quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

ENEM_Humanas_2020_Digital

ENEM 2020 - ENEM DIGITAL
ENEM 2020 - CIÊNCIAS HUMANAS - ENEM DIGITAL

01
(ENEM 2020 - ENEM DIGITAL).

Lei n. 3 353, de 13 de maio de 1888

    A Princesa Imperial Regente, em nome de Sua Majestade o Imperador, o Senhor D. Pedro II, faz saber a todos os súditos do Império que a Assembleia-Geral decretou e ela sancionou a lei seguinte:

    Art. 1º: É declarada extinta desde a data desta lei a escravidão no Brasil.

    Art. 2º: Revogam-se as disposições em contrário.

    Manda, portanto, a todas as autoridades, a quem o conhecimento e execução da referida lei pertencer, que a cumpram, e façam cumprir e guardar tão inteiramente como nela se contém.

    Dada no Palácio do Rio de Janeiro, em 13 de maio de 1888, 67º ano da Independência e do Império. Princesa Imperial Regente.

Disponível em: www.planalto.gov.br. Acesso em: 6 fev. 2015 (adaptado).

Um dos fatores que levou à promulgação da lei apresentada foi o(a)

A
B
C
D
E

    A Lei Áurea , de 1888, resultou de décadas de pressão do movimento abolicionista. Exemplos desta pressão são jornais antiescravistas que circulavam em cidades do Império e a atuação de advogados e rábulas (advogados sem formação) em processos de alforria. A essas manifestações devem-se acrescentar pronun - ciamentos antiescravistas formulados no Parlamento e os esforços das sociedades abolicionistas, o que incluía a atuação ilegal dos “caifases”.

   Portanto, alternativa "E".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


02
(ENEM 2020 - ENEM DIGITAL).

    Sem negar que Deus prevê todos os acontecimentos futuros, entretanto, nós queremos livremente aquilo que queremos. Porque, se o objeto da presciência divina é a nossa vontade, é essa mesma vontade assim prevista que se realizará. Haverá, pois, um ato de vontade livre, já que Deus vê esse ato livre com antecedência.

SANTO AGOSTINHO. O livre-arbítrio. São Paulo: Paulus, 1995 (adaptado).

Essa discussão, proposta pelo filósofo Agostinho de Hipona (354-430), indica que a liberdade humana apresenta uma

A
B
C
D
E

    O texto aponta o princípio básico de existência e de ações previstas pelo criador e, portanto, trata-se de uma instância absoluta condicionadora de sabedoria.

    Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


03
(ENEM 2020 - ENEM DIGITAL).

DAVID, J-L. A coroação de Napoleão (detalhe). Óleo sobre tela, 621 x 979 cm. Louvre, França, 1807. Disponível em: http://theweddingtiara.com. Acesso em: 8 abr. 2015.

O gesto representado no quadro simboliza uma diferença entre o império napoleônico e a monarquia absolutista, por

A
B
C
D
E

    O famoso gesto no qual Napoleão retira do Papa Pio VII a coroa e a coloca sobre sua própria cabeça marca a ruptura com o protocolo utilizado nas sagrações absolutistas, que reiteravam a origem divina do poder real. Napoleão, ainda que autoritário, é considerado o grande divulgador do ideário defendido pela burguesia, o liberalismo, caracterizado pelo anticlericalismo e pela defesa dos chamados direitos naturais.

   Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


04
(ENEM 2020 - ENEM DIGITAL).

    Depois da Independência, em 1822, o país enfrentaria problemas que com frequência emergiram durante a formação dos Estados nacionais da América Latina. Em muitas regiões do Brasil, essas divergências foram acompanhadas de revoltas, inclusive contra o imperador D. Pedro I. Com a abdicação deste, em 1831, o país atravessaria tempos ainda mais turbulentos sob o regime regencial.

REIS, J. J. Rebelião escrava no Brasil: a história do Levante dos Malês em 1835. São Paulo: Cia. das Letras, 2003 (adaptado).

A instabilidade política no país, ao longo dos períodos mencionados, foi decorrente da(s)

A
B
C
D
E

    O choque entre as tendências federalista (autonomia nos governos regionais em face do governo central) e unitarista (subordinação dos governos locais ao poder central) marcou a vida política do Brasil no Primeiro Reinado (1822-1831) e no Período Regencial (1831- 1840) resultando muitas vezes em sanguinolentas guerras civis.

   Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


05
(ENEM 2020 - ENEM DIGITAL).

    Os fundamentos da meteorologia tropical, como mostrou Richard Grove, foram estabelecidos durante o grande El Niño de 1790-91, que, além de levar a seca e a fome a Madras e Bengala, desmantelou a agricultura em várias colônias caribenhas da Inglaterra. Pela primeira vez, medições meteorológicas simultâneas, milhares de milhas distantes entre si, sugeriram que aquelas condições de tempo extremo talvez estivessem associadas em todos os trópicos — uma ideia que só seria completamente desenvolvida durante a seca global de 1876-78.

DAVIS, M. Holocaustos coloniais: clima, fome e imperialismo na formação do Terceiro Mundo. Rio de Janeiro; São Paulo: Record, 2002.

O fenômeno climático citado ocorre periodicamente e tem como causa o aumento da

A
B
C
D
E

    No período em que o El Niño se manifesta, ocorre o aquecimento anormal das águas do Pacífico – os ventos alísios enfraquecem-se e as águas quentes permanecem próximas da América do Sul, provocando mudanças profundas no clima terrestre, interferindo nas variações de temperatura e no ritmo de chuvas.

   Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


06
(ENEM 2020 - ENEM DIGITAL).

    Os sofistas inventam a educação em ambiente artificial, o que se tornará uma das características de nossa civilização. Eles são os profissionais do ensino, antes de tudo pedagogos, ainda que seja necessário reconhecer a notável originalidade de um Protágoras, de um Górgias ou de um Antifonte, por exemplo. Por um salário, eles ensinavam a seus alunos receitas que lhes permitiam persuadir os ouvintes, defender, com a mesma habilidade, o pró e o contra, conforme o entendimento de cada um.

HADOT, P. O que é a filosofia antiga? São Paulo: Loyola, 2010 (adaptado).

O texto apresenta uma característica dos sofistas, mestres da oratória que defendiam a(o)

A
B
C
D
E

    A base do pensamento sofista nunca foi algo homogêneo, mas tende a ligá-los a uma prática de defesa ampla que assegura não uma só verdade, mas uma relativização para construí-la.

   Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


07
(ENEM 2020 - ENEM DIGITAL).

    Brasília é a primeira cidade moderna inscrita na lista do Patrimônio Mundial. O plano da cidade, idealizado por Lúcio Costa, segue os princípios básicos da Carta de Atenas, de 1933. Uma cidade estruturada em áreas, cada qual com uma função específica (área monumental, onde se concentram os prédios da administração, área residencial, área agrária e área de lazer), separadas por vastos espaços naturais que se comunicam pelo traçado das grandes vias.

SILVA, F. F. As cidades brasileiras e o Patrimônio Cultural da Humanidade. São Paulo: Peirópolis, 2003.

A cidade apresentada foi reconhecida como Patrimônio Cultural da Humanidade porque

A
B
C
D
E

    O Plano Piloto de Brasília foi reconhecido como Patrimônio Cultural da Humanidade em 1987, por ser a primeira concepção modernista que integra a escala monumental arquitetônica com uma convivência urbana cercada por áreas verdes. Elaborado por Lúcio Costa, teve sua forma inspirada pelo sinal de uma cruz, mas um dos eixos foi depois arqueado para se adaptar ao relevo da região.

   Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


08
(ENEM 2020 - ENEM DIGITAL).

    No protestantismo ascético, temos não apenas a clara noção da primazia da ética sobre o mundo, mas também a mitigação dos efeitos da dupla moral judaica (uma moral interna para os irmãos de crença e outra externa para os infiéis). O desafio aqui é o da ética, que quer deixar de ser um ideal eventual e ocasional (que exige dos virtuosos religiosos quase sempre uma “fuga do mundo”, como na prática monástica cristã medieval) para tornar-se efetivamente uma lei prática e cotidiana “dentro do mundo”.

SOUZA, J. A ética protestante e a ideologia do atraso brasileiro. Revista Brasileira de Ciências Sociais, n. 38, out. 1998.

Retomando o pensamento de Max Weber, o texto apresenta a tensão entre positividade éticoreligiosa e esferas mundanas de ação. Nessa perspectiva, a ética protestante é compreendida como

A
B
C
D
E

    Em sua obra A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo, Weber entende que o ascetismo e o trabalho vivenciado como vocação, em concordância com a ética puritana nos Estados Unidos, contribuíram para o processo de acúmulo de capital naquele país.

   Portanto, alternativa "E".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


09
(ENEM 2020 - ENEM DIGITAL).

    Constantinopla, aquela cidade vasta e esplêndida, com toda a sua riqueza, sua ativa população de mercadores e artesãos, seus cortesãos em seus mantos civis e as grandes damas ricamente vestidas e adornadas, com seus séquitos de eunucos e escravos, despertaram nos cruzados um grande desdém, mesclado a um desconfortável sentimento de inferioridade.

RUNCIMAN, S. A Primeira Cruzada e a fundação do Reino de Jerusalém. Rio de Janeiro: Imago, 2003 (adaptado).

A reação dos europeus quando defrontados com essa cidade ocorreu em função das diferenças entre Oriente e Ocidente quanto aos(às)

A
B
C
D
E

    O movimento das Cruzadas ampliou o contato da Europa Ocidental com o Oriente. Constantinopla, sede do Império Bizantino, era um centro cosmopolita e comercial que contrastava com as precárias condições do feudalismo europeu. As características dessa cidade eram uma decorrência da sobrevivência de estruturas herdadas do Império Romano e também da condição de portal entre a Europa e a Ásia ostentado pela metrópole bizantina.

   Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


10
(ENEM 2020 - ENEM DIGITAL).

    As pessoas do Rio de Janeiro se fazem transportar em cadeirinhas bem douradas sustentadas por negros. Esta cadeira é seguida por um ou dois negros domésticos, trajados de librés mas com os pés nus. Se é uma mulher que se transporta, ela tem frequentemente quatro ou cinco negras indumentadas com asseio; elas vão enfeitadas com muitos colares e brincos de ouro. Outras são levadas em uma rede. Os que querem andar a pé são acompanhados por um negro, que leva uma sombrinha ou guarda-chuva, como se queira chamar.

LARA, S. H. Fragmentos setecentistas. São Paulo: Cia. das Letras, 2007 (adaptado).

Essas práticas, relatadas pelo capelão de um navio que ancorou na cidade do Rio de Janeiro em dezembro de 1748, simbolizavam o seguinte aspecto da sociedade colonial:

A
B
C
D
E

    Embora a escravização por si só crie uma situação degradante para o escravizado, essa instituição, a par de sua função precipuamente econômica (atividade produtiva), incluía aspectos relacionados com a ostentação de poder e riqueza exibida pelos seus senhores.

   Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


11
(ENEM 2020 - ENEM DIGITAL).

    A década que se segue ao fim da guerra constitui praticamente uma continuação desta com a acomodação difícil de seus resultados. A ruptura do sistema internacional com a Revolução Soviética, a ascensão dos Estados Unidos, o recuo da Europa e o início da contestação anticolonial marcam uma década que para muitos foi de pessimismo e para alguns de ilusão, que bruscamente se encerra com a quebra da bolsa de Nova Iorque. Com a crise de 1929 terá início a preparação de uma nova guerra mundial.

VIZENTINI, P. G. F. Primeira Guerra Mundial. Porto Alegre: UFRGS, 2006 (adaptado).

Os eventos mencionados no texto contribuíram fortemente para a ascensão de regimes propensos a um novo conflito armado, pois

A
B
C
D
E

    Uma das consequências marcantes da Primeira Guerra Mundial foi a ascensão de movimentos políticos de extrema direita, segundo o modelo fascista implantado na Itália por Mussolini. O caráter anticomunista e antidemocrático do autoritarismo mussoliniano contribuiu para cooptar importantes parcelas da população europeia, enfraquecendo as democracias liberais burguesas.

   Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


12
(ENEM 2020 - ENEM DIGITAL).

    Princípios práticos são subjetivos, ou máximas, quando a condição é considerada pelo sujeito como verdadeira só para a sua vontade; são, por outro lado, objetivos, quando a condição é válida para a vontade de todo ser natural.

KANT, I. Crítica da razão prática. Lisboa: Edições 70, 2008.

A concepção ética presente no texto defende a

A
B
C
D
E

    O texto remete ao conceito de Kant em relação ao imperativo categórico, lei universal com finalidade de regular ações para equilíbrio, em contraposição às máximas, de cunho individual de ações.

   Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


13
(ENEM 2020 - ENEM DIGITAL).

    Associados a atividades importantes e variadas na evolução das sociedades americanas modernas, os africanos conseguiram impor sua marca nas línguas, culturas, economias, além de participar, quase invariavelmente, na composição étnica das comunidades do Novo Mundo. A sua influência alcançou mais fortemente as regiões do latifúndio agrícola, em comunidades cujo desenvolvimento ocorreu às margens do Atlântico e do mar das Antilhas, do sudeste dos Estados Unidos até a porção nordeste do Brasil, e ao longo das costas do Pacífico, na Colômbia, no Equador e no Peru.

KNIGHT, F. W. A diáspora africana. In: AJAYI, J. F. A. (Org.). História geral da África: África do século XIX à década de 1880. Brasília: Unesco, 2010 (adaptado).

Uma das contribuições da diáspora descrita no texto para o continente americano foi o(a)

A
B
C
D
E

    O tráfico negreiro para o continente americano, além do interesse europeu mercantilista, significou também o transplante da cultura e de conhecimentos produtivos dos escravizados. Tal fato influenciou consideravelmente as técnicas agrícolas utilizadas na América colonial e colaborou para o melhor aproveitamento do clima e solo americanos.

   Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


14
(ENEM 2020 - ENEM DIGITAL).

    Entenda a crise na Ucrânia O presidente da Rússia, Vladimir Putin, e dois líderes da Crimeia assinaram, em março de 2014, um acordo para tornar a República Autônoma parte da Rússia. O tratado foi assinado dois dias após o povo da Crimeia aprovar em um referendo a separação da Ucrânia e a reunificação com a Rússia. A votação foi condenada por Kiev e pela comunidade internacional, que a considera ilegítima.

Disponível em: http://g1.globo.com. Acesso em: 28 out. 2014 (adaptado).

A justificativa para o acordo descrito fundamentava-se na ideia de

A
B
C
D
E

    Em 2014, instabilidades políticas na Ucrânia levaram a população russa habitante da porção leste do país (onde se encontra a Península da Crimeia – República Autônoma) a promover movimentos separatistas (com o apoio do governo russo). Após invadir essa Península o exército russo permitiu que a população da península, que é de maioria russa, promovesse o referido plebiscito, que resultou no retorno da Crimeia à Federação Russa (até a década de 1950, a República Autônoma da Crimeia tinha pertencido à Federação Russa – na época, a maior e mais importante das repúblicas constituintes da URSS). Essa atitude, evidentemente, não foi aceita pela Ucrânia e também não foi reconhecida pela comunidade internacional.

   Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


15
(ENEM 2020 - ENEM DIGITAL).

TEXTO I

    C = M + D − R. A equação, desenvolvida pelo economista Robert Klitgaard, descreve a corrupção. Traduzindo-a em palavras, temos que a corrupção (C) é dada pelo grau de monopólio (M) existente no serviço público, mais o poder discricionário (D) que as autoridades têm para tomar decisões, menos a responsabilização (R), que é basicamente a existência de mecanismos de controle. Outras versões da fórmula acrescentam ao R uma dimensão moral, que também funcionaria como barreira contra a cultura da corrupção.

SCHWARTSMAN, H. Fórmula da corrupção. Disponível em: www.folha.uol.com.br. Acesso em: 26 abr. 2015 (adaptado).

TEXTO II

    Corrupção significa transação ou troca entre quem corrompe e quem se deixa corromper. Trata-se normalmente de uma promessa de recompensa em troca de um comportamento que favoreça os interesses do corruptor. A corrupção não está ligada apenas ao grau de institucionalização, à amplitude do setor público e ao ritmo das mudanças sociais; está também relacionada com a cultura das elites e das massas. Depende da percepção que tende a variar no tempo e no espaço.

BOBBIO, N.; MATTEUCCI, N.; PASQUINO, G. Dicionário de política. Brasília: UnB, 2009 (adaptado).

O segundo texto complementa a compreensão do fenômeno da corrupção tal como abordado no primeiro texto, na medida em que

A
B
C
D
E

    O texto II complementa a compreensão do fenômeno da corrupção à medida que imputa responsabilidade e participação por parte de uma cultura das elites e das massas, agentes que são externos ao Estado.

   Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


16
(ENEM 2020 - ENEM DIGITAL).

    O processo de modernização da agricultura brasileira resultou em profundas modificações nas relações sociais, no mundo do trabalho e da produção. Mas a modernização teve também como consequência, num modelo social perverso como o nosso, a permanência da concentração da terra, o êxodo rural, aumentou o processo de assalariamento para o homem rural, concentrou capitais e gerou um processo de industrialização da agricultura, direcionada para atender às demandas do capital nacional e internacional.

MENEZES NETO, A. J. Educação, sindicalismo e novas tecnologias nos processos sociais agrários. Disponível em: www.senac.br. Acesso em: 10 fev. 2014.

Nesse contexto, o processo apresentado revela contradições no espaço agrário brasileiro decorrentes da expansão da

A
B
C
D
E

    A modernização da agricultura no Brasil caracteriza-se pela expansão das lavouras comerciais, sobretudo pelos cultivos de grãos, que concentrou terra, aumentou o desemprego e a desigualdade no campo.

   Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


17
(ENEM 2020 - ENEM DIGITAL).

    O jovem que nasceu e cresceu sob a ditadura perdeu muitos contatos com a realidade e com a história como processo vivo. Mas conheceu em sua carne o que é a opressão e como a repressão institucional (às vezes inconsciente e definitiva, dentro da família, da escola etc.) é odiosa. Essa é uma riqueza ímpar. O potencial radical de um jovem — pobre, de pequena burguesia ou “rico” — que sofre prolongadamente uma experiência dessas, constitui um agente político valioso. Ele está “embalado” para rejeitar e combater a opressão sistemática e a repressão dissimulada, o que o converte em um ser político inconformista promissor.

FERNANDES, F. O dilema político dos jovens. In: Florestan Fernandes na constituinte: leituras para reforma política. São Paulo: Expressão Popular, 2014.

No contexto mencionado, Florestan Fernandes tematiza um efeito inesperado do exercício do poder político decorrente da

A
B
C
D
E

    O aspecto formal defendido por Florestan Fernandes é a impossibilidade de realização do controle total.

    Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


18
(ENEM 2020 - ENEM DIGITAL).

    Vive-se a Revolução Verde. Trata-se da disseminação de novas práticas, permitindo um vasto aumento na produção. O modelo baseia-se na intensiva utilização de sementes melhoradas (particularmente das híbridas), assim como no uso sistemático de insumos industriais (fertilizantes e agrotóxicos), no recurso à irrigação e na mecanização do trabalho.

DEL PRIORE, M.; VENÂNCIO, R. Uma história da vida rural no Brasil. Rio de Janeiro: Ediouro, 2006 (adaptado).

No Brasil, uma desvantagem para o pequeno produtor provocada pela expansão do modelo agrícola descrito é a

A
B
C
D
E

    A Revolução Verde se fundamenta na utilização de insumos agrícolas de elevado custo, representando uma desvantagem para o pequeno produtor.

   Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


19
(ENEM 2020 - ENEM DIGITAL).

    O fim último, causa final e desígnio dos homens, ao introduzir uma restrição sobre si mesmos sob a qual os vemos viver nos Estados, é o cuidado com sua própria conservação e com uma vida mais satisfeita; quer dizer, o desejo de sair da mísera condição de guerra que é a consequência necessária das paixões naturais dos homens, como o orgulho, a vingança e coisas semelhantes. É necessário um poder visível capaz de mantê-los em respeito, forçando-os, por medo do castigo, ao cumprimento de seus pactos e ao respeito às leis, que são contrárias a nossas paixões naturais.

HOBBES, T. M. Leviatã. São Paulo: Nova Cultural, 1999 (adaptado).

Para o autor, o surgimento do estado civil estabelece as condições para o ser humano

A
B
C
D
E

    Para Hobbes, filósofo contratualista, a sociedade civil seria um artifício para conter o estado de conflito e guerra em que estariam mergulhados os homens em estado de natureza, e, dessa forma, torna-se necessário obter a situação de paz, com a consolidação do Estado absolutista.

   Portanto, alternativa "E".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


20
(ENEM 2020 - ENEM DIGITAL).

    Em 1991 foi criado no Tratado da Antártica o Protocolo de Madri, e a partir desse protocolo deixou-se de discutir como dividir a Antártica e passou-se a estudar maneiras de preservá-la, tornando-a uma reserva natural dedicada à paz e à ciência.

MACHADO, C. S.; BRITO, T. Coleção explorando o ensino: Antártica. Brasília: MEC, 2006 (adaptado).

Sobre a apropriação dos recursos existentes na área indicada, esse documento tem sido fundamental para instituir

A
B
C
D
E

    Em 1991 foi criado no Tratado da Antártica o Protocolo de Madri, que vigorará até 2048, o qual impede a exploração econômica dos recursos naturais do continente, incluindo água e petróleo, e assegura liberdade para pesquisas científicas.

    Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


21
(ENEM 2020 - ENEM DIGITAL).

    Os canais meândricos são encontrados, com frequência, nas áreas úmidas cobertas por vegetação ciliar, descrevem curvas sinuosas harmoniosas e semelhantes entre si. Várias são as condições essenciais para o desenvolvimento dos meandros: camadas de detritos de granulação móvel, coerentes, firmes e não soltas; gradientes moderadamente baixos; fluxos contínuos e regulares; cargas em suspensão e de fundo em quantidades mais ou menos equivalentes.

GUERRA, A. J. T.; CUNHA, S. B. (Org.). Geomorfologia: uma atualização de bases e conceitos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1994.

A drenagem fluvial apresentada desenvolve-se em qual ambiente topográfico?

A
B
C
D
E

    A drenagem fluvial apresentada desenvolve-se nas planícies sedimentares, em áreas de relevo plano que favorecem a formação de canais meândricos, devido à baixa declividade dos terrenos.

   Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


22
(ENEM 2020 - ENEM DIGITAL).

    O tenentismo veio preencher um espaço: o vazio deixado pela falta de lideranças civis aptas a conduzirem o processo revolucionário brasileiro que começava a sacudir as já caducas instituições políticas da República Velha. Os “tenentes” substituíram os inexistentes partidos políticos de oposição aos governos de Epitácio Pessoa e de Artur Bernardes.

PRESTES, A. L. Uma epopeia brasileira: a Coluna Prestes. São Paulo: Moderna, 1995 (adaptado).

Um dos objetivos do movimento político abordado no texto era

A
B
C
D
E

    O tenentismo foi um movimento armado, organizado por jovens oficiais do Exército, que procurou derrubar o poder dos cafeicultores e as práticas coronelistas. Defendiam ideias de salvação nacional, e também a necessidade de reformas políticas e eleitorais. Seu caráter agressivo colaborou para a crise das oligarquias na década de 1920 e, posteriormente, na queda da República das Oligarquias.

   Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


23
(ENEM 2020 - ENEM DIGITAL).

    É certo que entramos na era das sociedades de “controle”. Elas já não são exatamente sociedades disciplinares, cuja técnica principal é o confinamento (não somente o hospital e a prisão, mas também a escola, a fábrica, o quartel). A sociedade de controle não funciona por confinamento, mas por controle contínuo e comunicação instantânea. É evidente que não deixamos de falar de prisão, de escola, de hospital: mas essas instituições estão em crise.

DELEUZE, G. Entrevista a Toni Negri. In: O devir revolucionário e as criações políticas. Novos Estudos Cebrap, n. 28, out. 1990 (adaptado).

No trecho, ao problematizar as sociedades contemporâneas, Gilles Deleuze está enfatizando a ausência de

A
B
C
D
E

    De acordo com o texto, a sociedade de “controle” já não funciona só pelo confinamento, mas por controle contínuo e comunicação instantânea, promovendo a redução da autonomia nas ações individuais.

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


24
(ENEM 2020 - ENEM DIGITAL).

    A redução do valor da aposentadoria se deve ao fator previdenciário, mecanismo utilizado pelo INSS para tentar adiar a aposentadoria dos trabalhadores mais jovens, penalizando quem se aposenta mais cedo, já que esse segurado, teoricamente, vai receber o benefício por mais tempo.

RESENDE, T. Disponível em: http://ieprev.com.br. Acesso em: 25 out. 2015 (adaptado).

Políticas previdenciárias como a apresentada no texto têm sido justificadas com base na dinâmica populacional de aumento da

A
B
C
D
E

    O aumento da expectativa de vida do brasileiro, decorrente da elevação do padrão socioeconômico verificado nas últimas décadas, provocou – num primeiro momento – o amadurecimento da população e posteriormente um “bônus demográfico”, com o aumento da população economicamente ativa, todavia este processo provocou um aumento no percentual de idosos e da população ativa – apta à aposentadoria –, o que exigiu mudanças no sistema previdenciário.

   Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


25
(ENEM 2020 - ENEM DIGITAL).

    Mesmo com a instalação da quarta emissora no Rio de Janeiro, a Rádio Educadora, em janeiro de 1927, a música popular ainda não desfrutava desse meio de comunicação para se tornar mais conhecida. Renato Murce, um dos maiores radialistas de todos os tempos, registrou, no seu livro Nos bastidores do rádio, que as emissoras veiculavam apenas “um certo tipo de cultura, com uma programação quase só da chamada música erudita, conferências maçantes e palestras destituídas de interesse”. E acrescentou: “Nada de música popular. Em samba, então, nem era bom falar”.

CABRAL, S. A MPB na Era do Rádio. São Paulo: Moderna, 1996.

A situação descrita no texto alterou-se durante o regime do Estado Novo, porque o meio de comunicação foi instrumentalizado para

A
B
C
D
E

    Um dos aspectos mais importantes da consolidação do regime do Estado Novo, instaurado por Getúlio Vargas em 1937, foi a instrumentalização dos meios de comunicação e das manifestações culturais, sobretudo as de cunho populista. A execução desse amplo projeto coube ao Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), criado em 1938. O controle sobre as emissoras de rádio, imprimindo-lhes um caráter mais popular, foi o aspecto significativo dessa política, com a institucionalização da Hora do Brasil (mais tarde denominada Voz do Brasil), destinada a promover a imagem do governo junto às camadas menos favorecidas.

   Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


26
(ENEM 2020 - ENEM DIGITAL).

    Numa democracia representativa, como é o Brasil, o direito de votar para escolha dos governantes, que irão ocupar os cargos do Executivo e do Legislativo, é um dos direitos fundamentais da cidadania. Na impossibilidade de participação direta do povo nas decisões que deverão ser tomadas a respeito de questões da máxima relevância para o interesse público, a escolha de representantes para o desempenho dessas tarefas foi o caminho encontrado para que as opções reflitam a vontade do povo.

DALLARI, D. Em busca da democracia representativa. Disponível em: www.jb.com.br. Acesso em: 2 fev. 2015.

Na perspectiva apontada no texto, a consolidação da democracia no Brasil baseia-se na representação popular por meio dos(as)

A
B
C
D
E

    Democracia representativa é o exercício do poder pela população eleitoral, em que os agentes políticos se organizam em partidos para representar os interesses dos eleitores.

   Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


27
(ENEM 2020 - ENEM DIGITAL).

    Certos músicos agradavam tanto ao público da Corte por seu talento especial como virtuose ou como compositor, que sua fama se espraiava para além da Corte local onde estavam empregados, chegando aos mais altos níveis. Eram chamados para tocar nas Cortes dos poderosos, como aconteceu com Mozart; imperadores e reis exprimiam abertamente prazer com sua arte e admiração por suas realizações. Tinham permissão para jantar à mesma mesa — normalmente em troca de uma execução ao piano; muitas vezes se hospedavam em seus palácios quando viajavam e assim conheciam intimamente seu estilo de vida e seu gosto.

ELIAS, N. Mozart, sociologia de um gênio. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1995 (adaptado).

Com base no caso descrito, qual elemento histórico do Antigo Regime contrasta com o trânsito de intelectuais e artistas pelas Cortes?

A
B
C
D
E

    O Antigo Regime, que vigorou na Idade Moderna, era caracterizado por uma sociedade rigidamente estratificada. A sociedade estamental existente na época apresentava poucas chances de uma mobilidade ascendente, a exemplo da genialidade dos artistas que, participando da corte do rei, independentemente da sua origem, aumentavam o seu brilho e o seu prestígio.

   Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


28
(ENEM 2020 - ENEM DIGITAL).

    Somada à produção voltada para o mercado interno está a expansão das culturas de exportação, via de regra financiadas com incentivos fiscais oriundos das políticas territoriais do Estado. Combinando mercado interno e externo, o Estado atuou no sentido de incrementar a produção, principalmente de grãos.

OLIVEIRA, A. U. Agricultura brasileira: transformações recentes. In: ROSS, J. L. S. Geografia do Brasil. São Paulo: Edusp, 2008 (adaptado).

A atuação do Estado brasileiro na atividade descrita ocasionou mudanças socioespaciais marcadas pela

A
B
C
D
E

    Nos últimos anos, o Estado brasileiro tem adotado como política de desenvolvimento agrário o incentivo a produções voltadas principalmente à exportação de produtos primários. Esse modelo tem levado ao aumento das terras agricultáveis rumo à Região Norte do País, avanço esse conhecido como expansão da fronteira agrícola. O avanço da fronteira agrícola vem promovendo um aumento de fluxos migratórios para a região, não sendo caracterizada assim por uma contenção da migração. Além disso, tal sistema está vinculado a produções com elevados custos de produção, devido à utilização de maquinário e insumos altamente tecnológicos, o que mantém as áreas ocupadas nas mãos de grandes produtores rurais. Dessa maneira, não há alteração na estrutura fundiária, tampouco uma priorização à sustentabilidade ou ao abastecimento local, haja vista que a maior parte do que é produzido nessas terras se destina ao mercado externo.

   Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


29
(ENEM 2020 - ENEM DIGITAL).

Menino de engenho

    A minha mãe sempre me falava do engenho como de um recanto do céu. E uma negra que ela trouxera para criada contava histórias de lá, das moagens, dos banhos de rio, das frutas e dos brinquedos, que me acostumei a imaginar o engenho como qualquer coisa de um conto de fadas, de um reino fabuloso.

REGO, J. L. Menino de engenho. In: Ficção completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1986.

O conceito geográfico que define a relação descrita no texto entre indivíduo e espaço é:

A
B
C
D
E

    No texto, J. L. Rego mostra como a narração de certos aspectos idealizados de ambientes descritos por antigos escritores pode influenciar na concepção do espaço geográfico, mais particularmente o lugar que traz memórias afetivas.

   Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


30
(ENEM 2020 - ENEM DIGITAL).

    Na maior parte da América Latina, os museus surgiram no século passado, fundados com a intenção de "civilizar", ou seja, de trazer para o Novo Mundo os padrões científicos e culturais das nações colonizadoras. Os museus seriam, dessa forma, instituições transplantadas, criadas dentro dos ideais positivistas de progresso. Não por acaso, ficaram, em sua maior parte, sujeitos aos moldes clássicos, a partir da valorização de aspectos da cultura erudita, fortemente associados à elite. Era necessário, pois, assumir uma função social de maior alcance e ocupar um espaço relevante, capaz de atrair grande quantidade de público.

BARRETO, M. Turismo e legado cultural. Campinas: Papirus, 2002 (adaptado).

A transformação de um número cada vez mais expressivo de museus latino-americanos em espaços destinados a atividades lúdicas e reflexivas está associada ao rompimento com o(a)

A
B
C
D
E

    Atividades diversas daquelas desenvolvidas pelos conceitos clássicos europeus – que se refletiam nos museus – são uma tentativa de romper com parâmetros culturais que nem sempre encontram paralelo em algumas das sociedades que formaram os povos e culturas da América Latina. A mudança na estrutura organizacional desses museus (com atividades lúdicas e reflexivas) tenta contemplar essas diferentes características culturais.

    Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


31
(ENEM 2020 - ENEM DIGITAL).

    Há um tempo, belas e boas são todas as ações justas e virtuosas. Os que as conhecem nada podem preferir-lhes. Os que não as conhecem, não somente não podem praticá-las como, se o tentam, só cometem erros. Assim praticam os sábios atos belos e bons, enquanto os que não o são só podem descambar em faltas. E se nada se faz justo, belo e bom que não pela virtude, claro é que na sabedoria se resumem a justiça e todas as mais virtudes.

XENOFONTE. Ditos e feitos memoráveis de Sócrates. Apud CHALITA, G. Vivendo a filosofia. São Paulo: Ática, 2005.

Ao fazer referência ao conteúdo moral da filosofia socrática narrada por Xenofonte, o texto indica que a vida virtuosa está associada à

A
B
C
D
E

    Para Sócrates a ação virtuosa está voltada à prática do bem/bom estar, de maneira a tornar a vida um ato constante de civilidade na pólis.

   Portanto, alternativa "E".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


32
(ENEM 2020 - ENEM DIGITAL).

    Diante da unidade e da militância dos negros, o governo nacionalista decidiu aplicar medidas reacionárias e repressivas — interdição do direito à reunião, vigilância e perseguição policiais, dissolução dos partidos políticos, tortura, prisão domiciliar e encarceramento de militantes.

CHANAIWA, D. A África austral. In: MAZRUI, A.; WONDJI, C. (Org.). História geral da África: África desde 1935. Brasília: Unesco, 2010.

A atuação do Estado sul-africano na década de 1950, como descrita, indica que seus dirigentes buscavam

A
B
C
D
E

    A política de segregação racial, oficializada em 1948, intensificou-se na década de 1950. As grandes mobilizações contra o regime do apartheid foram marcadas pela atuação do Congresso Nacional Africano (CNA). A violenta repressão policial no chamado Massacre de Sharpeville (1960) levaram o líder do CNA, Nelson Mandela, a ser condenado à prisão perpétua. A partir de 1991, o governo de minoria branca modificou sua orientação, aceitando negociações que pusessem fim ao apartheid.

   Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


33
(ENEM 2020 - ENEM DIGITAL).

    Com tanta espionagem à solta, governantes sofrem para ter um smartphone, acessível aos cidadãos comuns, mas problemático para líderes políticos. O aparelho é também um potencial rastreador preciso, capaz de localizar o chefe de Estado no mapa e gravar as conversas mesmo sem estar fazendo uma chamada.

Tentação e risco na forma de um smartphone. O Globo, 26 out. 2013 (adaptado).

A situação retratada problematiza o uso dessa tecnologia em relação ao(à)

A
B
C
D
E

    O desenvolvimento da tecnologia no setor das telecomunicações permite maior celeridade nas trocas de dados, informações etc, ao mesmo tempo em que amplia o rastreamento de informações, de sítios eletrônicos e a possibilidade de controle e de coibir fraudes, mas paradoxalmente avança contra as liberdades por conta do crescente monitoramento dos ambientes, sejam eles virtuais ou não.

   Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


34
(ENEM 2020 - ENEM DIGITAL).

    Na América do Sul, a principal orientação dos investimentos nas últimas décadas foi direcionada para aumentar a oferta de commodities agropecuárias e minerais no mercado mundial. Grande parte dessas commodities está sendo consumida na China e na Índia, que são países que apresentam um rápido crescimento urbano com uma substancial mudança da distribuição territorial de suas numerosas populações. Soja, minério de ferro, alumínio, petróleo e, mais recentemente, biocombustíveis integram a pauta de exportações das nações sulamericanas.

EGLER, C. G. Crise, mudanças globais e inserção da América do Sul na economia mundial. In: VIDEIRA, S. L.; COSTA, P. A.; FAJARDO, S. (Org.).Geografia econômica: (re)leituras contemporâneas. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2011.

O principal risco econômico para os países da América do Sul dependentes da comercialização dos produtos mencionados no texto é o(a)

A
B
C
D
E

    Nas últimas décadas houve maior participação das economias sul-americanas na oferta de commodities agropecuárias e minerais no mercado mundial, visando suprir a crescente demanda de economias emergentes. Por um lado houve uma ampliação da participação da América Latina no total das trocas globais, por outro a economia da região tornou-se ainda mais vulnerável às oscilações dos preços destas commodities no mercado internacional. A crescente primarização das exportações desses países tornou-os mais vulneráveis aos humores da economia globalizada.

   Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


35
(ENEM 2020 - ENEM DIGITAL).

    O termo manipulação significa uma consciente intervenção técnica em um material dado. Se a intervenção é de uma importância social imediata, a manipulação constitui um ato político. É o caso da indústria da consciência. Assim, toda utilização de meios pressupõe uma manipulação. Os mais elementares processos de produção constituem intervenções no material existente. Portanto, escrever, filmar ou emitir sem manipulação não existe. Por conseguinte, a questão não é se os meios são manipulados ou não, mas quem manipula os meios.

ENZENSBERGER, H. M. Elementos para uma teoria dos meios de comunicação. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1979 (adaptado).

Esse entendimento acerca dos meios de comunicação, produzido na década de 1970, contesta o(a)

A
B
C
D
E

    O texto expõe a manipulação que ocorre sobre materiais produzidos como textos e filmes e, portanto, esse entendimento contesta a suposta neutralidade dos mecanismos midiáticos.

   Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


36
(ENEM 2020 - ENEM DIGITAL).

    Na primeira bica abasteciam os negros, forros e cativos, os mulatos e os índios; na segunda, os moiros das galés, e os da primeira bica, quando fosse necessário; a terceira e quarta estavam reservadas aos homens e moços brancos; na quinta enchiam as mulheres pretas e na sexta, as mulheres e moças brancas. A quem infringisse esta ordem eram aplicados severos castigos — açoitamento com baraço e pregão, ao redor do Chafariz, sendo de cor; 2 000 réis de multa e três dias de cadeia, sendo branco o prevaricador.

CAETANO, J. O. Chafarizes de Lisboa. Lisboa: Distri, 1991.

A organização dos consumidores nos chafarizes públicos de Lisboa no século XVI, descrita no texto, expressava a

A
B
C
D
E

    O texto apresenta práticas recorrentes no Antigo Regime português, relativas ao uso do espaço público. Deve-se notar na sociedade de ordens a existência de critérios raciais e de gênero na utilização dos chafarizes de Lisboa e nas punições que variavam de acordo com a condição etno-social de quem era castigado. Obs. “Baraço e Pregão”: exibição de uma corda normalmente destinada a enforcamentos e leitura pública de um texto alusivo à falta cometida.

   Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


37
(ENEM 2020 - ENEM DIGITAL).

    A trilha de expansão traçada pela soja brasileira nas últimas duas décadas começa a ser seguida pelo trigo. Com o cultivo consagrado e concentrado na Região Sul, agora o cereal se ampara na pesquisa para conquistar áreas de cultivo no Centro-Oeste brasileiro. Nas últimas cinco safras, a triticultura cresceu 33% em área e 76% em volume de produção na região. O quadro desperta otimismo do setor para investir em inovação, mirando uma expansão ainda maior do plantio nos próximos anos.

Disponível em: http://sfagro.uol.com.br. Acesso em: 30 nov. 2017.

O fator que explica a expansão do cereal em destaque no texto pelo território nacional é a

A
B
C
D
E

    O texto trata do aumento da produção de trigo na Região Centro-Oeste, aumento esse proporcionado pelas inovações tecnológicas na área rural. A inovação tecnológica permite a utilização de sementes tropicalizadas que proporcionam agilidade e otimizam a produção, fazendo com que fatores climáticos sejam menos relevantes.

   Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


38
(ENEM 2020 - ENEM DIGITAL).

    Maior que os espaços metropolitanos tradicionais, incorporando áreas menores em vizinhança e formando uma aglomeração em escala mais ampla, concentra o principal das atividades produtivas significativas em diversos setores (cadeias da indústria, investimentos estrangeiros diretos, operações de negócios internacionais, trabalhadores migrantes, fluxos monetários etc.). O conjunto da economia global passa a ser um arquipélago delas, constituindo os nós da malha econômica.

IBGE. Gestão do território. Rio de Janeiro: IBGE, 2014 (adaptado).

A configuração geográfica descrita no texto é definida pelo conceito de

A
B
C
D
E

    As cidades-regiões concentram o principal das atividades produtivas significativas, em diversos setores. São Paulo é o núcleo de uma cidade-região, abarcando o próprio município, os municípios de seu entorno e as áreas de Campinas, Sorocaba, Santos e São José dos Campos, bem como todos os seus municípios vizinhos. Esse complexo urbano funciona como um nó de conexão da economia doméstica ao mercado global.

   Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


39
(ENEM 2020 - ENEM DIGITAL).

    Sempre que se evoca o tema do Renascimento, a imagem que imediatamente nos vem à mente é a dos grandes artistas plásticos e de suas obras mais famosas, amplamente reproduzidas e difundidas até os nossos dias, como a Monalisa e a Última ceia, de Leonardo da Vinci, o Juízo final, a Pietá e o Moisés, de Michelangelo, assim como as inúmeras e suaves Madonas, de Rafael, que permanecem ainda como modelo mais frequente de representação da mãe de Cristo. Como veremos, de fato, as artes plásticas acabaram se convertendo num centro de convergência de todas as principais tendências da cultura renascentista.

SEVCENKO, N. O Renascimento. Campinas: Atual, 1988 (adaptado).

Esse movimento cultural, inserido no processo de transição da modernidade europeia, caracterizou-se pela

A
B
C
D
E

    O Renascimento cultural europeu valorizava a cultura clássica trazendo conceitos como antropocentrismo, racionalismo, individualismo, compreendidos dentro do conceito geral de “humanismo”. Tais características estão presentes nas obras mencionadas no texto.

   Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


40
(ENEM 2020 - ENEM DIGITAL).

    Num mundo como o nosso, por um lado marcado pela fluidez do espaço, as questões ligadas à circulação se tornam ainda mais relevantes e, com elas, a situação de um dos componentes mais emblemáticos dos territórios: seus limites. E é aí que surge um dos grandes paradoxos da geografia contemporânea: ao lado da fluidez globalizada aparecem também os fechamentos, as tentativas de controle da circulação de pessoas.

HAESBAERT, R. Da multiterritorialidade aos novos muros: paradoxos da desterritorialização contemporânea. Disponível em: www.posgeo.uff.br. Acesso em: 2 jan. 2013 (adaptado).

O texto aborda um paradoxo marcante do mundo contemporâneo, que consiste na oposição entre

A
B
C
D
E

    Embora o espaço se apresente cada vez mais fluido, permitindo a circulação cada vez maior de mercadorias e capitais no mundo contemporâneo, há também cada vez mais restrições à circulação de pessoas, especialmente de imigrantes oriundos de países pobres em direção a nações mais ricas gerando grandes contradições.

   Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


41
(ENEM 2020 - ENEM DIGITAL).

TEXTO I

    De modo geral, para a Região Norte, o fato contundente é a expansão dos padrões motivados pela pecuária. Hoje, as pastagens se estendem como uma frente pecuarista para o interior do Pará, com São Félix do Xingu contabilizando um dos maiores rebanhos do país.

IBGE. Censo agropecuário. Rio de Janeiro: IBGE, 2006.

TEXTO II

    As várzeas dos rios são os principais espaços de aproveitamento para o cultivo de uma lavoura rudimentar dedicada ao consumo local, com produção de pouca extração e baixo nível tecnológico, induzindo a aquisição monetária à complementaridade através da pesca e da extração vegetal.

IBGE. Censo agropecuário. Rio de Janeiro: IBGE, 2006.

De acordo com os textos, observa-se na Região Norte a coexistência de dois modelos agrários baseados, respectivamente, no(a)

A
B
C
D
E

    O texto I menciona o avanço da produção pecuária no interior do Pará, com destaque para o município de São Félix do Xingu, onde predomina a produção pecuária bovina em grandes propriedades, voltada principalmente à produção de carne e destinada à exportação. O texto II, por sua vez, destaca a existência de lavouras rudimentares nas várzeas dos rios da Região Norte, de baixo rendimento, caracterizando um modelo voltado à própria subsistência da população local.

   Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


42
(ENEM 2020 - ENEM DIGITAL).

    Ao mesmo tempo que as novas tecnologias inseridas no universo do trabalho estão provocando profundas transformações nos modos de produção, tornam cada vez mais plausível a possibilidade de liberação do homem do trabalho mecânico e repetitivo.

JORGE, M. T. S. Será o ensino escolar supérfluo no mundo das novas tecnologias? Educação e Sociedade, v. 19, n. 65, dez. 1998 (adaptado).

O paradoxo da relação entre as novas tecnologias e o mundo do trabalho, demonstrado no texto, pode ser exemplificado pelo(a)

A
B
C
D
E

    As novas tecnologias insertas no universo do trabalho, citadas pelo autor do texto, criam uma situação paradoxal, na medida em que permitem a liberação do homem em relação ao trabalho mecânico e repetitivo, mas também provocam uma situação de desemprego estrutural, visto que há um acelerado ritmo de extinção de postos de trabalho. Portanto, o paradoxo em questão pode ser exemplificado pelo fenômeno do desemprego, que aflige milhões de pessoas no mundo contemporâneo.

   Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


43
(ENEM 2020 - ENEM DIGITAL).

    No aluir das paredes, no ruir das pedras, no esfacelar do barro, havia um longo gemido. Era o gemido soturno e lamentoso do Passado, do Atraso, do Opróbrio. A cidade colonial, imunda, retrógrada, emperrada nas velhas tradições, estava soluçando no soluçar daqueles apodrecidos materiais que desabavam. Mas o hino claro das picaretas abafava esse projeto impotente. Com que alegria cantavam elas — as picaretas regeneradoras! E como as almas dos que ali estavam compreendiam o que elas diziam, no clamor incessante e rítmico, celebrando a vitória da higiene, do bom gosto e da arte.

BILAC, O. Crônica (1904). Apud SEVCENKO, N. Literatura como missão: tensões sociais e criação cultural na Primeira República. São Paulo: Brasiliense, 1995.

De acordo com o texto, a “picareta regeneradora” do alvorecer do século XX significava a

A
B
C
D
E

    A questão aborda a reforma urbana empreendida pelo prefeito Pereira Passos no Rio de Janeiro, sob a orientação do presidente Rodrigues Alves (1902-06). O objetivo do projeto era reurbanizar o centro da capital segundo os padrões europeus, de modo a atribuir-lhe um caráter progressista que contrastaria com o atraso inerente ao projeto urbano do Brasil Império.

   Portanto, alternativa "E".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


44
(ENEM 2020 - ENEM DIGITAL).

Brasil: regiões com predisposição à erosão EMBRAPA; SPI. Terra viva: atlas do meio ambiente do Brasil. Brasília: Embrapa, 1996 (adaptado).

Com base no mapa, a área com maior suscetibilidade natural à ocorrência de erosão no Brasil é o(a)

A
B
C
D
E

    O mapa do atlas do meio ambiente do Brasil evidencia a maior suscetibilidade a processos erosivos junto à faixa litorânea do Sudeste brasileiro. Tal fato se deve a fatores como a maior declividade dos terrenos do domínio dos Mares de Morros e das escarpas da Serra do Mar, a ocupação irregular nas grandes aglomera - ções urbanas ao largo do eixo Rio-São Paulo, além da concentração das precipitações atmosféricas de elevada intensidade nos meses de verão.

   Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)


45
(ENEM 2020 - ENEM DIGITAL).

    Chamando o repórter de “cidadão”, em 1904, o preto acapoeirado justificava a revolta: era para “não andarem dizendo que o povo é carneiro. De vez em quando é bom a negrada mostrar que sabe morrer como homem!”. Para ele, a vacinação em si não era importante — embora não admitisse de modo algum deixar os homens da higiene meter o tal ferro em suas virilhas. O mais importante era “mostrar ao governo que ele não põe o pé no pescoço do povo”.

CARVALHO, J. M. Os bestializados: o Rio de Janeiro e a República que não foi. São Paulo: Cia. das Letras, 1987 (adaptado).

A referida Revolta, ocorrida na cidade do Rio de Janeiro no início da República, caracterizou-se por ser uma

A
B
C
D
E

    A questão enfoca um aspecto relevante da Revolta da Vacina (1904), importante manifestação de oposição à imposição da vacinação obrigatória contra a varíola. Com efeito, um dos principais aspectos desse movimento foi a reação das camadas populares (simbolizadas no texto pelo “preto acapoeirado”) à truculência com que o governo, refletindo a posição das elites em relação às massas, impôs aquela medida de caráter sanitarista.

   Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Cursos Objetivos.)




Nenhum comentário:

Postar um comentário