quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

ENEM_CiênciasNatureza_2019_1ªAp

ENEM 2019 - 1ª APLICAÇÃO
ENEM 2019 - CIÊNCIAS DA NATUREZA - 1ª APLICAÇÃO

01
(ENEM 2019 - 1ª Aplicação).

    Para realizar o desentupimento de tubulações de esgotos residenciais, é utilizada uma mistura sólida comercial que contém hidróxido de sódio (NaOH) e outra espécie química pulverizada. Quando é adicionada água a essa mistura, ocorre uma reação que libera gás hidrogênio e energia na forma de calor, aumentando a eficiência do processo de desentupimento. Considere os potenciais padrão de redução ([tex]E^{ѳ}[tex]) da água e de outras espécies em meio básico, expressos no quadro.

Qual é a outra espécie que está presente na composição da mistura sólida comercial para aumentar sua eficiência?

A
B
C
D
E

A questão cita no texto a produção de gás hidrogênio a partir da água em um processo eletroquímico (pilha), então, a semirreação em questão é:

[tex] 2 H_{2}O + 2e^{-} \rightarrow\ H_{2} + 2 OH^{-}   E° = - 0,83 V [tex]

Portanto, para que esta reação ocorra em um processo espontâneo, ele deve possuir o maior potencial de redução. Entre os compostos com menor potencial de redução em comparação à água são o alumínio (–2,33 V) e o ferro (– 0,88 V). Entre as opções, aquela que utiliza como reagente da oxidação é a letra A.


02
(ENEM 2019 - 1ª Aplicação).

    As redes de alta tensão para transmissão de energia elétrica geram campo magnético variável o suficiente para induzir corrente elétrica no arame das cercas. Tanto os animais quanto os funcionários das propriedades rurais ou das concessionárias de energia devem ter muito cuidado ao se aproximarem de uma cerca quando esta estiver próxima a uma rede de alta tensão, pois, se tocarem no arame da cerca, poderão sofrer choque elétrico.

Para minimizar este tipo de problema, deve-se:

A
B
C
D
E

  Segundo o enunciado, a corrente elétrica dos fios de alta tensão geram a variação do fluxo magnético, o que permite a indução de uma corrente em cercas elétricas. Para evitar choques elétricos em animais e pessoas deve-se fazer o aterramento da cerca para que entre em contato com a Terra, o que gera o descarregamento dela.


03
(ENEM 2019 - 1ª Aplicação).

    A esquistossomose (barriga-dʼágua) caracteriza-se pela inflamação do fígado e do baço causada pelo verme Schistosoma mansoni (esquistossomo). O contágio ocorre depois que larvas do verme são liberadas na água pelo caramujo do gênero Biomphalaria, seu hospedeiro intermediário, e penetram na pele humana. Após o diagnóstico, o tratamento tradicional utiliza medicamentos por via oral para matar o parasita dentro do corpo. Uma nova estratégia terapêutica baseia-se na utilização de uma vacina, feita a partir de uma proteína extraída do verme, que induz o organismo humano a produzir anticorpos para combater e prevenir a doença.

Instituto Oswaldo Cruz/Fundação Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). Fiocruz anuncia nova fase de vacina para esquistossomose. Disponível em: http://agencia.fiocruz.br. Acesso em: 3 maio 2019 (adaptado).

Uma vantagem da vacina em relação ao tratamento tradicional é que ela poderá

A
B
C
D
E

A vacina contra esquistossomose permitiria o combate ao verme pelas defesas do corpo antes mesmo da manifestação dos sintomas da doença. Isto ocorre pois a vacina é um método de imunização ativa e permite a memória imunológica, no caso, a partir do reconhecimento das proteínas do verme utilizadas para produção da vacina.


04
(ENEM 2019 - 1ª Aplicação).

    Em 1962, um jingle (vinheta musical) criado por Heitor Carillo fez tanto sucesso que extrapolou as fronteiras do rádio e chegou à televisão ilustrado por um desenho animado. Nele, uma pessoa respondia ao fantasma que batia em sua porta, personificando o “frio”, que não o deixaria entrar, pois não abriria a porta e compraria lãs e cobertores para aquecer sua casa. Apesar de memorável, tal comercial televisivo continha incorreções a respeito de conceitos físicos relativos à calorimetria.

DUARTE, M. Jingle é a alma do negócio: livro revela os bastidores das músicas de propagandas. Disponível em: https://guiadoscuriosos.uol.com.br. Acesso em: 24 abr. 2019 (adaptado).

Para solucionar essas incorreções, deve-se associar à porta e aos cobertores, respectivamente, as funções de:

A
B
C
D
E

A segunda Lei da Termodinâmica afirma que o fluxo natural de calor é sempre do corpo de maior temperatura para o de menor, não podendo ocorrer o contrário, portanto, de forma espontânea. Para minimizar as trocas de calor, comumente se utiliza materiais maus condutores, que evitam as trocas de calor entre o meio e o corpo.


05
(ENEM 2019 - 1ª Aplicação).

    Glicólise é um processo que ocorre nas células, convertendo glicose em piruvato. Durante a prática de exercícios físicos que demandam grande quantidade de esforço, a glicose é completamente oxidada na presença de O₂. Entretanto, em alguns casos, as células musculares podem sofrer um déficit de O₂ e a glicose ser convertida em duas moléculas de ácido lático. As equações termoquímicas para a combustão da glicose e do ácido lático são, respectivamente, mostradas a seguir:

[tex] C_{6}H_{12}O_{6} (s) + 6 O_{2} (g) \rightarrow\ 6 CO_{2} (g) + 6 H_{2}O (l)   Δ_{c}H = −2 800 kJ [tex]

[tex] CH_{3}CH(OH)COOH (s) + 3 O_{2} (g) \rightarrow\ 3 CO_{2} (g) + 3 H_{2}O (l)   Δ_{c}H = −1 344 kJ [tex]

O processo anaeróbico é menos vantajoso energeticamente porque

A
B
C
D
E

Equação da degradação anaeróbica da glicose:

C₆H₁₂O₆ (s) → 2 CH₃CH(OH)COOH (s)   ΔcH = ?

Logo,

Aplicando a Lei de Hess, devemos manter a equação (I), e inverter e multiplicar por 2 a equação.

No processo aeróbico há liberação de 2800kJ, enquanto no processo anaeróbico há liberação de 112kJ.


06
(ENEM 2019 - 1ª Aplicação).

    No quadro estão apresentadas informações sobre duas estratégias de sobrevivência que podem ser adotadas por algumas espécies de seres vivos.

Na recuperação de uma área desmatada deveriam ser reintroduzidas primeiramente as espécies que adotam qual estratégia?

A
B
C
D
E

Para a recuperação de uma área desmatada, é necessária a introdução de espécies pioneiras, cujas características são: crescimento acelerado, potencial biótico elevado, grande produção de semente e resistência a uma hábitat instável.


07
(ENEM 2019 - 1ª Aplicação).

    As cutias, pequenos roedores das zonas tropicais, transportam pela boca as sementes que caem das árvores, mas, em vez de comê-las, enterram-nas em outro lugar. Esse procedimento lhes permite salvar a maioria de suas sementes enterradas para as épocas mais secas, quando não há frutos maduros disponíveis. Cientistas descobriram que as cutias roubam as sementes enterradas por outras, e esse comportamento de “ladroagem” faz com que uma mesma semente possa ser enterrada dezenas de vezes.

Disponível em: http://chc.cienciahoje.uol.com.br. Acesso em: 30 jul. 2012.

Essa “ladroagem” está associada à relação de

A
B
C
D
E

As cutias, ao roubarem as sementes de outras cutias, competem pelo mesmo recurso, caracterizando a competição intraespecífica.


08
(ENEM 2019 - 1ª Aplicação).

    Os olhos humanos normalmente têm três tipos de cones responsáveis pela percepção das cores: um tipo para tons vermelhos, um para tons azuis e outro para tons verdes. As diversas cores que enxergamos são o resultado da percepção das cores básicas, como indica a figura.

    A protanopia é um tipo de daltonismo em que há diminuição ou ausência de receptores da cor vermelha. Considere um teste com dois voluntários: uma pessoa com visão normal e outra com caso severo de protanopia. Nesse teste, eles devem escrever a cor dos cartões que lhes são mostrados. São utilizadas as cores indicadas na figura.

Para qual cartão os dois voluntários identificarão a mesma cor?

A
B
C
D
E

Como a pessoa daltônica em questão tem dificuldade nos cones sensíveis à cor vermelha, para que ela e a pessoa com visão normal identifiquem a mesma cor, o cartão não pode ter componente vermelho, isto é, deve ser inteiramente azul ou inteiramente verde ou uma mistura de verde e azul (ciano).

Das cores citadas, verde, azul e ciano, somente a azul ocorre nas opções.


09
(ENEM 2019 - 1ª Aplicação).

    A cada safra, a quantidade de café beneficiado é igual à quantidade de resíduos gerados pelo seu beneficiamento. O resíduo pode ser utilizado como fertilizante, pois contém cerca de 6,5% de pectina (um polissacarídeo), aproximadamente 25% de açúcares fermentáveis (frutose, sacarose e galactose), bem como resíduos de alcaloides (compostos aminados) que não foram extraídos no processo.

LIMA, L. K. S. et al. Utilização de resíduo oriundo da torrefação do café na agricultura em substituição à adubação convencional. ACSA — Agropecuária Científica no Semi-Árido, v. 10, n. 1, jan.-mar., 2014 (adaptado).

Esse resíduo contribui para a fertilidade do solo, pois

A
B
C
D
E

Os resíduos orgânicos de café, ao serem reciclados, permitem a devolução de carbono e nitrogênio inorgânico ao solo e atmosfera, nutrientes estes importantes para o crescimento de uma boa safra.


10
(ENEM 2019 - 1ª Aplicação).

    Um alimento orgânico deve apresentar em sua embalagem o selo de uma instituição certificadora, garantindo ao consumidor que, além de ser um alimento isento de agrotóxicos, também é produzido com técnicas planejadas e controladas. A técnica de produção desses alimentos causa menor impacto aos recursos naturais, contribuindo para melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Nesse sistema de produção de alimentos vegetais, o controle de insetos é manejado por meio do(a)

A
B
C
D
E

O controle biológico de pragas é uma técnica utilizada na agricultura orgânica que gera menor impacto ao meio, pois evita a utilização de produtos químicos.


11
(ENEM 2019 - 1ª Aplicação).

    A eritropoetina (EPO) é um hormônio endógeno secretado pelos rins que influencia a maturação dos eritrócitos. Suas formas recombinantes, sintetizadas em laboratório, têm sido usadas por alguns atletas em esportes de resistência na busca por melhores resultados. No entanto, a administração da EPO recombinante no esporte foi proibida pelo Comitê Olímpico Internacional e seu uso considerado doping.

MARTELLI, A. Eritropoetina: síntese e liberação fisiológica e o uso de sua forma recombinante no esporte. Perspectivas Online: biológicas & saúde, v. 10, n. 3, 2013 (adaptado).

Uma influência que esse doping poderá exercer na melhoria da capacidade física desses atletas está relacionada ao transporte de

A
B
C
D
E

A eritropoetina estimula a produção de hemácias no organismo, assim aumentando o transporte de oxigênio para os tecidos e, consequentemente, elevando a produção de ATP.


12
(ENEM 2019 - 1ª Aplicação).

    O objetivo de recipientes isolantes térmicos é minimizar as trocas de calor com o ambiente externo. Essa troca de calor é proporcional à condutividade térmica k e à área interna das faces do recipiente, bem como à diferença de temperatura entre o ambiente externo e o interior do recipiente, além de ser inversamente proporcional à espessura das faces.

    A fim de avaliar a qualidade de dois recipientes A (40 cm × 40 cm × 40 cm) e B (60 cm × 40 cm × 40 cm), de faces de mesma espessura, uma estudante compara suas condutividades térmicas [tex]k_{A}[tex] e [tex]k_{B}[tex]. Para isso suspende, dentro de cada recipiente, blocos idênticos de gelo a 0 °C, de modo que suas superfícies estejam em contato apenas com o ar. Após um intervalo de tempo, ela abre os recipientes enquanto ambos ainda contêm um pouco de gelo e verifica que a massa de gelo que se fundiu no recipiente B foi o dobro da que se fundiu no recipiente A.

A razão [tex]\frac{k_{A}}{k_{B}}[tex] é mais próxima de

A
B
C
D
E

O enunciado da questão enunciou a equação do fluxo de calor, que pode ser matematizada como:

  [tex] Φ = \frac{k\ \cdot\ A\ \cdot\ ΔT }{d } [tex]

Pela descrição que temos no enunciado, podemos dizer que:

  [tex] ΦB = 2 \cdot ΦA [tex]

  [tex] \frac{k_{B} \cdot A_{B} \cdot ΔT }{d_{B}} = 2 \cdot \frac{k_{A} \cdot A_{A} \cdot ΔT }{d_{A}} [tex]

Como a variação de temperatura e a espessura são iguais, podemos simplificar a expressão, sendo que A = 2ab + 2ac + 2bc.

  [tex] \frac{k_{B} \cdot A_{B} \cdot ΔT }{d_{B}} = 2 \cdot \frac{k_{A} \cdot A_{A} \cdot ΔT }{d_{A}} [tex]

  [tex] k_{B} \cdot A_{B} = 2 \cdot k_{A} \cdot A_{A} [tex]

  [tex] \frac{k_{A}}{k_{B}} = \frac{ A_{B}}{2 \cdot A_{A}} [tex]

  [tex] \frac{k_{A}}{k_{B}} = \frac{60 \cdot 40 + 60 \cdot 40 + 40 \cdot 40}{2 \cdot (40 \cdot 40 + 40 \cdot 40 + 40 \cdot 40)} [tex]

  [tex] \frac{k_{A}}{k_{B}} = \frac{2400 + 2400 + 1600}{2 \cdot (1600 + 1600 + 1600)} [tex]

  [tex] \frac{k_{A}}{k_{B}} = \frac{6 400}{2 \cdot (4 800)} = \frac{6 400}{9 600)} \cong 0,67 [tex]


13
(ENEM 2019 - 1ª Aplicação).

    Estudos mostram o desenvolvimento de biochips utilizados para auxiliar o diagnóstico de diabetes melito, doença evidenciada pelo excesso de glicose no organismo. O teste é simples e consiste em duas reações sequenciais na superfície do biochip, entre a amostra de soro sanguíneo do paciente, enzimas específicas e reagente (iodeto de potássio, KI), conforme mostrado na imagem.

    Após a adição de soro sanguíneo, o fluxo desloca-se espontaneamente da esquerda para a direita (ii) promovendo reações sequenciais, conforme as equações 1 e 2. Na primeira, há conversão de glicose do sangue em ácido glucônico, gerando peróxido de hidrogênio:

Equação 1

C₆H₁₂O₆(aq) + O₂(g) + H₂O(l) →  C₆H₁₂O₇(aq) + H₂O₂(aq)

    Na segunda, o peróxido de hidrogênio reage com íons iodeto gerando o íon tri-iodeto, água e oxigênio.

Equação 2

[tex] 2 H_{2}O_{2} (aq) + 3 l^{−} (aq) → I^{3−} (aq) + 2 H_{2}O (l ) + O_{2} (g) [tex]

GARCIA, P. T. et al. A Handheld Stamping Process to Fabricate Microfluidic Paper-Based Analytical Devices with Chemically Modified Surface for Clinical Assays. RSC Advances, v. 4, 13 ago. 2014 (adaptado).

O tipo de reação que ocorre na superfície do biochip, nas duas reações do processo, é

A
B
C
D
E

As duas reações são de oxidorredução, ou seja, ocorrem com variação de número de oxidação (Nox).


14
(ENEM 2019 - 1ª Aplicação).

    Algumas toneladas de medicamentos para uso humano e veterinário são produzidas por ano. Os fármacos são desenvolvidos para serem estáveis, mantendo suas propriedades químicas de forma a atender a um propósito terapêutico. Após o consumo de fármacos, parte de sua dosagem é excretada de forma inalterada, persistindo no meio ambiente. Em todo o mundo, antibióticos, hormônios, anestésicos, anti-inflamatórios, entre outros, são detectados em concentrações preocupantes no esgoto doméstico, em águas superficiais e de subsolo. Dessa forma, a ocorrência de fármacos residuais no meio ambiente pode apresentar efeitos adversos em organismos aquáticos e terrestres.

BILA, D. M.; DEZOTTI, M. Fármacos no meio ambiente. Química Nova, v. 26, n. 4, ago. 2003 (adaptado).

Qual ação minimiza a permanência desses contaminantes nos recursos hídricos?

A
B
C
D
E

O tratamento das águas contaminadas resultaria na minimização da contaminação dos recursos hídricos, uma vez que os contaminantes seriam retirados.


15
(ENEM 2019 - 1ª Aplicação).

    Um teste de laboratório permite identificar alguns cátions metálicos ao introduzir uma pequena quantidade do material de interesse em uma chama de bico de Bunsen para, em seguida, observar a cor da luz emitida.

A cor observada é proveniente da emissão de radiação eletromagnética ao ocorrer a

A
B
C
D
E

Segundo o modelo de Böhr, quando o átomo recebe energia, os elétrons são promovidos para níveis mais externos. Quando os elétrons retornam para níveis mais internos, ocorre emissão de radiação eletromagnética (luz).


16
(ENEM 2019 - 1ª Aplicação).

    Slackline é um esporte no qual o atleta deve se equilibrar e executar manobras estando sobre uma fita esticada. Para a prática do esporte, as duas extremidades da fita são fixadas de forma que ela fique a alguns centímetros do solo. Quando uma atleta de massa igual a 80 kg está exatamente no meio da fita, essa se desloca verticalmente, formando um ângulo de 10° com a horizontal, como esquematizado na figura. Sabe-se que a aceleração da gravidade é igual a 10 m∙s−2, cos(10°) = 0,98 e sen(10°) = 0,17.

Qual é a força que a fita exerce em cada uma das árvores por causa da presença da atleta?

A
B
C
D
E

Decompondo a tração da fita nas árvores em dois eixos: vertical (Ty) e horizontal (Tx).

  Tx = T ∙ Cos10°

  Ty = T ∙ Sen10°

Considerando uma situação de equilíbrio em que a resultante das forças que atuam no sistema equivale a zero, teremos:

No eixo horizontal:

  T₁x = T₂x

  T₁ ∙ cos10° = T₂ ∙ cos10°

  T₁ = T₂ = T

No eixo vertical, como o atleta está exatamente no meio da corda, teremos:

  T ₁y + T ₂y - Peso = 0

  T ₁ = T ₂ = T

  T ∙ sen10° + T ∙ sen10° = mg

  2T ∙ sen10° = 80 ∙ 10

  2T ∙ 0,17 = 800

  T ∙ 0,17 = 400

  [tex] T = \frac{400}{0,17} \cong 2 353 [tex]

  [tex] T \cong 2,4 \cdot 10^{3} N [tex]


17
(ENEM 2019 - 1ª Aplicação).

    Na piscicultura, costumam-se usar larvas de Artemia (crustáceo) para alimentar larvas de peixes. Ovos de Artemia são colocados em garrafas com água salgada e, sob condições ótimas de temperatura, luz e oxigênio, eles eclodem, liberando suas larvas, também conhecidas como náuplios. Para recolher os náuplios, coloca-se uma lâmpada branca fluorescente na boca da garrafa e estes começam a subir em direção ao gargalo.

Esse comportamento das artêmias é chamado de

A
B
C
D
E

O deslocamento das larvas de artêmia (náuplios) em busca da luz indica uma fototaxia positiva (movimento positivo em direção à luz). A questão utiliza o termo fototropismo, embora este seja mais adequado ao crescimento em busca da luz.


18
(ENEM 2019 - 1ª Aplicação).

    Por terem camada de valência completa, alta energia de ionização e afinidade eletrônica praticamente nula, considerou-se por muito tempo que os gases nobres não formariam compostos químicos. Porém, em 1962, foi realizada com sucesso a reação entre o xenônio (camada de valência 5s²5p⁶) e o hexafluoreto de platina e, desde então, mais compostos novos de gases nobres vêm sendo sintetizados. Tais compostos demonstram que não se pode aceitar acriticamente a regra do octeto, na qual se considera que, numa ligação química, os átomos tendem a adquirir estabilidade assumindo a configuração eletrônica de gás nobre. Dentre os compostos conhecidos, um dos mais estáveis é o difluoreto de xenônio, no qual dois átomos do halogênio flúor (camada de valência 2s²2p⁵) se ligam covalentemente ao átomo de gás nobre para ficarem com oito elétrons de valência.

Ao se escrever a fórmula de Lewis do composto de xenônio citado, quantos elétrons na camada de valência haverá no átomo do gás nobre?

A
B
C
D
E

Notação de Lewis:

Difluoreto de xenônio: XeF₂

Cada átomo de flúor deve ficar com oito elétrons na camada de valência Xe ficará com dez elétrons na camada de valência.


19
(ENEM 2019 - 1ª Aplicação).

    Na madrugada de 11 de março de 1978, partes de um foguete soviético reentraram na atmosfera acima da cidade do Rio de Janeiro e caíram no Oceano Atlântico. Foi um belo espetáculo, os inúmeros fragmentos entrando em ignição devido ao atrito com a atmosfera brilharam intensamente, enquanto “cortavam o céu”. Mas se a reentrada tivesse acontecido alguns minutos depois, teríamos uma tragédia, pois a queda seria na área urbana do Rio de Janeiro e não no oceano.

LAS CASAS, R. Lixo espacial. Observatório Astronômico Frei Rosário, ICEx, UFMG. Disponível em: www.observatorio.ufmg.br. Acesso em: 27 set. 2011 (adaptado).

De acordo com os fatos relatados, a velocidade angular do foguete em relação à Terra no ponto de reentrada era

A
B
C
D
E

Segundo o enunciado, o foguete entrou na atmosfera Terrestre em cima da cidade do Rio de Janeiro. Como ele atingiu o oceano Atlântico, ele deslocou mais para direita do que a cidade, portanto sua velocidade está no mesmo sentido da velocidade da Terra e possui um módulo maior.


20
(ENEM 2019 - 1ª Aplicação).

    Com base nos experimentos de plantas de Mendel, foram estabelecidos três princípios básicos, que são conhecidos como leis da uniformidade, segregação e distribuição independente. A lei da distribuição independente refere-se ao fato de que os membros de pares diferentes de genes segregam-se independentemente, uns dos outros, para a prole.

TURNPENNY, P. D. Genética médica. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009 (adaptado).

Hoje, sabe-se que isso nem sempre é verdade. Por quê?

A
B
C
D
E

Genes localizados no mesmo cromossomo estão em linkage, apresentando segregação dependente, o que consiste em uma exceção a segunda lei de Mendel. Ou seja, quanto mais próximos estes genes estão no mesmo cromossomo, maior a probabilidade de serem herdados juntos.


21
(ENEM 2019 - 1ª Aplicação).

    Em qualquer obra de construção civil é fundamental a utilização de equipamentos de proteção individual, tal como capacetes. Por exemplo, a queda livre de um tijolo de massa 2,5 kg de uma altura de 5 m, cujo impacto contra um capacete pode durar até 0,5 s, resulta em uma força impulsiva média maior do que o peso do tijolo. Suponha que a aceleração gravitacional seja 10 m∙s⁻² e que o efeito de resistência do ar seja desprezível.

A força impulsiva média gerada por esse impacto equivale ao peso de quantos tijolos iguais?

A
B
C
D
E

Comentário: Par calcular a força resultante impulsiva, precisamos utilizar o teorema do Impulso.

  [tex] I_{R} = ΔQ [tex]

  [tex] F_{R} \cdot Δt = m \cdot Δv [tex]

Note que precisamos encontrar a velocidade final para o termo de variação de velocidade.

Esse valor de velocidade final pode ser encontrado por conservação de energia mecânica.

  [tex] E_{pg} = E_{c} [tex]

  [tex] mgh = \frac{m \cdot v^{2}}{2} [tex]

  [tex] 2,5 \cdot 10 \cdot 5 = \frac{2,5 \cdot v^{2}}{2} [tex]

  [tex] 25 \cdot 2 = v^{2} [tex]

  [tex] v^{2} = 100 [tex]

  [tex] v = \sqrt{100} [tex]

  [tex] v = 10\ m/s [tex]

Agora, com o valor da velocidade, podemos voltar a nossa expressão do Impulso.

  [tex] F_{R} \cdot Δt = m \cdot Δv [tex]

  [tex] F_{R} \cdot 0,5 = 2,5 \cdot (0 - 10) [tex]

  [tex] F_{R} \cdot 0,5 = -25 [tex]

  [tex] F_{R} = - \frac{25}{0,5} = - 50\ N [tex]

Com o valor da força média, podemos montar a razão pedida no enunciado:

  [tex] \frac{F_{R}}{P} = \frac{|-50|}{25} = 2 [tex]


22
(ENEM 2019 - 1ª Aplicação).

    Os hidrocarbonetos são moléculas orgânicas com uma série de aplicações industriais. Por exemplo, eles estão presentes em grande quantidade nas diversas frações do petróleo e normalmente são separados por destilação fracionada, com base em suas temperaturas de ebulição. O quadro apresenta as principais frações obtidas na destilação do petróleo em diferentes faixas de temperaturas.

SANTA MARIA, L. C. et al. Petróleo: um tema para o ensino de química. Química Nova na Escola, n. 15, maio 2002 (adaptado).

Na fração 4, a separação dos compostos ocorre em temperaturas mais elevadas porque

A
B
C
D
E

Na destilação fracionada do petróleo, quanto maior o tamanho da cadeia carbônica dos compostos obtidos, maior a intensidade das forças intermoleculares (forças do tipo dipolo instantâneo-dipolo induzido) e maior o ponto de ebulição.


23
(ENEM 2019 - 1ª Aplicação).

    O espectrômetro de massa de tempo de voo é um dispositivo utilizado para medir a massa de íons. Nele, um íon de carga elétrica q é lançado em uma região de campo magnético constante B, descrevendo uma trajetória helicoidal, conforme a figura. Essa trajetória é formada pela composição de um movimento circular uniforme no plano yz e uma translação ao longo do eixo x. A vantagem desse dispositivo é que a velocidade angular do movimento helicoidal do íon é independente de sua velocidade inicial. O dispositivo então mede o tempo t de voo para N voltas do íon. Logo, com base nos valores q, B, N e t, pode-se determinar a massa do íon.

A massa do íon medida por esse dispositivo será

A
B
C
D
E

A questão demonstra uma partícula carregada que descreve um movimento helicoidal por conta de uma força magnética. Nessa situação, podemos dizer que a força magnética cumpre o papel da força resultante centrípeta.

  [tex] F_{mag.} = F_{cp} [tex]

  [tex] q \cdot v \cdot B \cdot sen\phi = \frac{mv^{2}}{2} [tex]

Para essa situação, senΦ = 1. Simplificando a expressão temos:

  [tex]q \cdot B \cdot R = mv [tex]

Podemos descrever a velocidade como:

  [tex]q \cdot B \cdot R =\frac{m \cdot N \cdot 2π \cdot R}{Δt} [tex]

Colocando em função da massa:

  [tex] m = \frac{q \cdot B \cdot Δt}{2π \cdot N} [tex]

Para ficar igual a alternativa, defina Δt = t.

  [tex] m = \frac{q \cdot B \cdot t}{2π \cdot N} [tex]


24
(ENEM 2019 - 1ª Aplicação).

    Na família Retroviridae encontram-se diversos vírus que infectam aves e mamíferos, sendo caracterizada pela produção de DNA a partir de uma molécula de RNA. Alguns retrovírus infectam exclusivamente humanos, não necessitando de outros hospedeiros, reservatórios ou vetores biológicos. As infecções ocasionadas por esses vírus vêm causando mortes e grandes prejuízos ao desenvolvimento social e econômico. Nesse contexto, pesquisadores têm produzido medicamentos que contribuem para o tratamento dessas doenças.

Que avanços tecnológicos têm contribuído para o tratamento dessas infecções virais?

A
B
C
D
E

O uso de agentes antirretrovirais inibe a transcriptase reversa, enzima dos retrovírus indispensável a sua multiplicação.


25
(ENEM 2019 - 1ª Aplicação).

    O concreto utilizado na construção civil é um material formado por cimento misturado a areia, a brita e a água. A areia é normalmente extraída de leitos de rios e a brita, oriunda da fragmentação de rochas. Impactos ambientais gerados no uso do concreto estão associados à extração de recursos minerais e ao descarte indiscriminado desse material. Na tentativa de reverter esse quadro, foi proposta a utilização de concreto reciclado moído em substituição ao particulado rochoso graúdo na fabricação de novo concreto, obtendo um material com as mesmas propriedades que o anterior.

O benefício ambiental gerado nessa proposta é a redução do(a)

A
B
C
D
E

De acordo com o enunciado, com a nova proposta de concreto reciclado moído, substituir-se-á o material particulado rochoso graúdo, ou seja, a brita natural. Portanto, o benefício ambiental gerado será a redução da extração da brita.


26
(ENEM 2019 - 1ª Aplicação).

    A fluidez da membrana celular é caracterizada pela capacidade de movimento das moléculas componentes dessa estrutura. Os seres vivos mantêm essa propriedade de duas formas: controlando a temperatura e/ou alterando a composição lipídica da membrana. Neste último aspecto, o tamanho e o grau de insaturação das caudas hidrocarbônicas dos fosfolipídios, conforme representados na figura, influenciam significativamente a fluidez. Isso porque quanto maior for a magnitude das interações entre os fosfolipídios, menor será a fluidez da membrana.

    Assim, existem bicamadas lipídicas com diferentes composições de fosfolipídios, como as mostradas de I a V.

Qual das bicamadas lipídicas apresentadas possui maior fluidez?

A
B
C
D
E

Quanto menor a força intermolecular, maior a fluidez (menor a viscosidade).

Isso acontece quando:

1) Quanto menor o tamanho da cadeia, menor a força intermolecular entre as caudas hidrocarbônicas.

2) Quanto maior o grau de insaturação (“dobras”), menor o contato entre as caudas hidrocarbônicas, diminuindo a força intermolecular, portanto, aumentando a fluidez.


27
(ENEM 2019 - 1ª Aplicação).

    Em uma aula experimental de calorimetria, uma professora queimou 2,5 g de castanha-de-caju crua para aquecer 350 g de água, em um recipiente apropriado para diminuir as perdas de calor. Com base na leitura da tabela nutricional a seguir e da medida da temperatura da água, após a queima total do combustível, ela concluiu que 50% da energia disponível foi aproveitada. O calor específico da água é 1 cal∙g⁻¹∙°C⁻¹, e sua temperatura inicial era de 20 °C.

Qual foi a temperatura da água, em grau Celsius, medida ao final do experimento?

A
B
C
D
E

Cálculo do calor de combustão da castanha-de-caju:

  [tex] C = \frac{70\ kcal}{10g} = 7,0\ kcal/g = 7000\ cal/g [tex]

Cálculo do calor total produzido pela queima de 2,5g de castanha-de-caju:

  [tex] Q_{T} = m \cdot C = 2,5g \cdot 7000\ cal/g = 17\ 500\ cal [tex]

Cálculo do calor útil para aquecer a água com 50% do calor total:

  [tex] Q = 0,50 \cdot Q_{T} [tex]

  [tex] Q = 0,50 \cdot 17\ 500 cal = 8 750\ cal [tex]

  Cálculo da temperatura final (θ) para aquecer 350g de água (c = 1 cal g⁻¹ °C⁻¹) a partir de 20°C:

  [tex] Q = m c Δθ [tex]

  [tex] Δθ = \frac{Q}{ m \cdot c } [tex]

  [tex] θ - 20 = \frac{8750}{350\ \cdot\ 1} [tex]

  [tex] θ - 20 = 25 [tex]

  [tex] θ = 25 + 20 [tex]

  [tex] θ = 45 [tex]


28
(ENEM 2019 - 1ª Aplicação).

    Grupos de pesquisa em todo o mundo vêm buscando soluções inovadoras, visando a produção de dispositivos para a geração de energia elétrica. Dentre eles, pode-se destacar as baterias de zinco-ar, que combinam o oxigênio atmosférico e o metal zinco em um eletrólito aquoso de caráter alcalino. O esquema de funcionamento da bateria zinco-ar está apresentado na figura.

LI, Y.; DAI, H. Recent Advances in Zinc–Air Batteries. Chemical Society Reviews, v. 43, n. 15, 2014 (adaptado).

No funcionamento da bateria, a espécie química formada no ânodo é

A
B
C
D
E

No funcionamento da bateria, a espécie química formada no anodo é

   Zn(OH)₄²⁻ (aq)

anodo:   Zn → Zn²⁺ + 2e⁻ (oxidação)

catodo:   1/2 O₂ + H₂O + 2e⁻ → 2 OH⁻ (redução)

Os íons OH⁻ atravessam a membrana separadora ocorrendo a seguinte reação:

   Zn²⁺ (aq) + 4 OH⁻ (aq) → Zn(OH)4²⁻ (aq)


29
(ENEM 2019 - 1ª Aplicação).

    Dois amigos se encontram em um posto de gasolina para calibrar os pneus de suas bicicletas. Uma das bicicletas é de corrida (bicicleta A) e a outra, de passeio (bicicleta B). Os pneus de ambas as bicicletas têm as mesmas características, exceto que a largura dos pneus de A é menor que a largura dos pneus de B. Ao calibrarem os pneus das bicicletas A e B, respectivamente com pressões de calibração [tex]P_{A}[tex] e [tex]P_{B}[tex], os amigos observam que o pneu da bicicleta A deforma, sob mesmos esforços, muito menos que o pneu da bicicleta B. Pode-se considerar que as massas de ar comprimido no pneu da bicicleta A, [tex]m_{A}[tex], e no pneu da bicicleta B, [tex]m_{B}[tex], são diretamente proporcionais aos seus volumes.

Comparando as pressões e massas de ar comprimido nos pneus das bicicletas, temos:

A
B
C
D
E

Inicialmente, vamos fazer a análise da pressão. Os pneus sofrem o mesmo esforço, logo, a mesma força.

    [tex] F_{A} = F_{B} [tex]

    [tex] P_{A} \cdot A_{A} = P_{B} \cdot A_{B} [tex]

Com essa equação, podemos afirmar que, como [tex] A_{A} < A_{B}[tex], podemos dizer que:

    [tex] P_{A} > P_{B} [tex]

Agora, vamos analisar a massa. O enunciado afirma que a massa é diretamente proporcional ao volume. A partir disso, como [tex] V_{A} < V_{B} [tex] , temos:

    [tex] m_{A} < m_{B} [tex]


30
(ENEM 2019 - 1ª Aplicação).

    A utilização de corantes na indústria de alimentos é bastante difundida e a escolha por corantes naturais vem sendo mais explorada por diversas razões. A seguir são mostradas três estruturas de corantes naturais.

HAMERSKI, L.; REZENDE, M. J. C.; SILVA, B. V. Usando as cores da natureza para atender aos desejos do consumidor: substâncias naturais como corantes na indústria alimentícia. Revista Virtual de Química, n. 3, 2013.

A propriedade comum às estruturas que confere cor a esses compostos é a presença de

A
B
C
D
E

São chamadas de cadeias conjugadas as cadeias que possuem ligações duplas intercaladas, essa conjugação confere aos compostos apresentados cor, pois há absorção no espectro do visível por parte dessa conjugação.


31
(ENEM 2019 - 1ª Aplicação).

    Numa feira de ciências, um estudante utilizará o disco de Maxwell (ioiô) para demonstrar o princípio da conservação da energia. A apresentação consistirá em duas etapas:

Etapa 1 - a explicação de que, à medida que o disco desce, parte de sua energia potencial gravitacional é transformada em energia cinética de translação e energia cinética de rotação;

Etapa 2 - o cálculo da energia cinética de rotação do disco no ponto mais baixo de sua trajetória, supondo o sistema conservativo.

    Ao preparar a segunda etapa, ele considera a aceleração da gravidade igual a 10 m∙s⁻² e a velocidade linear do centro de massa do disco desprezível em comparação com a velocidade angular. Em seguida, mede a altura do topo do disco em relação ao chão no ponto mais baixo de sua trajetória, obtendo da altura da haste do brinquedo.

    As especificações de tamanho do brinquedo, isto é, de comprimento (C), largura (L) e altura (A), assim como da massa de seu disco de metal, foram encontradas pelo estudante no recorte de manual ilustrado a seguir.

Conteúdo: base de metal, hastes metálicas, barra superior, disco de metal.

Tamanho (C × L × A): 300 mm × 100 mm × 410 mm

Massa do disco de metal: 30 g

O resultado do cálculo da etapa 2, em joule, é:

A
B
C
D
E

Conservação da energia mecânica:

  [tex] E_{(final)} = E_{(inicial)} [tex]

Como a velocidade escalar linear é desprezível em comparação com a velocidade escalar angular, então a energia final é exclusivamente a energia cinética de rotação:

  [tex] E_{(cinética-rotação)} = m \cdot g \cdot \frac{2}{3}\cdot h [tex]

  [tex] E_{(cinética-rotação)} = 30\cdot 10^{-3} \cdot 10 \cdot \frac{2}{3} \cdot 0,410 [tex]

  [tex] E_{(cinética-rotação)} = 0,820 \cdot 10^{-1} [tex]

  [tex] E_{(cinética-rotação)} = 8,20 \cdot 10^{-2} [tex]


32
(ENEM 2019 - 1ª Aplicação).

    O odor que permanece nas mãos após o contato com alho pode ser eliminado pela utilização de um “sabonete de aço inoxidável”, constituído de aço inox (74%), cromo e níquel. A principal vantagem desse “sabonete” é que ele não se desgasta com o uso. Considere que a principal substância responsável pelo odor de alho é a alicina (estrutura I) e que, para que o odor seja eliminado, ela seja transformada na estrutura II.

Na conversão de I em II, o “sabonete” atuará como um

A
B
C
D
E

A reação dada explicita uma reação de oxirredução e o texto afirma que não há desgaste do sabonete, portanto o sabonete age como catalisador.


33
(ENEM 2019 - 1ª Aplicação).

    A poluição radioativa compreende mais de 200 nuclídeos, sendo que, do ponto de vista de impacto ambiental, destacam-se o césio-137 e o estrôncio-90. A maior contribuição de radionuclídeos antropogênicos no meio marinho ocorreu durante as décadas de 1950 e 1960, como resultado dos testes nucleares realizados na atmosfera. O estrôncio-90 pode se acumular nos organismos vivos e em cadeias alimentares e, em razão de sua semelhança química, pode participar no equilíbrio com carbonato e substituir o cálcio em diversos processos biológicos.

FIGUEIRA, R. C. L.; CUNHA, I. I. L. A contaminação dos oceanos por radionuclídeos antropogênicos. Química Nova, n. 21, 1998 (adaptado).

Ao entrar numa cadeia alimentar da qual o homem faz parte, em qual tecido do organismo humano o estrôncio-90 será acumulado predominantemente?

A
B
C
D
E

Segundo o texto, o estrôncio-90 pode participar no equilíbrio com carbonato e substituir o cálcio, assim ao chegar aos tecidos humanos deve ser acumulado no tecido ósseo, no qual prevalece o cálcio.


34
(ENEM 2019 - 1ª Aplicação).

   Uma das técnicas de reciclagem química do polímero PET [poli(tereftalato de etileno)] gera o tereftalato de metila e o etanodiol, conforme o esquema de reação, e ocorre por meio de uma reação de transesterificação.

O composto A, representado no esquema de reação, é o

A
B
C
D
E


35
(ENEM 2019 - 1ª Aplicação).

    Durante sua evolução, as plantas apresentaram grande diversidade de características, as quais permitiram sua sobrevivência em diferentes ambientes. Na imagem, cinco dessas características estão indicadas por números.

CAMPBELL, N. et al. Biologia. São Paulo: Artmed, 2010 (adaptado).

A aquisição evolutiva que permitiu a conquista definitiva do ambiente terrestre pelas plantas está indicada pelo número

A
B
C
D
E

A conquista definitiva do meio terrestre pelos vegetais deu-se quando ocorreu a independência da água para reprodução, o que foi possível graças à aquisição do tubo polínico a partir do grupo das gimnospermas.


36
(ENEM 2019 - 1ª Aplicação).

    Uma casa tem um cabo elétrico mal dimensionado, de resistência igual a 10 Ω, que a conecta à rede elétrica de 120 V. Nessa casa, cinco lâmpadas, de resistência igual a 200 Ω, estão conectadas ao mesmo circuito que uma televisão de resistência igual a 50 Ω, conforme ilustrado no esquema. A televisão funciona apenas com tensão entre 90 V e 130 V.

O número máximo de lâmpadas que podem ser ligadas sem que a televisão pare de funcionar é:

A
B
C
D
E

No circuito fornecido, temos:

A menor tensão no televisor deve ser de 90V.

Para uma ddp de 90V no televisor, a tensão elétrica no resistor de 10Ω será igual a 30V, assim:

Televisão:

    [tex] U_{(TV)} = R_{(TV)} \cdot i_{(TV)} [tex]

    [tex] 90 = 50 \cdot i_{(TV)} [tex]

    [tex] i_{(TV)} = \frac{90}{50} [tex]

    [tex] i_{(TV)} = 1,8\ A [tex]

Resistor de 10Ω:

    [tex] U_{(Resistor)} = R \cdot i_{(total)} [tex]

    [tex] 30 = 10 \cdot i_{(total)} [tex]

    [tex] i_{(total)} = 3,0\ A [tex]

Cada lâmpada que for conectada ao circuito será percorrida por uma corrente elétrica dada por:

    [tex] U_{(lâmp.)} = R_{(Lâmp.)} \cdot i_{(Lâmp.)} [tex]

    [tex] 90 = 200 \cdot i_{(Lâmp.)} [tex]

    [tex] i_{(Lâmp.)} = \frac{90}{200} [tex]

    [tex] i_{(Lâmp.)} = 0,45\ A [tex]

A corrente elétrica I que poderá acionar as lâmpadas será dada por:

    [tex] i = i_{(total)} - I_{(TV)} [tex]

    [tex] i = 3,0 - 1,8 [tex]

    [tex] i = 1,2\ A [tex]

Finalmente:

    [tex] i = n \cdot i_{(lâmpada)} [tex]

    [tex] 1,2 = n \cdot 0,45 [tex]

    [tex] n = \frac{1,2}{0,45} [tex]

    [tex] n \cong 2,67 [tex]

Assim, o número máximo de lâmpadas é:

    [tex] n_{(máxima)} = 2 [tex]


37
(ENEM 2019 - 1ª Aplicação).

    O 2,4-dinitrofenol (DNP) é conhecido como desacoplador da cadeia de elétrons na mitocôndria e apresenta um efeito emagrecedor. Contudo, por ser perigoso e pela ocorrência de casos letais, seu uso como medicamento é proibido em diversos países, inclusive no Brasil. Na mitocôndria, essa substância captura, no espaço intermembranas, prótons (H⁺) provenientes da atividade das proteínas da cadeia respiratória, retornando-os à matriz mitocondrial. Assim, esses prótons não passam pelo transporte enzimático na membrana interna.

GRUNDLINGH, J. et al. 2,4-Dinitrophenol (DNP): a W eight Loss Agent with Significant Acute Toxicity and Risk of Death. Journal of Medical Toxicology, v. 7, 2011 (adaptado).

O efeito emagrecedor desse composto está relacionado ao(à)

A
B
C
D
E

Os desacopladores, ao desfazer o gradiente de prótons, diminuem a sua passagem pela enzima ATPsintase. Isso reduz a produção de ATP por molécula de glicose consumida. Com isso, na tentativa de produzir mais ATP haverá maior consumo de moléculas orgânicas.


38
(ENEM 2019 - 1ª Aplicação).

    Em 1808, Dalton publicou o seu famoso livro intitulado Um novo sistema de filosofia química (do original A New System of Chemical Philosophy), no qual continha os cinco postulados que serviam como alicerce da primeira teoria atômica da matéria fundamentada no método científico. Esses postulados são numerados a seguir:

1. A matéria é constituída de átomos indivisíveis.

2. Todos os átomos de um dado elemento químico são idênticos em massa e em todas as outras propriedades.

3. Diferentes elementos químicos têm diferentes tipos de átomos; em particular, seus átomos têm diferentes massas.

4. Os átomos são indestrutíveis e nas reações químicas mantêm suas identidades.

5. Átomos de elementos combinam com átomos de outros elementos em proporções de números inteiros pequenos para formar compostos.

    Após o modelo de Dalton, outros modelos baseados em outros dados experimentais evidenciaram, entre outras coisas, a natureza elétrica da matéria, a composição e organização do átomo e a quantização da energia no modelo atômico.

OXTOBY, D. W.; GILLIS, H. P.; BUTLER, L. J. Principles of Modern Chemistry. Boston: Cengage Learning, 2012 (adaptado).

Com base no modelo atual que descreve o átomo, qual dos postulados de Dalton ainda é considerado correto?

A
B
C
D
E

  Dalton enunciou 5 postulados que serviam como alicerces da primeira teoria atômica da matéria fundamentada no método científico.

  Com base no modelo atual que descreve o átomo, o postulado que é considerado correto é o 5.

1. Atualmente os átomos são divisíveis e não indivisíveis como na teoria de Dalton.

2. Atualmente existe o conceito de isótopos.

3. Diferentes elementos podem ser isóbaros.

4. Os átomos podem ser divididos e numa reação química os átomos se transformam em íons (cátions, ânions) e podem formar moléculas.

5. Átomos de elementos combinam com átomos de outros elementos em proporção de números inteiros pequenos para formar compostos. Esse postulado ainda é válido.


39
(ENEM 2019 - 1ª Aplicação).

    Um dos parâmetros de controle de qualidade de polpas de frutas destinadas ao consumo como bebida é a acidez total expressa em ácido cítrico, que corresponde à massa dessa substância em 100 gramas de polpa de fruta. O ácido cítrico é uma molécula orgânica que apresenta três hidrogênios ionizáveis (ácido triprótico) e massa molar 192 g∙mol⁻¹. O quadro indica o valor mínimo desse parâmetro de qualidade para polpas comerciais de algumas frutas.

    A acidez total expressa em ácido cítrico de uma amostra comercial de polpa de fruta foi determinada. No procedimento, adicionou-se água destilada a 2,2 g da amostra e, após a solubilização do ácido cítrico, o sólido remanescente foi filtrado. A solução obtida foi titulada com solução de hidróxido de sódio 0,01 mol∙L⁻¹, em que se consumiram 24 mL da solução básica (titulante).

BRASIL. Ministério da Agricultura e do Abastecimento. Instrução normativa n. 1, de 7 de janeiro de 2000. Disponível em: www.agricultura.gov.br. Acesso em: 9 maio 2019 (adaptado).

Entre as listadas, a amostra analisada pode ser de qual polpa de fruta?

A
B
C
D
E

Cálculo da quantidade em mols de base (NaOH 0,01 mol∙L⁻¹) gasta na titulação:

    (1000 mL) ----------- 0,01 mol de NaOH

    24 mL --------------- x

    x = 24∙10⁻⁵ mol de NaOH

Cálculo da quantidade em mols de ácido cítrico presente em 2,2g da amostra da polpa de fruta.

    3 NaOH + 1 ácido cítrico (3H⁺) → sal + água

Para neutralizar 1 mol de ácido, são necessários 3 mol de NaOH.

    3 mol de NaOH --------- 1 mol de ácido cítrico

    24∙10⁻⁵ mol de NaOH ----------------y

    y = 8∙10⁻⁵ mol de ácido cítrico

Massa de ácido cítrico (existentes em 2,2g de polpa) que reagiu:

    1 mol ------------192g

    8∙10⁻⁵ mol -----------z

    z = 0,01536g

Cálculo da massa de ácido cítrico em 100g de polpa:

    2,2g de polpa ------------- 0,01536g

    100g de polpa ------------- w

    w = 0,69g (valor da acidez total em 100g de polpa)

Exceções feitas a caju e graviola, todas as demais polpas apresentam valor mínimo de acidez maior que 0,69.


40
(ENEM 2019 - 1ª Aplicação).

    Uma cozinheira colocou sal a mais no feijão que estava cozinhando. Para solucionar o problema, ela acrescentou batatas cruas e sem tempero dentro da panela. Quando terminou de cozinhá-lo, as batatas estavam salgadas, porque absorveram parte do caldo com excesso de sal. Finalmente, ela adicionou água para completar o caldo do feijão.

O sal foi absorvido pelas batatas por

A
B
C
D
E

O transporte de sal nas membranas celulares ocorre por difusão, um transporte passivo a favor do gradiente de concentração. Neste caso, o caldo do feijão é o hipertônico do qual provém o sal que passa para as células da batata, que são hipotônicas.


41
(ENEM 2019 - 1ª Aplicação).

    A agricultura de precisão reúne técnicas agrícolas que consideram particularidades locais do solo ou lavoura a fim de otimizar o uso de recursos. Uma das formas de adquirir informações sobre essas particularidades é a fotografia aérea de baixa altitude realizada por um veículo aéreo não tripulado (vant). Na fase de aquisição é importante determinar o nível de sobreposição entre as fotografias. A figura ilustra como uma sequência de imagens é coletada por um vant e como são formadas as sobreposições frontais.

Vant com câmera fotográfica

    O operador do vant recebe uma encomenda na qual as imagens devem ter uma sobreposição frontal de 20% em um terreno plano. Para realizar a aquisição das imagens, seleciona uma altitude H fixa de voo de 1 000 m, a uma velocidade constante de 50 m∙s⁻¹. A abertura da câmera fotográfica do vant é de 90°. Considere tg(45°) = 1.

Natural Resources Canada. Concepts of Aerial Photography. Disponível em: www.nrcan.gc.ca. Acesso em: 26 abr. 2019 (adaptado).

Com que intervalo de tempo o operador deve adquirir duas imagens consecutivas?

A
B
C
D
E

(I) No triângulo retângulo destacado:

    [tex] tg 45° = \frac{H}{Δx} [tex]

    [tex] 1 = \frac{1000}{Δx} [tex]

    [tex] Δx = 1000\ m [tex]

(II) A distância D percorrida pelo avião entre duas fotos consecutivas é:

    [tex] D = 2 \cdot Δx - Δs [tex]

    [tex] D = 2 \cdot Δx - 0,20 \cdot 2Δx [tex]

    [tex] D = 2 \cdot 1000 - 0,20 \cdot 2 \cdot 1000 [tex]

    [tex] D = 2000 - 400 [tex]

    [tex] D = 1600\ m [tex]

(III) Movimento uniforme do avião:

    [tex] V = \frac{D}{T} [tex]

    [tex] 50 = \frac{1600}{T} [tex]

    [tex] T = \frac{1600}{50} [tex]

    [tex] T = 32\ s [tex]


42
(ENEM 2019 - 1ª Aplicação).

    A maioria das pessoas fica com a visão embaçada ao abrir os olhos debaixo dʼágua. Mas há uma exceção: o povo moken, que habita a costa da Tailândia. Essa característica se deve principalmente à adaptabilidade do olho e à plasticidade do cérebro, o que significa que você também, com algum treinamento, poderia enxergar relativamente bem debaixo dʼágua. Estudos mostraram que as pupilas de olhos de indivíduos moken sofrem redução significativa debaixo dʼágua, o que faz com que os raios luminosos incidam quase paralelamente ao eixo óptico da pupila.

GISLÉN, A. et al. Visual Training Improves Underwater Vision in Children. Vision Research, n. 46, 2006 (adaptado).

A acuidade visual associada à redução das pupilas é fisicamente explicada pela diminuição

A
B
C
D
E

Diminuindo-se a quantidade de feixes luminosos de direções aleatórias, sobrando os feixes que incidem quase paralelamente ao eixo óptico da pupila, os desvios destes feixes refratados no interior do olho serão diminuídos.


43
(ENEM 2019 - 1ª Aplicação).

    O “The Kidney Project” é um projeto realizado por cientistas que pretendem desenvolver um rim biônico que executará a maioria das funções biológicas do órgão. O rim biônico possuirá duas partes que incorporam recentes avanços de nanotecnologia, filtração de membrana e biologia celular. Esse projeto significará uma grande melhoria na qualidade de vida para aquelas pessoas que dependem da hemodiálise para sobrevivência.

Disponível em: https://pharm.ucsf.edu. Acesso em: 26 abr. 2019 (adaptado).

O dispositivo criado promoverá diretamente a

A
B
C
D
E

O rim humano é um órgão responsável pela retirada de excretas nitrogenadas do organismo. Logo, ao simular a função renal, o dispositivo criado promoverá diretamente a remoção de ureia do organismo.


44
(ENEM 2019 - 1ª Aplicação).

    Um experimento simples, que pode ser realizado com materiais encontrados em casa, é realizado da seguinte forma: adiciona-se um volume de etanol em um copo de vidro e, em seguida, uma folha de papel. Com o passar do tempo, observa-se um comportamento peculiar: o etanol se desloca sobre a superfície do papel, superando a gravidade que o atrai no sentido oposto, como mostra a imagem. Para parte dos estudantes, isso ocorre por causa da absorção do líquido pelo papel.

Do ponto de vista científico, o que explica o movimento do líquido é a

A
B
C
D
E

A figura retrata uma técnica de separação de misturas conhecida como cromatografia em papel. Nesta técnica, o líquido (fase móvel) desloca-se em sentido contrário da gravidade em função da capilaridade nos poros do papel.


45
(ENEM 2019 - 1ª Aplicação).

    Quando se considera a extrema velocidade com que a luz se espalha por todos os lados e que, quando vêm de diferentes lugares, mesmo totalmente opostos, [os raios luminosos] se atravessam uns aos outros sem se atrapalharem, compreende-se que, quando vemos um objeto luminoso, isso não poderia ocorrer pelo transporte de uma matéria que venha do objeto até nós, como uma flecha ou bala atravessa o ar; pois certamente isso repugna bastante a essas duas propriedades da luz, principalmente a última.

HUYGENS, C. In: MARTINS, R. A. Tratado sobre a luz, de Cristian Huygens. Caderno de História e Filosofia da Ciência, supl. 4, 1986.

O texto contesta que concepção acerca do comportamento da luz?

A
B
C
D
E

O texto da questão critica o modelo corpuscular da luz, pois a luz, supostamente, não pode comportar-se como se fosse um projétil (flecha ou bala) propagando-se no ar. O modelo corpuscular da luz fora proposto por Newton em desacordo com o comportamento ondulatório proposto por Huygens.




Nenhum comentário:

Postar um comentário