QUIZ 15: PORTUGUÊS 4° ANO
01
(SEDUCE-GO - 6 P.D - 2016). Leia o texto e, a seguir, responda.
Poesia na varanda
Sonia Junqueira
Brotou do chão a poesia
na forma de uma plantinha
espigada, perfumosa,
se abrindo toda pra mim:
mensageiro da alegria,
era um pé de alecrim
que dourou a minha vida...
[...]
Gritou no mato a poesia
quando caiu a noitinha:
tantos astros em seresta,
pois era dia de festa,
e dentro da boca da noite
cantaram um coro sem fim...
[...]
Disponível em:http://escrevereprolongarotempo.blogspot.com.br /2012/05/poesia-na-varanda-soniajunqueira.html. Acesso em: 24 jul.2016.
No trecho “Gritou no mato a poesia quando caiu a noitinha:...”, a palavra “caiu” no texto mostra que a noite
(SEDUCE-GO - 6 P.D - 2016). Leia o texto e, a seguir, responda as questões 2 e 3.
Conheça a onça-pintada
A. Camboni / R. Isotti / Homo Ambiens
A onça-pintada é o maior felino do continente americano, podendo chegar a 135 kg. É um animal robusto, com grande força muscular, sendo a potência de sua mordida considerada a maior dentre os felinos de todo o mundo. Suas presas naturais são animais silvestres como catetos, capivaras, jacarés, queixadas, veados e tatus. Outra característica marcante dessa espécie é que ela não mia como a maioria dos felinos. Assim como o leão, o tigre e o leopardo, ela emite uma série de roncos muito fortes que são chamados de esturros.
[...]
Disponível em: http://www.wwf.org.br/natureza_brasileira /areas_prioritarias/pantanal/nossas_solucoes_no_pantanal/ protecao_de_especies_no_pantanal/onca_pintada/. Acesso em: 24 jul.2016.
02
No trecho “Assim como o leão, o tigre e o leopardo, ela emite uma série de roncos muito fortes que são chamados de esturros”. A palavra “ela” se refere à
06
(SEDUCE-GO - 6 P.D - 2016). Leia o texto e, a seguir, responda.
Criança, Crionça
Adriana Calcanhotto
A onça era sonsa
Sonsa de nascença
Chegava de manso
Para encher a pança
Sem pedir licença.
Jabuti, teiú
Tucano, tatu
Macaco, sagui
Preguiça, preá
Cutia, quati
Não tinham descanso.
Mas uma criança
Chamou a responsa
Criou uma dança
A dança da onça.
Criança, crionça
Crionça, criança
Dançando essa dança
A onça desonça
Despança, dispensa
Sua comilança
E hoje só pensa
Em dançar a dança
Criança, crionça
Crionça, criança
[...]
Disponível em: https://www.letras.mus.br/adriana- calcanhotto/crianca-crionca/. Acesso em: 22 jul. 2016. [Adaptado].
Jabuti, teiú, tucano, tatu, macaco, sagui, preguiça, preá, cutia, quati não tinham descanso porque
07
(SEDUCE-GO - 6 P.D - 2016). Leia o texto e, a seguir, responda.
Charada na aula
O Juquinha pergunta para a professora:
— Professora, como se faz pra colocar um elefante na geladeira?
E a professora:
— Não sei... Como é?
— Abre a porta da geladeira e coloca ele lá. E como se faz pra colocar uma girafa dentro da geladeira?
A professora se achando esperta responde:
— Abre a porta e coloca ela lá...
— Não professora, primeiro tem que tirar o elefante que está lá e depois colocar a girafa.
A professora faz uma careta.
— Professora! - diz Juquinha. O leão, rei da floresta, fez uma festa, e todos os animais foram, menos um. Qual era?
— Não sei, Juquinha...
— A girafa. A coitada ainda estava na geladeira!
A professora dá uma risadinha.
— Professora!
— QUE É, JUQUINHA?
— Como se faz pra atravessar um rio cheio de jacarés?
— Pega um barco e atravessa, Juquinha.
— Não, atravessa nadando.
— Mas e os jacarés, Juquinha?
— Tão na festa do leão!
Disponível em: http://criancas.uol.com.br/piadas/livro- depiadas/charada-na-aula.jhtm/. Acesso em: 24 jul.2016.
Em qual dos trechos há um traço de humor?
08
(SEDUCE-GO - 6 P.D - 2016). Leia os textos e, a seguir, responda.
Texto I
As Olimpíadas tiveram origem na cidade de Olympia, na Grécia Antiga, local onde se realizavam competições de diversas modalidades esportivas entre as cidades da Grécia. Esses jogos eram realizados em homenagem aos deuses e os ganhadores voltavam para as suas cidades exaltados como heróis. Além do motivo religioso os jogos eram realizados como uma espécie de confraternização entre as cidades gregas para manter a paz e a harmonia.
Disponível em: http://www.listasconfef.org.br/comunicacao/ banco_de_ideias/CorreiaLopes2.pdf. Acesso em: 24 jul.2016 [Adaptado].
Texto II
Elas fazem parte da história mundial e são mais antigas do que imaginamos. As Olimpíadas como conhecemos hoje surgiram, na verdade, em 2500 a.C. e já passaram por diversos momentos e mudanças.
Criadas pelos gregos, como uma homenagem a Zeus e com o objetivo de celebrar a união dos povos, a competição reuniu várias cidades no santuário de Olímpia – de onde vem o nome – para disputar os jogos. Na época, o evento já era considerado grandioso e importante e, por isso, para a celebração, foram selados acordos de cessar-fogo e tréguas entre cidades inimigas antes da realização dos jogos. Em 2016, o Brasil irá sediar as Olimpíadas.
Disponível em: http://canaldoensino.com.br/blog/saibatudo- sobre-a-historia-das-olimpiadas /. Acesso em: 24 jul. 2016 [Adaptado].
Os dois textos falam sobre
(SEDUCE-GO - 6 P.D - 2016). Leia o texto e, a seguir, responda as questões 9 e 10.
Sopa de Macarrão
Domingos Pellegrini
O filho olha emburrado o prato vazio, o pai pergunta se não está com fome.
— Com fome eu tô, não tô é com vontade de comer comida de velho.
Lá da cozinha a mãe diz que decretou ― Decretei!
— que ou ele come legumes e verduras, ou vai passar fome.
— Não quero filho meu engordando agora para ter problemas de saúde depois. Só quer batata frita e carne, carne e batata frita!
Ela vem com a travessa de bifes, o pai tira um, ela senta e tira o outro, o filho continua com o prato vazio.
— Nos Estados Unidos — continua ela — um jornalista passou um mês comendo só fastfood, engordou mais de seis quilos!
— E como é que ele aguentou um mês só comendo isso?! — perguntou o pai.
O filho responde:
— Porque é gostoso! — E pega com nojo uma folhinha de alface, põe no prato e fica olhando como se fosse um bicho.
A mãe diz que é preciso ao menos experimentar para saber o que é ou não gostoso, e o pai diz que, quando era da idade dele, comia cenoura crua, pepino, manga verde com sal, comia até milho verde cru.
— E devorava o cozido de legumes da sua avó! E essa alface? Pra comer, é preciso botar na boca...
O filho enfia a alface na boca, mastiga fazendo careta, pega um bife, a mãe pula na cadeira, pega o bife de volta:
— Não senhor! Só com salada pra valer, arroz, feijão, tudo!
— Ele ainda vai comer de tudo. Quando eu era menino, detestava sopa. Aí um dia minha mãe fez sopa com macarrão de letrinhas, passei a gostar de sopa!
O filho pergunta o que é macarrão de letrinhas, o pai explica. Ele põe na boca uma rodela de tomate, o pai e a mãe trocam um vitorioso olhar. O pai faz uma voz doce:
— Está descobrindo que salada é gostoso, não está?
— Não, peguei tomate para tirar da boca o gosto nojento de alface, mas acabo de descobrir que tomate também é nojento.
[...]
O filho continua olhando o prato vazio.
— Coma ao menos feijão com arroz — diz o pai.
[...]
— Ou salada ou nada! Sem chantagem sentimental!
O pai come dolorosamente, a mãe come furiosamente, o filho olha o prato tristemente.
Depois a mãe retira a comida, ele continua olhando a mesa vazia. Na cozinha, o pai sussurra para ela:
— Mas ele comeu duas folhas de alface, não pode comer dois pedaços de bife?!...
Ela diz que de jeito nenhum, desta vez é pra valer; então o pai vai ler o jornal, mas de passagem pelo filho, pergunta se ele não quer um sanduíche de bife — com salada, claro. Não, diz o filho, só quer saber de uma coisa da tal sopa de letras. O pai se anima:
— Pergunte, pergunte!
— Você podia escrever o que quisesse com as letras no prato?
— Claro! Por que, o que você quer escrever?
— Hambúrguer, maionese e catchup.
É teimoso que nem o pai, diz a mãe. Teimoso é quem teima comigo, diz o pai. O filho vai para o quarto, só sai na hora da janta: sopa de macarrão. Então, vai escrevendo, e engolindo as palavras: escravidão, carrascos, nojo, e enfim escreve amor, o pai e mãe lacrimejam, mas ele explica:
— Ainda não acabei, tá faltando letra pra escrever: amo rosbife com batata frita...
Disponível em: http://educacaonofoco.blogspot.com.br/ 2010/08/atividades-para-o-5-ano.html . Acesso em: 25 jul 2016 [Adaptado].
09
No trecho “— Com fome eu tô, não tô é com vontade de comer comida de velho.”, a expressão “eu tô” é um tipo de linguagem
11
(SAEMI). Leia o texto abaixo.
Era da primavera
Mamãe como é que era? No tempo dos dinossauros também tinha primavera?
Não sei dizer, meu amor, só sei de uma tiranossaura que adorava colher flor.
Mãe, mas o que ela fazia? Era vegetariana, pegava as flores e comia?
Meu bem, que fantasia, ela enfeitava com flores a caverna em que vivia... Ela era especial, inventava a primavera, Em plena Era Glacial.
FRAGATA, Cláudio. Ciência Hoje da Criança. Set. 2012, n. 238.
No trecho, “Ela era especial”, a palavra “ela” substitui