Habilidade |
Competência de área 1 - Construir significados para os números naturais, inteiros, racionais e reais. |
H1 |
Reconhecer, no contexto social, diferentes significados e representações dos números e operações - naturais, inteiros, racionais ou reais. |
D2 |
Identificar padrões numéricos ou princípios de contagem. |
H3 |
Resolver situação-problema envolvendo conhecimentos numéricos. |
H4 |
Avaliar a razoabilidade de um resultado numérico na construção de argumentos sobre afirmações quantitativas. |
H5 |
Avaliar propostas de intervenção na realidade utilizando conhecimentos numéricos. |
Habilidade |
Competência de área 2 - Utilizar o conhecimento geométrico para realizar a leitura e a representação da realidade e agir sobre ela. |
H6 |
Interpretar a localização e a movimentação de pessoas/objetos no espaço tridimensional e sua representação no espaço bidimensional. |
H7 |
Identificar características de figuras planas ou espaciais. |
H8 |
Resolver situação-problema que envolva conhecimentos geométricos de espaço e forma. |
H9 |
Utilizar conhecimentos geométricos de espaço e forma na seleção de argumentos propostos como solução de problemas do cotidiano. |
Habilidade |
Competência de área 3 - Construir noções de grandezas e medidas para a compreensão da realidade e a solução de problemas do cotidiano. |
H10 |
Identificar relações entre grandezas e unidades de medida. |
H11 |
Utilizar a noção de escalas na leitura de representação de situação do cotidiano. |
H12 |
Resolver situação-problema que envolva medidas de grandezas. |
H13 |
Avaliar o resultado de uma medição na construção de um argumento consistente. |
H14 |
Avaliar proposta de intervenção na realidade utilizando conhecimentos geométricos relacionados a grandezas e medidas. |
Habilidade |
Competência de área 4 - Construir noções de variação de grandezas para a compreensão da realidade e a solução de problemas do cotidiano. |
H15 |
Identificar a relação de dependência entre grandezas. |
H16 |
Resolver situação-problema envolvendo a variação de grandezas, direta ou inversamente proporcionais. |
H17 |
Analisar informações envolvendo a variação de grandezas como recurso para a construção de argumentação. |
H18 |
Avaliar propostas de intervenção na realidade envolvendo variação de grandezas. |
Habilidade |
Competência de área 5 - Modelar e resolver problemas que envolvem variáveis socioeconômicas ou técnico-científicas, usando representações algébricas. |
H19 |
Identificar representações algébricas que expressem a relação entre grandezas. |
H20 |
Interpretar gráfico cartesiano que represente relações entre grandezas. |
H21 |
Resolver situação-problema cuja modelagem envolva conhecimentos algébricos. |
H22 |
Utilizar conhecimentos algébricos/geométricos como recurso para a construção de argumentação. |
H23 |
Avaliar propostas de intervenção na realidade utilizando conhecimentos algébricos. |
Habilidade |
Competência de área 6 - Interpretar informações de natureza científica e social obtidas da leitura de gráficos e tabelas, realizando previsão de tendência, extrapolação, interpolação e interpretação. |
H24 |
Utilizar informações expressas em gráficos ou tabelas para fazer inferências. |
H25 |
Resolver problema com dados apresentados em tabelas ou gráficos. |
H26 |
Analisar informações expressas em gráficos ou tabelas como recurso para a construção de argumentos. |
Habilidade |
Competência de área 7 - Compreender o caráter aleatório e não-determinístico dos fenômenos naturais e sociais e utilizar instrumentos adequados para medidas, determinação de amostras e cálculos de probabilidade para interpretar informações de variáveis apresentadas em uma distribuição estatística. |
H27 |
Calcular medidas de tendência central ou de dispersão de um conjunto de dados expressos em uma tabela de freqüências de dados agrupados (não em classes) ou em gráficos. |
H28 |
Resolver situação-problema que envolva conhecimentos de estatística e probabilidade. |
H29 |
Utilizar conhecimentos de estatística e probabilidade como recurso para a construção de argumentação. |
H30 |
Avaliar propostas de intervenção na realidade utilizando conhecimentos de estatística e probabilidade. |
|
Objetos de conhecimento associados às Matrizes de Referência |
|
• Conhecimentos numéricos: operações em conjuntos numéricos (naturais, inteiros, racionais e reais), desigualdades, divisibilidade, fatoração, razões e proporções, porcentagem e juros, relações de dependência entre grandezas, sequências e progressões, princípios de contagem. |
|
• Conhecimentos geométricos: características das figuras geométricas planas e espaciais; grandezas, unidades de medida e escalas; comprimentos, áreas e volumes; ângulos; posições de retas; simetrias de figuras planas ou espaciais; congruência e semelhança de triângulos; teorema de Tales; relações métricas nos triângulos; circunferências; trigonometria do ângulo agudo. |
|
• Conhecimentos de estatística e probabilidade: representação e análise de dados; medidas de tendência central (médias, moda e mediana); desvios e variância; noções de probabilidade. |
|
• Conhecimentos algébricos: gráficos e funções; funções algébricas do 1.º e do 2.º graus, polinomiais, racionais, exponenciais e logarítmicas; equações e inequações; relações no ciclo trigonométrico e funções trigonométricas. |
|
• Conhecimentos algébricos/geométricos: plano cartesiano; retas; circunferências; paralelismo e perpendicularidade, sistemas de equações. |