quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

ENEM_CiênciasNatureza_2017_3ªAp

ENEM 2017 - 3ª APLICAÇÃO
ENEM 2017 - CIÊNCIAS DA NATUREZA - 3ª APLICAÇÃO

01
(ENEM 2017 - 3ª Aplicação).

   A energia elétrica nas instalações rurais pode ser obtida pela rede pública de distribuição ou por dispositivos alternativos que geram energia elétrica, como os geradores indicados no quadro.

Disponível em: www.ruralnews.com.br. Acesso em: 20 ago. 2014.

Os geradores que produzem resíduos poluidores durante o seu funcionamento são

A
B
C
D
E

[Resposta do ponto de vista da disciplina de Física]

   Somente há formação de resíduos poluidores nos processos onde ocorrem reações química, como subprodutos da combustão, no caso da queima da gasolina e do carvão.

[Resposta do ponto de vista da disciplina de Química]

   Os geradores que liberam resíduos poluidores durante o seu funcionamento são aqueles que queimam gasolina e carvão, pois produzem fuligem ([tex] C_{(s)} [tex]), dióxido de carbono ([tex] CO_{2(g)} [tex]) e monóxido de carbono ([tex] CO_{(g)} [tex]).


02
(ENEM 2017 - 3ª Aplicação).

   Em dias de chuva ocorrem muitos acidentes no trânsito, e uma das causas é a aquaplanagem, ou seja, a perda de contato do veículo com o solo pela existência de uma camada de água entre o pneu e o solo, deixando o veículo incontrolável.

Nesta situação, a perda do controle do carro está relacionada com a redução de qual força?

A
B
C
D
E

A força de atrito surge quando há aspereza e compressão entre as superfícies de contato. No caso da aquaplanagem, não há contato entre o pneu e a pista, reduzindo a força de atrito.


03
(ENEM 2017 - 3ª Aplicação).

   Surgidos há 370 milhões de anos, os anfíbios apresentam inovações evolutivas que permitiram a eles tornarem-se os primeiros vertebrados a colonizar o ambiente terrestre, passando apenas parte da vida no meio aquático. Apesar disso, alguns aspectos fisiológicos limitam a sua distribuição; por exemplo, no Brasil existe uma diversidade menor de espécies na Região Sul.

A característica adaptativa que limita a distribuição geográfica desses organismos é a

A
B
C
D
E

    Todas as características citadas são pertencentes aos anfíbios. Porém, devemos achar aquela que se correlacione com o fato de haver menor diversidade de espécies de sapos na região Sul.

    A região Sul do país é marcada por ser a região que apresenta as menores temperaturas. Aliado a esse fato, temos o de que os anfíbios são animais pecilotérmicos, ou seja, eles não possuem metabolismo próprio que aqueça o sangue e o organismo. Isto é, a temperatura deles depende da temperatura do ambiente.

   Sendo assim, em regiões mas frias, os anfíbios não conseguiriam sobreviver, pois não teriam como aquecer seu organismo e atingir a temperatura ideal de diversas enzimas e proteínas, impossibilitando sua sobrevivência.


04
(ENEM 2017 - 3ª Aplicação).

    A Química Verde pode ser definida como a criação, o desenvolvimento e a aplicação de produtos e processos químicos para reduzir ou eliminar o uso e a geração de substâncias nocivas à saúde humana e ao meio ambiente.

Um recurso de geração de energia que obedeça a esses princípios é:

A
B
C
D
E

Um recurso de geração de energia que obedeça a esses princípios é Biocombustível.


05
(ENEM 2017 - 3ª Aplicação).

   O Brasil vive uma crise hídrica que também tem trazido consequências na área de energia. Um estudante do ensino médio resolveu dar sua contribuição de economia, usando para isso conceitos que ele aprendeu nas aulas de física. Ele convence sua mãe a tomar banho com a chave do chuveiro na posição verão e diminuir o tempo de banho para 5 minutos, em vez de 15 minutos.

   Sua alegação baseou-se no seguinte argumento: se a chave do chuveiro estiver na posição inverno (potência de 6 000 W), o gasto será muito maior do que com a chave na posição verão (potência de 3 600 W).

A economia por banho, em kWh, apresentada pelo estudante para sua mãe foi de

A
B
C
D
E

Consumo = (potência em watt/100) x (tempo de utilização) = Total em (kWh).

 [tex] Utilização_{(antes)}: 15 min = \frac{0,25h}{6000\ w} [tex]

 [tex]Consumo_{(antes)} = \frac{6000}{1000} \cdot 0,25 = 1,5 [tex] kWh

 [tex]Utilização_{(depois)} = 5 min = \frac{1}{12h} :\ 3 600 W [tex]

 [tex]Consumo_{(depois)} = \frac{3600}{1000}\ \cdot\ \frac{1}{12} = 0,3 [tex]kWh

ECONOMIA = Consumo(depois) – Consumo(antes)

    = 0,3 – 1,5 = – 1,2

    = 1,2 kWh.


06
(ENEM 2017 - 3ª Aplicação).

    Em razão da grande quantidade de carboidratos, a mandioca tem surgido, juntamente com a cana-de-açúcar, como alternativa para produção de bioetanol. A produção de álcool combustível utilizando a mandioca está diretamente relacionada com a atividade metabólica de microrganismos.

Disponível em: www. agenda.cnptia.embrapa.bra. Acesso em: 28 out. 2015 (adaptado).

O processo metabólico envolvido na produção desse combustível é a

A
B
C
D
E

    Fermentação é um tipo de respiração, o açúcar há liberação de [tex] CO_{2} [tex] então as moléculas de glicose se reorganizam formando o etanol [tex] C_{2}H_{5}OH[tex].

   O OH como você já deve saber é o grupo hidroxila que define o álcool em uma cadeia Acíclica.


07
(ENEM 2017 - 3ª Aplicação).

   Plantas apresentam substâncias utilizadas para diversos fins. A morfina, por exemplo, extraída da flor da papoula, é utilizada como medicamento para aliviar dores intensas. Já a coniina é um dos componentes da cicuta, considerada uma planta venenosa. Suas estruturas moleculares são apresentadas na figura.

O grupo funcional comum a esses fitoquímicos é o(a)

A
B
C
D
E


08
(ENEM 2017 - 3ª Aplicação).

    Um experimento bastante interessante no ensino de ciências da natureza constitui em escrever palavras em tamanho bem pequeno, quase ilegíveis a olho nu, em um pedaço de papel e cobri-lo com uma régua de material transparente. Em seguida, pinga-se uma gota-d'água sobre a régua na região da palavra, conforme mostrado na figura, que figura, que apresenta o resultado do experimento. A gota adquire o formato de uma lente e permite ler a palavra de modo mais fácil em razão do efeito de ampliação.

Qual é o tipo de lente formada pela gota-d'água no experimento descrito?

A
B
C
D
E

    A figura mostra uma vista frontal da gota sobre a régua. Nela vê-se que a gota forma uma lente plano-convexa.



09
(ENEM 2017 - 3ª Aplicação).

   Um pesquisador observou um pássaro alimentando-se dos frutos de uma espécie de arbusto e perguntou-se qual seria o efeito na germinação das sementes do fruto após passarem pelo trato digestório do pássaro. Para responder à pergunta, o pesquisador pensou em desenvolver um experimento de germinação com sementes de diferentes origens.

Para realizar esse experimento, as sementes devem ser coletadas

A
B
C
D
E

Para realizar esse experimento, as sementes devem ser coletadas das fezes dos pássaros e dos frutos coletados dos arbustos.


10
(ENEM 2017 - 3ª Aplicação).

   A figura representa a sequência de etapas em uma estação de tratamento de água.

Disponível em: www.ecoguia.cm-mirandela.pt. Acesso em: 30 jul. 2012.

Qual etapa desse processo tem a densidade das partículas como fator determinante?

A
B
C
D
E

Na etapa de decantação as fases imiscíveis e que apresentam densidades diferentes são separadas pela ação da gravidade.


11
(ENEM 2017 - 3ª Aplicação).

   Alguns fenômenos observados no cotidiano estão relacionados com as mudanças ocorridas no estado físico da matéria. Por exemplo, no sistema constituído por água em um recipiente de barro, a água mantém-se fresca mesmo em dias quentes.

A explicação para o fenômeno descrito é que, nas proximidades da superfície do recipiente, a

A
B
C
D
E

A explicação para o fenômeno descrito é que, nas proximidades da superfície do recipiente, a evaporação do líquido retira energia do sistema.


12
(ENEM 2017 - 3ª Aplicação).

    No Período Cretáceo, surgiram as angiospermas, caracterizadas pela presença de flores e frutos. Essas características contribuíram para que essas plantas ocupassem rapidamente diversos ambientes em nosso planeta.

Os frutos têm importante papel nessa ocupação porque ajudam a

A
B
C
D
E

Os frutos têm importante papel nessa ocupação porque ajudam a dispersar as sementes.


13
(ENEM 2017 - 3ª Aplicação).

   Grandes quantidades de enxofre são lançadas na atmosfera diariamente, na forma de dióxido de enxofre (SO₂), como decorrência de atividades industriais e de queima de combustíveis fósseis.

Em razão da alta concentração desses compostos na atmosfera, regiões com conglomerados urbanos e polos industriais apresentam ocorrência sazonal de

A
B
C
D
E

Em razão da alta concentração desses compostos na atmosfera, regiões com conglomerados urbanos e polos industriais apresentam ocorrência sazonal de precipitação ácida.


14
(ENEM 2017 - 3ª Aplicação).

   Durante a reforma da sua residência, um casal decidiu que seria prático poder acender a luz do quarto acionando um interruptor ao lado da porta e apagá-la com outro interruptor próximo à cama. Um eletrotécnico explicou que esse sistema usado para controlar uma lâmpada a partir de dois pontos é conhecido como circuito de interruptores paralelos.

Como deve ser feita a montagem do circuito da lâmpada no quarto desse casal?

A
B
C
D
E

Deverá fazer a montagem B.


15
(ENEM 2017 - 3ª Aplicação).

    Um estudo indica que insetos podem comprometer cerca de 34% da produção de grãos nos pés de milho. No Brasil, o controle desses invertebrados no campo tem sido realizado essencialmente com inseticidas químicos e, para isso, são feitas dezenas de pulverizações em um único ciclo da cultura, o que causa contaminação ambiental.

Disponível em: www.mma.gov.br. Acesso em: 15 ago. 2012.

Para continuar realizando o controle dessas pragas e reduzir a aplicação desses produtos, recomenda-se a utilização de

A
B
C
D
E

Para continuar realizando o controle dessas pragas e reduzir a aplicação desses produtos, recomenda-se a utilização de agentes biológicos.


16
(ENEM 2017 - 3ª Aplicação).

    A ingestão de vitamina C ( ou ácido ascórbico; massa molar igual a 176 g/mol) é recomendada para evitar o escorbuto, além de contribuir para a saúde de dentes e gengivas e auxiliar na absorção de ferro pelo organismo.

    Uma das formas de ingerir ácido ascórbico é por meio dos comprimidos efervescentes, os quais contêm cerca de 0,006 mol de ácido ascórbico por comprimido.

    Outra possibilidade é o suco de laranja, que contém cerca de 0,07 g de ácido ascórbico para cada 200 mL de suco.

O número de litros de suco de laranja que corresponde à quantidade de ácido ascórbico presente em um comprimido efervescente é mais próximo de

A
B
C
D
E

Quantidade de gramas de ácido ascórbico presente em um comprimido:

    6 mol/1000 ∙ 176 g/mol = 1,056 g

Através de uma regra de três, temos:

   [tex] 1,056 g ------ x [tex]

   [tex] 0,07 g ------ 0,2 L [tex]

    [tex] 0,07x = 1,056\ \cdot 0,2 [tex]

   [tex] x = \frac{0,2104}{0,07} [tex]

   [tex] x \cong 3 L [tex]


17
(ENEM 2017 - 3ª Aplicação).

    O dióxido de nitrogênio é um gás tóxico produzido por motores de combustão interna e, para a sua detecção, foram construídos alguns sensores elétricos.

   Os desempenhos dos sensores foram investigados por meio de medições de resistência elétrica do ar na presença e ausência dos poluentes NO₂ e CO, cujos resultados estão organizados no quadro. Selecionou-se apenas um dos sensores, por ter apresentado o melhor desempenho na detecção do dióxido de nitrogênio.

Qual sensor foi selecionado?

A
B
C
D
E

Deve-se procurar o sensor a maior relação entre o Ar em presença de [tex] NO_{2}[tex] e Ar em prsença de [tex] CO[tex].

  Sensor I:   [tex] \frac{3,2\ \cdot 10^{3}}{1,2\ \cdot 10^{3}} = 2,7 [tex]

  Sensor II:   [tex] \frac{3,8\ \cdot 10^{5}}{7,3\ \cdot 10^{4}} = 5,2 [tex]

  Sensor III:   [tex] \frac{5,6\ \cdot 10^{3}}{2,5\ \cdot 10^{5}} = 0,0224 [tex]

  Sensor IV:   [tex] \frac{8,2\ \cdot 10^{5}}{1,7\ \cdot 10^{3}} = 482,35 [tex]

  Sensor V:   [tex] \frac{9,3\ \cdot 10^{5}}{8,1\ \cdot 10^{4}} = 11,48 [tex]


18
(ENEM 2017 - 3ª Aplicação).

    Hospitais de diferentes regiões do país registram casos de contaminação pela superbactéria Klebsiella pneumoniae carbapenamase (KPC), que apresenta resistência à maioria dos medicamentos. Acredita-se que o uso inadequado de antibióticos tenha levado à seleção dessas formas mais resistentes.

De acordo com as teorias darwinistas e neodarwinistas, o surgimento dessa superbactéria ocorreu por

A
B
C
D
E

De acordo com as teorias darwinistas e neodarwinistas, o surgimento dessa superbactéria ocorreu por variações no material gênico.


19
(ENEM 2017 - 3ª Aplicação).

    Quando se abre uma garrafa de vinho, recomenda-se que seu consumo não demande muito tempo. À medida que os dias ou semanas se passam, o vinho pode se tornar azedo, pois o etanol presente sofre oxidação e se transforma em ácido acético.

Para conservar as propriedades originais do vinho, depois de aberto, é recomendável

A
B
C
D
E

É recomendável transferir o vinho para um garrafa menor, tampá-la e guardá-la na geladeira para evitar a oxidação (contato com o oxigênio d ar) e diminuir a velocidade das reações envolvidas neste processo.


20
(ENEM 2017 - 3ª Aplicação).

    Conhecer o movimento das marés é de suma importância para a navegação, pois permite definir com segurança quando e onde um navio pode navegar em áreas, portos ou canais. Em média, as marés oscilam entre alta e baixa num período de 12 horas e 24 minutos.

   No conjunto de marés altas, existem algumas que são maiores do que as demais.

A ocorrência dessas maiores marés tem como causa

A
B
C
D
E

As marés ocorrem devido às forças gravitacionais de atração entre a Terra e a Lua e entre a Terra e o Sol. Portanto, quando os centros desses astros estão sobre a mesma linha, nos pontos da superfície da Terra que estão sobre essa linha a maré é ainda mais alta, sendo mais baixa nos pontos a 90°.

Ação das marés, mostrada de maneira exagerada para melhor entendimento.

  A – situação isopotencial (sem maré);

  B – maré lunar;

  C – maré lunissolar.


21
(ENEM 2017 - 3ª Aplicação).

   A radioterapia é uma especialidade médica utilizada para o tratamento de diversos tipos de câncer. Uma das radioterapias utilizadas atualmente é a terapia à base de iodo radioativo. Nessa, o paciente ingere uma pílula contendo o iodo radioativo (¹³¹I), que migra para a corrente sanguínea e circula pelo organismo até ser absorvido pelo órgão-alvo, onde age nas células tumorais, destruindo-as e impedindo a proliferação do câncer para outras regiões do corpo.

Usa-se o iodo porque o órgão-alvo dessa terapia é o(a)

A
B
C
D
E

Usa-se o iodo porque o órgão-alvo dessa terapia é a tireoide.


22
(ENEM 2017 - 3ª Aplicação).

    Realizou-se um experimento, utilizando-se o esquema mostrando na figura, para medir a condutibilidade elétrica de soluções. Foram montados cinco kits contendo, cada um, três soluções de mesma concentração, sendo uma de ácido, uma de base e outra de sal. Os kits analisados pelos alunos foram:

Qual dos kits analisados provocou o acendimento da lâmpada com um brilho mais intenso nas três soluções?

A
B
C
D
E

Kit 1

    Solução 1: [tex] H_{3}BO_{3}   \rightarrow   3\ -\ 3 = 0\ (ácido\ fraco) [tex]

    Solução 2: [tex] Mg(OH)_{2}   \rightarrow  \ (base\ fraca) [tex]

    Solução 3: [tex] AgBr\   \rightarrow  \ (sal\ muito\ pouco\ solúvel) [tex]

Kit 2

    Solução 1: [tex] H_{3}PO_{4}   \rightarrow   4\ -\ 3 = 1\ (ácido\ moderado) [tex]

    Solução 2: [tex] Ca(OH)_{2}   \rightarrow  \ (base\ forte) [tex]

    Solução 3: [tex] KC\ell\   \rightarrow  \ (sal\ 100\ \%\ solúvel) [tex]

Kit 3

    Solução 1: [tex] H_{2}SO_{4}   \rightarrow   4\ -\ 2 = 2\ (ácido\ forte) [tex]

    Solução 2: [tex] \underbrace{NH_{3}\ \cdot\ H_{2}O}_{NH_{4}(OH)}   \rightarrow   (base\ fraca) [tex]

    Solução 3: [tex] AgBr   \rightarrow   (sal\ muito\ pouco\ solúvel) [tex]

Kit 4

    Solução 1: [tex] HC\ell O_{4}   \rightarrow   4\ -\ 1 = 3\ (ácido\ forte) [tex]

    Solução 2: [tex] NaOH   \rightarrow   (base\ forte ) [tex]

    Solução 3: [tex] NaC\ell   \rightarrow   (sal\ parcialmente\ solúvel ) [tex]

Kit 5

    Solução 1: [tex] HNO_{3}   \rightarrow   3\ -\ 1 = 2\ (ácido\ forte) [tex]

    Solução 2: [tex] Zn(OH)_{2}   \rightarrow   (base\ fraca) [tex]

    Solução 3: [tex] CaSO_{4}   \rightarrow   (sal\ parcialmente\ solúvel) [tex]

Logo, o kit 4 atende as reivindicações.


23
(ENEM 2017 - 3ª Aplicação).

    No Brasil, a quantidade de mortes decorrentes de acidentes por excesso de velocidade já é tratada como uma epidemia. Uma forma de profilaxia é a instalação de aparelhos que medem a velocidade dos automóveis e registram, por meio de fotografias, os veículos que trafegam acima do limite de velocidade permitido.

   O princípio de funcionamento desses aparelhos consiste na instalação de dois sensores no solo, de forma a registrar os instantes em que o veículo passa e, em caso de excesso de velocidade, fotografar o veículo quando ele passar sobre uma marca no solo, após o segundo sensor.

   Considere que o dispositivo representado na figura esteja instalado em uma via com velocidade máxima permitida de 60 km/h.

No caso de um automóvel que trafega na velocidade máxima permitida, o tempo, em milissegundos, medido pelo dispositivo, é

A
B
C
D
E

O que vale é somente de acordo com o texto a distância 0,5, pois ele quer entre os dois sensores. Portanto:

    [tex] V = \frac{ΔS}{Δt} [tex]

   [tex] Δt = \frac{ΔS}{V} [tex]

   [tex] Δt = \frac{0,5}{\frac{60}{3,6}} [tex]

    [tex] Δt = 0,030\ s = 30\ ms [tex]


24
(ENEM 2017 - 3ª Aplicação).

    Os manguezais são considerados um ecossistema costeiro de transição, pois são terrestres e estão localizados no encontro das águas dos rios com o mar.

   Estão sujeitos ao regime das marés e são dominados por espécies vegetais típicas, que conseguem se desenvolver nesse ambiente de elevada salinidade. Nos manguezais, é comum observar raízes suporte, que ajudam na sustentação em função do solo lodoso, bem como raízes que crescem verticalmente do solo (geotropismo negativo).

Disponível em: http://vivimarc.sites.uol.com.br. Acesso em: 20 fev. 2012 (adaptado).

Essas últimas raízes citadas desenvolvem estruturas em sua porção aérea relacionadas á

A
B
C
D
E

Essas últimas raízes citadas desenvolvem estruturas em sua porção aérea relacionadas á troca gasosa.


25
(ENEM 2017 - 3ª Aplicação).

    A figura representa a estrutura química do principal antiviral usado na pandemia de gripe H1N1, que se iniciou em 2009.

Qual é o número de enantiômeros possíveis para esse antiviral?

A
B
C
D
E

Os enantiómeros ou enantiômeros são moléculas que são imagens no espelho uma da outra e não são sobreponíveis, nem por rotação, nem por translação. A mistura de enantiômeros numa solução denomina-se mistura racémica. ... A maioria das moléculas presentes na estrutura dos organismos vivos são quirais.

A molécula representada apresenta 3 carbonos quirais ou assimétricos (*):

[tex] (Número\ de\ enantiômeros) = 2^{(Número\ de\ carbonos\ quirais)} = 2^{3} = 8. [tex]


26
(ENEM 2017 - 3ª Aplicação).

    Um pente plástico é atritado com papel toalha seco. A seguir ele é aproximado de pedaços de papel que estavam sobre a mesa. Observa-se que os pedaços de papel são atraídos e acabam grudados ao pente, como mostra a figura.

Disponível em: http://eletercidade.blogspot.com/2012/09/

Nessa situação, a movimentação dos pedaços de papel até o pente é explicada pelo fato de os papeizinhos

A
B
C
D
E

Nessa situação, a movimentação dos pedaços de papel até o pente é explicada pelo fato de os papeizinhos experimentarem um campo elétrico capaz de exercer forças elétricas.


27
(ENEM 2017 - 3ª Aplicação).

    A acondroplasia é uma forma de nanismo que ocorre em 1 a cada 25 000 pessoas no mundo. Curiosamente, as pessoas não anãs são homozigotas recessivas para o gene determinante dessa característica. José é um anão, filho de mãe anã e pai sem nanismo. Ele é casado com Laura, que não é anã.

Qual é a probabilidade de José e Laura terem uma filha anã?

A
B
C
D
E

De acordo o enunciado quem não é anão é homozigoto e recessivo e o inverso é verdadeiro que os anões são dominantes podendo ser hetero ou homo dependendo dos seus ancestrais. Logo, o pai será dominante e heterozigoto(Aa), pois ele é filho de mãe anã e pai sem nanismo. A mãe será homozigota e recessiva, pois ela é ana (aa).

Agora é só fazer o cruzamento:

Portanto, [tex] \frac{1}{2} [tex] de chance da criança ser anã.

Porém, a questão não acaba aí, pois ele quer que a criança seja anã e menina.

E de acordo com a probabilidade "e = multiplicação" e a chance de nascer uma menina é [tex] \frac{1}{2} [tex]. Logo:

    [tex] P = \frac{1}{2}\ \cdot \frac{1}{2} = \frac{1}{4} = 0,25 = 25 \% [tex]


28
(ENEM 2017 - 3ª Aplicação).

    O trinitrotolueno (TNT) é um poderoso explosivo obtido a partir da reação de nitrato de tolueno, como esquematizado.

A síntese do TNT é um exemplo de reação de

A
B
C
D
E

  A síntese do TNT é um exemplo de reação de substituição.



29
(ENEM 2017 - 3ª Aplicação).

    No Hemisfério Sul, o solstício de verão (momento em que os raios solares incidem verticalmente sobre quem se encontra sobre o Trópico de Capricórnio) ocorre no dia 21 ou 23 de dezembro. Nessa data, o dia tem o maior período de presença de luz solar. A figura mostra a trajetória da luz solar nas proximidades do planeta Terra quando ocorre o fenômeno ótico que possibilita que o Sol seja visto por mais tempo pelo observador.

Qual é o fenômeno ótico mostrado na figura?

A
B
C
D
E

Na figura está evidenciado o fenômeno da refração. Quando a luz atravessa meios transparentes, mas não homogêneos, com diferentes densidades e com diferentes índices de refração, ela sofre desvios em sua trajetória.


30
(ENEM 2017 - 3ª Aplicação).

    A figura mostra o fluxo de energia em diferentes níveis tróficos de uma cadeia alimentar.

Disponível em: http://odeneide.blog.uol.com.br. Acesso em: 21 fev. 2012.

Entre os consumidores representados nessa cadeia alimentar, aquele cujo nível trófico apresenta menor quantidade de energia disponível é o(a)

A
B
C
D
E

Entre os consumidores representados nessa cadeia alimentar, aquele cujo nível trófico apresenta menor quantidade de energia disponível é o gavião, porque parte da energia transferida vai se dissipando a cada nível trófico.


31
(ENEM 2017 - 3ª Aplicação).

   O polietileno é formado pela polimerização do eteno sendo usualmente obtido pelo craqueamento da nafta, uma fração do petróleo. O "plástico verde" é um polímero produzido a partir da cana-de-açúcar, da qual se obtém o etanol, que é desidratado a eteno, e este é empregado para a produção do polietileno. A degradação do polietileno produz gás carbônico (CO₂), cujo aumento da concentração na atmosfera contribui para o efeito estufa.

Qual é a vantagem de se utilizar eteno da cana-de-açúcar para produzir plástico?

A
B
C
D
E

As fontes utilizadas são renováveis, ou seja, a cana-de-açúcar pode ser replantada e colabora na absorção de gás carbônico da atmosfera pelo processo da fotossíntese.


32
(ENEM 2017 - 3ª Aplicação).

   As células fotovoltaicas transformam luz em energia elétrica. Um modelo simples dessas células apresenta uma eficiência de 10%. uma dessas fotovoltaica quadrada com 5 cm de lado, quando exposta ao sol do meio-dia, faz funcionar uma pequena lâmpada, produzindo uma tensão de 5,0 V e uma corrente 100 mA. Essa placa encontra-se na horizontal em uma região onde os raios solares, ao meio-dia, incidem perpendicularmente à superfície da Terra, durante certo período do ano.

A intensidade da luz solar, em W/m², ao meio-dia, nessa região é igual a

A
B
C
D
E

Só precisamos encontrar a potência que as lâmpadas pegam da placa e depois aplicar a porcentagem do rendimento para descobrirmos o valor da intensidade da incidência solar.

Começamos então descobrindo a potência pela expressão [tex] P = U\ \cdot\ i [tex].

    [tex] P = 5\ \cdot 100 \cdot 10^{−3} [tex]

    [tex] P = 0,5\ W [tex]

A área da placa é:

   [tex] 5 \cdot 10^{−2} \cdot 5 \cdot 10^{−2} = 25 \cdot 10^{−4} [tex]

Isso quer dizer que [tex] 25 \cdot 10^{−4} [tex] metros de placa geraram 0,5W de potência.

1 metro vai gerar x, pois a unidade de intensidade luminosa está por metro quadrado. Assim, x é igual a [tex] 2 \cdot 10^{2}[tex].

Como a placa possui uma eficiência de 10%, a quantidade total de energia é de 10 vezes essa porcentagem, pois como sabemos o total é 100%. Portanto, como se trata de proporção, o valor também é multiplicado por 10. Se quiser fazer uma regra de três também, mas não precisa.

    [tex] 10 \% ---- 2 \cdot 10^{2} [tex]

   [tex] 100 \% ---- x [tex]

E assim temos o valor de [tex] 2 \cdot 10^{3} [tex] W/m².


33
(ENEM 2017 - 3ª Aplicação).

   O quadro indica o resultado resumido de um exame de sangue (hemograma) de uma jovem de 23 anos.

Com base nesses resultados, qual alteração fisiológica a jovem apresenta?

A
B
C
D
E

De acordo com a tabela as plaquetas estão abaixo da referência. Sendo assim, um indivíduo com essas características tem dificuldades de coagulação do sangue.

Com base nesses resultados, qual alteração fisiológica a jovem apresenta? Dificuldade de coagulação sanguínea.


34
(ENEM 2017 - 3ª Aplicação).

   A escassez de água doce é um problema ambiental. A dessalinização da água do mar, feita por meio de destilação, é uma alternativa para minimizar esse problema.

Considerando os componentes da mistura, o princípio desse método é a diferença entre

A
B
C
D
E

A temperatura de ebulição da mistura conhecida como água doce é menor do que a temperatura de ebulição da mistura conhecida como água do mar.


35
(ENEM 2017 - 3ª Aplicação).

    É muito comum encostarmos a mão na maçaneta mais fria que o ambiente. Um fato semelhante pode ser observado se colocarmos uma faca metálica com cabo de madeira dentro de um refrigerador. Após longo tempo, ao encostarmos uma das mãos na parte metálica e a outra na parte de madeira, sentimos a parte metálica mais fria.

Fisicamente, a sensação térmica mencionada é explicada da seguinte forma:

A
B
C
D
E

Fisicamente, a sensação térmica mencionada é explicada da seguinte forma: O fluxo de calor é maior no metal que na madeira.


36
(ENEM 2017 - 3ª Aplicação).

    Uma das funções dos neutrófilos, um tipo de glóbulo branco, é fagocitar bactérias invasoras em nosso organismo. Em uma situação experimental, um cientista colocou em um mesmo meio neutrófilos e bactérias Gram positivas que apresentavam a parede celular fluorescente. Em seguida, o cientista observou os neutrófilos ao microscópio de fluorescência e verificou a presença de fluorescência em seu interior.

Em qual organela do neutrófilo foi percebida a fluorescência?

A
B
C
D
E

Em qual organela do neutrófilo foi percebida a fluorescência? Vacúolo digestivo.


37
(ENEM 2017 - 3ª Aplicação).

    Um pediatra prescreveu um medicamento, na forma de suspensão oral, para uma criança pesando 16 kg. De acordo com o receituário, a posologia seria de 2 gotas por kg da criança, em cada dose. Ao adquirir o medicamento em uma farmácia, o responsável pela criança foi informado que o medicamento disponível continha o princípio ativo em uma concentração diferente daquela prescrita pelo médico, conforme mostrado no quadro.

Quantas gotas do medicamento adquirido a criança deve ingerir de modo que mantenha a quantidade de princípio ativo receitada?

A
B
C
D
E

1º: Calcular o número de gotas com o prescrito:

    [tex] 2\ gotas ----- 1\ kg [tex]

    [tex] x ----- 16\ kg [tex]

   [tex] x = 32\ gotas [tex]

2º: Calcular a massa dessas gotas:

   [tex]5\ mg ----- 1\ gota [tex]

    [tex]x\ ----- 32\ gotas [tex]

   [tex]x = 160\ mg [tex]

3º: Agora calcular esses 160 mg para o que está disponível.

   [tex]4\ mg ----- 1\ gota [tex]

   [tex]160\ mg ----- x [tex]

   [tex]x = 40\ gotas [tex]


38
(ENEM 2017 - 3ª Aplicação).

    O manual de utilização de um computador portátil informa a fonte de alimentação utilizada para carregar a bateria do aparelho apresenta as características:

Qual é a quantidade de energia fornecida por unidade de carga, em J/C, disponibilizada à bateria?

A
B
C
D
E

A questão quer a razão [tex] \frac{J}{C} [tex] em que J será a energia e q a carga. Logo,

  [tex] P = \frac{E}{Δt }   \Longrightarrow   P\ \cdot Δt = E   \Longrightarrow   Q = i\ \cdot Δt [tex]

Portanto,

  [tex] \frac{E}{Δt } = \frac{P\ \cdot Δt }{ i\ \cdot Δt } = \frac{U\ \cdot i\ \cdot Δt }{ i\ \cdot Δt } = U = 19 V [tex]


39
(ENEM 2017 - 3ª Aplicação).

    O diclorodifeniltricloroetano (DDT) é o mais conhecido dentre os inseticidas do grupo dos organoclorados, tendo sido largamente usado após a Segunda Guerra Mundial para o combate aos mosquitos vetores da malária e do tifo. Trata-se de um inseticida barato e altamente eficiente em curto prazo, mas, em longo prazo, tem efeitos prejudiciais à saúde humana.O DDT apresenta toxicidade e característica lipossolúvel.

D'AMATO, C.; TORRES, J. P. M.; MALM. O. DDT (diclorodifeniltricloroetano): toxicidade e contaminação ambiental — uma revisão. Química Nova, n. 6, 20025 (adaptada).

Nos animais, esse composto acumula-se, preferencialmente, no tecido

A
B
C
D
E

Como o O DDT apresenta toxicidade e característica lipossolúvel. Sendo assim, nos animais, esse composto acumula-se, preferencialmente, no tecido adiposo.


40
(ENEM 2017 - 3ª Aplicação).

    A maioria dos alimentos contém substâncias orgânicas, que possuem grupos funcionais e/ou ligações duplas, que podem ser alteradas pelo contato com o ar atmosférico, resultando na mudança do sabor, aroma e aspecto do alimento, podendo também produzir substâncias tóxicas ao organismo. Essas alterações são conhecidas como rancificação do alimento.

Essas modificações são resultantes de ocorrência de reações de

A
B
C
D
E

Essas modificações são resultantes de ocorrência de reações de oxidação.



41
(ENEM 2017 - 3ª Aplicação).

    Bolas de borracha, ao caírem no chão, quicam várias vezes antes que parte da sua energia mecânica seja dissipada. Ao projetar uma bola de futsal, essa dissipação deve ser observada para que a variação na altura máxima atingida após um número de quiques seja adequada às práticas do jogo. Nessa modalidade é importante que ocorra grande variação para um ou dois quiques. Uma bola de massa igual a 0,40 kg é solta verticalmente de uma altura inicial de 1,0 m e perde, a cada choque com o solo, 80% de sua energia mecânica. Considere desprezível a resistência do ar e adote g = 10 m/s².

O valor da energia mecânica final, em joule, após a bola quicar duas vezes no solo, será igual a

A
B
C
D
E

Energia da bola:

    [tex] E_{(pg)} = m\ \cdot g\ \cdot h [tex]

    [tex] E_{(pg)} = 0,4\ \cdot 10\ \cdot 1 [tex]

    [tex]E_{(pg)} = 4 [tex]

Ela perde 80% da energia. Logo, a cada choque ficará com 20%.

Portanto:

  [tex]E_{(pf)} = 4\ \cdot 0,2\ \cdot 0,2 [tex] (pois serão dois choques ai será 20% duas vezes)

   [tex] E_{(pf)} = 0,16 [tex]


42
(ENEM 2017 - 3ª Aplicação).

    O aumento da pecuária em decorrência do crescimento da demanda de carne pela população humana tem sido alvo de grandes preocupações por pesquisadores e ambientalistas. Essa preocupação ocorre em virtude de o metabolismo de animais como os ruminantes produzirem e liberarem gás metano para a atmosfera.

Essa preocupação está relacionada com a intensificação de qual problema ambiental?

A
B
C
D
E

Essa preocupação está relacionada com a intensificação de qual problema ambiental? Aquecimento global.


43
(ENEM 2017 - 3ª Aplicação).

    Com o objetivo de avaliar os impactos ambientais causados pela ocupação urbana e industrial numa região às margens de um rio e adotar medidas para a sua despoluição, uma equipe de técnicos analisou parâmetros de uma amostra de água desse rio.

    O quadro mostra os resultados obtidos em cinco regiões diferentes, desde a nascente até o local onde o rio deságua no mar.

* Demanda bioquímica de oxigênio. Quantidade de oxigênio consumido pelas bactérias para decompor a matéria orgânica.

Na tentativa de adotar medidas para despoluir o rio, as autoridades devem concentrar esforços em ampliar o saneamento básico e as estações de tratamento de esgoto principalmente na região

A
B
C
D
E

A região 4 apresenta a maior demanda bioquímica de oxigênio, o que demonstra uma enorme quantidade de bactérias presentes, além de 0 mg/L de oxigênio dissolvido e a maior quantidade de coliformes fecais por litro (45 milhões).


44
(ENEM 2017 - 3ª Aplicação).

    Um guindaste eletromagnético de um ferro-velho é capaz de levantar toneladas de sucata, dependendo da intensidade da indução magnética em seu eletroímã. O eletroímã é um dispositivo que utiliza corrente elétrica para gerar um campo magnético, sendo geralmente construído enrolando-se um fio condutor ao redor de um núcleo de material ferromagnético (ferro, aço, níquel, cobalto).

Para aumentar a capacidade de carga do guindaste, qual característica do eletroímã pode ser reduzida?

A
B
C
D
E

Para aumentar a capacidade de carga do eletroímã, deve ser aumentar a intensidade do campo magnético por ele gerado. A intensidade desse campo é dada pela expressão:

[tex] B = μ\ \cdot i\ \cdot \frac{n}{L} [tex]

em que: μ é a permeabilidade magnética do material, i é a corrente elétrica e n/L é a densidade linear de espiras (número de espiras por metro de comprimento).

    Então, para aumentar a intensidade do campo magnético, deve se aumentar o número de espiras por unidade de comprimento, diminuindo distância entre elas.


45
(ENEM 2017 - 3ª Aplicação).

    No Brasil, a incidência da esquistossomose vem aumentando bastante nos estados da Região Nordeste e em Minas Gerais. Para tentar diminuir estes números, a Fundação Oswaldo Cruz anunciou a primeira vacina do mundo contra essa doença. A expectativa é que o produto chegue ao mercado em alguns anos.

Disponível em: www.fiocruz.br. acesso em: 11 nov. 2013.

A tecnologia desenvolvida tem como finalidade

A
B
C
D
E

A tecnologia desenvolvida tem como finalidade impedir a manifestação da doença.




Nenhum comentário:

Postar um comentário