sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

QUIZ 08: CIÊNCIAS 3ª SÉRIE - E.M

Quiz 08: CIÊNCIAS 3ª Série - Ensino Médio
Quiz 08: CIÊNCIAS 3ª Série - Ensino Médio

01
(Supletivo 2010 – MG).

   Dicromato de potássio é um sólido alaranjado utilizado na fabricação de tintas e corantes. Sua fórmula é K₂Cr₂O₇.

O dicromato de potássio é uma substância

A
B
C
D
E


02
(Supletivo 2011 – MG).

    O gráfico abaixo relaciona a variação da solubilidade do nitrato de potássio, KNO₃, e do cloreto de sódio, NaCl, com a temperatura.

De acordo com os dados fornecidos pelo gráfico,

A
B
C
D

Em 80° a solubilidade é aproximadamente 160g/cm³. Assim,

   160/10 = 16 cm³.

Portanto, qualquer valor abaixo de 16 cm³ será totalmente dissolvido.


03
(Seduc-GO).

   Foram preparados 200 mL de solução contendo 20g de sacarose dissolvidos a uma temperatura de 25ºC.

Sendo o coeficiente de solubilidade da sacarose for de 20g de sacarose em 100mL de água a 25ºC o composto preparado é

A
B
C
D
E

Como a solubilidade da sacarose é 20g/100mL = 0,2 g/mL.

Como o composto preparado é 20g/200mL = 0,1 g/mL.

Logo, o composto preparado é insaturado pois tem concentração menor do que 0,2 g/mL.


04
(2ª P.D – 2012 – Seduc-GO).

   Na preparação de um refresco o sólido contido na embalagem foi totalmente transferido para um recipiente e o volume foi completado para um litro. com água pura.

Sobre a concentração do refresco preparado, de acordo com as quantidades fornecidas pela embalagem, é correto afirmar que:

A
B
C
D
E


05
(Seduc-GO).

   Calcular valores de pH e pOH, a partir de concentrações de H₃O⁺ e OH⁻.

Considerando que: log 2 = 0,30; pH = −log [H⁺], um composto com a concentração dos íons H⁺ de 0,002 mol/L apresenta

A
B
C
D
E

DADOS: log 2 = 0,30 e H⁺ = 0,002 mol/L

  pH = −log [H⁺]

  pH = − log [0,002]

  pH = −log [2 × 10⁻³]

  pH = − {log 2 + log 10⁻³}

  pH = − {log 2 + (−3) ∙ log 10}

  pH = − {0,30 + (−3) ∙ 1}

  pH = − {0,30 −3}

  pH = − {−2,7}

  pH = 2,7


06
(1ª P.D 2013 – Seduc-GO).

    As substâncias inorgânicas estão presentes no nosso dia a dia. Estudamos estas substâncias em química e às vezes não fazemos as correlações com os produtos, materiais e até mesmo alimentos a que temos contato no cotidiano. As figuras abaixo ilustram alguns desses produtos e compostos.

Relacione as figuras I, II, III e IV com a sequência correta de funções inorgânicas que elas representam:

A
B
C
D
E


07
(Seduc-GO).

   Os medicamentos são constituídos por substâncias químicas que apresentam em sua estrutura inúmeras funções orgânicas. O ácido ascórbico, ou vitamina C, é uma substância orgânica encontrada principalmente nas frutas cítricas.

Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/ online/qnesc34_1/05-EA-43-11.pdf. Acesso em: 24 abr. 2017.

Em sua estrutura química, existem as funções orgânicas éster, enol e

A
B
C
D
E


08
(Seduc-GO).

    A cafeína é um composto orgânico da família dos alcaloides e é encontrada principalmente no café, no chá-preto, na erva-mate, em refrigerante de cola e no chocolate.

Disponível em: http://brasilescola.uol.com.br/quimica/qui mica/química-cafeina.htm. Acesso em: 30 mar.2016.

Considerando a molécula da cafeína, as funções orgânicas presentes são

A
B
C
D
E


09
(SADEAM).

   Na dieta de diabéticos, a substituição da glicose por frutose é possível, pois ambas, além de possuírem a propriedade de adoçar, possuem estruturas químicas semelhantes. Suas fórmulas estruturais estão representadas abaixo.

Essas substâncias, que possuem a mesma fórmula molecular mas diferentes funções orgânicas, são denominadas

A
B
C
D
E


10
(2ª P.D – 2012 – Seduc-GO).

    Uma das soluções apresentadas para resolver problemas de tráfego em rodovias é o uso do transporte ferroviário. Assim o trem bala pode ser uma das alternativas que podem amenizar esta situação. Um dos trajetos sugeridos para o trem bala seria Rio-São Paulo. A viagem ligará os 420 quilômetros entre a Central do Brasil, no Rio, e a Estação da Luz, no centro da capital paulista, em uma hora e trinta minutos.

Adaptado de: https://oglobo.globo.com Acesso em: 14 abril 2012.

   Devido à alta velocidade, o tempo de viagem será reduzido consideravelmente.

Desta forma, podemos afirmar que a velocidade média desenvolvida pelo trem neste trajeto será de

A
B
C
D
E

DADOS: ΔS = 420 km, Δt = 1h30min = 1,5h e Vm = ?

    Vm = ΔS/Δt = 420/1,5

    Vm = 280 km/h


11
(SADEAM). O gráfico abaixo representa a velocidade de um carro em função do tempo.

No intervalo de dez horas, esse gráfico representa um movimento

A
B
C
D
E


12
(CAEd).

    Satélite artificial é um equipamento modular que fica na órbita da Terra ou de qualquer outro planeta.

A força responsável pelo movimento do satélite em órbita é prevista pela

A
B
C
D
E