Habilidade |
Competência de área 1 - Aplicar as tecnologias da comunicação e da informação na escola, no trabalho e em outros contextos relevantes para sua vida. |
H1 |
Identificar as diferentes linguagens e seus recursos expressivos como elementos de caracterização dos sistemas de comunicação. |
D2 |
Recorrer aos conhecimentos sobre as linguagens dos sistemas de comunicação e informação para resolver problemas sociais. |
H3 |
Relacionar informações geradas nos sistemas de comunicação e informação, considerando a função social desses sistemas. |
H4 |
Reconhecer posições críticas aos usos sociais que são feitos das linguagens e dos sistemas de comunicação e informação. |
Habilidade |
Competência de área 2 - Conhecer e usar língua(s) estrangeira(s) moderna(s) como instrumento de acesso a informações e a outras culturas e grupos sociais. |
H5 |
Associar vocábulos e expressões de um texto em LEM ao seu tema. |
H6 |
Utilizar os conhecimentos da LEM e de seus mecanismos como meio de ampliar as possibilidades de acesso a informações, tecnologias e culturas. |
H7 |
Relacionar um texto em LEM, as estruturas linguísticas, sua função e seu uso social. |
H8 |
Reconhecer a importância da produção cultural em LEM como representação da diversidade cultural e linguística. |
Habilidade |
Competência de área 3 - Compreender e usar a linguagem corporal como relevante para a própria vida, integradora social e formadora da identidade. |
H9 |
Reconhecer as manifestações corporais de movimento como originárias de necessidades cotidianas de um grupo social. |
H10 |
Reconhecer a necessidade de transformação de hábitos corporais em função das necessidades cinestésicas. |
H11 |
Reconhecer a linguagem corporal como meio de interação social, considerando os limites de desempenho e as alternativas de adaptação para diferentes indivíduos. |
Habilidade |
Competência de área 4 - Compreender a arte como saber cultural e estético gerador de significação e integrador da organização do mundo e da própria identidade. |
H12 |
Reconhecer diferentes funções da arte, do trabalho da produção dos artistas em seus meios culturais. |
H13 |
Analisar as diversas produções artísticas como meio de explicar diferentes culturas, padrões de beleza e preconceitos. |
H14 |
Reconhecer o valor da diversidade artística e das inter-relações de elementos que se apresentam nas manifestações de vários grupos sociais e étnicos. |
Habilidade |
Competência de área 5 - Analisar, interpretar e aplicar recursos expressivos das linguagens, relacionando textos com seus contextos, mediante a natureza, função, organização, estrutura das manifestações, de acordo com as condições de produção e recepção. |
H15 |
Estabelecer relações entre o texto literário e o momento de sua produção, situando aspectos do contexto histórico, social e político. |
H16 |
Relacionar informações sobre concepções artísticas e procedimentos de construção do texto literário. |
H17 |
Reconhecer a presença de valores sociais e humanos atualizáveis e permanentes no patrimônio literário nacional. |
Habilidade |
Competência de área 6 - Compreender e usar os sistemas simbólicos das diferentes linguagens como meios de organização cognitiva da realidade pela constituição de significados, expressão, comunicação e informação. |
H18 |
Identificar os elementos que concorrem para a progressão temática e para a organização e estruturação de textos de diferentes gêneros e tipos. |
H19 |
Analisar a função da linguagem predominante nos textos em situações específicas de interlocução. |
H20 |
Reconhecer a importância do patrimônio linguístico para a preservação da memória e da identidade nacional. |
Habilidade |
Competência de área 7 - Confrontar opiniões e pontos de vista sobre as diferentes linguagens e suas manifestações específicas. |
H21 |
Reconhecer em textos de diferentes gêneros, recursos verbais e não-verbais utilizados com a finalidade de criar e mudar comportamentos e hábitos. |
H22 |
Relacionar, em diferentes textos, opiniões, temas, assuntos e recursos linguísticos. |
H23 |
Inferir em um texto quais são os objetivos de seu produtor e quem é seu público alvo, pela análise dos procedimentos argumentativos utilizados. |
H24 |
Reconhecer no texto estratégias argumentativas empregadas para o convencimento do público, tais como a intimidação, sedução, comoção, chantagem, entre outras. |
Habilidade |
Competência de área 8 - Compreender e usar a língua portuguesa como língua materna, geradora de significação e integradora da organização do mundo e da própria identidade. |
H25 |
Identificar, em textos de diferentes gêneros, as marcas linguísticas que singularizam as variedades linguísticas sociais, regionais e de registro. |
H26 |
Relacionar as variedades lingüísticas a situações específicas de uso social. |
H27 |
Reconhecer os usos da norma padrão da língua portuguesa nas diferentes situações de comunicação. |
Habilidade |
Competência de área 9 - Entender os princípios, a natureza, a função e o impacto das tecnologias da comunicação e da informação na sua vida pessoal e social, no desenvolvimento do conhecimento, associando-o aos conhecimentos científicos, às linguagens que lhes dão suporte, às demais tecnologias, aos processos de produção e aos problemas que se propõem solucionar. |
H28 |
Reconhecer a função e o impacto social das diferentes tecnologias da comunicação e informação. |
H29 |
Identificar pela análise de suas linguagens, as tecnologias da comunicação e informação. |
H30 |
Relacionar as tecnologias de comunicação e informação ao desenvolvimento das sociedades e ao conhecimento que elas produzem. |