quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

ENEM_Humanas_2020_1ªAp

ENEM 2020 - 1ª APLICAÇÃO
ENEM 2020 - CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS - 1ª APLICAÇÃO

01
(ENEM 2020 - 1ª Aplicação).

    O conjunto representado pelo agronegócio demanda condições específicas que passam a ser exigidas dos territórios. Como há uma elevação da formação de fluxos, materiais e imateriais, a crescente articulação com as escalas que vão do local ao global terminam por pressionar o Estado a agir visando uma instalação no território de fixos diversos, bem como de uma regulação específica.

LIMA. R. C.; PENNA. N. A. A logística de transportes do agronegócio em Mato Grosso (Brasil). Confins, n. 26. fev. 2016.

O mapa e o texto se complementam indicando que a expansão das rodovias se deu como resposta ao(à)

A
B
C
D
E

O mapa e o texto se complementam indicando que a expansão das rodovias se deu como resposta à projeção do escoamento produtivo do agronegócio, com destaque para o Centro-Oeste, com uma maior formação de fluxos e a crescente articulação com as escalas local e global.

Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


02
(ENEM 2020 - 1ª Aplicação).

    “Um dos resquícios franceses na dança são os comandos proferidos pelo marcador da quadrilha. Seu papel é anunciar os próximos passos da coreografia. O abrasileiramento de termos franceses deu origem, por exemplo, ao sarué (soirée — reunião social noturna, ordem para todos se juntarem no centro do salão), anarriê (en aniêre — para trás) e anavã (en avant — para frente).”

Disponível em: www.ebc.com.br. Acesso em: 06 jul. 2015.

A característica apresentada dessa manifestação popular resulta do seguinte processo socio-histórico:

A
B
C
D
E

A alternativa E refere-se à apropriação de práticas e termos estrangeiros inseridos no contexto brasileiro, demonstrando a existência de uma circulação de pessoas e costumes. Deve-se notar que a França exerceu grande influência cultural sobre o Brasil e o restante da América até o início do século XX.

Portanto, alternativa "E".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


03
(ENEM 2020 - 1ª Aplicação).

    Os seringueiros amazônicos eram invisíveis no cenário nacional nos anos 1970. Começaram a se articular como um movimento agrário no início dos anos 1980, e na década seguinte conseguiram reconhecimento nacional, obtendo a implantação das primeiras reservas extrativas após o assassinato de Chico Mendes. Assim, em vinte anos, os camponeses da floresta passaram da invisibilidade à posição de paradigma de desenvolvimento sustentável com participação popular.

ALMEIDA, M. W. B. Direitos à floresta e ambientalismo: seringueiros e suas lutas. Revista Brasileira de Ciências Sociais, n. 55. 2004.

De acordo com o texto, a visibilidade dos seringueiros amazônicos foi estabelecida pela relação entre

A
B
C
D
E

Esta questão refere-se à visibilidade dos seringueiros a partir da década de 1980. Segundo o texto da questão, no início da década de 1970, eles eram invisíveis no cenário nacional, ou seja, não tinham represen tatividade. Na década seguinte, começam a se articular num movimento agrário de camponeses cujo modo de vida se opunha à devastação da floresta por madeireiros. No caso dos seringueiros, a luta pela terra significava também a preservação da floresta, pois eles dependiam da seringueira, árvore nativa, e a extração do látex não requer a derrubada da planta. Ao contrário, o modo de vida dos seringueiros significava a preservação da floresta. Assim, na década de 1980, quando a questão ambiental estava em voga no mundo e quando surge o conceito de desenvolvimento sustentável, com a elaboração do Relatório Brundtland, a luta dos seringueiros por terra, mantendo a floresta, e o assassinato de Chico Mendes em 1988, fizeram com que ganhassem visibilidade no cenário nacional e internacional. Os seringueiros viraram um símbolo da conservação da floresta, e passam mais tarde a se juntar à luta por território de povos tradicionais em direção a um desenvolvimento sustentável. Na década de 1990, surge na legislação uma nova forma de Unidade de Conservação, as RESEX (Reservas Extrativistas de Uso Sustentável), que ajudavam a conservar a floresta e a manter o modo de vida dos seringueiros.

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


04
(ENEM 2020 - 1ª Aplicação).

    “Porque todos confessamos não se poder viver sem alguns escravos, que busquem a lenha e a água, e façam cada dia o pão que se come, e outros serviços que não são possíveis poderem-se fazer pelos Irmãos Jesuítas, máxime sendo tão poucos, que seria necessário deixar as confissões e tudo mais. Parece-me que a Companhia de Jesus deve ter e adquirir escravos, justamente, por meios que as Constituições permitem, quando puder para nossos colégios e casas de meninos.”

LEITE. S. História da Companhia de Jesus no Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1938. Adaptado.

O texto explicita premissas da expansão ultramarina portuguesa ao buscar justificar a

A
B
C
D
E

Embora a utilização do trabalho escravo tenha constituído a base da economia colonial no Brasil, o trecho transcrito aborda um aspecto menor da escravidão, qual seja a utilização de cativos em trabalhos de pequena monta.

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


05
(ENEM 2020 - 1ª Aplicação).

    As cidades de Puebla, no México, e Legazpi, nas Filipinas, não têm quase nada em comum. Estão muito longe uma da outra e são habitadas por povos muito diferentes. O que as une é um trágico detalhe de sua geografia. Elas foram erguidas na vizinhança de alguns dos vulcões mais perigosos do mundo: o mexicano Popocatepétl e o filipino Mayon. Seus habitantes precisam estar prontos para correr a qualquer hora. Eles fazem parte dos 550 milhões de indivíduos que moram em zonas de risco vulcânico no mundo. Ao contrário do que seria sensato, continuam ali, indiferentes ao perigo que os espreita.

ANGELO, C. Disponível em: http//super.abril.com.br. Acesso em: 24 out. 2015 (adaptado).

A característica física que justifica a fixação do homem nos locais apresentados no texto é a ocorrência de

A
B
C
D
E

Os solos próximos a vulcões são muitos férteis por possuírem substâncias como potássio, sódio e enxofre, que são trazidas para a superfície terrestre e servem de adubo para o cultivo, sendo assim um atrativo para a ocupação humana. Nessas áreas, o relevo é modificado, tornando o terreno mais íngreme e, consequentemente, dificultando sua ocupação. Além disso, a vegetação é dizimada pela lava que é expelida e a drenagem acaba sendo limitada pela declividade do terreno.

Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


06
(ENEM 2020 - 1ª Aplicação).

    “Ao abrigo do teto, sua jornada de fé começava na sala de jantar. Na pequena célula cristã, dividia-se a refeição e durante elas os crentes conversavam, rezavam e liam cartas de correligionários residentes em locais diferentes do Império Romano (século II da Era Cristã). Esse ambiente garantia peculiar apoio emocional às experiências intensamente individuais que abrigava.

SNNET, R. Carne e Pedra. Rio de Janeiro; Record. 2008.

Um motivo que explica a ambientação da prática descrita no texto encontra-se no(a)

A
B
C
D
E

O cristianismo, desde suas origens, passou a enfrentar perseguição do governo romano. A partir do século II d.C., a oposição romana se tornou uma política oficial, já que os seguidores de Cristo não cultuavam o imperador. Daí a necessidade de um culto às escondidas que se fortalecia comunidade por meio de cartas, com destaque para as Epístolas de Paulo.

Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


07
(ENEM 2020 - 1ª Aplicação).

    Declaração de Direitos do Homem e do Cidadão —1789 “Os representantes do povo francês, tendo em vista que a ignorância, o esquecimento ou o desprezo dos direitos do homem são as únicas causas dos males públicos e da corrupção dos governos, resolveram declarar solenemente os direitos naturais, inalienáveis e sagrados do homem, a fim de que esta declaração, sempre presente em todos os membros do corpo social, lhes lembre permanentemente seus direitos e seus deveres; a fim de que as reivindicações dos cidadãos, fundadas em princípios simples e incontestáveis, se dirijam sempre à conservação da Constituição e à felicidade geral.”

Disponível em: www.direitoshunanosusp.br, Acesso em: 7 jun. 2018. Adaptado.

Esse documento, elaborado no contexto da Revolução Francesa, reflete uma profunda mudança social ao estabelecer a

A
B
C
D
E

A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, formulada pela Assembleia Constituinte Francesa em 1789, foi fortemente influenciada pelos princípios do iluminismo, baseados na liberdade dos cidadãos e na igualdade de todos perante a lei. Tais princípios, estabelecidos no documento citado, puseram fim à estrutura de opressão e privilégios que caracterizava o Antigo Regime na França.

Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


08
(ENEM 2020 - 1ª Aplicação).

    “Na Grécia, o conceito de povo abrange tão somente aqueles indivíduos considerados cidadãos. Assim é possível perceber que o conceito de povo era muito restritivo. Mesmo tendo isso em conta, a forma democrática vivenciada e experimentada pelos gregos atenienses nos séculos IV e V a.C. pode ser caracterizada, fundamentalmente, como direta.”

MANDUCO, A. ciência política. São Paulo: Saraiva. 2011.

Naquele contexto, a emergência do sistema de governo mencionado no excerto promoveu o(a)

A
B
C
D
E

Na democracia ateniense existiam alguns cargos eletivos, geralmente de caráter administrativo ou judiciário. Todavia, o processo democrático ateniense deve ser considerado direto, pois as decisões mais importantes relacionadas com a pólis eram tomadas pela Ápela, isto é, pela assembleia geral dos cidadãos reunidos em condição de igualdade. Estes últimos, para gozar do direito de cidadania, deviam ser homens livres, maiores de idade, nascidos em Atenas e filhos de pai ateniense.

Portanto, alternativa "E".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


09
(ENEM 2020 - 1ª Aplicação).

    “Sexto rei sumério (governante entre os séculos XVIII e XVII a.C.) e nascido em Babel, “Khammu-rabi” (pronúncia em babilônio) foi fundador do I Império Babilônico (correspondente ao atual Iraque), unificando amplamente o mundo mesopotâmico, unindo os semitas e os sumérios e levando a Babilônia ao máximo esplendor. O nome de Hamurabi permanece indissociavelmente ligado ao código jurídico tido como o mais remoto já descoberto: o Código de Hamurabi. O legislador babilônico consolidou a tradição jurídica, harmonizou os costumes e estendeu o direito e a lei a todos os súditos.”

Disponível em: www.direitoshumanos.usp.br. Acesso em: 12 fev. 2013. Adaptado.

Nesse contexto de organização da vida social, as leis contidas no Código citado tinham o sentido de

A
B
C
D
E

O Código de Hamurábi estabeleceu o princípio da reciprocidade, no caso de o autor e a vítima pertencerem ao mesmo estamento. Esse princípio é semelhante à Lei de Talião romana e à norma bíblica do “olho por olho, dente por dente”. Seu objetivo central era garantir regras para a comunidade, controlando as relações sociais com duras punições aos transgressores.

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


10
(ENEM 2020 - 1ª Aplicação).

    “Desde o mundo antigo e sua filosofia, que o trabalho tem sido compreendido como expressão de vida e degradação, criação e infelicidade, atividade vital e escravidão, felicidade social e servidão. Trabalho e fadiga. Na Modernidade, sob o comando do mundo da mercadoria e do dinheiro, a prevalência do negócio (negar o ócio) veio sepultar o império do repouso, da folga e da preguiça, criando uma ética positiva do trabalho.”

ANTUNES. R. O século XX e a era da degradação do trabalho, In: SILVA, J. P (Org.). Por uma sociologia do século XX. São Paulo: Annablume, 2007. (Adaptado.)

O processo de ressignificação do trabalho nas sociedades modernas teve inicio a partir do surgimento de uma nova mentalidade, influenciada pela

A
B
C
D
E

A questão faz referência ao conceito de trabalho segundo a ética protestante, segundo a qual o trabalho é agradável a Deus, o que possibilitou um processo de acúmulo de capital e o advento do mundo moderno e secularizado.

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


11
(ENEM 2020 - 1ª Aplicação).

    É difícil imaginar que nos anos 1990, num país com setores da população na pobreza absoluta e sem uma rede de benefícios sociais em que se apoiar, um governo possa abandonar o papel de promotor de programas de geração de emprego, de assistência social, de desenvolvimento da infraestrutura e de promoção de regiões excluídas, na expectativa de que o mercado venha algum dia a dar uma resposta adequada a tudo isso.

SORJ, B. A nova sociedade brasileira Rio de Janeiro: Jorge Zahar 2000 (adaptado).

Nesse contexto, a criticada postura dos governos frente à situação social do país coincidiu com a priorização de que medidas?

A
B
C
D
E

Durante a década de 1990, o governo brasileiro realizou importantes reformas macroeconômicas, especialmente relacionadas ao controle inflacionário, bem como medidas voltadas ao combate ao déficit público. Tais medidas foram priorizadas pelo governo e se faziam necessárias para conter a crise econômica vivida pelo Brasil ao longo da década de 1980. Trata-se ainda de um período caracterizado pela adoção de medidas econômicas desestatizantes, resultando na diminuição da participação do Estado na promoção de políticas sociais, e pela privatização de empresas públicas e bancos estatais.

Portanto, alternativa "E".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


12
(ENEM 2020 - 1ª Aplicação).

TEXTO I

Rio Tietê, São Paulo (SP). Foto: Delfim Martins/Pulsar.

TEXTO II

    O Rio Tietê está morto. Ao menos uma parte dele: 137 quilômetros, para ser mais preciso. Uma pesquisa da Fundação SOS Mata Atlântica mostra que, em 2016, o trecho do rio com qualidade de água classificada como ruim ou péssima começa em Itaquaquecetuba, passa por toda a Região Metropolitana de São Paulo e chega até Cabreúva, já no interior de São Paulo. Nesse trecho, a água não tem oxigênio suficiente para abrigar vida.

Disponível em: http://epoca.globo.com. Acesso em: 7 dez. 2017 (adaptado).

Considerando a análise dos textos, a condição atual desse rio tem como origem a

A
B
C
D
E

Sabe-se que a Região Metropolitana de São Paulo despeja boa parte de seus efluentes, com baixo índice de tratamento, diretamente no Rio Tietê. Essa carga de dejetos é de origem principalmente urbana e, dado seu grande volume, apresenta dificuldades em se diluir nas águas do rio. Poluição com defensivos químicos ocorre mais intensamente em áreas rurais, o que não é o caso da região metropolitana, e fatos como a extinção da vegetação nativa e captação de águas pluviais não têm relação direta com a poluição causada por dejetos.

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


13
(ENEM 2020 - 1ª Aplicação).

    Adão, ainda que supuséssemos que suas faculdades racionais fossem inteiramente perfeitas desde o início, não poderia ter inferido da fluidez e transparência da água que ela o sufocaria, nem da luminosidade e calor do fogo que este poderia consumi-lo. Nenhum objeto jamais revela, pelas qualidades que aparecem aos sentidos, nem as causas que o produziram, nem os efeitos que dele provirão; e tampouco nossa razão é capaz de extrair, sem auxílio da experiência, qualquer conclusão referente à existência efetiva de coisas ou questões de fato.

HUME. D. Uma investigação sobre o entendimento humano. São Paulo: Unesp 2003.

Segundo o autor, qual é a origem do conhecimento humano?

A
B
C
D
E

De acordo com David Hume, a origem do conhecimento é procedente a partir do contato com os fenômenos analisados, isto é, indo além da ideia do inatismo ou até mesmo do referencial de verdade absoluta. A experiência conduz o saber além das impressões superficiais, que causariam meras ideias incompletas. Hume estrutura a base empírica por meio de uma tônica mais cética, distante do inatismo, da revelação divina, das tradições ou do abstracionismo.

Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


14
(ENEM 2020 - 1ª Aplicação).

TEXTO I

    O aumento de casos suspeitos de febre amarela em Minas pode estar relacionado à tragédia de Mariana, em 2015, segundo a bióloga da Fiocruz Márcia Chame. A hipótese tem como ponto de partida a localização das cidades mineiras que identificaram até o momento casos de pacientes com sintomas da doença. Grande parte está na região próxima do Rio Doce, afetado pelo rompimento da Barragem de Fundão, em novembro de 2015.

FORMENTI, L. Para bióloga, surto de febre amarela pode ter relação com tragédia de Mariana O Estado de São Paulo, 14 jan 2017.

TEXTO II

    Por outro lado, Servio Ribeiro considera remota a possibilidade de influência da tragédia de Mariana (MG) neste surto de febre amarela em Minas Gerais. “A febre amarela é uma doença de interior de floresta. O mosquito que a transmite põe ovos em cavidades de árvores e em bromélias. É um mosquito da estrutura da floresta. Ele não se relaciona muito com grandes corpos-d’água e com rios. As cidades afetadas pela doença estão em uma região onde os rejeitos não chegaram com força para derrubar a floresta”, diz o biólogo.

RODRIGUES, L. Especialistas investigam relação entre febre amarela e degradação ambiental. Agência Brasil, 25 jan. 2017.

Sobre a tragédia de Mariana, os textos apresentam divergência quanto ao (à)

A
B
C
D
E

As ideias apresentadas nos textos — aparentemente — sugerem uma divergência no entendimento acerca de uma endemia — a febre amarela — na região afetada pela tragédia de Mariana. Sabe-se que uma doença endêmica vitima uma população de espaço geográfico específico; no caso da febre amarela, trata-se de doença infecciosa, causada por um arbovírus — vírus transmitidos por mosquitos — que são característicos de áreas de florestas e matas tropicais.

Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


15
(ENEM 2020 - 1ª Aplicação).

    Afirmar que a cartografia da época moderna integrou o processo de invenção da América por parte dos europeus significa que os conhecimentos dos ameríndios sobre o território foram ignorados pela cartografia europeia ou que eles foram privados de sua representação territorial e da autoridade que seus conhecimentos tinham sobre o espaço.

OLIVEIRA, T. K. Desconstruindo mapas, revelando espacializações: reflexões sobre o uso da cartografia em estudos sobre o Brasil colonial. Revista Brasileira de História, n. 68. 2014. (adaptado.)

Na análise contida no texto, a representação cartográfica da América foi marcada por

A
B
C
D
E

A técnica cartográfica se expressa de diversas formas, como a orientação por acidentes geográficos e o posicionamento astronômico, o que era consideravelmente desenvolvido pelas sociedades ameríndias. A chegada de europeus ao território americano, com suas novas técnicas cartográficas, não representa a superação daquelas desenvolvidas de forma pretérita, mas uma forma de dominação sobre as sociedades até então fixadas sobre aquele espaço.

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


16
(ENEM 2020 - 1ª Aplicação).

    “A principal característica da situação social dos anglo-americanos é seu caráter eminentemente democrático. Afirmei anteriormente que reinava uma igualdade muito grande entre os emigrantes que foram se estabelecer na Nova Inglaterra. Para isso contribuiu a influência das leis de sucessão. Estabelecidas de uma maneira, as leis de sucessão reúnem, concentram e agrupam em um só a propriedade e o poder. Estabelecidas por outros princípios, produzem o oposto: dividem, partilham e disseminam os bens e o poder.”

TOCQUEVILLE, A. A democracia na América. Belo Horizonte: tabela; São Paulo: Edusp 1977. Adaptado.

O texto tematiza o papel desempenhado por uma norma na criação de um ambiente propicio ao(à)

A
B
C
D
E

A colonização da Nova Inglaterra estabeleceu princípios voltados ao desenvolvimento autossustentado e caracterizado por práticas capitalistas de valores burgueses, dentro da formação de uma nova pátria aos refugiados protestantes, de formação calvinista. No caso, o autor associa a propriedade ao exercício do poder, tornando-o mais bem distribuído.

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


17
(ENEM 2020 - 1ª Aplicação).

    Vemos que toda cidade é uma espécie de comunidade, e toda comunidade se forma com vistas a algum bem, pois todas as ações de todos os homens são praticadas com vistas ao que lhe parece um bem; se todas as comunidades visam algum bem, é evidente que a mais importante de todas elas e que inclui todas as outras tem mais que todas este objetivo e visa ao mais importante de todos os bens.

ARISTÓTELES Política. Brasília: UnB,1988.

No fragmento, Aristóteles promove uma reflexão que associa dois elementos essenciais à discussão sobre a vida em comunidade, a saber:

A
B
C
D
E

Para Aristóteles as bases que norteiam o sentido da felicidade (“eudaimonia”) são ações que visam ao equilíbrio da comunidade (ética), de modo a ter como grande finalidade o bem comum no ato político. As duas características, o ato ético e a composição política, são as bases textuais.

Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


18
(ENEM 2020 - 1ª Aplicação).

    “O toyotismo, a partir dos anos 1970, teve grande impacto no mundo ocidental, quando se mostrou para os países avançados como uma opção possível para a superação de uma crise de acumulação.”

ANTUNES, R. Os sentidos do trabalho: ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. São Paulo: Boitempo. 2009. Adaptado.

A característica organizacional do modelo em questão, requerida no contexto de crise, foi o(a)

A
B
C
D
E

O toyotismo ficou conhecido a partir da década de 1970 e tem como uma de suas características a produção baseada de acordo com a demanda, minimizando assim os custos de produção das empresas com a eliminação ou diminuição ao máximo dos estoques.

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


19
(ENEM 2020 - 1ª Aplicação).

    “O fenômeno histórico conhecido como “tráfico de coolies” esteve associado diretamente ao período que vai do final da década de 1840 até o ano de 1874, quando milhares de chineses foram encaminhados principalmente para Cuba e Peru e muitos abusos no recrutamento de mão de obra foram identificados. O tráfico de coolies ou, em outros termos, o transporte por meios coativos de mão de obra de um lugar para outro, foi comparado ao tráfico africano de escravos por muitos periodistas e analistas do século XIX.”

SANTOS, M. A. Migrações e trabalho sob contato no século XIX. História. n. 12, 2017.

A comparação mencionada no texto foi possível em razão da seguinte característica:

A
B
C
D
E

Os “coolies” foram trabalhadores braçais asiáticos trazidos para diversas partes da América ao longo do século XIX. Embora juridicamente não fossem propriedade de seus empregadores, há diversos relatos de maus-tratos e impedimentos a suas liberdades individuais, além de, como refere o texto, abusos no aliciamento dos trabalhadores.

Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


20
(ENEM 2020 - 1ª Aplicação).

Disponível em: https://noticias.uol.com.br. Acesso em: l3 jun. 2018 (adaptado).

Os aspectos físicos apresentados originam-se da atuação da força natural de

A
B
C
D
E

O processo de rifteamento ocorre como consequência da movimentação intraplaca, com a separação de formações rochosas de elevada densidade. Esse fenômeno se apresenta de forma relativamente alinhada com a configuração tectônica e pode ter como repercussão a formação de lagos e fossas tectônicas.

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


21
(ENEM 2020 - 1ª Aplicação).

    A reabilitação da biografia histórica integrou as aquisições da história social e cultural, oferecendo aos diferentes atores históricos uma importância diferenciada, distinta, individual. Mas não se tratava mais de fazer, simplesmente, a história dos grandes nomes, em formato hagiográfico — quase uma vida de santo —, sem problemas, nem máculas. Mas de examinar os atores (ou o ator) célebres ou não, como testemunhas, como reflexos, como reveladores de uma época.

DEL PRIORE, M Biografia: quando o individuo encontra a história. Topoi, n. 19 jul-dez 2009.

De acordo com o texto, novos estudos têm valorizado a história do indivíduo por se constituir como possibilidade de

A
B
C
D
E

Ao citar as biografias históricas “como testemunhas, como reflexos, como reveladores de uma época”, a autora valoriza o uso das histórias individuais como ferramentas para que historiadores percebam as relações sociais e a construção das realidades nas quais estas pessoas se inserem.

Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


22
(ENEM 2020 - 1ª Aplicação).

    A sociedade como um sistema justo de cooperação social consiste em uma das ideias familiares fundamentais, que dá estrutura e organização à justiça como equidade. A cooperação social guia-se por regras e procedimentos publicamente reconhecidos e aceitos por aqueles que cooperam como sendo apropriados para regular a sua conduta. Diz-se que a é cooperação é justa porque seus termos são tais que todos os participantes podem razoavelmente aceitar, desde que todos os demais também o aceitem.

FERES JR. J.: POGREBINSCHI, T. Teoria politica contemporânea: uma introdução. Rio de Janeiro: Elsevier. 2010.

No contexto do pensamento político, a ideia apresentada mostra-se consoante o(a)

A
B
C
D
E

O texto trabalha a ideia de cooperação como elemento fundamental de uma organização política em que haja a participação de todos os indivíduos no processo. Tal reflexão remete ao pensamento iluminista — especialmente tal como expresso em O Contrato Social de Rousseau. Note-se porém que o princípio do contratualismo remonta à Locke, no final do século XVII.

Portanto, alternativa "E".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


23
(ENEM 2020 - 1ª Aplicação).

    Com efeito, até a destruição de Cartago, o povo e o Senado romano governavam a República em harmonia e sem paixão, e não havia entre os cidadãos luta por glória ou dominação; o medo do inimigo mantinha a cidade no cumprimento do dever. Mas, assim que o medo desapareceu dos espíritos, introduziram-se os males pelos quais a prosperidade tem predileção, isto é, a libertinagem e o orgulho.

SALÚSTIO. A conjuração de Catilina/A guerra de Jugurta. Petrópolis: Vozes, 1990. Adaptado.

O acontecimento histórico mencionado no texto de Salústio, datado de I a.C., manteve correspondência com o processo de

A
B
C
D
E

A expansão romana no Mediterrâneo, sobretudo após a vitória contra Cartago nas Guerras Púnicas (264-146 a.C.) alterou profundamente a estrutura econômica e social de Roma, agravando os conflitos internos e gerando a crise da República, com o consequente advento do Império.

Portanto, alternativa "E".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


24
(ENEM 2020 - 1ª Aplicação).

    Embora inegáveis os benefícios que ambas as economias têm auferido do intercâmbio comercial, o Brasil tem reiterado seu objetivo de desenvolver com a China uma relação comercial menos assimétrica. Os números revelam com clareza a assimetria. As exportações brasileiras de produtos básicos, especialmente soja, minério de ferro e petróleo, compõem, dependendo do ano, algo entre 75% e 80% da pauta, ao passo que as importações brasileiras consistem, aproximadamente, em 95% de produtos industrializados chineses, que vão desde os mais variados bens de consumo até máquinas e equipamentos de alto valor.

LEÃO, V. C. Prefácio. in: CINTRA. M. A. M.; SILVA FILHO. E. B.; PINTO. E. C. (Org). China em transformação: dimensões econômicas e geopolíticas do desenvolvimento. Rio de Janeiro: Ipea. 2015.

Uma ação estatal de longo prazo capaz de reduzir a assimetria na balança comercial brasileira, conforme exposto no texto, é o (a)

A
B
C
D
E

O texto destaca a assimetria na balança comercial entre Brasil e China, já que o Brasil exporta, predominantemente, produtos básicos, mas importa, majoritariamente, produtos industrializados. Uma ação que poderia reduzir tal assimetria é o fomento à pesquisa científica, e uma política de desenvolvimento industrial, podendo agregar maior valor às exportações do País. As alternativas a e b estão incorretas, porque tratam, respectivamente, da expansão do extrativismo e da atividade agrícola, que gerariam a exportação de ainda mais produtos primários pelo Brasil e acentuariam a assimetria. Já a diversificação da matriz energética e o monitoramento do fluxo alfandegário, citados nas alternativas c e e, respectivamente, por si só, não contribuem para reduzir a citada assimetria.

Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


25
(ENEM 2020 - 1ª Aplicação).

    As estatísticas mais recentes do Brasil rural revelam um paradoxo que interessa a toda sociedade: o emprego de natureza agrícola definha em praticamente todo o país, mas a população residente no campo voltou a crescer; ou pelo menos parou de cair. Esses sinais trocados sugerem que a dinâmica agrícola, embora fundamental, já não determina sozinha os rumos da demografia no campo. Esse novo cenário é explicado em parte pelo incremento do emprego não agrícola no campo. Ao mesmo tempo, aumentou a massa de desempregados, inativos e aposentados que mantêm residência rural.

SILVA, J G. Velhos e novos mitos do rural brasileiro. Estudos Avançados. n. 43. dez. 2001.

Sobre o espaço brasileiro, o texto apresenta argumentos que refletem a

A
B
C
D
E

A mecanização e a modernização no campo brasileiro provocaram nas últimas décadas intenso êxodo rural, representando importante fator que colaborou com o crescimento da população urbana no País. A redução da oferta de trabalho em atividades agropecuárias tem levado ao crescimento de outras atividades, como o turismo rural, o ecoturismo, a agroindústria e o extrativismo, o que torna atualmente o modo de vida no campo mais heterogêneo.

Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


26
(ENEM 2020 - 1ª Aplicação).

    Nas últimas décadas, uma acentuada feminização no mundo do trabalho vem ocorrendo. Se a participação masculina pouco cresceu no período pós-1970, a intensificação da inserção das mulheres foi o traço marcante. Entretanto, essa presença feminina se dá mais no espaço dos empregos precários, onde a exploração, em grande medida, se encontra mais acentuada.

NOGUEIRA. C. M. As trabalhadoras do telemarketing: uma nova divisão sexual do trabalho? In: ANTUJNES, R. et al. Infoproletários: degradação real do trabalho virtual. São Paulo: Boitempo, 2009.

A transformação descrita no texto tem sido insuficiente para o estabelecimento de uma condição de igualdade de oportunidade em virtude da(s)

A
B
C
D
E

Nos moldes tradicionais, ainda muito presentes, a mulher e o seu papel na sociedade moderna, apesar das muitas conquistas políticas, continua desvalorizada, com restrita expressão social. Esse desvalor é reproduzido no mercado de trabalho, sobretudo, com as evidentes diferenças salariais entre homens e mulheres.

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


27
(ENEM 2020 - 1ª Aplicação).

    A propriedade compreende, em seu conteúdo e alcance, além do tradicional direito de uso, gozo e disposição por parte de seu titular, a obrigatoriedade do atendimento de sua função social, cuja definição é inseparável do requisito obrigatório do uso racional da propriedade e dos recursos ambientais que lhe são integrantes. O proprietário, como membro integrante da comunidade, se sujeita a obrigações crescentes que, ultrapassando os limites do direito de vizinhança, no âmbito do direito privado, abrangem o campo dos direitos da coletividade, visando o bem-estar geral, no âmbito do direito público.

JELINEK, R. O princípio da função social da propriedade e sua repercussão sobre o sistema do Código Civil. Disponível em: www.mp.rs.gov.br. Acesso em: 20 fev. 2013.

Os movimentos em prol da reforma agrária, que atuam com base no conceito de direito à propriedade apresentado no texto, propõem-se a

A
B
C
D
E

A reforma agrária compreende a reorganização da estrutura fundiária, a partir da redistribuição das terras agrícolas consideradas improdutivas, de modo que possam realizar sua função social, fazendo diminuir a concentração fundiária e a injustiça social. Não se trata de reverter o processo de privatização das terras, mas sim de desapropriar espaços agrários improdutivos e dividi-los para posterior assentamento, possibilitando o acesso de trabalhadores rurais sem terra.

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


28
(ENEM 2020 - 1ª Aplicação).

    Dois grandes eventos históricos tornaram possível um caso como o de Menocchio: a invenção da imprensa e a Reforma. A imprensa lhe permitiu confrontar os livros com a tradição oral em que havia crescido e lhe forneceu as palavras para organizar o amontoado de ideias e fantasias que nele conviviam. A Reforma lhe deu audácia para comunicar o que pensava ao padre do vilarejo, conterrâneos, inquisidores – mesmo não tendo conseguido dizer tudo diante do papa, dos cardeais e dos príncipes, como queria.

GINZBURG, c. O queijo e os vennes: o cotidiano e as ideias de um moleiro perseguido pela Inquisição. São Paulo: Cia, das Letras. 2006.

Os acontecimentos históricos citados ajudaram esse indivíduo, no século XVI, a repensar a visão católica do mundo ao possibilitarem a

A
B
C
D
E

O aperfeiçoamento da imprensa de tipos móveis por Gutemberg no século XV, facilitou a disseminação de novas ideias, inclusive de críticas a algumas práticas e interpretações da Igreja Católica. A Reforma, iniciada por Lutero em 1517, apregoou o livre-exame de textos bíblicos valendo-se também da expansão da imprensa. A Bíblia traduzida para o alemão – diferente da versão católica em latim – alcançou um grande público e contribuiu para abalar a hegemonia cultural e religiosa da Santa Sé.

Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


29
(ENEM 2020 - 1ª Aplicação).

    “Devo estar chegando perto do centro da Terra. Deixe ver: deve ter sido mais de seis mil quilômetros, por aí...” (como se vê, Alice tinha aprendido uma porção de coisas desse tipo na escola, e embora essa não fosse uma oportunidade lá muito boa de demonstrar conhecimentos, já que não havia ninguém por perto para escutá-la, em todo caso era bom praticar um pouco) “... sim, deve ser mais ou menos essa a distância... mas então qual seria a latitude ou longitude em que estou?” (Alice não tinha a menor ideia do que fosse latitude ou longitude, mas achou que eram palavras muito imponentes).

CARROLL, L. Aventuras de Alice: no Pais das Maravilhas, Através do espelho e olmos textos. São Paulo: Summus. 1960.

O texto descreve uma confusão da personagem em relação

A
B
C
D
E

A imprecisão descrita no texto mostra que a personagem não tem a noção exata de sua distância e de sua profundidade do interior do planeta. Isso é possível observar quando mostra as dificuldades de identificar a localização e a distância relativa do percurso realizado no excerto apresentado. No texto, não há menção confusa quanto à projeção cartográfica de algum mapeamento elaborado; dificuldade de compreensão das horas no deslocamento; não identificação do norte magnético; e das disformidades provocadas nas formas continentais geológicas ou cartográficas.

Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


30
(ENEM 2020 - 1ª Aplicação).

    A arte pré-histórica africana foi incontestavelmente um veículo de mensagens pedagógicas e sociais. Os San, que constituem hoje o povo mais próximo da realidade das representações rupestres, afirmam que seus antepassados lhes explicaram sua visão do mundo a partir desse gigantesco livro de imagens que são as galerias. A educação dos povos que desconhecem a escrita está baseada sobretudo na imagem e no som, no audiovisual.

Kl-ZERBO. J. A arte pré-histórica africana, In: KI-ZERBO, J. (Org.) História geral da África I: metodologia e pré-história da África. Brasília: Unesco, 2010.

De acordo com o texto, a arte mencionada é importante para os povos que a cultivam por colaborar para o(a)

A
B
C
D
E

A alternativa A retoma o texto ao privilegiar as imagens como transmissoras de mensagens pedagógicas e sociais. Muitos povos ágrafos (sem escrita) transmitiram elementos de sua cultura utilizando a arte rupestre com desenhos em paredes rochosas, evidenciando a função dessas representações.

Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


31
(ENEM 2020 - 1ª Aplicação).

    Será que as coisas lhe pareceriam diferentes se, de fato, todas elas existissem apenas na sua mente — se tudo o que você julgasse ser o mundo externo real fosse apenas um sonho ou alucinação gigante, de que você jamais fosse despertar? Se assim fosse, então é claro que você nunca poderia despertar, como faz quando sonha, pois significaria que não há mundo “real” no qual despertar. Logo, não seria exatamente igual a um sonho ou alucinação normal.

NAGEL. T. Uma breve introdução à filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

O texto confere visibilidade a uma doutrina filosófica contemporânea conhecida como:

A
B
C
D
E

O texto refere-se ao conceito de solipsismo, segundo o qual nada existe fora da experiência e da construção mental do indivíduo. Essa doutrina chega, inclusive, a negar a existência do próprio mundo.

Portanto, alternativa "E".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


32
(ENEM 2020 - 1ª Aplicação).

    A demanda mundial para a produção de alimentos aumenta progressivamente a taxas muito altas. Atualmente, na maioria dos países, continentes e regiões, a água consumida na agricultura é de cerca de 70% da disponibilidade total.

TUNDISI, J. G. Recursos hídricos no futuro: problemas e soluções. Estudos Avançados, n. 63, 2008 (adaptado).

Para que haja a redução da pressão sobre o recurso natural mencionado, a expansão da agricultura demanda melhorias no(a)

A
B
C
D
E

Para que haja a redução da pressão sobre a água, a expansão da agricultura demanda melhorias na eficiência das técnicas de irrigação. O uso eficiente pode ser alcançado atuando-se na estrutura de irrigação então existente, em sistemas de irrigação e gestão do uso de água, nos métodos de manejo da irrigação e nas técnicas que permitem aumento da eficiência do uso da água.

Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


33
(ENEM 2020 - 1ª Aplicação).

    No caso do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, a ênfase está posta no traçado de uma estratégia geral de desarticulação, não só dos inimigos reais como dos potenciais, inserida na concepção preventiva que supôe que a mínima dissidência é um sinal de perigo e de guerra futura. Deve-se ter capacidade para responder a uma guerra convencional tanto quanto para enfrentar um inimigo difuso, atentando simultaneamente para todas as áreas geográficas do planeta. Trata-se, sem dúvida, da estratégia com pretensões mais abrangentes que se desenvolveu até agora.

CECEÑA, A. E. Hegemonias e emancipações no século XXI. Buenos Aires: Clacso, 2005 (adaptado).

Tomando o texto como parâmetro, qual tendência contemporânea impulsiona a formulação de estratégias mais abrangentes por parte do Estado americano?

A
B
C
D
E

A tendência contemporânea que impulsiona a formulação de estratégias estadunidenses mais abrangentes, num contexto no qual não existem apenas inimigos reais, mas potenciais, e a propagação de organizações em redes, podem assegurar maior controle do espaço global, e manter a disseminação de suas ideias e valores, além de consolidar um ambiente sobre o qual Washington é um grande protagonista.

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


34
(ENEM 2020 - 1ª Aplicação).

    O planejamento deixou de controlar o crescimento urbano e passou a encorajá-lo por todos os meios possíveis e imagináveis. Cidades, a nova mensagem soou em alto e bom som, eram máquinas de produzir riquezas: o primeiro e principal objetivo do planejamento devia ser o de azeitar a máquina.

HALL, P. Cidades do amanhã: uma história intelectual do planejamento e do projeto urbanos no século XX. São Paulo: Perspectiva. 2016 (adaptado).

O modelo de planejamento urbano problematizado no texto é marcado pelo(a)

A
B
C
D
E

A cidade apresenta, entre outras características, elevada concentração de infraestruturas e serviços voltados ao atendimento de interesses sociais e econômicos. O planejamento, considerado como um instrumento que busca organizar a produção, a estruturação e a apropriação do espaço urbano, tem por objetivo desenvolver programas e serviços que visam a melhorar a qualidade de vida da população. Para atender as demandas de natureza econômica, o atual modelo de planejamento urbano tem sido marcado pela ampliação da participação empresarial, de modo beneficiar predominantemente os interesses voltados à reprodução do capital, sobrepondo-se em grande parte às medidas que visam atender as necessidades sociais.

Portanto, alternativa "E".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


35
(ENEM 2020 - 1ª Aplicação).

    Escudos antigos ou maciços cristalinos são blocos imensos de rochas antigas. Estes escudos são constituídos por rochas cristalinas (magmático-plutônicas), formadas em eras pré-cambrianas, ou por rochas metamórficas (material sedimentar) do Paleozoico. São resistentes, estáveis, porém bastante desgastadas. Correspondem a 36% da área territorial e dividem-se em duas grandes porções: o Escudo das Guianas (norte da Planície Amazônica) e o Escudo Brasileiro (porção centro-oriental brasileira).

Disponível em: http://ambientes.ambientebrasil.com.br. Acesso em: 25 jun. 2015.

As estruturas geológicas indicadas no texto são importantes economicamente para o Brasil por concentrarem

A
B
C
D
E

As concentrações de minerais metálicos ocorrem em rochas metamórficas em função das pressões e mudanças de temperatura e do próprio decaimento atômico. Essas rochas metamórficas, que correspondem a 4% do total de 36% de rochas cristalinas, surgem em vários pontos do território brasileiro, em estados como Minas Gerais (no Quadrilátero Ferrífero) e Pará (na Serra dos Carajás), por exemplo.

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


36
(ENEM 2020 - 1ª Aplicação).

    Em A morte de Ivan IIitch, Tolstoi descreve com detalhes repulsivos o terror de encarar a morte iminente. llitch adoece depois de um pequeno acidente e logo compreende que se encaminha para o fim de modo impossível de parar. “Nas profundezas de seu coração, ele sabia estar morrendo, mas em vez de se acostumar com a ideia, simplesmente não o fazia e não conseguia compreendê-la”.

KAZEZ, J. O peso das coisas: filosofia para o bem-viver. Rio de Janeiro: Tinta Negra, 2004.

O texto descreve a experiência do personagem de Tolstoi diante de um aspecto incontornável de nossas vidas. Esse aspecto foi um tema central na tradição filosófica

A
B
C
D
E

O texto revela temas sobre os dilemas humanos (o inconformismo, a dúvida), de forma a recuperá-los em meio à construção do existencialismo filosófico, aproximado a reflexão no entendimento de si.

Portanto, alternativa "E".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


37
(ENEM 2020 - 1ª Aplicação).

O cântico da terra

    Eu sou a terra, eu sou a vida.

    A ti, ó lavrador, tudo quanto é meu.

    Teu arado, tua foice, teu machado.

    O berço pequenino de teu filho.

    O algodão de tua veste e o pão de tua casa.

    E um dia bem distante a mim tu voltarás.

    E no canteiro materno de meu seio

    tranquilo dormirás.

    Plantemos a roça.

    Lavremos a gleba.

CORALINA, C. Textos e contextos: poemas dos becos de Goiás e estórias mais. São Paulo: Global. 1997 (fragmento).

No contexto das distintas formas de apropriação da terra, o poema de Cora Coralina valoriza a relação entre

A
B
C
D
E

No contexto das distintas formas de apropriação da terra, o poema “O cântico da terra” valoriza a relação entre os camponeses, ao falar do lavrador, do seu arado, da sua foice, do seu machado e do uso da terra.

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


38
(ENEM 2020 - 1ª Aplicação).

    Montaigne deu o nome para um novo gênero literário; foi dos primeiros a instituir na literatura moderna um espaço privado, o espaço do “eu”, do texto íntimo. Ele cria um novo processo de escrita filosófica, no qual hesitações, autocríticas, correções entram no próprio texto.

COELHO. M. Montaigne. São Paulo: Publifolha, 2001 (adaptado).

O novo gênero de escrita aludido no texto é o(a)

A
B
C
D
E

Michel de Montaigne ficou conhecido pela sua obra Essais (“Ensaios”), textos nos quais desenvolve temas partindo de seu ponto de vista, como a dor, a morte, a medicina, a sabedoria e, inclusive, assuntos domésticos.

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


39
(ENEM 2020 - 1ª Aplicação).

Declaração de Salamanca — 1994

    Acreditamos e proclamamos que: toda criança tem direito fundamental á educação e deve ser dada a oportunidade de atingir e manter o nível adequado de aprendizagem; toda criança possui características, interesses, habilidades e necessidades de aprendizagem que são únicas; sistemas educacionais deveriam ser designados e programas educacionais deveriam ser implementados no sentido de se levar em conta a vasta diversidade de tais características e necessidades.

Disponível em: http://portal.mec.gov.br. Acesso em: 4 out. 2015.

Como signatário da Declaração citada, o Brasil comprometeu-se com a elaboração de políticas públicas educacionais que contemplem a

A
B
C
D
E

A declaração contida no texto (Salamanca) foi precursora na discussão sobre o indivíduo e seu universo, bem como em relação ao acesso amplo à educação como direito, logo, diz respeito à pluralidade e a políticas de inclusão.

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


40
(ENEM 2020 - 1ª Aplicação).

TEXTO I

    Os meus pensamentos são todos sensações. Penso com os olhos e com os ouvidos E com as mãos e os pés E com o nariz e a boca.

PESSOA. F. O guardador de rebanhos – IX. In: GALHOZ. M. A. (Org.). Obras poéticas. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1999 (fragmento).

TEXTO II

    Tudo aquilo que sei do mundo, mesmo por ciência, eu o sei a partir de uma visão minha ou de uma experiência do mundo sem a qual os símbolos da ciência não poderiam dizer nada.

MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da percepção. São Paulo: Martins Fontes. 1999 (adaptado).

Os textos mostram-se alinhados a um entendimento acerca da ideia de conhecimento, numa perspectiva que ampara a

A
B
C
D
E

Os textos abordam a percepção da realidade tendo por base o corpo e as sensações. Fernando Pessoa, com seu heterônimo Alberto Caeiro por um viés mais panteísta, e Merleau-Ponty, filósofo representante da fenomenologia, com alusão ao corpo inserto no mundo: “sinto, logo existo!”

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


41
(ENEM 2020 - 1ª Aplicação).

    A expansão das cidades e a formação das aglomerações urbanas no Brasil foram marcadas pela produção industrial e pela consolidação das metrópoles como locais de seu desenvolvimento. Na segunda metade do século XX, as metrópoles brasileiras estenderam-se por áreas de ocupação contínua,

MOURA. R. Arranjos urbano-regionais no Brasil: especificidades e reprodução de padrões. Disponível em: w.w.w.ub.edu. Acesso em: 11 fev. 2015.

O resultado do processo geográfico descrito foi o(a)

A
B
C
D
E

O crescimento das cidades brasileiras, a partir de meados do século XX, provocou a metropolização dos grandes espaços urbanos. Porém, a urbanização do Brasil foi marcada pela segregação socioespacial que levou à expansão das cidades para as áreas periféricas.

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


42
(ENEM 2020 - 1ª Aplicação).

Zona de pastoreio e cultura do algodão e cereais do agreste (1963)

ANDRADE, M. C. A terra e o homem no Nordeste. São Paulo: Brasiliense, 1963.

A dinâmica produtiva apresentada na imagem tem como estratégia central

A
B
C
D
E

O diagrama, que mostra o uso do solo, com pastoreio, cultura de algodão e cereais no Agreste, evidencia que no mesmo solo, as diversas culturas executadas ao longo do ano adéquam às situações impostas pela natureza (clima, ambiente etc.). Não há predomínio de uma única atividade e a região do Agreste não se caracteriza pelas exportações.

Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


43
(ENEM 2020 - 1ª Aplicação).

    A colisão entre uma placa continental e uma oceânica provocará a subducção desta última sob a placa continental, que, a exemplo dos arcos e ilhas, produzirá um arco magmático na borda do continente, composto por rochas vulcânicas acompanhado de deformações e metamorfismo tanto de rochas preexistentes como de parte das rochas formadas no processo.

TEIXEIRA, W. et al. (Org.). Decifrando a Terra. São Paulo: Oficina de Textos. 2000.

Qual feição fisiográfica é gerada pelo processo tectônico apresentado?

A
B
C
D
E

O movimento convergente de placas litosféricas origina os chamados dobramentos modernos, a exemplo da Cordilheira dos Andes. Nesse caso, a placa oceânica, que é mais densa, mergulha sob a continental e entra em processo de fusão, dando origem ao vulcanismo e, consequentemente, à cadeia montanhosa. Por outro lado, planícies abissais são formadas pela divergência das placas tectônicas, enquanto bacias sedimentares e depressões absolutas são áreas rebaixadas. Já os planaltos cristalinos são marcados por sua origem antiga, apresentando assim menores altitudes.

Portanto, alternativa "E".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


44
(ENEM 2020 - 1ª Aplicação).

    “O movimento sedicioso ocorrido na capitania de Pernambuco, no ano 1817, foi analisado de formas diferentes por dois meios de comunicação daquela época. O Correio Braziliense apontou para o fato de ser ‘a comoção no Brasil motivada por um descontentamento geral, e não por maquinações de alguns indivíduos’. Já a Gazeta do Rio de Janeiro considerou o movimento como um ‘pontual desvio de norma, apenas uma ‘mancha’ nas ‘páginas da História Portuguesa’, tão distinta pelos testemunhos de amor e respeito que os vassalos desta nação consagram ao seu soberano’.”

JANCSÓ, I.; PIMENTA. J. P. Peças de um mosaico. In: MOTA C. G. (Org.). Viagem incompleta: a experiência brasileira (1500-2000). São Paulo: Senac, 2000. Adaptado.

Os fragmentos das matérias jornalísticas sobre o acontecimento, embora com percepções diversas, relacionam-se a um aspecto do processo de independência da colônia luso-americana expresso em dissensões entre

A
B
C
D
E

A Revolução Pernambucana de 1817, por se encaixar no processo de emancipação político brasileiro, refletiva, ainda que de forma regional, um projeto das elites locais no sentido de separar o Nordeste do Reino Unido criado em 1815 e colocado sob a hegemonia de Portugal. Obs.: O jornal Correio Braziliense era editado em português na cidade de Londres, pelo brasileiro Hipólito da Costa.

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


45
(ENEM 2020 - 1ª Aplicação).

    A Divisão Internacional do Trabalho significa que alguns países se especializam em ganhar e outros, em perder. Nossa comarca no mundo, que hoje chamamos América Latina, foi precoce: especializou-se em perder desde os remotos tempos em que os europeus do Renascimento se aventuraram pelos mares e lhe cravaram os dentes na garganta. Passaram-se os séculos e a América Latina aprimorou suas funções.

GALENO, E. As veias abertas da América Latina. São Paulo: Paz e Terra, 1978.

Escrito na década de 1970, o texto considera a participação da América Latina na Divisão Internacional do Trabalho marcada pela

A
B
C
D
E

O texto clássico do escrito Eduardo Galeano considera que a inserção periférica da América Latina na DIT, Divisão Internacional do Trabalho, foi marcada pela espoliação de seus recursos territoriais — minérios, recursos hídricos, energéticos e vegetais, solos etc. — pelas potências coloniais, a favor de suas necessidades imperiais e em desfavor, em prejuízo, da população latino-americana.

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)




Nenhum comentário:

Postar um comentário