MATRIZ DE REFERÊNCIA ALINHADO À BNCC - 2° ANO do Ensino Fundamental: MATEMÁTICA |
---|
Cruzamento dos eixos das Matrizes
2 | N | 1. | 1 |
---|---|---|---|
Etapa (2º, 5º ou 9º ano) | Eixos do conhecimento: N = Números A = Álgebra G = Geometria M = Grandezas e medidas E = Probabilidade e estatística |
Eixos cognitivos: 1 = Compreender e aplicar 2 = Resover problemas e argumentar |
Indica a numeração sequencial das habilidades em cada cruzamento. |
Matriz de Referência para Avaliação de Matemática - BNCC - 2° ANO
Habilidade | |
---|---|
Eixo do Conhecimento: NÚMEROS | |
Eixos cognitivos | |
2N1.1 | Reconhecer o que os números naturais indicam em diferentes situações: quantidade, ordem, medida ou código de identificação. |
2N1.2 | Compor OU Identificar a posição ordinal de um objeto ou termo em uma sequência (1º, 2º etc.). |
2N1.3 | Escrever números naturais de até 3 ordens em sua representação por algarismos ou em língua materna OU associar o registro numérico de números naturais de até 3 ordens ao registro em língua materna. |
2N1.4 | Comparar OU ordenar quantidade de objetos (até 2 ordens). |
2N1.5 | Comparar OU ordenar números naturais de até 3 ordens com ou sem suporte da reta numérica. |
2N1.6 | Calcular a ordem ocupada por um algarismo OU seu valor posicional (ou valor relativo) em um número natural de até 3 ordens. |
2N1.7 | Calcular o resultado de adições ou subtrações, envolvendo números naturais de até 3 ordens. |
2N1.8 | Compor OU decompor números naturais de até 3 ordens por meio de diferentes adições. |
2N2.1 | Resolver problemas de adição ou de subtração, envolvendo números naturais de até 3 ordens com os significados de juntar, acrescentar, separar ou retirar. |
2N2.2 | Resolver problemas de multiplicação ou de divisão (por 2, 3, 4 ou 5) envolvendo números naturais, com os significados de formação de grupos iguais ou proporcionalidade (incluindo dobro, metade, triplo ou terça parte). |
2N2.3 | Analisar argumentações sobre a resolução de problemas de adição, subtração, multiplicação ou divisão envolvendo números naturais. |
Habilidade | |
Eixo do Conhecimento: ÁLGEBRA | |
Eixos cognitivos | |
2A1.1 | Identificar a classificação OU classificar objetos ou representações por figuras, por meio de atributos, tais como cor, forma e medida. |
2A1.2 | Inferir OU descrever atributos ou propriedades comuns que os elementos que constituem uma sequência de números naturais apresentam. |
2A1.3 | Inferir o padrão ou a regularidade de uma sequência de números naturais ordenados, de objetos ou de figuras. |
2A1.4 | Inferir os elementos ausentes em uma sequência de números naturais ordenados, de objetos ou de figuras. |
Habilidade | |
Eixo do Conhecimento: GEOMETRIA | |
Eixos cognitivos | |
2G1.1 | Identificar localização OU a descrição/esboço do deslocamento de pessoas e/ou de objetos em representações bidimensionais (mapas, croquis etc.). |
2G1.2 | Reconhecer/nomear figuras espaciais (cubo, bloco retangular, pirâmide, cone, cilindro e esfera), relacionando-as com objetos do mundo físico. |
2G1.3 | Reconhecer/nomear figuras geométricas planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo). |
2G2.1 | Descrever OU esboçar o deslocamento de pessoas e/ou objetos em representações bidimensionais (mapas, croquis etc.) ou plantas de ambientes, de acordo com condições dadas. |
Habilidade | |
Eixo do Conhecimento: GRANDEZAS E MEDIDAS | |
Eixos cognitivos | |
2M1.1 | Comparar comprimentos, capacidades ou massas OU ordenar imagens de objetos com base na comparação visual de seus comprimentos, capacidades ou massas. |
2M1.2 | Estimar/inferir medida de comprimento, capacidade ou massa de objetos, utilizando unidades de medida convencionais ou não OU medir comprimento, capacidade ou massa de objetos. |
2M1.3 | Identificar a medida do comprimento, da capacidade ou da massa de objetos, dada a imagem de um instrumento de medida. |
2M1.4 | Reconhecer unidades de medida e/ou instrumentos utilizados para medir comprimento, tempo, massa ou capacidade. |
2M1.5 | Identificar sequência de acontecimentos relativos a um dia. |
2M1.6 | Identificar datas, dias da semana ou meses do ano em calendário OU escrever uma data, apresentando o dia, o mês e o ano. |
2M1.7 | Relacionar valores de moedas e/ou cédulas do sistema monetário brasileiro, com base nas imagens desses objetos. |
2M2.1 | Determinar a data de início, a data de término ou a duração de um acontecimento entre duas datas. |
2M2.2 | Determinar o horário de início, o horário de término ou a duração de um acontecimento. |
2M2.3 | Resolver problemas que envolvam moedas e/ou cédulas do sistema monetário brasileiro. |
Habilidade | |
Eixo do Conhecimento: PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | |
Eixos cognitivos | |
2E1.1 | Classificar resultados de eventos cotidianos resultados de eventos cotidianos aleatórios como “pouco prováveis”, “muito prováveis”, “certos” ou “impossíveis”. |
2E1.2 | Ler/identificar OU comparar dados estatísticos ou informações expressos em tabelas (simples ou de dupla entrada). |
2E1.3 | Ler/Identificar OU comparar dados estatísticos expressos em gráficos (barras simples, colunas simples ou pictóricos). |
2E2.1 | Representar os dados de uma pesquisa estatística ou de um levantamento em listas, tabelas (simples ou de dupla entrada) ou gráficos (barras simples colunas simples ou pictóricos). |
Fonte: DAEB/INEP