(PAEBES).
No quadro abaixo foram registrados alguns valores para x e os respectivos valores de y de uma função [tex] f: \mathbb{R} \rightarrow \mathbb{R}[tex].
x | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | ... |
---|---|---|---|---|---|---|
y | 2 | 5 | 10 | 17 | 26 | ... |
A expressão algébrica que representa essa função é
Efetuando algumas substituições (valores de entrada) e verificar a validade (valores de saída):
Por exemplo, (2, 5), ou seja, x = 2 e y = 5.
A) [tex] y = x \Rightarrow y = 2 [tex] (Falso)
B) [tex] y = 2x \Rightarrow y = 2 \cdot 2 = 4 [tex] (Falso)
C) [tex] y = x^{2} \Rightarrow y = 2^{2} = 4 [tex] (Falso)
D) [tex] y = x^{2} - 1 \Rightarrow y = 2^{2} - 1 = 3 [tex] (Falso)
E) [tex] y = x^{2} + 1 \Rightarrow y = 2^{2} + 1 = 5 [tex] (Verdadeiro)
Portanto, opção E.
(SAEPE).
A tabela abaixo relaciona o volume de água de um reservatório com o tempo necessário para atingir esse volume.
Tempo (min) | 5 | 10 | 15 | 20 |
---|---|---|---|---|
Volume (litros) | 170 | 340 | 510 | 680 |
A expressão algébrica que relaciona o volume V, em litros, com o tempo t, em minutos, é
Efetuando algumas substituições (valores de entrada) e verificar a validade (valores de saída):
Por exemplo, (10, 340), ou seja, x = 10 e y = 340.
A) [tex] V = 34t + 170 \Rightarrow V = 34 \cdot 10 + 170 = 340 + 170 = 510 [tex] (Falso)
B) [tex] V = 5t + 170 \Rightarrow V = 5 \cdot 10 + 170 = 50 + 170 = 220 [tex] (Falso)
C) [tex] V = 34 + t \Rightarrow V = 34 + 10 = 44 [tex] (Falso)
D) [tex] V = 170t \Rightarrow V = 170 \cdot 10 = 1700 [tex] (Falso)
E) [tex] V = 34t \Rightarrow V = 34 \cdot 10 = 340 [tex] (Verdadeiro)
Portanto, opção E.
(Saresp 2005).
A tabela abaixo dá o preço de bolinhos de bacalhau em gramas, vendidos na fábrica.
Peso (gramas) | Preço (R$) |
---|---|
100 | 3,60 |
200 | 7,20 |
250 | 9,00 |
300 | 10,80 |
400 | 14,40 |
500 | 18,00 |
A expressão que representa a quantia (P) a ser paga em reais, em função do peso (x) de bolinhos comprados em quilogramas, é:
Efetuando algumas substituições (valores de entrada) e verificar a validade (valores de saída):
Por exemplo, (100; 3,60), ou seja, x = 100g = 0,1 kg e y = R$ 3,60.
A) [tex] P = 0,36 x \Rightarrow P = 0,36 \cdot 0,1 = R$\ 0,036 [tex] (Falso)
B) [tex] P = 3,6 x \Rightarrow P = 3,6 \cdot 0,1 = R$\ 0,36 [tex] (Falso)
C) [tex] P = 36 x \Rightarrow P = 36 \cdot 0,1 = R$\ 3,60 [tex] (Verdadeiro)
D) [tex] P = 18 x \Rightarrow P = 18 \cdot 0,1 = R$\ 1,80 [tex] (Falso)
E) [tex] P = 180 x \Rightarrow V = 180 \cdot 0,1 = R$\ 18,00 [tex] (Falso)
Portanto, opção C.
(SAEGO).
A tabela abaixo relaciona a quantia y, em reais, a ser paga ao adquirir um número x de unidades de um certo produto, em uma loja de materiais escolares.
Unidades adquiridas (x) | Quantia paga (y) |
---|---|
3 | R$ 9,30 |
6 | R$ 18,60 |
9 | R$ 27,90 |
12 | R$ 37,20 |
Qual é a expressão algébrica que relaciona o número de unidades com a quantia a ser paga?
Efetuando algumas substituições (valores de entrada) e verificar a validade (valores de saída):
Por exemplo, (3; 9,30), ou seja, x = 3 produtos e y = R$ 9,30.
A) [tex] y = 3x + 9,30 \Rightarrow y = 3 \cdot 3 + 9,30 = 9 + 9,30 = R$\ 18,30 [tex] (Falso)
B) [tex] y = 3x + 3,10 \Rightarrow y = 3 \cdot 3 + 3,10 = 9 + 3,10 = R$\ 12,10 [tex] (Falso)
C) [tex] y = 3,10 + x \Rightarrow y = 3,10 + 3 = R$\ 6,10 [tex] (Falso)
D) [tex] y = 3,10x \Rightarrow y = 3,10 \cdot 3 = R$\ 9,30 [tex] (Verdadeiro)
E) [tex] y = 9,30x \Rightarrow y = 9,30 \cdot 3 = R$\ 27,90 [tex] (Falso)
Portanto, opção D.
(SAEPE).
A tabela abaixo apresenta alguns valores de x e de y, sendo y função da variável x.
y | 4 | 5,5 | 7 | 8,5 | 10 |
---|---|---|---|---|---|
x | 2 | 5 | 8 | 11 | 14 |
Uma expressão algébrica que representa essa função é
Efetuando algumas substituições (valores de entrada) e verificar a validade (valores de saída):
Por exemplo, (2; 4), ou seja, x = 2 e y = 4.
A) [tex] y = 0,5x + 1,5 \Rightarrow y = 0,5 \cdot 2 + 1,5 = 1 + 1,5 = 2,5 [tex] (Falso)
B) [tex] y = 0,5x + 3 \Rightarrow y = 0,5 \cdot 2 + 3 = 1 + 3 = 4 [tex] (Verdadeiro)
C) [tex] y = 1,5x + 1,5 \Rightarrow y = 1,5 \cdot 2 + 1,5 = 3 + 1,5 = 4,5 [tex] (Falso)
D) [tex] y = 3x + 0,5 \Rightarrow y = 3 \cdot 2 + 0,5 = 6 + 0,5 = 6,5 [tex] (Falso)
E) [tex] y = 3x + 1,5 \Rightarrow y = 3 \cdot 2 + 1,5 = 6 + 1,5 = 7,5 [tex] (Falso)
Portanto, opção B.
(SAEPE).
Em um parque de diversões cobra-se R$ 12,00 de ingresso para entrada no parque mais um valor de R$ 1,50 cada vez que o brinquedo for utilizado, conforme representado na tabela abaixo.
Quantidade de brinquedos utilizados | Preço a ser pago (R$) |
---|---|
0 | 12,00 |
1 | 13,50 |
2 | 15,00 |
3 | 16,50 |
... | ... |
10 | 27,00 |
A função que melhor expressa a relação entre o valor total a ser pago (P) e o número de vezes (n) em que os brinquedos foram utilizados é
Como o parque de diversões cobra-se R$ 12,00 (parte fixa) de ingresso para entrada no parque mais um valor de R$ 1,50 (valor variável) cada vez que o brinquedo for utilizado.
Logo, [tex]P = 12,00 + 1,50n.[tex]
Portanto, opção C.
(PAEBES).
No quadro abaixo, foram registrados alguns valores de x e suas respectivas imagens [tex]f(x)[tex], de uma função afim [tex]f: \mathbb{R} \rightarrow \mathbb{R}[tex].
x | -2 | -1 | 0 | 1 | 2 |
---|---|---|---|---|---|
f(x) | -3 | -1 | 1 | 3 | 5 |
Qual é a lei de formação que representa essa função?
Efetuando algumas substituições (valores de entrada) e verificar a validade (valores de saída):
Por exemplo, (2; 5), ou seja, x = 2 e y = f(x) = 5.
A) [tex] f(x) = x − 1 \Rightarrow f(2) = 2 − 1 = 1 [tex] (Falso)
B) [tex] f(x) = x + 1 \Rightarrow f(2) = 2 + 1 = 3 [tex] (Falso)
C) [tex] f(x) = x + 2 \Rightarrow f(2) = 2 + 2 = 4 [tex] (Falso)
D) [tex] f(x) = 2x + 1 \Rightarrow f(2) = 2 \cdot 2 + 1 = 4 + 1 = 5 [tex] (Verdadeiro)
E) [tex] f(x) = 3x + 3 \Rightarrow f(2) = 3 \cdot 2 + 3 = 6 + 3 = 9 [tex] (Falso)
Portanto, opção D.
(SAEPE).
O quadro abaixo mostra o valor v, em reais, cobrado por uma operadora de telefonia, em função do número n de minutos falados.
Minuto falado | Valor a pagar |
---|---|
0 | 10,00 |
1 | 10,15 |
2 | 10,30 |
3 | 10,45 |
... | ... |
100 | 25,00 |
A expressão que permite determinar o valor v, em reais, a pagar por um número n qualquer de minutos falados é
Como a empresa de telofonia cobra R$ 10,00 (parte fixa) mais um valor de R$ 0,15 (valor variável) por minuto falado.
Logo, [tex]v = 0,15n + 10.[tex]
Portanto, opção B.
(SAEPE).
Carlos e Ricardo estão fazendo uma brincadeira, em que Carlos diz um número e Ricardo transforma esse número em outro. O resultado das 5 primeiras rodadas está apresentado no quadro abaixo.
CARLOS | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 |
---|---|---|---|---|---|
RICARDO | -3 | -1 | 1 | 3 | 5 |
Chamando de x o número dito por Carlos, e de y o resultado encontrado por Ricardo, qual a expressão que permite encontrar o resultado fornecido por Ricardo?
Efetuando algumas substituições (valores de entrada) e verificar a validade (valores de saída):
Por exemplo, (3; 1), ou seja, x = 3 (Carlos) e y = 1 (Ricardo).
A) [tex] y = x \Rightarrow y = 3 [tex] (Falso)
B) [tex] y = 3x \Rightarrow y = 3 \cdot 3 = 9 [tex] (Falso)
C) [tex] y = x + 2 \Rightarrow y = 3 + 2 = 5 [tex] (Falso)
D) [tex] y = x\ - 4 \Rightarrow y = 3\ - 4 = -1 [tex] (Falso)
E) [tex] y = 2x\ – 5 \Rightarrow y = 2 \cdot 3\ – 5 = 6 - 5 = 1 [tex] (Verdadeiro)
Portanto, opção E.
(Supletivo 2012 – MG).
O administrador de um Museu lançou uma campanha publicitária para aumentar o número de visitantes.
Após o início dessa campanha, ele percebeu que o número de visitantes foi aumentando mensalmente segundo uma progressão aritmética. Veja a seguir as anotações, relativas aos três primeiros meses de campanha, feitas por esse administrador.
Mês | Visitantes |
---|---|
1° | 5 600 |
2° | 6 200 |
3° | 6 800 |
Suponha que esse aumento continuará durante um ano de campanha.
Sendo n o número do mês da campanha e v o número de visitantes, qual é a expressão que permite calcular o número de visitantes em cada mês?
Efetuando algumas substituições (valores de entrada) e verificar a validade (valores de saída):
Por exemplo, (2; 6 200), ou seja, n = 2 (mês) e v = 6 200 (visitantes).
A) [tex] v = 600n + 5\ 000 \Rightarrow v = 600 \cdot 2 + 5\ 000 = 1200 + 5000 = 6200 [tex] (Verdadeiro)
B) [tex] v = 600n + 5\ 600 \Rightarrow v = 600 \cdot 2 + 5\ 600 = 1200 + 5600 = 6\ 800 [tex] (Falso)
C) [tex] v = 1\ 200n + 4\ 400 \Rightarrow v = 1\ 200 \cdot 2 + 4\ 400 = 2400 + 4400 = 6\ 800 [tex] (Falso)
D) [tex] v = 5\ 000n + 600 \Rightarrow v = 5\ 000 \cdot 2 + 600 = 10000 + 600 = 10\ 600 [tex] (Falso)
E) [tex] v = 5\ 600n \Rightarrow v = 5\ 600 \cdot 2 = 11\ 200 [tex] (Falso)
Portanto, opção A.
(SAEPE).
O quadro abaixo mostra o valor v, em reais, cobrado por um técnico em informática em função do número n de horas trabalhadas.
n | v |
---|---|
0 | 150 |
1 | 200 |
2 | 250 |
... | ... |
10 | 650 |
A expressão algébrica que permite determinar o valor v, em reais, a receber por um número n de horas trabalhadas por esse técnico é
Efetuando algumas substituições (valores de entrada) e verificar a validade (valores de saída):
Por exemplo, (10; 650), ou seja, n = 10 (horas) e v = 6 200 (valor pago).
A) [tex] v = 50 + 150n \Rightarrow v = 50 + 150 \cdot 10 = 50 + 1500 = 1550 [tex] (Falso)
B) [tex] v = 150 + 50n \Rightarrow v = 150 + 50 \cdot 10 = 150 + 500 = 650 [tex] (Verdadeiro)
C) [tex] v = 50(n + 150) \Rightarrow v = 50(10 + 150) = 50 \cdot 160 = 8\ 000 [tex] (Falso)
D) [tex] v = 150(n + 50) \Rightarrow v = 150(10 + 50) = 150 \cdot 60 = 9\ 000 [tex] (Falso)
E) [tex] v = 150n \Rightarrow v = 150 \cdot 10 = 1\ 500 [tex] (Falso)
Portanto, opção B.
(SAEP-PR).
A tabela abaixo mostra o valor cobrado por uma copiadora, de acordo com o número de cópias.
Número de cópias | Valor (R$) |
---|---|
1 | 0,10 |
5 | 0,50 |
10 | 1,00 |
20 | 2,00 |
... | ... |
p | V |
Qual é a fórmula que relaciona o número de cópias (p) com o valor a ser pago (V)?
Efetuando algumas substituições (valores de entrada) e verificar a validade (valores de saída):
Por exemplo, (1; 0,10), ou seja, p = 1 (n° de cópias) e v = 0,10 (valor pago).
A) [tex] V = 0,10p \Rightarrow V = 0,10 \cdot 1 = 0,10 [tex] (Verdadeiro)
B) [tex] V = 1 + 5p \Rightarrow V = 1 + 5 \cdot 1 = 1 + 5 = 6 [tex] (Falso)
C) [tex] V = 0,10 + 0,5p \Rightarrow V = 0,10 + 0,5 \cdot 1 = 0,10 + 0,5 = 0,60 [tex] (Falso)
D) [tex] V = 5p \Rightarrow V = 5 \cdot 1 = 5 [tex] (Falso)
E) [tex] V = 3 + 0,4p \Rightarrow V = 3 + 0,4 \cdot 1 = 3 + 0,4 = 3,40 [tex] (Falso)
Portanto, opção A.