sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

QUIZ 06: CIÊNCIAS 3ª SÉRIE - E.M

Quiz 06: CIÊNCIAS 3ª Série - Ensino Médio
Quiz 06: CIÊNCIAS 3ª Série - Ensino Médio

01
(Telecurso 2000).

   Juliano, um jovem cuja massa é de 60 kg, sobe, todos os dias, três lances de escada para chegar até o seu apartamento.

Supondo que, do térreo até a porta de seu apartamento, ele tenha subido 10 metros, em 2 minutos e 30 segundos, a potência muscular que ele precisará para efetuar a subida é de

A
B
C
D
E

Dados: g = 10 m/s²; m = 60 kg; h = 10 m; Δt = 3min 30s = 150 s

Cálculo da energia potencial:

  $ E_p = m \times g \times h = 60 \times 10 \times 10 = 6 000 J $

Agora, encontrar o potência:

  $ P = \frac{E}{Δt} = \frac{6000}{150} = 40W $


02
(1ª P.D 2013 – Seduc-GO).

   Num salto de paraquedas, após a queda livre o conjunto (saltador + parquedas) que apresenta 80kg de massa atinge uma velocidade constante de 216 km/h.

Neste instante, sua energia cinética é da ordem de

A
B
C
D
E

Dados: m = 80 kg; v = 216 km/h = 60 m/s

A energia cinética é:

  Ec = (m ∙ v²)/2 = (80 ∙ 60²)/2 = (80 ∙ 3600)/2

  Ec = 288000/2 = 144 000 J


03
(1ª P.D 2013 – Seduc-GO).

Uma bola desliza conforme a figura. Sabendo que a altura h é de 5m e desconsiderando o atrito e a resistência do ar, com qual velocidade a bola atingirá o ponto B, supondo que ela tenha partido, do repouso, do ponto A? Considere g = 10 m/s².

A
B
C
D
E

DADOS: h(A) = 5m; V(A) = 0; g = 10 m/s²; h(B) = 0; V(B) = ?.

   E(M(A)) = E(M(B))

   Ec(A) + Ep(A) = Ec(B) + Ep(B)

   0 + Ep(A) = Ec(B) + 0

   m ∙ g ∙ h = (m ∙ v²)/2

   m ∙ 10 ∙ 5 = (m ∙ v²)/2

   m ∙ 10 ∙ 5 ∙ 2 = m ∙ v²

   100m = m ∙ v²

   v = √100

   v = 10 m/s


04
(SADEAM).

   Observe na tirinha abaixo, um diálogo entre dois amigos. O que é apresentado nesse quadrinho é um erro muito comum, cometido pelas pessoas em seu dia a dia.

Disponível em: http://2.bp.blogspot.com/_HkDdSZPLy_8/TTek 54lE5II/AAAAAAAABT8/KO_mdSnndUw/s1600/fisica0011.jpg. Acesso em: 1 abr. 2014.

Com base nessa tirinha, constata-se que calor é

A
B
C
D
E


05
(Supletivo 2010 – MG).

    O gráfico, abaixo, relaciona a massa e o volume de duas substâncias, X e Y, em uma determinada temperatura.

   Sobre essas substâncias, são feitas as seguintes afirmativas:

I. A substância X é menos densa que Y.

II. Massas iguais de X e Y ocupam volumes diferentes.

III. Em 150 cm³ dessas substâncias, estão contidos 300 g de X e 100 g de Y.

São corretas as afirmativas:

A
B
C
D

I - FALSA. Para 1 cm³ a substância X tem mais massa do que a substância B. Logo, a substância A é mais densa do que a B.

II - CORRETA. Por uma leitura simples do gráfico constata isso.

III - CORRETA. Pois, a substância X tem densidade de d = 2 g/cm³, logo, para 150 cm³ tem 300g. Agora, para a substância Y tem densidade de d = 2/3 g/cm³. Assim, para 150 cm³ tem 2/3 × 150 = 100 g.


06
(Seduce - GO). Observe a figura:

O personagem se refere ás luvas de amianto pois este material

A
B
C
D
E

As luvas de amianto são bons isolantes, pois impedem a passagem de calor por condução térmica.


07
(AVALIA).

   Um gás sofre uma transformação adiabática quando não troca calor com o meio externo.

   Quando a válvula de um frasco de perfume em aerossol é pressionada, o gás que sai sofre uma expansão adiabática, na qual realiza trabalho e percebe-se que o vapor sai gelado.

Em uma expansão adiabática, o volume

A
B
C
D
E


08
(Seduc-GO).

    As linhas de força possuem a finalidade de indicar a presença de campo elétrico. A figura a seguir representa a configuração de linhas de força associadas a duas partículas eletrizadas Q1 e Q2.

Com relação aos sinais das partículas, podemos afirmar corretamente que:

A
B
C
D
E

Cargas positivas tem linhas de forças "saindo" perpendicularmente.


09
(Seduc-GO).

    Pela secção reta de um fio condutor de eletricidade passam 6,0 C de carga elétrica a cada minuto.

Nesse condutor, a intensidade da corrente elétrica é igual a:

A
B
C
D
E

DADOS: ΔQ = 6C, Δt = 1 min = 60s, i = ?

  

i =  ΔQ   =   6   =  0,1 A
Δt 60


10
(Seduce - GO).

A figura representa as linhas de indução do campo magnético, criado por um imã na forma de barra. O campo magnético, assim como o campo elétrico, pode ser representado por meio de linhas de campo, descrita pelo vetor indução magnética B.

Em relação às linhas de campo do vetor indução magnética, pode-se inferir que

A
B
C
D
E


11
(SPAECE).

    Uma pessoa, ao utilizar uma bússola para se orientar, verificou que, repentinamente, a agulha da bússola muda de posição quando se aproxima de um fio elétrico.

Isso ocorre, porque quando um fio retilíneo é percorrido por uma corrente elétrica, ele gera ao seu redor um campo

A
B
C
D
E


12
(Supletivo 2011 – MG).

   A imagem abaixo representa uma onda se propagando da esquerda para a direita com velocidade de 120 m/s.

Qual é a frequência dessa onda? (Dado: v = λ ∙ f).

A
B
C
D
E

DADOS: v = 120 m/s, λ = 10/(2,5) = 4 m, f = ?

v = λ ∙ f

120 = 4 ∙ f

f =  120   = 20 Hz 
4