quarta-feira, 1 de junho de 2016

Quiz 6: MATEMÁTICA 9° ANO

Quiz 06: MATEMÁTICA 9° ANO
QUIZ 06: MATEMÁTICA 9° Ano

01
(BPW).

O número irracional [tex] {\sqrt{7}} [tex] está compreendido entre os números:

A
B
C
D


02
(Praticando matemática).

O valor da expressão a seguir é:

A
B
C
D

  [tex] \frac{\frac{1}{2} + 5,5}{{\sqrt{9}}} = \frac{0,5 + 5,5}{{3}} = \frac{6}{{3}} = 2 [tex]


03
(Prova Brasil).

No supermercado Preço Ótimo, a manteiga é vendida em caixinhas de 200 gramas. Para levar para casa 2 quilogramas de manteiga, Marisa precisaria comprar

A
B
C
D

Como 2kg = 2000 g. Logo:

  [tex] \frac{2000g}{200g} = 10 [tex] caixinhas


04
(Prova Brasil).

Na correção de uma prova de um concurso, cada questão certa vale +5 pontos, cada questão errada vale – 2 pontos, e cada questão não respondidas vale – 1 ponto. Das 20 questões da prova, Antônio acertou 7, errou 8 e deixou de responder as restantes.

O número de pontos que Antônio obteve nessa prova foi:

A
B
C
D

Percebe-se que ele acertou 7, errou 8 e deixou de responder 5 questões. Logo:

  = 7∙(+5) + 8∙(−2) + 5∙(−1)

  = 35 − 16 − 5

  = 35 − 21

  = 14


05
(BPW).

Nas figuras abaixo, as áreas escuras são partes tiradas do inteiro. A parte escura que equivale aos 3/5 tirados do inteiro é

A
B
C
D


06
(BPW).

O senhor Orestes quer fazer um cercado para as galinhas no formato quadrado de lado [tex]5{\sqrt{5}}[tex] m como mostra a figura abaixo.

A quantidade de metros linear de tela que o senhor Orestes deve comprar para cercar suas galinhas é, aproximadamente:

A
B
C
D

Como o galinheiro tem o formato de um quadrado. Logo,

  [tex]= 4 \times 5{\sqrt{5}} = 20{\sqrt{5}}[tex]

  [tex]= 20\times 2,23 \cong 44,7[tex]


07
(BPW).

Comprei uma bicicleta em prestações. De entrada, dei R$ 75,00, que correspondia a 25% do preço da bicicleta.

Quanto custou a bicicleta é:

A
B
C
D

Poderá utilizar o seguinte raciocínio:

  R$ 75,00 ----- 25%

  R$ 150,00 ----- 50%

  R$ 300,00 ----- 100%


08
(Prova Brasil).

Ampliando-se o triângulo ABC, obtém-se um novo triângulo A’B’C’, em que cada lado é o dobro do seu correspondente em ABC.

Em figuras ampliadas ou reduzidas, os elementos que conservam a mesma medida são

A
B
C
D


09
(BPW).

Renata construiu todas as diagonais de octógono regular.

O número de diagonais presentes no octógono é:

A
B
C
D

Pode-se construir as digonais na própria figura ou utiliza a expressão a seguir, sendo n o número de lados do polígono:

[tex] D = \frac{[n(n-3)]}{2} = \frac{[8(8-3)]}{2} = \frac{8\times5}{2} [tex]

[tex] D = \frac{40}{2} = 20 [tex]


10
(BPW).

Dona Lilá vai cercar um pedaço retangular do seu quintal para lá plantar salsinha e outros temperos.

A área reservada ao plantio de salsinha e outros temperos é:

A
B
C
D

A área de retangulo é dado por comprimento × largura. Logo,

  A = comprimento × largura

  A = 23 × 17

  A = 391 m²


11
(BPW).

Foi realizada uma pesquisa sobre o local onde cada aluno da 5ª série A nasceu. Com as informações obtidas o professor construiu o seguinte gráfico de barras.

A tabela que deu origem ao gráfico, é:

A
B
C
D


12
(PD).

Maria foi ao mercado e comprou 0,25 kg de cenouras. Na foto abaixo, vemos o preço do produto por quilo.

Qual o preço que Maria pagou pelas cenouras?

A
B
C
D

O valor que Maria pagou foi de:

  0,25 × R$ 1,20 = R$ 0,30