conclusão, em que afirma que não pode berrar quem não se arrisca. Percebemos que há intertextualidade quando cita um verso do poema “Como dois e dois são quatro” de Ferreira Gullar.

   Portanto, alternativa "E".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


08
(ENEM 2020 - ENEM DIGITAL).

Disponível em: www.comunicaquemuda.com.br. Acesso em: 9 dez. 2017.

A fim de contribuir para a diminuição do número de acidentes de trânsito, essa campanha

A
B
C
D
E

    A campanha faz apelo para que o motorista tenha responsabilidade. Motorista que dirige com prudência torna o transito mais seguro.

   Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


09
(ENEM 2020 - ENEM DIGITAL).

DE MARIA, W. Campo relampejante, 1977. Disponível em: www.ballardian.com. Acesso em: 12 jun. 2018.

Na obra Campo relampejante (1977), o artista Walter de Maria coloca hastes de ferro em espaços regulares, em um campo de 1600 metros quadrados no Novo México. O trabalho faz parte do movimento artístico Land Art, que trata da

A
B
C
D
E

    Walter de Maria, para criar Campo relampejante, valeu-se de uma área aberta, na qual instalou hastes de ferro que, ao atraírem os raios de uma tempestade, originam uma criação artística única.

   Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


10
(ENEM 2020 - ENEM DIGITAL).

    O que dizer de um corpo flácido, gordo, considerado deselegante nos dias de hoje, mas que era, há não muito tempo, considerado sensual e inspirador por pintores clássicos? Como entender o conceito de saúde, associado antigamente a um corpo robusto, até mesmo gordo, e atualmente relacionado a um corpo magro? E o corpo já não tão jovem, sobre o qual é imposta uma série de “consertos” e “reparos” para parecer mais jovem? O que se pode dizer é que o corpo é uma síntese da cultura, pois, através do seu corpo, o ser humano vai assimilando e se apropriando dos valores, normas e costumes sociais, em um processo de incorporação.

DAOLIO, J. Os significados do corpo na cultura e as implicações para a educação física. Movimento, n. 2, 1995 (adaptado).

As mudanças das representações sobre o corpo ao longo da história são provenientes da

A
B
C
D
E

    O texto oferece exemplos que permitem verificar “a influência da sociedade na construção dos sentidos e significados sociais relacionados ao corpo”. Cita as modelos de pintores da Renascença cujos corpos das musas diferem do padrão delgado do corpo atual.

   Portanto, alternativa "E".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


11
(ENEM 2020 - ENEM DIGITAL).

Disponível em: www.vidasimples.uol.com.br. Acesso em: 6 dez. 2017 (adaptado).

A apropriação na imagem do GPS, nesse texto, tem o propósito de

A
B
C
D
E

    A imagem do guia de rotas, mimetizada na forma de um coração e associada à informação textual, leva-nos a refletir sobre a inexistência de “certezas absolutas” e sobre a necessidade do ser humano de se adaptar às mudanças, de traçar “novas rotas” e, consequentemente, “controlar os rumos da vida”.

   Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


12
(ENEM 2020 - ENEM DIGITAL).

TEXTO I

Cinema Novo

    O filme quis dizer: “Eu sou o samba”

    A voz do morro rasgou a tela do cinema

    E começaram a se configurar

    Visões das coisas grandes e pequenas

    Que nos formaram e estão a nos formar

    Todas e muitas: Deus e o diabo, vidas secas, os fuzis,

    Os cafajestes, o padre e a moça, a grande feira, o desafio

    Outras conversas, outras conversas sobre os jeitos do Brasil

VELOSO, C.; GIL, G. In: Tropicália 2. Rio de Janeiro: Polygram, 1993 (fragmento).

TEXTO II

    O cinema brasileiro partiu da consciência do subdesenvolvimento e da necessidade de superá-lo de maneira total, em sentido estético, filosófico, econômico: superar o subdesenvolvimento com os meios do subdesenvolvimento. Tropicalismo é o nome dessa operação; por isso existe um cinema antes e depois do Tropicalismo. Agora nós não temos mais medo de afrontar a realidade brasileira, a nossa realidade, em todos os sentidos e a todas as profundidades.

ROCHA, G. Tropicalismo, antropologia, mito, ideograma. In: Revolução do Cinema Novo. Rio de Janeiro: Alhambra; Embrafilme, 1981 (adaptado).

Uma das aspirações do Cinema Novo, movimento cinematográfico brasileiro dos anos 1960, incorporadas pela letra da canção e detectáveis no texto de Glauber Rocha, está na

A
B
C
D
E

    Na canção “Cinema Novo”, o eu lírico nos apresenta como novos elementos, brasileiros, foram incorporados ao cinema. No texto II, por sua vez, o autor explica que uma reflexão proposta pelo Tropicalismo foi a concepção de que era necessário superar o subdesenvolvimento do cinema brasileiro com as próprias ferramentas do subdesenvolvimento. Dessa forma, percebe-se que tanto o Tropicalismo quanto o Cinema Novo questionam o conceito de arte tradicional, acadêmica e elitista vigente naquele período.

   Portanto, alternativa "E".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


13
(ENEM 2020 - ENEM DIGITAL).

    Carlos é hoje um homem dividido, Mário, e isso graças às suas cartas.

    Às vezes ele torce pelas palmeiras paródicas do Oswald de Andrade (a ninguém cá da terra passou despercebido o título que quer dar ao seu primeiro livro de poemas — Minha terra tem palmeiras). Às vezes não quer esquecer o gélido cinzel de Bilac e a prosa clássica dos decadentistas franceses, e à noite, ao ouvir o chamado da moça-fantasma, fica cismando ismálias em decassílabos rimados. Às vezes sucumbe ao trato cristão da condição humana e, à sombra dos rodapés de Tristão de Ataíde, tem uma recaída jacksoniana. Às vezes não sabe se prefere o barulho do motor do carro em disparada, ou se fica contemplando o sinal vermelho que impõe stop ao trânsito e silêncio ao cidadão. Às vezes entoa loas à vida besta, que devia jazer para sempre abandonada em Itabira. Mas na maioria das vezes sai saracoteando ironicamente pela rua macadamizada da poesia, que nem um pernóstico malandro escondido por detrás dos óculos e dos bigodes, ou melhor, que nem a foliona negra que você tanto admirou no Rio de Janeiro por ocasião das bacanais de Momo.

SANTIAGO, S. Contos antológicos de Silviano Santiago. São Paulo: Nova Alexandria, 2006.

Inspirado nas cartas de Mário de Andrade para Carlos Drummond de Andrade, o autor dá a esse material uma releitura criativa, atribuindo-lhe um remetente ficcional. O resultado é um texto de expressividade centrada na

A
B
C
D
E

    Na carta fictícia, o autor responsabiliza Mário de Andrade pelas diversas influências de Carlos Drummond de Andrade, apresentando sua obra como uma mescla das características de Oswald de Andrade, Olavo Bilac, Tristão de Ataíde, entre outros. Assim, a formação literária de Drummond é uma “colagem de estilos e estéticas”.

   Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


14
(ENEM 2020 - ENEM DIGITAL).

O laço de fita

    Não sabes, criança? 'Stou louco de amores...

    Prendi meus afetos, formosa Pepita.

   

    Mas onde? No templo, no espaço, nas névoas?!

    Não rias, prendi-me

    Num laço de fita.

    Na selva sombria de tuas madeixas,

    Nos negros cabelos de moça bonita,

    Fingindo a serpente qu'enlaça a folhagem,

   

    Formoso enroscava-se

    O laço de fita.

   

    [...]

   

    Pois bem! Quando um dia na sombra do vale

    Abrirem-me a cova... formosa Pepita!

   

    Ao menos arranca meus louros da fronte,

    E dá-me por c'roa...

    Teu laço de fita.

ALVES, C. Espumas flutuantes. Disponível em: www.dominiopublico.gov.br. Acesso em: 8 ago. 2015 (fragmento).

Exemplo da lírica de temática amorosa de Castro Alves, o poema constrói imagens caras ao Romantismo. Nesse fragmento, o lirismo romântico se expressa na

A
B
C
D
E

    No texto “Laço de fita”, o eu lírico reitera a atração que sente pela amada, tendo como núcleo desse desejo o laço de fita. Essa imagem metonímica é um signo que o prende indissoluvelmente a essa mulher até mesmo após a morte. Essa “fixação por signos de fusão simbólica com o ser amado” é recorrente no Romantismo, como se nota por exemplo no poema “Olhos Verdes”, de Gonçalves Dias; em Iracema, com os famosos “lábios de mel”; em A Moreninha, de Joaquim Manuel de Macedo, em que os apaixonados procuram um breve e um camafeu, identificadores do ser que amam.

   Portanto, alternativa "E".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


15
(ENEM 2020 - ENEM DIGITAL).

Estudo da FGV mostra que robôs infestam debate político no Brasil

    Um estudo divulgado pela Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getulio Vargas afirma que perfis automatizados em redes sociais já são usados em larga escala no debate político no Brasil — e não para aprimorá-lo. Segundo a pesquisa, esses robôs “se converteram em uma potencial ferramenta para a manipulação de debates nas redes sociais”.

    “Nas discussões políticas, os robôs têm sido usados por todo o espectro partidário não apenas para conquistar seguidores, mas também para conduzir ataques a opositores e forjar discussões artificiais. Eles manipulam debates, criam e disseminam notícias falsas e influenciam a opinião pública, postando e replicando mensagens em larga escala. O estudo demonstra de forma clara o potencial danoso dessa prática para a disputa política e o debate público”, diz o diretor da FGV/DAPP, Marco Aurélio Ruediger.

    O estudo conclui que os robôs buscam imitar o comportamento humano e se passar como tal, de maneira a interferir em debates espontâneos e criar discussões forjadas. “Com esse tipo de manipulação, os robôs criam a falsa sensação de amplo apoio político a certa proposta, ideia ou figura pública.”

    Para a FGV, a participação ostensiva de robôs no ambiente virtual tornou urgente a necessidade de identificar suas atividades e, consequentemente, diferenciar quais debates são legítimos e quais são forjados.

GROSSMANN, L. O. Disponível em: www.convergenciadigital.com.br. Acesso em: 25 ago. 2017.

O texto descreve características de uma tecnologia de informação e comunicação contemporânea, que têm se mostrado difíceis de identificar por causa da utilização de

A
B
C
D
E

    O texto apresentado para esta questão discute a utilização de robôs na manipulação de debates políticos. Esse uso se torna problemático, uma vez que identificar as mensagens criadas e veiculadas por esta ferramenta é extremamente difícil, pois os robôs “buscam imitar o comportamento humano e se passar como tal”. Portanto, a linguagem utilizada pelos robôs assemelha-se à dos seres humanos.

   Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


16
(ENEM 2020 - ENEM DIGITAL).

    Nos dias atuais, para as crianças e os adolescentes, a alimentação adequada e balanceada está associada, na maioria das vezes, à busca da forma ideal, segundo padrões ditados pela mídia. Se antes essa preocupação era predominantemente feminina, hoje existem adolescentes tentando emagrecer a qualquer custo: entram e saem de dietas e regimes feitos por conta própria, automedicam-se ou praticam exercícios físicos sem orientação.

MATTOS, L. O. N. Educação física e educação para a saúde. MultiRio, 2016 (adaptado).

Adolescentes associam que a conquista da “forma ideal” do corpo está relacionada à

A
B
C
D
E

    Adolescentes associam que a conquista da “forma ideal” do corpo está relacionada à adoção de hábitos inadequados à saúde no cotidiano, como entrar e sair de dietas e regimes feitos por conta própria, automedicação e prática de exercícios físicos sem orientação.

   Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


17
(ENEM 2020 - ENEM DIGITAL).

    Os cuidados com o corpo vão se tornando uma exigência na modernidade e implicam a convergência de uma série de elementos: as tecnologias, para tanto, vão se desenvolvendo de maneira acelerada; o mercado dos produtos e serviços voltados para o corpo vai se expandindo; a higiene que fundamentava esses cuidados vai sendo substituída pelos prazeres do “corpo”, implicação lógica do processo de secularização, no qual há a identificação da personalidade dos indivíduos com sua aparência. Por todas essas circunstâncias, o cuidado com o corpo transforma-se numa ditadura do corpo, um corpo que corresponda à expectativa desse tempo, um corpo que seja trabalhado arduamente e do qual os vestígios de naturalidade sejam eliminados.

SILVA, A. M. Corpo, ciência e mercado: reflexões acerca da gestação de um novo arquétipo da felicidade. Campinas: Autores Associados; Florianópolis: UFSC, 2001.

O fenômeno social identificado, em relação à presença do corpo na sociedade, indica que

A
B
C
D
E

    O texto reforça como as tecnologias, os produtos e serviços voltados para o corpo desenvolvem um fenômeno social que cria o modelo de corpo ideal. Assim o cuidado com a aparência transforma-se numa ditadura da beleza.

   Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


18
(ENEM 2020 - ENEM DIGITAL).

    Dias depois da morte de D. Mariquinha, Seu Lula, todo de luto, reuniu os negros no pátio da casa-grande e falou para eles. A voz não era mais aquela voz mansa de outros tempos. Agora Seu Lula era o dono de tudo. O feitor, o negro Deodato, recebera as suas instruções aos gritos. Seu Lula não queria vadiação naquele engenho. Agora, todas as tardes, os negros teriam que rezar as ave-marias. Negro não podia mais andar de reza para S. Cosme e S. Damião. Aquilo era feitiçaria. [...]

    E o feitor Deodato, com a proteção do senhor, começou a tratar a escravatura como um carrasco. O chicote cantava no lombo dos negros, sem piedade. Todos os dias chegavam negros chorando aos pés de D. Amélia, pedindo valia, proteção contra o chicote do Deodato. A fama da maldade do feitor espalhara-se pela várzea. O senhor de engenho do Santa Fé tinha um escravo que matava negro na peia. [...] E o Santa Fé foi ficando assim o engenho sinistro da várzea.

RÊGO, J. L. Fogo morto. Rio de Janeiro: José Olympio, 1989.

A condição dos trabalhadores escravizados do Santa Fé torna-se exponencialmente aflitiva após a morte da senhora do engenho. Nessa passagem, o sofrimento a que se submetem é intensificado pela reação à

A
B
C
D
E

    Assim que Seu Lula torna-se dono do engenho, ele dá ordens ao feitor Deodato, aos gritos, para que obrigasse os escravos a rezar Ave-marias e abolir suas crenças — deixar de rezar a S. Cosme e S. Damião. Essa ação intensifica o sofrimento dos escravizados, pois o novo senhor de engenho, além de tratá-los com pesados castigos, obriga-os a crenças que são as do senhor, e não as suas.

   Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


19
(ENEM 2020 - ENEM DIGITAL).

    Muito do que gastamos (e nos desgastamos) nesse consumismo feroz podia ser negociado com a gente mesmo: uma hora de alegria em troca daquele sapato. Uma tarde de amor em troca da prestação do carro do ano; um fim de semana em família em lugar daquele trabalho extra que está me matando e ainda por cima detesto.

    Não sei se sou otimista demais, ou fora da realidade. Mas, à medida que fui gostando mais do meu jeans, camiseta e mocassins, me agitando menos, querendo ter menos, fui ficando mais tranquila e mais divertida. Sapato e roupa simbolizam bem mais do que isso que são: representam uma escolha de vida, uma postura interior.

    Nunca fui modelo de nada, graças a Deus. Mas amadurecer me obrigou a fazer muita faxina nos armários da alma e na bolsa também. Resistir a certas tentações é burrice; mas fugir de outras pode ser crescimento, e muito mais alegria.

LUFT, L. Pensar é transgredir. Rio de Janeiro: Record, 2011.

Nesse texto, há duas ocorrências de dois-pontos. Na primeira, eles anunciam uma enumeração das negociações que podemos fazer conosco. Na segunda, eles introduzem uma

A
B
C
D
E

    Os dois-pontos, na segunda ocorrência, introduzem uma explicação sobre o que simbolizam o sapato e a roupa: “uma escolha de vida, uma postura interior”.

   Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


20
(ENEM 2020 - ENEM DIGITAL).

    Assim, está nascendo dentro da língua portuguesa, e provavelmente dentro de todas as demais línguas, uma nova linguagem, a linguagem radiofônica. Como a dos engenheiros, como a dos gatunos, como a dos amantes, como a usada pela mãe com o filho que ainda não fala, essa linguagem radiofônica tem suas características próprias determinadas por exigências ecológicas e técnicas.

ANDRADE, M. apud PINTO, E. P. O português do Brasil. São Paulo: Edusp, 1981.

Mário de Andrade, ao se referir ao impacto que o rádio teria nas pessoas e principalmente sobre a linguagem, possibilita uma reflexão acerca

A
B
C
D
E

    Ao afirmar que “essa linguagem radiofônica tem suas características próprias determinadas por exigências ecológicas e técnicas”, Mário de Andrade oferece uma reflexão a respeito da linguagem ser construída e conduzida de acordo com a necessidade do meio social em que ela é utilizada. Ele exemplifica essa reflexão ao comparar a linguagem da mãe com seu filho, ou do engenheiro em seu contexto profissional.

   Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


21
(ENEM 2020 - ENEM DIGITAL).

Disponível em: www.inbatatais.com.br. Acesso em: 8 maio 2012.

No anúncio sobre a proibição da venda de bebidas alcoólicas para menores, a linguagem formal interage com a linguagem informal quando o autor

A
B
C
D
E

    A palavra “legal” é empregada tanto no sentido coloquial, de algo bom, agradável, como também no sentido formal, como relativo à lei. Há um jogo semântico nesse vocábulo, explorando-se a polissemia.

   Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


22
(ENEM 2020 - ENEM DIGITAL).

Como o preconceito contribui para o aumento da epidemia de aids

Apesar dos avanços da medicina, a mentalidade em relação à aids e ao HIV continua na década de 1980.

    O último Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde, de 2016, mostrou que os casos de HIV entre os jovens no Brasil aumentaram consideravelmente. O problema avançou: das 32 321 novas infecções por HIV registradas em 2015, 24,8% aconteceram com pessoas entre 15 e 24 anos.

    Muitos apontam como causa o fato de que os adolescentes não conviveram com o auge da epidemia. Mas, para os especialistas, a questão é bem mais complexa. “Continuamos com essa visão hipócrita de que falar sobre sexo incita os mais jovens, e não damos ferramentas para que eles tomem decisões mais seguras em relação à sexualidade”, afirma Georgiana Braga-Orillard, diretora do Unaids, programa conjunto da ONU sobre HIV e aids, que tem como meta acabar com a epidemia até 2030.

    A questão do preconceito não pode ser separada de uma síndrome estigmatizante como a aids. Leis como a que garante o tratamento gratuito pelo SUS e a que penaliza atos de discriminação ajudam, mas não são suficientes para mudar a mentalidade da sociedade, que ainda enxerga quem vive com o vírus como um “merecedor”. Além disso, o acesso à saúde e à orientação não é igual para todos.

Disponível em: http://revistaplaneta. terra.com.br. Acesso em: 2 set. 2017 (adaptado).

Essa reportagem discute o preconceito de não se falar abertamente sobre sexo com os mais jovens como um fator responsável pelo avanço do número de casos de aids no Brasil. A estratégia usada pelo repórter para tentar desconstruir esse preconceito é

A
B
C
D
E

    No segundo parágrafo do texto, o autor cita Georgiana Braga-Orillad, diretora do Unaids, autoridade na área. Ela defende ser hipocrisia não falar sobre sexo com os jovens. Trazer a fala da especialista, dessa forma, é uma estratégia para desconstruir o preconceito.

   Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


23
(ENEM 2020 - ENEM DIGITAL).

    O gramático tem uma percepção muito estrita da língua. Ele se vê como alguém que tem de defender a língua da mudança. O problema é que eles, ao se esforçarem para que as pessoas obedeçam às normas da língua, não viram que estavam dando um cala-boca no cidadão brasileiro. Como se dissessem: “Tem de falar e escrever de acordo com as regras. Não fale errado!”. E as pessoas, com medo de não conseguir, falam e escrevem pouco. O dono da língua é o falante, não o gramático. Aprendemos com o falante a língua como ele fala e procuramos saber por que está falando de um jeito ou de outro. Dizer que está falando errado não é uma atitude científica, de descoberta. A linguística substituiu o cala-boca ao prazer da descoberta científica. Foi só com a linguística que se ampliou o olhar e se passou a considerar que qualquer assunto é digno de estudo.

Entrevista de Ataliba de Castilho. Pesquisa Fapesp, n. 259, set. 2017 (adaptado).

Com base na tese defendida na conclusão do texto, infere-se a intenção do autor de

A
B
C
D
E

    Ataliba de Castilho, na entrevista divulgada na revista Pesquisa Fapesp, associa o trabalho do Gramático à ação de coerção das variedades linguísticas, afirmando que eles se utilizavam da norma para, inconscientemente, dar “um cala-boca no cidadão brasileiro”. Atitude oposta à do Linguista, cuja visão da língua, em todas as variedades, como matéria-prima de estudos e descobertas, é expressa no último período do texto: “foi só com a linguística que se ampliou o olhar e se passou a considerar que qualquer assunto é digno de estudo”.

   Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


24
(ENEM 2020 - ENEM DIGITAL).

Disponível em: www.ricmais.com.br. Acesso em: 10 nov. 2011 (adaptado).

De acordo com as intenções comunicativas e os recursos linguísticos que se destacam, determinadas funções são atribuídas à linguagem. A função que predomina nesse texto é a conativa, uma vez que ele

A
B
C
D
E

    As formas no modo imperativo “confirma” e “corrija” e o pronome de tratamento “você” invocam o receptor nesse texto em que se busca conscientizar o eleitor, explorando a função conativa da linguagem.

   Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


25
(ENEM 2020 - ENEM DIGITAL).

Indústria cultural da felicidade

    Tornou-se perigoso o emprego da palavra felicidade desde seu mau uso pela propaganda. Os que se negam a usá-la acreditam liberar os demais dos desvios das falsas necessidades, das bugigangas que se podem comprar em shoppings grã-finos ou em camelôs na beira da calçada, que, juntos, sustentam a indústria cultural da felicidade à qual foi reduzido o que, antes, era o ideal ético de uma vida justa. Infelicidade poderia ser o nome próprio desse novo estado da alma humana que se perdeu de si ao perder-se do sentido do que está a fazer. Desespero é um termo ainda mais agudo quando se trata da perda do sentido das ações pela perda da capacidade de reflexão sobre o que se faz. A felicidade publicitária está ao alcance dos dedos e não promete um depois. Resulta disso a massa de “desesperados” trafegando como zumbis nos shoppings e nas farmácias do país em busca de alento.

TIBURI, M. Disponível em: http://revistacult.uol.com.br. Acesso em: 12 nov. 2014 (adaptado).

Ao reprovar a ação da indústria da felicidade e um comportamento humano, o texto associa a

A
B
C
D
E

    O texto apresentado analisa o papel da propaganda e da publicidade no incentivo das pessoas ao consumo desenfreado, utilizando, para alcançar esse objetivo, a associação do consumo à felicidade. Essa relação pode ser evidenciada na passagem final do texto, em que o autor afirma: “a felicidade publicitária está ao alcance dos dedos e não promete um depois. Resulta disso a massa de ‘desesperados’ trafegando como zumbis nos shoppings e nas farmácias do país em busca de alento”.

   Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


26
(ENEM 2020 - ENEM DIGITAL).

O livro It – A Coisa, de Stephen King

    Durante as férias escolares de 1958, em Derry, pacata cidadezinha do Maine, Bill, Richie, Stan, Mike, Eddie, Ben e Beverly aprenderam o real sentido da amizade, do amor, da confiança e... do medo. O mais profundo e tenebroso medo. Naquele verão, eles enfrentaram pela primeira vez a Coisa, um ser sobrenatural e maligno, que deixou terríveis marcas de sangue em Derry. Quase trinta anos depois, os amigos voltam a se encontrar. Uma nova onda de terror tomou a pequena cidade. Mike Hanlon, o único que permanece em Derry, dá o sinal. Precisam unir forças novamente. A Coisa volta a atacar e eles devem cumprir a promessa selada com sangue que fizeram quando crianças. Só eles têm a chave do enigma. Só eles sabem o que se esconde nas entranhas de Derry. O tempo é curto, mas somente eles podem vencer a Coisa. Em It – A Coisa, clássico de Stephen King em nova edição, os amigos irão até o fim, mesmo que isso signifique ultrapassar os próprios limites.

Disponível em: www.livrariacultura.com.br. Acesso em: 1 dez. 2017.

Relacionando-se os elementos que compõem esse texto, depreende-se que sua função social consiste em levar o leitor a

A
B
C
D
E

    A questão apresenta uma resenha crítica do livro It – A Coisa, de Stephen King. O objetivo do gênero analisado é levar o leitor a “avaliar a publicação” apresentada no site da livraria.

   Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


27
(ENEM 2020 - ENEM DIGITAL).

Caso pluvioso

    A chuva me irritava. Até que um dia

    descobri que maria é que chovia.

   

    A chuva era maria. E cada pingo

    de maria ensopava o meu domingo.

   

    E meus ossos molhando, me deixava

    como terra que a chuva lavra e lava.

   

    E eu era todo barro, sem verdura...

    maria, chuvosíssima criatura!

   

    Ela chovia em mim, em cada gesto,

    pensamento, desejo, sono, e o resto.

   

    Era chuva fininha e chuva grossa,

    Matinal e noturna, ativa... Nossa!

ANDRADE, C. D. Viola de bolso. Rio de Janeiro: José Olympio, 1952 (fragmento).

Considerando-se a exploração das palavras “maria” e “chuvosíssima” no poema, conclui-se que tal recurso expressivo é um(a)

A
B
C
D
E

    O emprego de letra minúscula no substantivo que nomeia um ser “maria” e a incorporação do sufixo “íssima”, usado em adjetivos para exprimir intensidade, resultam em “inovação lexical singularizante da linguagem literária”.

    Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


28
(ENEM 2020 - ENEM DIGITAL).

    Durante cinco minutos, a banda norte-americana Atomic Tom deixou de lado microfones, guitarras, baixo e bateria. Mas eles não fizeram um show acústico como pode parecer. Eles utilizaram quatro aparelhos de telefone celular, cada um substituindo um instrumento, por meio de quatro aplicativos diferentes: Shred, Drum Meister, Pocket Guitar e Microphone.

    Os quatro membros da banda embarcaram no metrô de Nova Iorque, ligaram seus celulares e começaram a tocar a música Take me Out sem nenhum tipo de anúncio, filmando a apresentação com outros aparelhos de telefone. O vídeo resultante foi sucesso no YouTube com mais de 2 milhões de visualizações.

Disponível em: www.tecmundo.com.br. Acesso em: 6 jun. 2018 (adaptado).

A apresentação da banda Atomic Tom revela

A
B
C
D
E

    A banda Atomic Tom empregou celulares em vez de instrumentos musicais para exibir-se num vagão de metrô. Essa maneira inusitada de executar músicas mostra o emprego da tecnologia digital numa função artística.

   Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


29
(ENEM 2020 - ENEM DIGITAL).

    Cartas se caracterizam por serem textos efêmeros, inscritas no tempo de sua produção e escritas, muitas vezes, no papel que se tem à mão. Por isso, frequentemente, salvo um esforço dos próprios missivistas ou de terceiros, preocupados em preservá-las, facilmente desaparecem, seja pelo corriqueiro de seu conteúdo, seja pela sua fragilidade material. Nem sempre é assim, porém. Temos assistido, nestas duas décadas do século XXI, a um grande interesse pelas chamadas écritures du moi (“escritas do eu”, na expressão de Georges Gusdorf): nunca se estudaram tantas memórias, diários, cartas, quanto nesses últimos tempos. Publicações de memórias, diários, cartas sempre houve. Estudos, no entanto, que os enxergassem como objetos de pesquisa, e não como auxiliares para a interpretação da obra de um escritor, como protagonistas, e não como coadjuvantes, eram raros.

    Nesse sentido, engana-se quem abre o volume Cartas provincianas: correspondência entre Gilberto Freyre e Manuel Bandeira, lançado pela Global Editora, e julga deparar-se apenas com um livro de cartas. A organizadora preocupou-se em contextualizar cada uma das 68 cartas, em um trabalho cuidadoso e pormenorizado de reconstituição das condições de produção de cada uma delas, um verdadeiro resgate.

TIN, E. Diálogos intermitentes. Pesquisa Fapesp, n. 259, set. 2017.

De acordo com o texto, o gênero carta tem assumido a função social de material de cunho científico por

A
B
C
D
E

    A carta foi vista como gênero efêmero e pessoal por muito tempo, entretanto, segundo o texto, ela passou a ser analisada com mais amplitude, considerando-se o contexto de produção, o que possibilita a fazer parte do acervo literário do país.

   Portanto, alternativa "E".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


30
(ENEM 2020 - ENEM DIGITAL).

    Ao lado da indústria da moda, a do rock é o melhor exemplo da vendabilidade elástica do passado cultural, com suas reciclagens regulares de sua própria história na forma de retomadas e releituras, retornos e versões cover. Nos últimos anos, o desenvolvimento de novas tecnologias acelerou e, de certa maneira, democratizou esse processo a ponto de permitir que as evidências culturais do rock sejam fisicamente desmanteladas e remontadas como pastiche e colagem, com mais rapidez e falta de controle do que em qualquer época.

CONNOR, S. Cultura pós-moderna: introdução às teorias do contemporâneo. São Paulo: Loyola, 1989.

O rock personifica o paradoxo da cultura de massas (pós-moderna), visto que seu alcance e influência globais, combinados com a sua tolerância, criam uma

A
B
C
D
E

    Segundo o texto, a cultura do rock serve aos propósitos do sistema atual, pois, devido à sua “elasticidade”, pode ter seus símbolos culturais reconstruídos e moldados pelas novas tecnologias. Desse processo, resulta a utilização dos elementos da cultura “roqueira” de formas variadas, como em memes, gifs, camisetas com o símbolo da banda (mas sem seu nome) e outros.

   Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


31
(ENEM 2020 - ENEM DIGITAL).

GUARNIERI, A. Suplemento Literário de Minas Gerais, n. 1 338, set.-out. 2011.

Ao correlacionar o trabalho humano ao da máquina, o autor vale-se da disposição visual do texto para

A
B
C
D
E

    A disposição visual do texto, em que as palavras vão se aglomerando até formarem uma única palavra, sugere a desumanização do trabalhador, preso às maquinas, aos trabalhos repetitivos e burocráticos, que levam à perda de identidade.

   Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


32
(ENEM 2020 - ENEM DIGITAL).

    A Em Forma é uma revista destinada às mulheres, às expectativas de consumo que podem ser produzidas ou que se encontram no horizonte de uma feminilidade urbana contemporânea impelida à disputa no mercado afetivo masculino (as mulheres da Em Forma são jovens e heterossexuais). A Em Forma tem como conteúdo central de suas reportagens dietas e séries de exercícios, fármacos para a pele e o cabelo, com fins de embelezamento do corpo e cuidados com a saúde, e reportagens com temas de autoajuda. Ela organiza-se em seções específicas: 1. Fitness; 2. Beleza; 3. Dieta e nutrição; 4. Bem-estar; e 5. Especial. Além dessas seções, apresenta sempre uma reportagem com a “Garota da capa” e outras minisseções que veiculam conteúdos similares aos das seções fixas.

ALBINO, B. S.; VAZ, A. F. O corpo e as técnicas para o embelezamento feminino. Movimento, n. 1, 2008 (adaptado).

Considerando-se as expectativas sobre as feminilidades produzidas pela mídia, na revista mencionada a prática de exercícios tem corroborado para a construção de uma feminilidade

A
B
C
D
E

    Uma vez que a revista dá orientações às leitoras para que sigam as mesmas estratégias de como tratar o corpo, como exercícios físicos, dietas, beleza, entre outros, ela estrutura um padrão hegemônico de feminilidade jovem e heterossexual.

    Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


33
(ENEM 2020 - ENEM DIGITAL).

Disponível em: www.folhavitoria.com.br. Acesso em: 11 dez. 2017.

O uso inusitado do jogo de caça-palavras nessa publicidade de um mercado hortifrúti leva à

A
B
C
D
E

    Quando um cliente procura um hortifrúti, há uma expectativa referente a legumes, frutas e verduras. Entretanto, de acordo com a publicidade, há um novo produto: a carne, normalmente associada a um açougue. Assim, quebra-se a expectativa do cliente em relação aos itens do hortifrúti.

   Portanto, alternativa "E".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


34
(ENEM 2020 - ENEM DIGITAL).

TEXTO I

A planta de Belo Horizonte

    Foi muito grande o contraste entre a nova capital e as antigas vilas coloniais mineiras, nascidas das necessidades das populações do século XVIII, que se desenvolveram sem nenhum planejamento. A futura capital seria inovadora, moderna e progressista. Assim, o projeto urbanístico que o engenheiro paraense Aarão Reis elaborou para Belo Horizonte causou curiosidade e entusiasmo.

    É digno de atenção observar os nomes que foram dados às ruas de Belo Horizonte: estados brasileiros, tribos indígenas, rios etc. Mencioná-los era uma verdadeira aula de estudos sociais. Era, inclusive, uma forma de ensinar a população, ainda carente de ensino formal.

Disponível em: www.descubraminas.com.br. Acesso em: 9 dez. 2017 (adaptado).

TEXTO II

Ruas da cidade

    Guaicurus, Caetés, Goitacazes

    Tupinambás, Aimorés

    Todos no chão

   

    Guajajaras, Tamoios, Tapuias

    Todos Timbiras, Tupis

    Todos no chão

   

    A parede das ruas não devolveu

    Os abismos que se rolou

    Horizonte perdido no meio da selva

    Cresceu o arraial, arraial

   

    Passa bonde, passa boiada

    Passa trator, avião

    Ruas e reis

   

    Guajajaras, Tamoios, Tapuias

    Tupinambás, Aimorés

    Todos no chão

   

    A cidade plantou no coração

    Tantos nomes de quem morreu

    Horizonte perdido no meio da selva

    Cresceu o arraial, arraial

   

    A parede das ruas não devolveu

    Os abismos que se rolou

    Horizonte perdido no meio da selva

BORGES, L.; BORGES, M. In: NASCIMENTO, M. Clube da esquina 2. Rio de Janeiro: EMI, 1978 (fragmento).

Os textos abordam a preservação da memória e da identidade nacional, presente na nomeação das ruas belorizontinas. Quais versos do Texto II contestam o projeto arquitetônico descrito no Texto I?

A
B
C
D
E

    O texto 1 explicita o tipo de projeto almejado para Belo Horizonte: “A futura capital seria inovadora, moderna e progressista. Assim, o projeto urbanístico que o engenheiro paraense Aarão Reis elaborou para Belo Horizonte causou curiosidade e entusiasmo”. Dessa forma, o “horizonte” almejado seria uma bela expressão para uma cidade construída de forma harmônica e racional. Os nomes dados às ruas foram pensados como forma de instruir a população “ainda carente de ensino formal”.

    O texto 2, no entanto, contesta o referido projeto, uma vez que afirma que “parede das ruas não devolveu”, e “os abismos que se rolou” aqui entendido de forma conotativa, retoma o próprio projeto que, no caso, se perdeu. O que, de fato, aconteceu, e o poeta reitera no poema, foi o crescimento do arraial, ou seja, uma cidade rústica, sem a modernidade almejada.

   Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


35
(ENEM 2020 - ENEM DIGITAL).

    O universo infantil encanta por ser rico na diversidade de manifestações corporais. Crianças brincam de pega-pega, esconde-esconde, mãe de rua e experienciam diversas possibilidades de movimento na busca de novas descobertas, que podem ocorrer por meio de elementos gímnicos, como a estrelinha, a cambalhota, a bananeira (nomes populares dados à roda, ao rolamento e à parada de mãos).

PIZANI, J.; BARBOSA-RINALDI, I. P. Cotidiano escolar: a presença de elementos gímnicos nas brincadeiras infantis. Revista de Educação Física da UEM, n. 1, 2010.

Os fundamentos gímnicos da roda e da parada de mãos requerem, respectivamente, a aplicação dos elementos de

A
B
C
D
E

    Os movimentos corporais, como a roda ou a estrelinha e a parada de mãos ou a bananeira, exigem apoio e equilíbrio.

    Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


36
(ENEM 2020 - ENEM DIGITAL).

Disponível em: www.comunicadores.info. Acesso em: 27 ago. 2017.

Essa é uma campanha de conscientização sobre os efeitos do álcool na direção. Pela leitura do texto, depreende-se que

A
B
C
D
E

    Pode-se inferir pelas frases “agora você vê” e “agora você não vê” e pelas fotos das duas latas de cervejas colocadas lado a lado que a visão do motorista alcoolizado fica obscurecida após ele ter ingerido bebida alcoólica. Na primeira lata, a imagem que o motorista vê é nítida; na segunda, há a escuridão produzida pela retirada do lacre da lata.

   Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


37
(ENEM 2020 - ENEM DIGITAL).

Porta dos Fundos: contrato vitalício

    Diretor: Ian SBF;

    Tempo: 1 h 46 min;

    Brasil, 2016.

    O primeiro filme do grupo humorístico Porta dos Fundos, conhecido por seus mais de 12 milhões de assinantes no YouTube, estreou para o público brasileiro que curte as esquetes na internet. O desafio do grupo foi transformar os vídeos curtos em um longa para o cinema, que, apesar de grande investimento do elenco e dos produtores, não empolga tanto. O enredo conta com a dupla Rodrigo (F. Porchat) e Miguel (G. Duvivier), que, vencedores em Cannes, no auge de suas carreiras, decidem assinar um contrato vitalício em que o ator Rodrigo deverá participar de todos os filmes do produtor Miguel. A produção do filme maluco conta com o ótimo elenco do Porta dos Fundos: uma famosa blogueira, um jornalista de fofoca, um agente de celebridades, uma diretora de elenco radical, um detetive, um ajudante e atores. O ponto forte do filme é satirizar justamente o mundo das celebridades da internet e do cinema, ou seja, eles mesmos neste momento.

Disponível em: www.criticasdefilmes.com.br. Acesso em: 12 dez. 2017 (adaptado).

Nesse texto, um trecho que traz uma marca linguística da função avaliativa da resenha é

A
B
C
D
E

    A função avaliativa da resenha fica evidente nos trechos em que o autor expressa sua percepção do filme, como em “... apesar do grande investimento do elenco e dos produtores, não empolga muito” e “a produção do filme maluco conta com o ótimo elenco do Porta dos Fundos”. O uso da oração “não empolga muito” e dos adjetivos “maluco” e “ótimo” são elementos subjetivos que comprovam o objetivo da resenha.

   Portanto, alternativa "E".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


38
(ENEM 2020 - ENEM DIGITAL).

aniversário (s.m.)

é o dia que recebo o maior número de ligações no meu celular. é sinônimo de doce. é festejar o próprio ser. é receber os abraços mais gostosos. é um bolo de chocolate vegano (obrigado, mãe). é quando eu esqueço o que não importa. é o dia em que eu me dou folga das folgas que a vida não me dá. é quando seus amigos se juntam para comprar a nova coleção de livros do Harry Potter pra você (valeu, galera)! é a felicidade fazendo visita.

é um balão imaginário que tem gosto de amor e cheirinho de infância.

DOEDERLEIN, J. O livro dos ressignificados. São Paulo: Parábola, 2017.

Nessa simulação de verbete de dicionário, não há a predominância da função metalinguística da linguagem, como seria de se esperar. Identificam-se elementos que subvertem o gênero por meio da incorporação marcante de características da função

A
B
C
D
E

    Alternativa "C".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


39
(ENEM 2020 - ENEM DIGITAL).

    Seixas era homem honesto; mas ao atrito da secretaria e ao calor das salas, sua honestidade havia tomado essa têmpera flexível da cera que se molda às fantasias da vaidade e aos reclamos da ambição.

    Era incapaz de apropriar-se do alheio, ou de praticar um abuso de confiança; mas professava a moral fácil e cômoda, tão cultivada atualmente em nossa sociedade.

    Segundo essa doutrina, tudo é permitido em matéria de amor; e o interesse próprio tem plena liberdade, desde que se transija com a lei e evite o escândalo.

ALENCAR, J. Senhora. Disponível em: www.dominiopublico.gov.br. Acesso em: 7 out. 2015.

A literatura romântica reproduziu valores sociais em sintonia com seu contexto de mudanças. No fragmento de Senhora, as concepções românticas do narrador repercutem a

A
B
C
D
E

    Ao mostrar Seixas como um homem que “professava a moral fácil e cômoda, tão cultivada atualmente em nossa sociedade”, no caso, a sociedade do narrador, e dizer que “tudo é permitido em matéria de amor... desde que transija com a lei e evite o escândalo”, demonstra-se que o próprio narrador se coloca como resistente à relativização dos parâmetros éticos, pois condena, implicitamente, a moral fácil e cômoda, bem como que tudo seja permitido em matéria de amor.

   Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


40
(ENEM 2020 - ENEM DIGITAL).

    AMOR [Do lat. amore] Dicionário Aurélio s.m. Este produto contém:

1. Sentimento que predispõe alguém a desejar o bem de outrem, ou de alguma coisa.

2. Sentimento de dedicação absoluta de um ser a outro ser, ou a uma coisa; devoção extrema.

3. Sentimento de afeto ditado por laços de família.

4. Sentimento terno ou ardente por outra pessoa.

5. Adoção, veneração.

6. Afeição, amizade, carinho, simpatia, ternura.

7. Inclinação ou apego profundo a algum valor ou alguma coisa que proporciona prazer, entusiasmo, paixão.

8. Muito cuidado, zelo, carinho.

9. O objetivo do amor.

Indicação: solidão, carência afetiva, falta de comunicação, carinho em excesso.

Posologia: Sem restrições.

Disponível em: www.pmf.sc.gov.br. Acesso em: 11 dez. 2017.

Nesse texto, o entrelaçamento de vários gêneros textuais é um mecanismo discursivo para

A
B
C
D
E

    Nesse texto, a mistura de diversos gêneros textuais é um procedimento utilizado para evidenciar que a adoção de um cão é um ato vantajoso para quem o faz. Essa atitude é comparável a um “remédio milagroso”, que provoca uma saudável relação de afeto e dependência entre o ser humano e o animal.

   Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)




Nenhum comentário:

Postar um comentário