quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

ENEM_Linguagens_Códigos_2020_1ªAp

ENEM 2020 - 1ª APLICAÇÃO
ENEM 2020 - LINGUAGENS E CÓDIGOS - 1ª APLICAÇÃO

01
(ENEM 2020 - 1ª Aplicação).

    Slam do Corpo é um encontro pensado para surdos e ouvintes, existente desde 2014, em São Paulo. Uma iniciativa pioneira do grupo Corposinalizante, criado em 2008. (Antes de seguirmos, vale a explicação: o termo slam vem do inglês e significa — numa nova acepção para o verbo geralmente utilizado para dizer “bater com força” — a “poesia falada nos ritmos das palavras e da cidade”). Nos saraus, o primeiro objetivo foi o de botar os poemas em Libras na roda, colocar os surdos para circular e entender esse encontro entre a poesia e a língua de sinais, compreender o encontro dessas duas línguas. Poemas de autoria própria, três minutos, um microfone. Sem figurino, nem adereços, nem acompanhamento musical. O que vale é modular a voz e o corpo, um trabalho artesanal de tornar a palavra “visível”, numa arena cujo objetivo maior é o de emocionar a plateia, tirar o público da passividade, seja pelo humor, horror, caos, doçura e outras tantas sensações.

NOVELLI. O. Poesia incorporada. Revista Continente, n. 189. set. 2016 (adaptado).

Na prática artística mencionada no texto, o corpo assume papel de destaque ao articular diferentes linguagens com o intuito de

A
B
C
D
E

O Slam do Corpo objetiva tornar a poesia “visível”, tanto para surdos quanto para ouvintes, por meio da modulação da voz e do movimento do corpo. Portanto, a articulação de linguagem verbal e corporal imprime “ritmo e visibilidade à expressão poética”.

Portanto, opção "A".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


02
(ENEM 2020 - 1ª Aplicação).

    É possível afirmar que muitas expressões idiomáticas transmitidas pela cultura regional possuem autores anônimos, no entanto, algumas delas surgiram em consequência de contextos históricos bem curiosos. “Aquele é um cabra da peste” é um bom exemplo dessas construções.

    Para compreender essa expressão tão repetida no Nordeste brasileiro, faz-se necessário voltar o olhar para o século 16. “Cabra” remete à forma com que os navegadores portugueses chamavam os índios. Já “peste” estaria ligada à questão da superação e resistência, ou mesmo uma associação com o diabo. Assim, com o passar dos anos, passou-se a utilizar tal expressão para denominar qualquer indivíduo que se mostre corajoso, ou mesmo insolente, já que a expressão pode ter caráter positivo ou negativo. Aliás, quem já não ficou de “nhenhe-nhém” por aí? O termo, que normalmente tem significado de conversa interminável, monótona ou resmungo, tem origem no tupi-guarani e “nhém” significa “falar”.

Disponível em: http:///leiturasdahistoria.uol.com.br. Acesso em: 13 dez. 2017.

A leitura do texto permite ao leitor entrar em contato com

A
B
C
D
E

O texto explica a formação de duas expressões populares utilizadas amplamente no português brasileiro, “cabra da peste” e “nhe-nhe-nhém”, divulgando, dessa forma, ao leitor, exemplos compartilhados pelos falantes brasileiros.

Portanto, opção "A".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


03
(ENEM 2020 - 1ª Aplicação).

O ouro do século 21

    Cério, gadolínio, lutécio, promécio e érbio; sumário, térbio e disprósio; hólmio, túlio e itérbio. Essa lista de nomes esquisitos e pouco conhecidos pode parecer a escalação de um time de futebol, que ainda teria no banco de reservas lantânio, neodímio, praseodímio, európio, escândio e ítrio. Mas esses 17 metais, chamados de terras-raras, fazem parte da vida de quase todos os humanos do planeta. Chamados por muitos de “ouro do século 21”, “elementos do futuro” ou “vitaminas da indústria”, eles estão nos materiais usados na fabricação de lâmpadas, telas de computadores, tablets e celulares, motores de carros elétricos, baterias e até turbinas eólicas. Apesar de tantas aplicações, o Brasil, dono da segunda maior reserva do mundo desses metais, parou de extraí-los e usá-los em 2002. Agora, volta a pensar em retomar sua exploração.

SILVEIRA, E. Disponível em: www.revistaplaneta.com.br. Acesso em: 6 dez. 2017 (adaptado).

As aspas sinalizam expressões metafóricas empregadas intencionalmente pelo autor do texto para

A
B
C
D
E

As expressões “ouro do século 21”, “elementos do futuro” e “vitaminas da indústria”, apresentadas entre aspas, são utilizadas no texto para reforçar a importância desses metais para a economia nacional. Diante disso, pode-se afirmar que elas são empregadas para enaltecer o valor desses metais.

Portanto, opção "C".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


04
(ENEM 2020 - 1ª Aplicação).

    Na sua imaginação perturbada sentia a natureza toda agitando-se para sufocá-la. Aumentavam as sombras. No céu, nuvens colossais e túmidas rolavam para o abismo do horizonte... Na várzea, ao clarão indeciso do crepúsculo, os seres tomavam ares de monstros... As montanhas, subindo ameaçadoras da terra, perfilavam-se tenebrosas... Os caminhos, espreguiçando-se sobre os campos, animavam-se quais serpentes infinitas... As árvores soltas choravam ao vento, como carpideiras fantásticas da natureza morta... Os aflitivos pássaros noturnos gemiam agouros com pios fúnebres. Maria quis fugir, mas os membros cansados não acudiam aos ímpetos do medo e deixavam-na prostrada em uma angústia desesperada.

ARANHA. J. P. G. Canaã. São Paulo: Ática, 1997.

No trecho, o narrador mobiliza recursos de linguagem que geram uma expressividade centrada na percepção da

A
B
C
D
E

É perceptível, no texto, que o estado psicológico da personagem influencia diretamente a apreensão que ela tem do cenário natural, como exemplifica a passagem “a sua imaginação perturbada sentia a natureza toda agitando-se para sufocá-la”. Essa identidade entre o mundo interior e o exterior é explicitada na alternativa B.

Portanto, opção "B".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


05
(ENEM 2020 - 1ª Aplicação).

    O suor para estar em competições nacionais e internacionais de alto nível é o mesmo para homens e mulheres, mas não raramente as remunerações são menores para elas. Se no tênis, um dos esportes mais equânimes em termos de gênero, todos os principais torneios oferecem prêmios idênticos nas disputas femininas e masculinas, no futebol a desigualdade atinge seu ápice. Neymar e Marta são dois expoentes dessa paixão nacional. Ela já foi eleita cinco vezes a melhor jogadora do mundo pela Fifa. Ele conquistou o terceiro lugar na última votação para melhor do mundo. Mas é na conta bancária que a diferença entre os dois se sobressai.

Disponível em: http://apublica.org. Acesso em. 9 ago. 2017 (adaptado).

O esporte é uma manifestação cultural na qual se estabelecem relações sociais. Considerando o texto, o futebol é uma modalidade que

A
B
C
D
E

O futebol, no Brasil, é associado culturalmente à identidade masculina e isso se reflete, consequentemente, na remuneração diferente dos jogadores baseado, unicamente, no gênero: jogadores, como Neymar, costumam ter salários milionários, enquanto as jogadoras, como Marta, não tem uma remuneração equivalente, tal como evidenciado na imagem apresentada.

Portanto, opção "B".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


06
(ENEM 2020 - 1ª Aplicação).

    Fomos falar com o tal encarregado, depois com um engenheiro, depois com um supervisor que mandou chamar um engenheiro da nossa companhia. Esses homens são da sua companhia, engenheiro, ele falou, estão pedindo a conta. A companhia está empenhada nessa ponte, gente, falou o engenheiro, vocês não podem sair assim sem mais nem menos. Tinha uma serra circular cortando uns caibros ali perto, então só dava pra falar quando a serra parava, e aquilo foi dando nos nervos.

    Falei que a gente tinha o direito de sair quando a gente quisesse, e pronto. Nisso encostou um sujeito de paletó mas sem gravata, o engenheiro continuou falando e a serra cortando. Quando ele parou de falar, 50 Volts aproveitou uma parada da serra e falou que a gente não era bicho pra trabalhar daquele jeito; daí o supervisor falou que, se era falta de mulher, eles davam um jeito. O engenheiro falou que tinha mais de vinte companhias trabalhando na ponte, a maioria com prejuízo, porque era mais uma questão de honra, a gente tinha de acabar a ponte, a nossa companhia nunca ia esquecer nosso trabalho ali naquela ponte, um orgulho nacional.

PELLEGRINI, D. A maior ponte do mundo. In: Melhores contos. São Pauto: Global, 2005.

As reivindicações dos operários, quanto às condições aviltantes de trabalho a que são submetidos, recebem algumas tentativas de neutralização dos representantes do empregador, das quais a mais forte é o(a)

A
B
C
D
E

A tentativa de neutralização das reivindicações dos operários a qual se mostra de forma mais intensa está no apelo dos representantes do empregador ao sentimento patriótico dos trabalhadores, como se nota em “a nossa companhia nunca ia esquecer nosso trabalho ali naquela ponte, um orgulho nacional”.

Portanto, opção "E".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


07
(ENEM 2020 - 1ª Aplicação).

Disponível em: www.bhaz.com.br. Acesso em: 14 jun. 2018.

Essa campanha de conscientização sobre o assédio sofrido pelas mulheres nas ruas constrói-se pela combinação da linguagem verbal e não verbal. A imagem da mulher com o nariz e a boca cobertos por um lenço é a representação não verbal do(a)

A
B
C
D
E

A questão apresenta uma campanha de conscientização em que, de forma metafórica, a rua é apresentada como um campo de batalha para mulher, tendo em vista ser um espaço onde ela sofre assédio e que, por isso, exige dela uma postura combativa.

Assim, na imagem, ao colocar o lenço, a mulher está se preparando para defender-se dos assédios masculinos que podem vir a ocorrer.

Portanto, opção "B".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


08
(ENEM 2020 - 1ª Aplicação).

Mulher tem coração clinicamente partido após morte de cachorro

    Como explica o The New England Journal of Medicine, a paciente, chamada Joanie Simpson, tinha sinais de infarto, como dores no peito e pressão alta, e apresentava problemas nas artérias coronárias. Ao fazerem um ecocardiograma, os médicos encontraram o problema: cardiomiopatia de Takotsubo, conhecida como síndrome do coração partido.

    Essa condição médica tipicamente acontece com mulheres em fase pós-menstrual e pode ser precedida por um evento muito estressante ou emotivo. Nesses casos, o coração apresenta um movimento discinético transitório da parede anterior do ventrículo esquerdo, com acentuação da cinética da base ventricular, de acordo com um artigo médico brasileiro que relata um caso semelhante. Simpson foi encaminhada para casa após dois dias e passou a tomar medicamentos regulares.

    Ao Washington Post, ela contou que estava quase inconsolável após a perda do seu animal de estimação, um cão da raça yorkshire terrier. Recuperada após cerca de um ano, ela diz que não abrirá mão de ter um animal de estimação porque aprecia a companhia e o amor que os cachorros dão aos humanos. O caso aconteceu em Houston, nos Estados Unidos.

Disponível em: https://exameabril.com.br Acesso em: 1 dez. 2017.

Pelas características do texto lido, que trata das consequências da perda de um animal de estimação, considera-se que ele se enquadra no gênero

A
B
C
D
E

O texto lido, publicado em meio jornalístico (revista Exame), expõe o caso de uma mulher que teve “sinais de infarto, como dores no peito e pressão alta, e apresentava problemas nas artérias coronárias.”. A partir disso, aproveita-se para divulgar fatos sobre a chamada “síndrome do coração partido”, o diagnóstico no qual ela se enquadrava.

Portanto, opção "E".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


09
(ENEM 2020 - 1ª Aplicação).

    Chiquito tinha quase trinta quando conheceu Mariana num baile de casamento na Forquilha, onde moravam uns parentes dele. Por lá foi ficando, remanchando. Fez mal à moça, como costumavam dizer, tiveram de casar às pressas. Morou uns tempos com o sogro, descombinaram. Foi só conta de colher o milho e vender. Mudou pra casa do velho Chico Lourenço [seu pai]. Fumaça própria só viu subir um par de anos depois, quando o pai repartiu as terras. De tão parecidos, pai e filho nunca combinaram direito. Cada qual mais topetudo, muitas vezes dona Aparecida ouvia o marido reclamar da natureza forte do filho. Ela escutava com paciência e respondia dum jeito sempre igual:

    — “Quem herda, não rouba”. Vinha um brilho nos olhos, o velho se acalmava.

ROMANO. O. Casos de Minas. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.

Os ditados populares são frases de sabedoria criadas pelo povo, utilizadas em várias situações da vida. Nesse texto, a personagem emprega um ditado popular com a intenção de

A
B
C
D
E

O pai, ao reclamar da personalidade do filho, recebe da esposa como resposta o ditado popular “Quem herda, não rouba”: a justificativa para “natureza forte” do filho é o fato de ele ter herdado do pai tal comportamento.

Portanto, opção "B".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


10
(ENEM 2020 - 1ª Aplicação).

TEXTO I

Poesia em cartaz

    O caminho habitual para o trabalho, aquele em que a gente já nem repara direito, pode ficar mais belo com um poema. O projeto #UmLambePorDia nasceu desta intenção: trazer mais cor e alegria para a cidade por meio de cartazes coloridos ao estilo lambe-lambe. Quem teve a ideia foi o escritor Leonardo Beltrão, em Belo Horizonte. “Em meio a olhares cada vez mais viciados, acabamos nos esquecendo da beleza envolvida em cada esquina e no próprio poder transformador da palavra”. Assim, a cada dia um cartaz é colocado por aí, para nos lembrar de reparar na cidade, na vida que corre ao redor e também em nós mesmos.

TEXTO II

Disponível em: www.vidasimples.uol.com.br. Acesso em: 6 dez. 2017 (adaptado).

Considerando-se a função que os cartazes colados em postes normalmente exercem nas ruas das cidades grandes, esse texto evidencia a

A
B
C
D
E

Cartazes colados em espaços públicos como poste e muros, chamados de lambes-lambes, têm como objetivo anunciar um produto. O texto aborda o projeto #UmLambePorDia que propõe a colagem de cartazes, que divulgam poesia, tratando-se, então, de um veículo não convencional.

Portanto, opção "A".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


11
(ENEM 2020 - 1ª Aplicação).

    A vida às vezes é como um jogo brincado na rua: estamos no último minuto de uma brincadeira bem quente e não sabemos que a qualquer momento pode chegar um mais velho a avisar que a brincadeira já acabou e está na hora de jantar. A vida afinal acontece muito de repente — nunca ninguém nos avisou que aquele era mesmo o último Carnaval da Vitória. O Carnaval também chegava sempre de repente. Nós, as crianças, vivíamos num tempo fora do tempo, sem nunca sabermos dos calendários de verdade. [...] O “dia da véspera do Carnaval”, como dizia a avô Nhé, era dia de confusão com roupas e pinturas a serem preparadas, sonhadas e inventadas. Mas quando acontecia era um dia rápido, porque os dias mágicos passam depressa deixando marcas fundas na nossa memória, que alguns chamam também de coração.

ONDJAKI. Os da minha rua. Rio de Janeiro: Língua Geral, 2007.

As significações afetivas engendradas no fragmento pressupõem o reconhecimento da

A
B
C
D
E

O narrador incorpora a perspectiva infantil “Nós as crianças”, que desconhece as datas de comemorações e em tudo “acontece muito de repente”, “os dias mágicos passam depressa”. Esses trechos confirmam a perspectiva da criança assumida pelo narrador.

Portanto, opção "A".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


12
(ENEM 2020 - 1ª Aplicação).

    Em 2000 tivemos a primeira experiência do futebol feminino em um jogo de videogame, o Mia Hamm Soccer. Doze anos depois, uma petição on-line pedia que a EA Sports incluísse o futebol feminino no Fifa 13. Contudo, só em 2015, com uma nova petição on-line, que arrecadou milhares de assinaturas, tivemos o futebol feminino incluído no Fifa 16. Vendo um nicho de mercado inexplorado, a EA Sports produziu o jogo com 12 seleções femininas e o apresentou como inovação. A empresa sabe que mais de 40% dos praticantes de futebol nos EUA são meninas. Para elas, ver o futebol feminino representado em um jogo de videogame é extremamente importante. Ter o futebol feminino no Fifa 16 é um grande passo para a sua popularização na luta pela igualdade de gênero, num contexto machista, sexista, misógino e homofóbico.

Disponível em: www.ludopedio.com.br. Acesso em: 5 jun. 2018 (adaptado).

Os jogos eletrônicos presentes na cultura juvenil podem desempenhar uma relevante função na abordagem do futebol ao

A
B
C
D
E

O texto apresenta a questão da inclusão do futebol feminino em jogos de videogame, expressando, dessa forma, sua função social de disseminar a modalidade do futebol feminino e, consequentemente, promover a igualdade de gênero.

Portanto, opção "A".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


13
(ENEM 2020 - 1ª Aplicação).

    Quando quis agilizar o processo de seleção de novos alunos, a tradicional faculdade britânica de medicina St. George usou um software para definir quem deveria ser entrevistado. Ao reproduzir a forma como os funcionários faziam essa escolha, o programa eliminou, de cara, 60 de 2 000 candidatos. Só por causa do sexo ou da origem racial, numa dedução baseada em sobrenome e local de nascimento. Um estudo sobre o caso foi publicado em 1988, mas, 25 anos depois, outra pesquisa apontou que esse tipo de discriminação segue firme. O exemplo recente envolve o buscador do Google: ao digitar nomes comuns entre negros dos EUA, a chance de os anúncios automáticos oferecerem checagem de antecedentes criminais pode aumentar 25%. E pode piorar com a pergunta “detido?” logo após a palavra procurada.

Disponível em: https://tab.uol.com.br. Acesso em: 11 ago. 2017 (adaptado).

O texto permite o desnudamento da sociedade ao relacionar as tecnologias de informação e comunicação com o(a)

A
B
C
D
E

O texto revela que as tecnologias de informação reproduzem o padrão encontrado em sociedade, portanto, ao replicá-lo, a tecnologia desnuda o preconceito social, tal como encontrado no modo de seleção da faculdade britânica e na associação entre nomes de negros nos EUA com a oferta de checagem de antecedentes criminais.

Portanto, opção "D".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


14
(ENEM 2020 - 1ª Aplicação).

Disponível em: https://tab.uol.com.br. Acesso em: l5 jun. 2018.

Nessa campanha publicitária, a imagem da família e o texto verbal unem-se para reforçar a ideia de que

A
B
C
D
E

O cartaz publicitário sobre adoção apresenta os pais, no centro, cercado pelos filhos adotivos com 13 anos ou mais, incentivando-se, assim, que haja adoção tardia.

Portanto, opção "B".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


15
(ENEM 2020 - 1ª Aplicação).

    Viajo Curitiba das conferências positivistas, elas são onze em Curitiba, há treze no mundo inteiro; do tocador de realejo que não roda a manivela desde que o macaquinho morreu; dos bravos soldados do fogo que passam chispando no carro vermelho atrás do incêndio que ninguém não viu, esta Curitiba e a do cachorro-quente com chope duplo no Buraco do Tatu eu viajo.

    Curitiba, aquela do Burro Brabo, um cidadão misterioso morreu nos braços da Rosicler, quem foi? quem não foi? foi o reizinho do Sião; da Ponte Preta da estação, a única ponte da cidade, sem rio por baixo, esta Curitiba viajo.

    Curitiba sem pinheiro ou céu azul, pelo que vosmecê é — província, cárcere, lar —, esta Curitiba, e não a outra para inglês ver, com amor eu viajo, viajo, viajo.

TREVISAN. D. Em busca de Curitiba perdida. Rio de Janeiro: Record. 1992.

A tematização de Curitiba é frequente na obra de Dalton Trevisan. No fragmento, a relação do narrador com o espaço urbano é caracterizada por um olhar

A
B
C
D
E

Trevisan aborda, nesse fragmento, a sua relação com a Curitiba banal, das pessoas e lugares comuns (“Curitiba sem pinheiro ou céu azul”), não a que interessa aos turistas (“a outra para inglês ver”)

Portanto, opção "B".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


16
(ENEM 2020 - 1ª Aplicação).

TEXTO I

    É pau, é pedra, é o fim do caminho

    É um resto de toco, é um pouco sozinho

    É um caco de vidro, é a vida, é o sol

    É a noite, é a morte, é o laço, é o anzol

    É peroba-do-campo, é o nó da madeira

    Caingá, candeia, é o matita-pereira

TOM JOBIM. Águas de março. O Tom de Jobim e o tal de João Bosco (disco de bolso). Salvador: Zen Produtora, 1972 (fragmento).

TEXTO II

    A inspiração súbita e certeira do compositor serve ainda de exemplo do lema antigo: nada vem do nada. Para ninguém, nem mesmo para Tom Jobim. Duas fontes são razoavelmente conhecidas. A primeira é o poema O caçador de esmeraldas, do mestre parnasiano Olavo Bilac: “Foi em março, ao findar da chuva, quase à entrada/ do outono, quando a terra em sede requeimada/ bebera longamente as águas da estação [...]”. E a outra é um ponto de macumba, gravado com sucesso por J. B. Carvalho, do Conjunto Tupi: “É pau, é pedra, é seixo miúdo, roda a baiana por cima de tudo”. Combinar Olavo Bilac e macumba já seria bom; mas o que se vê em Águas de março vai muito além: tudo se transforma numa outra coisa e numa outra música, que recompõem o mundo para nós.

NESTROVSKI, A, O samba mais bonito do mundo. In: Três canções de Tom Jobim. São Paulo: Cosac Naify, 2004.

Ao situar a composição no panorama cultural brasileiro, o Texto II destaca o(a)

A
B
C
D
E

No início do texto II, Nestrovski deixa claro que “nada vem do nada”, “nem mesmo para Tom Jobim”. Em seguida, o autor mostra que a canção de Tom Jobim “Águas de Março” tem estreita intertextualidade com o poema “O caçador de esmeraldas” de Olavo Bilac e com o ponto de macumba gravado por J.B. Carvalho.

Observa-se, portanto, que a canção de Tom Jobim estabelece diálogo com diferentes tradições da cultura nacional, uma erudita (Olavo Bilac), outra popular (ponto de macumba).

Portanto, opção "A".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


17
(ENEM 2020 - 1ª Aplicação).

Deu vontade de jogar, mas não sabe como reunir os amigos...

    Muitas vezes é difícil encontrar grupos para bater uma bola. Em função disso, estão sendo disponibilizados aplicativos que reúnem times e reservam espaços para os adeptos da paixão nacional. Num exemplo dessas iniciativas, é possível organizar uma partida de futebol, se inscrever para participar de um jogo, alugar campos e quadras, convidar jogadores. O aplicativo tem dois tipos de usuários: um que o usa como ferramenta de gestão do grupo, convidando amigos para jogar, vendo quem confirmou e avaliando os jogos. Outro usuário é o que busca partidas perto de onde ele está, caso de pessoas que estão de passagem numa cidade.

BENEDICTO. M.; MARLI, M. Bola na rede. Retratos: a revista do IBGE, n. 2, 2017 (adaptado).

A inter-relação entre tecnologia e sociedade tem estimulado a criação de aplicativos. Nesse texto, isso é percebido pelo desenvolvimento de aplicativos para

A
B
C
D
E

O texto “Deu vontade de jogar, mas não sabe como reunir os amigos...” apresenta informações sobre aplicativos que “reúnem times e reservam espaços” para práticas esportivas.

Portanto, opção "E".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


18
(ENEM 2020 - 1ª Aplicação).

TEXTO I

HIRST, O. Motherand Child. Bezerro dividido em duas partes: 1029 x 1689 x 625mm, 1993(detalhe). Vidro, aço pintado, silicone, acrílico, monofilamento, aço inoxidável, bezerro e solução de formaldeído.

TEXTO II

    O grupo Jovens Artistas Britânicos (YABs), que surgiu no final da década de 1980, possui obras diversificadas que incluem fotografias, instalações, pinturas e carcaças desmembradas. O trabalho desses artistas chamou a atenção no final do período da recessão, por utilizar materiais incomuns, como esterco de elefantes, sangue e legumes, o que expressava os detritos da vida e uma atmosfera de niilismo, temperada por um humor mordaz.

Disponível em: http://damienhirsti.com:Acesso em: 15 jul. 2015. FARTHING, S. Tudo sobre arte. Rio de Janeiro: Sextante, 2011 (adaptado).

A provocação desse grupo gera um debate em torno da obra de arte pelo(a)

A
B
C
D
E

A provocação desse grupo consiste em utilizar nas obras diversos materiais inusitados e alguns escatológicos, como “esterco de elefantes”, “sangue”, os quais se incorporam nos artefatos para expressar os “detritos da vida” e uma “atmosfera niilista”.

Portanto, opção "B".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


19
(ENEM 2020 - 1ª Aplicação).

    Vou-me embora p’ra Pasárgada foi o poema de mais longa gestação em toda a minha obra. Vi pela primeira vez esse nome Pasárgada quando tinha os meus dezesseis anos e foi num autor grego. [...] Esse nome de Pasárgada, que significa “campo dos persas” ou “tesouro dos persas”, suscitou na minha imaginação uma paisagem fabulosa, um país de delícias, como o de L’invitation au Voyage, de Baudelaire. Mais de vinte anos depois, quando eu morava só na minha casa da Rua do Curvelo, num momento de fundo desânimo, da mais aguda sensação de tudo o que eu não tinha feito em minha vida por motivo da doença, saltou-me de súbito do subconsciente este grito estapafúrdio: “Vou-me embora p’ra Pasárgada!” Senti na redondilha a primeira célula de um poema, e tentei realizá-lo, mas fracassei. Alguns anos depois, em idênticas circunstâncias de desalento e tédio, me ocorreu o mesmo desabafo de evasão da “vida besta”. Desta vez o poema saiu sem esforço como se já estivesse pronto dentro de mim. Gosto desse poema porque vejo nele, em escorço, toda a minha vida; [...] Não sou arquiteto, como meu pai desejava, não fiz nenhuma casa, mas reconstruí e “não de uma forma imperfeita neste mundo de aparências’, uma cidade ilustre, que hoje não é mais a Pasárgada de Ciro, e sim a “minha” Pasárgada.

BANDEIRA. M. Itinerário da Pasárgada. Rio de Janeiro: Nova Fronteira; Brasília: INL. 1984

Os processos de interação comunicativa preveem a presença ativa de múltiplos elementos da comunicação, entre os quais se destacam as funções da linguagem. Nesse fragmento, a função da linguagem predominante é

A
B
C
D
E

No texto, a função da linguagem predominante é a metalinguística, pois Manuel Baneira tece comentários sobre a origem e o processo de escrita de seu poema “Vou-me embora pra Pasárgada”

Portanto, opção "C".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


20
(ENEM 2020 - 1ª Aplicação).

Disponível em: www.globofilmes.globo.com. Acesso em: 13 dez. 2017 (adaptado).

A frase, título do filme, reproduz uma variedade linguística recorrente na fala de muitos brasileiros. Essa estrutura caracteriza-se pelo(a)

A
B
C
D
E

A frase título do filme reproduz uma variedade linguística recorrente na fala de muitos brasileiros caracterizada pelo apagamento da preposição “a” exigida pelo verbo “voltar”: “A que horas ela volta?”

Portanto, opção "E".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


21
(ENEM 2020 - 1ª Aplicação).

Por que a indústria do empreendedorismo de palco irá destruir você

    Se, antigamente, os livros, enormes e com suas setecentas páginas, cuspiam fórmulas, equações e cálculos que te ensinavam a lidar com o fluxo de caixa da sua empresa, hoje eles dizem: “Você irá chegar lá! Acredite, você irá vencer!”.

    Mindset, empoderamento, millennials, networking, coworking, deal, business, deadline, salesman com perfil hunter... tudo isso faz parte do seu vocabulário. O pacote de livros é sempre idêntico e as experiências são passadas da mesma forma: você está a um único centímetro da vitória. Não pare!

    Se desistir agora, será para sempre. Tome, leia a estratégia do oceano azul. Faça mais uma mentoria, participe de mais uma sessão de coaching. O problema é que o seu mindset não está ajustado. Você precisa ser mais proativo. Vamos fazer mais um powermind? Eu consigo um precinho bacana para você...

CARVALHO, I. C. Disponível em: https//medium.com. Acesso em: 17 ago. 2017 (adaptado).

De acordo com o texto, é possível identificar o “empreendedor de palco” por

A
B
C
D
E

O autor refere-se aos livros sobre empreendedorismo e aos clichês e suas variantes que tentam trazer a autoestima e a ação ao leitor. Essa linguagem monótona e ostensiva é classificada como “ empreendedorismo de palco”.

Portanto, opção "D".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


22
(ENEM 2020 - 1ª Aplicação).

    Sou o coração do folclore nordestino

    Eu sou Mateus e Bastião do Boi-bumbá

    Sou o boneco de Mestre Vitalino

    Dançando uma ciranda em Itamaracá

    Eu sou um verso de Carlos Pena Filho

    Num frevo de Capiba

    Ao som da Orquestra Armorial

    Sou Capibaribe

    Num livro de João Cabral

    Sou mamulengo de São Bento do Una

    Vindo no baque solto de maracatu

    Eu sou um auto de Ariano Suassuna

    No meio da Feira de Caruaru

    Sou Frei Caneca do Pastoril do Faceta

    Levando a flor da lira

    Pra Nova Jerusalém

    Sou Luiz Gonzaga

    E sou do mangue também

    Eu sou mameluco, sou de Casa Forte

    Sou de Pernambuco, sou o Leão do Norte

LENINE; PINHEIRO, P.C. Leão do Norte. In: LENINE; SUZANO, M. Olho de peixe. São Paulo: Vetas. 1993 (fragmento).

O fragmento faz parte da canção brasileira contemporânea e celebra a cultura popular nordestina. Nele, o artista exalta as diferentes manifestações culturais pela

A
B
C
D
E

No texto, ocorre um mosaico das mais variadas expressões artísticas não só de Pernambuco, como também do Nordeste como um todo. Essa exposição se dá pela referência a elementos, personagens, artistas, espaços que, metonimicamente, representam a cultura nordestina evidenciando a riqueza do patrimônio cultural brasileiro.

Portanto, opção "B".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


23
(ENEM 2020 - 1ª Aplicação).

Disponível em: www.facebook.com/ministeriodoesporte. Acesso em: 7 dez. 2017.

Esse anúncio publicitário propõe soluções para um problema social recorrente, ao

A
B
C
D
E

As torcedoras têm buscado seu espaço nas arquibancadas. Elas esperam atitudes respeitosas por parte dos outros torcedores, o que conduziria o quadro à redução da violência de gênero. Assim, o anúncio promoveria conscientização para alcançar o respeito de gênero em eventos esportivos.

Portanto, opção "A".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


24
(ENEM 2020 - 1ª Aplicação).

    Eu tenho empresas e sou digno do visto para ir a Nova York. O dinheiro que chove em Nova York é para pessoas com poder de compra. Pessoas que tenham um visto do consulado americano. O dinheiro que chove em Nova York também é para os nova-iorquinos. São milhares de dólares. [...] Estou indo para Nova York, onde está chovendo dinheiro. Sou um grande administrador. Sim, está chovendo dinheiro em Nova York. Deu no rádio. Vejo que há pedestres invadindo a via onde trafega o meu carro vermelho, importado da Alemanha. Vejo que há carros nacionais trafegando pela via onde trafega o meu carro vermelho, importado da Alemanha. Ao chegar em Nova York, tomarei providências.

SANTANNA, A. O importado vermelho de Noé. In: MORICONI. I. (Org.). Os cem melhores contos. Rio de Janeiro: Objetiva. 2001.

As repetições e as frases curtas constituem procedimentos linguísticos importantes para a compreensão da temática do texto, pois

A
B
C
D
E

O texto expõe a futilidade de seu narrador que se entende como alguém superior por conta de seu poder aquisitivo. Essa futilidade fica nítida pela repetição de frases parecidas e curtas que não possuem qualquer criticidade para serem mais elaboradas.

Portanto, opção "A".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


25
(ENEM 2020 - 1ª Aplicação).

DECRETO N. 28 314, DE 28 DE SETEMBRO DE 2007

Demite o Gerúndio do Distrito Federal e dá outras providências.

    O GOVERNADOR DO DISTRITO FEDERAL, no uso das atribuições que lhe confere o artigo 100, incisos VII e XXVI, da Lei Orgânica do Distrito Federal, DECRETA:

Art. 1.° Fica demitido o Gerúndio de todos os órgãos do Governo do Distrito Federal.

Art. 2.° Fica proibido, a partir desta data, o uso do gerúndio para desculpa de INEFICIÊNCIA.

Art. 3.° Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Art. 4.° Revogam-se as disposições em contrário.

   

Brasília, 28 de setembro de 2007.

119.° da República e 48.° de Brasília

Disponível em: www.dodf.gov.br. Acesso em: 11 dez. 2017.

Esse decreto pauta-se na ideia de que o uso do gerúndio, como “desculpa de ineficiência”, indica

A
B
C
D
E

O gerúndio é usado para indicar ações contínuas, em andamento. O uso dessa forma nominal pode ser entendido como “desculpa de ineficiência” por indicar prolongamento de uma ação, falta de conclusão de um determinado processo.

Portanto, opção "D".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


26
(ENEM 2020 - 1ª Aplicação).

KOSUTH J. One and Three Chairs. Museu Reina Sofia, Espanha, 1965.

Disponível em: www.museoreinasofia.es. Acesso em: 4 jun. 2018 (adaptado).

A obra de Joseph Kosuth data de 1965 e se constitui por uma fotografia de cadeira, uma cadeira exposta e um quadro com o verbete “Cadeira”. Trata-se de um exemplo de arte conceitual que revela o paradoxo entre verdade e imitação, já que a arte

A
B
C
D
E

A obra “One and Three Chairs”, de Joseph Kosuth, composta por uma fotografia de cadeira, por uma cadeira e por um verbete de dicionário, que conceitua “cadeira”, propõe uma reflexão sobre a essência da arte. Essa visão crítica expõe que o objeto artístico não é a realidade, mas sim uma representação dela.

Portanto, opção "A".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


27
(ENEM 2020 - 1ª Aplicação).

Disponível em: www.iotforall.com. Acesso em: 22 jun. 2018.

A realidade virtual é uma tecnologia de informação que, conforme sugere a imagem, tem como uma de suas principais funções

A
B
C
D
E

A imagem sugere que a realidade virtual é capaz de oferecer ao usuário experiências mentais infinitas sem sair do lugar. Essa tecnologia transporta o indivíduo, que pode interagir ou não, com a situação representada em um ambiente virtual.

Portanto, opção "D".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


28
(ENEM 2020 - 1ª Aplicação).

    LUTA: prática corporal imprevisível, caracterizada por determinado estado de contato proposital, que possibilita a duas ou mais pessoas se enfrentarem numa constante troca de ações ofensivas e/ou defensivas, regida por regras, com o objetivo mútuo sobre um alvo móvel personificado no oponente.

GOMES. M. S. P. et al. Ensino das lutas: dos princípios condicionais aos grupos situacionas. Movimento, n.2. abr. jun. 2010 (adaptado).

De acordo com o texto, podemos identificar uma abordagem das lutas nas aulas de educação física quando o professor realiza uma proposta envolvendo

A
B
C
D
E

A definição de luta, tal como aparece no enunciado, mostra que apesar de “prática corporal imprevisível”, ela (a luta) é regida por regras. Assim, o professor que propõe uma luta como prática esportiva, dá intencionalidade à prática (uma vez que é atividade escolar orientada) e estabelece regras (regulamentada), já que o objetivo é a prática esportiva.

Portanto, opção "D".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


29
(ENEM 2020 - 1ª Aplicação).

    O conceito de saúde formulado na histórica VIII Conferência Nacional de Saúde, no ano de 1986, ficou conhecido como um “conceito ampliado” de saúde, conforme ilustrado na figura. Esse conceito foi fruto de intensa mobilização em diversos países da América Latina nas décadas de 1970 e 1980, como resposta à crise dos sistemas públicos de saúde.

BATISTELIA, C. Abordagens contemporâneas do conceito de saúde. Disponível em: www.dihs.ensp.fiocruz.br. Acesso em: 23 set. 2020.

Com base no conceito apresentado no texto, a saúde é consequência direta do(a)

A
B
C
D
E

O conceito ampliado de saúde, citado no texto, é representado no gráfico não só pelo arco “condições socioeconômicas, culturais e ambientais gerais”, mas também por uma outra série de dados enumerados, portanto a saúde é consequência direta da forma de organização social.

Portanto, opção "E".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


30
(ENEM 2020 - 1ª Aplicação).

Relatos de viagem: nas curvas da Nacional 222, em Portugal

    Em abril deste ano, fomos a Portugal para uma viagem de um mês que esperávamos há um ano. Pois no dia 4 de maio, chegávamos ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto. Que linda a “antiga, muy nobre, sempre leal e invicta” cidade do Porto! “Encantei-me”, diriam eles... pelas belas paisagens, construções históricas com lindas fachadas, parques e praças muito bem cuidados.

    Os tripeiros, sinônimo de portuenses, têm orgulho de sua cidade, apelidada de Invicta — nunca foi invadida. E valorizam tudo o que há de bom ali, como “a melhor estrada para se dirigir do mundo”, a Nacional 222.

    Pois na manhã do 25 de abril, dia da Revolução dos Cravos, resolvemos conhecer a tal maravilha. A cada 10km tínhamos que encostar: corríamos, dançávamos, tomávamos chocolate quente, sopa, tudo que fosse quentinho. E lá íamos para mais uma etapa. Uma aventura deliciosa. Depois de três horas — mais ou menos o dobro do tempo necessário, não fossem as paradas para aquecimento —, chegamos a casa! Congelados, mas maravilhados e invictos!

Disponível em: https://oglobo.globo.com. Acesso em: 6 dez. 2017 (adaptado).

Nesse texto, busca-se seduzir o leitor por meio da exploração de uma voz externa sobre a identidade histórica do povo português. O trecho que evidencia esse procedimento argumentativo é

A
B
C
D
E

O trecho em que se evidencia o uso de uma voz externa que simboliza a identidade histórica do povo português ocorre na seguinte passagem: “Que linda ‘a antiga, muy nobre, sempre leal e invicta’ cidade do Porto!”.

Portanto, opção "A".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


31
(ENEM 2020 - 1ª Aplicação).

    Caminhando contra o vento,

    Sem lenço e sem documento

    No sol de quase dezembro

    Eu vou

   

    O sol se reparte em crimes

    Espaçonaves, guerrilhas

    Em cardinales bonitas

    Eu vou

   

    Em caras de presidentes

    Em grandes beijos de amor

    Em dentes, pernas, bandeiras

    Bombas e Brigitte Bardot

    O sol nas bancas de revista

    Me enche de alegria e preguiça

    Quem lê tanta notícia

    Eu vou

VELOSO. C. Alegria, alegria, In: Caetano Veloso. São Paulo: Phillips, 1967 (fragmento).

É comum coexistirem sequências tipológicas em um mesmo gênero textual. Nesse fragmento, os tipos textuais que se destacam na organização temática são

A
B
C
D
E

Há, nesse fragmento, segmentos narrativos e descritivos. O elemento narrativo desse texto diz respeito à aventura do enunciador, expressa por verbos de ação, percorrendo as ruas de uma cidade. Durante sua trajetória, ele vai descrevendo elementos que o impactam e lhe causam fascínio e perplexidade, como as muitas imagens constantes das revistas de bancas de jornal.

Portanto, opção "D".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


32
(ENEM 2020 - 1ª Aplicação).

    Leandro Aparecido Ferreira, o MC Fioti, compôs em 2017 a música Bum bum tam tam, que gerou, em nove meses, 480 milhões de visualizações no YouTube. É o funk brasileiro mais ouvido na história do site.

    A partir de uma gravação da flauta que achou na internet, MC Fioti fez tudo sozinho: compôs, cantou e produziu em uma noite só. “Comecei a pesquisar alguns tipos de flauta, coisas antigas. E nisso eu achei a ‘flautinha do Sebastian Bach’”, conta. A descoberta foi por acaso: Fioti não sabia quem era o músico alemão e não sabe tocar o instrumento.

    A “flauta envolvente” da música é um trecho da Partita em Lá menor, escrita pelo alemão Johann Sebastian Bach por volta de 1723.

Disponível em: https://gl.globo.com. Acesso em: 6 jun. 2018 (adaptado).

A incorporação de um trecho da obra para flauta solo de Johann Sebastian Bach na música de MC Fioti demonstra a

A
B
C
D
E

MC Fioti, ao utilizar em sua composição um trecho de uma música do compositor do barroco alemão Johann Sebastian Bach (séc. XII) exemplifica a possibilidade de elementos culturais advindos de realidades diversas se conjugarem. No caso do funkeiro brasileiro, sua música refere-se a uma realidade popular e brasileira; a música de Bach, por sua vez, remete a uma realidade europeia, marcada pela erudição. A pesquisa de MC Fiori permitiu o encontro entre esses dois universos tão distantes.

Portanto, opção "E".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


33
(ENEM 2020 - 1ª Aplicação).

Seu delegado

    Eu sou viúvo e tenho um filho homem

    Arrumei uma viúva e fui me casar

    A minha sogra era muito teimosa

    Com o meu filho foi se matrimoniar

    Desse matrimônio nasceu um garoto

    Desde esse dia que eu ando é louco

    Esse garoto é filho do meu filho

    E o filho da minha sogra é irmão da minha mulher

    Ele é meu neto e eu sou cunhado dele

    A minha nora é minha sogra

    Meu filho meu sogro é

    Nessa confusão já nem sei quem sou

    Acaba esse garoto sendo meu avô.

TRIO FORROZÃO. Agitando a rapaziada. Rio de Janeiro: Natasha Records, 2009.

Nessa letra da canção, a suposição do último verso sinaliza a intenção do autor de

A
B
C
D
E

A canção “Seu delegado” narra uma história de humor, em que o filho do enunciador casa-se com sua sogra. Diante da situação, ele se vê perdido em relação aos graus de parentesco, o que reforça o tom de humor da letra da canção.

Portanto, opção "B".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


34
(ENEM 2020 - 1ª Aplicação).

    Uma das mais contundentes críticas ao discurso da aptidão física relacionada à saúde está no caráter eminentemente individual de suas propostas, o que serve para obscurecer outros determinantes da saúde. Ou seja, costuma-se apresentar o indivíduo como o problema e a mudança do estilo de vida como a solução. Argumenta-se ainda que o movimento da aptidão física relacionada à saúde considera a existência de uma cultura homogênea na qual todos seriam livres para escolher seus estilos de vida, o que não condiz com a realidade. O fato é que vivemos numa sociedade dividida em classes sociais, na qual nem todas as pessoas têm condições econômicas para adotar um estilo de vida ativo e saudável. Há desigualdades estruturais com raízes políticas, econômicas e sociais que dificultam a adoção desses estilos de vida.

FERREIRA. M. S. Aptidão física e saúde na educação física escolar; ampliando o enfoque. RBCE, n. 2. jan. 2001 (adaptado).

Com base no texto, a relação entre saúde e estilos de vida

A
B
C
D
E

No texto, a forma como se organiza a sociedade problematiza o modo como se dá a relação com uma vida saudável, visto que as condições econômicas interferem na adoção de um estilo de vida que possibilita a prática de exercícios físicos.

Portanto, opção "D".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


35
(ENEM 2020 - 1ª Aplicação).

Retrato de homem

    A paisagem estrita

    ao apuro do muro

    feito vértebra a vértebra

    e escuro.

    A geração dos pelos

    sobre a casca e os rostos

    em seus diques de sombra

    repostos.

    Os poços com seu lodo

    de ira e de tensão:

    entre cimento e fronte

    — um vão.

    As setas se atiram

    às margens de ninguém,

    ilesas a si mesmas

    retêm.

    Compassos de evasão

    entre falange e rua

    sondando a solitude

    nua.

    E na armadura de coisa

    salobra, um só segredo:

    a polpa toda é fruição

    de medo.

ARAÚJO, L.C. Cantochão. Belo Horizonte: Imprensa Publicações — Governo do Estado de Minas Gerais, 1967.

No poema, a descrição lírica do objeto representado é orientada por um olhar que

A
B
C
D
E

No poema o homem é descrito de modo a revelar aspectos internos de vazio e angústia. Comprova-se isso por meio de campo semântico formado por termos como “apuro, escuro, sombra, lodo, vão, ninguém, solitude, coisa salobra” e, principalmente, nos dois últimos versos “a polpa toda é fruição/ de medo.”

Portanto, opção "A".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


36
(ENEM 2020 - 1ª Aplicação).

    Senhor Juiz

    O instrumento do “crime” que se arrola

    Nesse processo de contravenção

    Não é faca, revólver ou pistola,

    Simplesmente, doutor, é um violão.

    Será crime, afinal, será pecado,

    Será delito de tão vis horrores,

    Perambular na rua um desgraçado

    Derramando nas praças suas dores?

    Mande, pois, libertá-lo da agonia

    (a consciência assim nos insinua)

    Não sufoque o cantar que vem da rua,

    Que vem da noite para saudar o dia.

    É o apelo que aqui lhe dirigimos,

    Na certeza do seu acolhimento

    Juntada desta aos autos nós pedimos

    E pedimos, enfim, deferimento.

Disponível em: www.migalhas.com.br. Acesso em: 23 set. 2020 (adaptado).

Essa petição de habeas corpus, ao transgredir o rigor da linguagem jurídica,

A
B
C
D
E

Embora se trate de um gênero mais rigoroso quanto à linguagem, a petição mescla o uso linguagem jurídica denotativa com a linguagem metafórica da literatura de cordel, como se nota em “derramando nas praças suas dores?” ou “libertá-lo da agonia”. Além disso, há a expressividade sonora como se evidencia no ritmo e nas rimas alternadas. Com isso, o mencionado “crime”, isto é , o poeta cantar suas dores com o violão, assume um caráter de menor gravidade.

Portanto, opção "C".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


37
(ENEM 2020 - 1ª Aplicação).

Hino à Bandeira

    Em teu seio formoso retratas

    Este céu de puríssimo azul,

    A verdura sem par destas matas,

    E o esplendor do Cruzeiro do Sul.

    Contemplando o teu vulto sagrado,

    Compreendemos o nosso dever,

    E o Brasil por seus filhos amado,

    Poderoso e feliz há de ser!

    Sobre a imensa Nação Brasileira,

    Nos momentos de festa ou de dor,

    Paira sempre sagrada bandeira

    Pavilhão da justiça e do amor!

BILAC, O.: BRAGA, F. Disponível em: www2.planalto.gov.br Acesso em: 10 dez. 2017 (fragmento).

No Hino à Bandeira, a descrição é um recurso utilizado para exaltar o símbolo nacional na medida em que

A
B
C
D
E

No “Hino à Bandeira”, nota-se, por meio da descrição, a valorização dos elementos cromáticos, comparando-os com o contexto natural do Brasil, como exemplifica a associação da cor verde com a expressividade da mata nativa.

Portanto, opção "C".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


38
(ENEM 2020 - 1ª Aplicação).

    — O senhor pensa que eu tenho alguma fábrica de dinheiro? (O diretor diz essas coisas a ele, mas olha para todos como quem quer dar uma explicação a todos. Todas as caras sorriem.) Quando seu filho esteve doente, eu o ajudei como pude. Não me peça mais nada. Não me encarregue de pagar as suas contas: já tenho as minhas, e é o que me basta... (Risos.)

    O diretor tem o rosto escanhoado, a camisa limpa. A palavra possui um tom educado, de pessoa que convive com gente inteligente, causeuse. O rosto do Dr. Rist resplandece, vermelho e glabro. Um que outro tem os olhos no chão, a atitude discreta.

    Naziazeno espera que ele lhe dê as costas, vá reatar a palestra interrompida, aquelas observações sobre a questão social, comunismo e integralismo.

MACHADO, D. Os ratos, São Paulo: Círculo do Livro, s/d.

A ficção modernista explorou tipos humanos em situação de conflito social. No fragmento do romancista gaúcho, esse conflito revela a

A
B
C
D
E

No início do texto, a fala do diretor constrange o funcionário, que apenas olha para o chão, acatando a crítica de forma resignada.

Portanto, opção "A".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


39
(ENEM 2020 - 1ª Aplicação).

    Policarpo Quaresma, cidadão brasileiro, funcionário público, certo de que a língua portuguesa é emprestada ao Brasil; certo também de que, por esse fato, o falar e o escrever em geral, sobretudo no campo das letras, se veem na humilhante contingência de sofrer continuamente censuras ásperas dos proprietários da língua; sabendo, além, que, dentro do nosso país, os autores e os escritores, com especialidade os gramáticos, não se entendem no tocante à correção gramatical, vendose, diariamente, surgir azedas polêmicas entre os mais profundos estudiosos do nosso idioma — usando do direito que lhe confere a Constituição, vem pedir que o Congresso Nacional decrete o tupi-guarani como língua oficial e nacional do povo brasileiro.

BARRETO. L. Triste fim de Policarpo Quaresma. Disponível em: www.dominiopublico.gov.br. Acesso em: 26 jun. 2012

Nessa petição da pitoresca personagem do romance de Lima Barreto, o uso da norma-padrão justifica-se pela

A
B
C
D
E

O trecho apresentado de “Triste Fim de Policarpo Quaresma” representa a tentativa de Policarpo Quaresma, protagonista, reivindicar a mudança da língua nacional do português para o tupi. Como se trata de um contexto formal, uma vez que se dirige ao Congresso Nacional, ele utiliza em seu requerimento a modalidade culta da Língua Portuguesa.

Portanto, opção "A".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


40
(ENEM 2020 - 1ª Aplicação).

    Atualmente os jovens estão imersos numa sociedade permeada pela tecnologia. Nesse contexto, os jogos digitais são artefatos muito empregados. Videogames ativos ou exergames foram introduzidos como forma de permitir que o corpo controlasse tais jogos. Como resultado, passaram a ser vistos como uma ferramenta auxiliar na adoção de um estilo de vida menos sedentário, com efeitos positivos sobre a saúde. Tem-se defendido que os exergames podem contribuir para a prática regular de atividade física moderada, bem como promover a interação entre jogadores, reduzindo o sentimento de isolamento social. Por outro lado, argumenta-se que os exergames não podem substituir a experiência real das práticas corporais, pois não motivam a longo prazo a prática permanente de atividades físicas.

FINCO, M. D.: REATEGUI. E. B.; ZARO, M.A. Laboratório de exorgames: um espaço complementar para as aulas de educação física. Movimento. n. 3, 2015 (adaptado).

Pela sua interatividade, os exergames apresentam-se como possibilidade para estimular o(a)

A
B
C
D
E

De acordo com o texto, os exergames, por permitirem que o corpo controle os jogos, contribuem para a prática de exercícios físicos e tornam-se ferramentas para que se tenha um estilo de vida menos sedentário e mais saudável.

Portanto, opção "A".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)




Nenhum comentário:

Postar um comentário