sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

QUIZ 36: MATEMÁTICA 5° Ano

Quiz 36: MATEMÁTICA 5° ANO
QUIZ 36: MATEMÁTICA 5° ANO

01
(MEC-CAED - ADF).

Os alunos de uma escola fizeram uma pesquisa para saber as frutas que os professores consomem. Os dados dessa pesquisa foram registrados no gráfico abaixo.

Frutas consumidas pelos professores


De acordo com esse gráfico, qual é a fruta menos consumida pelos professores dessa escola?

A
B
C
D

    De acordo com o gráfico, a fruta menos consumida é a pera.

    Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: ??.)


02
(MEC-CAED - ADF).

Observe o ponto P destacado na reta numérica a seguir, que está dividida em partes iguais.

O ponto P, destacado nessa reta, representa a localização do número

A
B
C
D

Como fração significa divisão. Logo:

    [tex]\frac{4}{6} = 4 ÷ 6 = 0,666... [tex]

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


03
(MEC-CAED - ADF).

Observe abaixo Caio e algumas pessoas aguardando para fazer uma viagem.


Quem está à direita de Caio?

A
B
C
D

    De acordo com a situação descrita na imagem, quem está a direita de Caio é a Marina.

    Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


04
(MEC-CAED - ADF). Observe o número abaixo.

365

Qual é o valor posicional do algarismo 6 nesse número?

A
B
C
D

Observe que:

    [tex]= 365 = 300 + 60 + 5 [tex]

Dessa forma, o valor posicional do algarismo 6 é 60.

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


05
(MEC-CAED - ADF).

Um clube de atletismo possui 238 medalhas. Durante um ano de competições, os atletas conquistaram mais 112 medalhas para o clube.

Com quantas medalhas o clube ficou no total?

A
B
C
D

Como o clube já tinha 238 medalhas e conquistou mais 112. Logo, ficou com:

  [tex] = 238 + 112 = 350\ medalhas [tex]

Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


06
(MEC-CAED - ADF).

Observe, abaixo, a escrita por extenso de um número.

Trezentos e sessenta e cinco

Qual é esse número?

A
B
C
D

   A forma correta de escrever "trezentos e sessenta e cinco" é 365.

    Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


07
(MEC-CAED - ADF).

Sílvia foi ao mercado e comprou alguns produtos, de maneira que sua compra totalizou R$ 125,00. Ao fechar sua compra, ela recebeu um desconto de R$ 7,50, devido à promoção de alguns produtos.

Quanto Silvia pagou pelos produtos nessa compra?

A
B
C
D

   Como ganhou um desconto de R$ 7,50. Então, ela pagou:


    Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


08
(MEC-CAED - ADF). Resolva a operação abaixo.

231 × 2

Qual é o resultado dessa operação?

A
B
C
D

O resultado da operação de multiplicação é:

    [tex] = 2 × 231 [tex]

    [tex] = 462 [tex]

Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


09
(MEC-CAED - ADF). Observe abaixo a representação de um cubo.

Uma possível planificação desse cubo é

A
B
C
D

    A possível planificação do cubo é a figura A, pois possui todos lados de mesmo tamanho.

    Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


10
(MEC-CAED - ADF).

Observe abaixo, em cinza, a representação de um campo que Lara fez no quintal de sua casa.

Cada quadradinho dessa malha equivale a 1 metro. Qual é a medida, em metros quadrados, da área desse campo que Lara fez?

A
B
C
D

Como cada quadradinho vale a 1 m². Logo, a área desse campo é:

    [tex]Área = 15\ quadradinhos [tex]

    [tex]Área = 15\ m^{2}[tex]

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


11
(MEC-CAED - ADF).

Lígia é patinadora e está treinando para um torneio. Em um determinado dia, o treino de Lígia começou às 13 horas e 20 minutos e terminou 4 horas e 50 minutos depois.

Que horas o treino de Lígia terminou nesse dia?

A
B
C
D

Observe:

    [tex]= 17h\ 70\ min [tex]

    [tex]= 17h\ + 1h\ 10\ min [tex]

    [tex]= 18h\ 10\ min [tex]

Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


12
(MEC-CAED - ADF).

Observe abaixo, em cinza, a representação de uma área do quintal de Júlio. Ele deseja cobrir essa área com piso. Cada lado dos quadradinhos dessa malha equivale a 1 metro.


Quantos metros quadrados de piso Júlio precisa, no mínimo, para cobrir a área desse quintal?

A
B
C
D

Como cada quadradinho vale a 1 m². Logo, a área desse campo é:

    [tex]Área = 81\ quadradinhos [tex]

    [tex]Área = 81\ m^{2}[tex]

Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)