QUIZ 06: PORTUGUÊS 5° ANO
02
(PROEB). Leia o texto abaixo.
A BONECA
Olavo Bilac
Deixando a bola e a peteca
Com que inda há pouco brincavam,
Por causa de uma boneca,
Duas meninas brigavam.
Dizia a primeira: “É minha!”
“É minha!” a outra gritava;
E nenhuma se continha,
Nem a boneca largava.
Quem mais sofria (coitada!)
Era a boneca. Já tinha
Toda a roupa estraçalhada,
E amarrotada a carinha.
Tanto puxaram por ela,
Que a pobre rasgou-se ao meio,
Perdendo a estopa amarela
Que lhe formava o recheio.
E, ao fi m de tanta fadiga,
Voltando à bola e à peteca,
Ambas, por causa da briga,
Ficaram sem a boneca...
BILAC, Olavo. Poesias infantis. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1949, p. 31-32.
Na frase “Dizia a primeira”, a palavra “primeira” refere-se à
03
(PROEB). Leia o texto abaixo.
Sorvete de Azeitona
O garoto chega na sorveteria e pergunta:
– Tem sorvete de azeitona?
Aí o cara responde:
– Não.
Dia seguinte:
– Tem sorvete de azeitona?
– Não.
Outro dia:
– Tem sorvete de azeitona? – Não.
Outro dia:
– Tem sorvete de azeitona?
– Tem !!!
– Eca !!
Disponível em: http://boaspiadas.blogspot.com/2007/07/piada-infantil.html
Esse texto é engraçado porque
06
(PROEB). Leia o texto abaixo.
São Paulo, 24 de março de 2004
Querida vovó, hoje lembrei que uns dias atrás, você me perguntou de que eu tenho medo, então eu respondi que tenho medo do escuro. Aí você olhou para mim e perguntou o que é medo. Eu não soube responder. Então eu estive conversando com meus colegas da escola e descobrimos que o medo é uma palavra que arrepia o corpo, arregala os olhos, ergue os fios do cabelo, bate queixo e dentes, bambeia as pernas e molha as calças. Medo é uma palavra que tem a cara fria da morte, olhos de mula-sem-cabeça, transparência de fantasmas e corpo de alma do outro mundo. Tudo isso é o medo, por isso eu não consegui lhe responder, pois além do escuro, tenho medo de outras coisas.
Papai me falou que quando estamos com medo precisamos fechar os olhos e esquecer que estamos com medo. Em julho, vou passar as férias aí na fazenda, então conversaremos mais sobre o medo.
Um beijo de seu neto, Ricardo.
Esse texto é
07
(PAEBES). Leia o texto abaixo.
O disfarce dos bichos
Você já tentou pegar um galhinho seco e ele virou bicho, abriu asas e voou? Se isso aconteceu é porque o graveto era o inseto conhecido como “bicho-pau”. Ele é tão parecido com um galhinho, que pode ser confundido com o graveto. Existem lagartas que se parecem com raminhos de plantas. E há grilos que imitam folhas. Muitos animais ficam com a cor e a forma dos lugares em que estão. Eles fazem isso para se proteger dos inimigos ou capturar outros bichos que servem de alimentos. Esses truques são chamados de mimetismo, isto é, imitação.
O cientista inglês Henry Walter Bates foi quem descobriu o mimetismo. Ele passou 11 anos na selva amazônica estudando os animais.
MONTEIRO, José Maviael. Bichos que usam disfarces para defesa. Folhinha. 6 nov. 1993. *Adaptado: Reforma Ortográfica.
De acordo com esse texto, mimetismo é
08
(PROEB). Leia o texto abaixo e responda.
QUANDO OS VILÕES SE ENCONTRAM
Estavam todos lá. Pense num, em qualquer um e ele estava lá. O Capitão Gancho? Lá. A madrasta e as irmãs de Cinderela? Lá. A Rainha Malvada da Branca de Neve? Também. A Bruxa Má do Oeste? É claro que estava lá!
E isso sem falar em Dick Vigarista, Freddy Krueger, Coringa, Darth Vader, Mancha Negra, Lex Luthor, Cavaleiro Negro e mais algumas bruxas, uns dragões e outros monstros.
Era a Reunião Universal dos Inimigos Malvados, a R.U.I.M.
Todos chegaram à meia-noite em ponto ao Salão Negro do Castelo das Assombrações.
O Lobo Mau, que era o presidente da associação, tomou a palavra e disse:
– Caros vilões, estamos aqui reunidos por um motivo muito importante: ninguém respeita nossos direitos. Em todos os finais de história nós apanhamos e perdemos, sempre. Basta! Precisamos lutar contra isso. Precisamos virar a mesa, certo?
Nova Escola, ano XXIII, n. 213, p. 116, jun/jul 2008. Fragmento.
O assunto desse texto é
09
(PROEB). Leia o texto abaixo e responda.
Como é produzido o giz de lousa?
Ele é feito a partir da mistura de gesso e água. Para se obter giz colorido, adiciona-se tinta à mistura. Essa massa é colocada em moldes que dão forma ao giz.
Após alguns minutos, ele endurece e é retirado para passar pelo processo de secagem, que pode ser feito ao sol ou em máquinas especiais. Depois, o giz é embalado e está pronto para ser vendido.
CRISTIANINI, Maria Carolina. Recreio, São Paulo: Abril, ano 9, n. 464, 29 jan. 2009.
Nesse texto, a expressão “Após alguns minutos” indica
10
(PROEB). Leia o texto abaixo.
CO2, que bicho é esse
É um gás essencial à vida, produzido pela respiração dos seres vivos, decomposição de plantas e animais, na queima de combustíveis fósseis e de florestas. O tempo de sua permanência na atmosfera é de 100 anos, no mínimo. O principal processo de renovação do gás é a sua absorção pelos oceanos e florestas. Hoje é emitido entre 8 e 9 bilhões de toneladas de CO2, por ano, em todo o planeta. Desse total, 80% vêm da queima de combustíveis fósseis.
Por Dentro das Mudanças Climáticas - O que você precisa saber sobre o assunto. Nova Escola, p. 94, out. 2008.
No trecho “O tempo de sua permanência...”, a palavra destacada substitui
12
(SAERS). Leia o texto abaixo.
TEXTO 1:
Celular na Escola
Permitir ou não o uso desses aparelhos nas dependências do colégio é uma discussão bastante atual. Conheça algumas opiniões:
Quando os primeiros celulares chegaram ao mercado brasileiro, na década de 90, eles eram sonho de consumo para muita gente. Quase vinte anos depois, estão tão popularizados que até crianças vivem a carregar modelos ultramodernos, inclusive na escola, onde esses aparelhos já fazem parte do cotidiano dos alunos. “O celular se justifica pela necessidade dos pais monitorarem seus filhos, mas chegou-se a um exagero de uso”, opina Daniel Lobato Brito, diretor administrativo do Colégio Pio XII, em São Paulo.
Revista Ensino fundamental, ano 4, nº 46, dezembro 2007, seção Comportamento, p.6,.
TEXTO 2:
Fórum na comunidade “ Pode celular na sala de aula?”
Ravi
Celular na sala de aula atrapalha muito, até porque não é simplesmente o toque do celular, mas tem gente que ATENDE o celular se escondendo do professor (ou tentando...) e fica falando, ou então, quando o dono do celular não fala nada, a turma, ou alguns colegas de classe ficam soltando piadas, enchendo o saco, zoando, etc... atrapalhando a galera e a concentração do professor que pode perder o raciocínio ou ainda expulsar os alunos de sala. E concluindo: o celular, em sala de aula, deve ser banido, e tratado com severidade os que descumprirem as regras.
http://www.orkut.com (adaptado)
Com relação aos dois textos podemos afirmar que: