Neste post estarei socializando atividades de MATEMÁTICA priorizando os habilidades alinhadas com a BNCC. Os conteúdos e as questões são semelhantes as que caem nas provas Saeb/Prova Brasil.
Por Habilidades - MATEMÁTICA
2° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL
POR HABILIDADES - 2° ANO - MATEMÁTICA |
---|
Habilidade | Download | Habilidade | Download |
---|---|---|---|
Alinhados com à BNCC | |||
2N1.1 | Download i NÚMEROS:Reconhecer o que os números naturais indicam em diferentes situações: quantidade, ordem, medida ou código de identificação. |
2N1.2 | Download i NÚMEROS:Identificar a posição ordinal de um objeto ou termo em uma sequência (1º, 2º etc.). |
2N1.3 | Download i NÚMEROS:Escrever números naturais de até 3 ordens em sua representação por algarismos ou em língua materna OU associar o registro numérico de números naturais de até 3 ordens ao registro em língua materna. |
2N1.4 | Download i NÚMEROS:Comparar OU ordenar quantidade de objetos (até 2 ordens). |
2N1.5 | Download i NÚMEROS:Comparar OU ordenar números naturais de até 3 ordens com ou sem suporte da reta numérica. |
2N1.6 | Download i NÚMEROS:Identificar a ordem ocupada por um algarismo OU seu valor posicional (ou valor relativo) em um número natural de até 3 ordens. |
2N1.7 | Download i NÚMEROS:Calcular o resultado de adições ou subtrações, envolvendo números naturais de até 3 ordens. |
2N1.8 | Download i NÚMEROS:Compor OU decompor números naturais de até 3 ordens por meio de diferentes adições. |
2N2.1 | Download i NÚMEROS:Resolver problemas de adição ou de subtração, envolvendo números naturais de até 3 ordens com os significados de juntar, acrescentar, separar ou retirar. |
2N2.2 | Download i NÚMEROS:2N2.2 - Resolver problemas de multiplicação ou de divisão (por 2, 3, 4 ou 5) envolvendo números naturais, com os significados de formação de grupos iguais ou proporcionalidade (incluindo dobro, metade, triplo ou terça parte). |
2N2.3 | Download i NÚMEROS:Analisar argumentações sobre a resolução de problemas de adição, subtração, multiplicação ou divisão envolvendo números naturais. |
2A1.1 | Download i ÁLGEBRA:Identificar a classificação OU classificar objetos ou representações por figuras, por meio de atributos, tais como cor, forma e medida. |
2A1.2 | Download i ÁLGEBRA:Inferir OU descrever atributos ou propriedades comuns que os elementos que constituem uma sequência de números naturais apresentam. |
2A1.3 | Download i ÁLGEBRA:Inferir o padrão ou a regularidade de uma sequência de números naturais ordenados, de objetos ou de figuras. |
2A1.4 | Download i ÁLGEBRA:Inferir os elementos ausentes em uma sequência de números naturais ordenados, de objetos ou de figuras. |
2G1.1 | Download i GEOMETRIA:Identificar localização OU a descrição/esboço do deslocamento de pessoas e/ou de objetos em representações bidimensionais (mapas, croquis etc.). |
2G1.2 | Download i GEOMETRIA:Reconhecer/nomear figuras espaciais (cubo, bloco retangular, pirâmide, cone, cilindro e esfera), relacionando-as com objetos do mundo físico. |
2G1.3 | Download i GEOMETRIA:Reconhecer/nomear figuras geométricas planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo). |
2G2.1 | Download i GEOMETRIA:Descrever OU esboçar o deslocamento de pessoas e/ou objetos em representações bidimensionais (mapas, croquis etc.) ou plantas de ambientes, de acordo com condições dadas. |
2M1.1 | Download i GRANDEZAS E MEDIDAS:Comparar comprimentos, capacidades ou massas OU ordenar imagens de objetos com base na comparação visual de seus comprimentos, capacidades ou massas. |
2M1.2 | Download i GRANDEZAS E MEDIDAS:2M1.2 - Estimar/inferir medida de comprimento, capacidade ou massa de objetos, utilizando unidades de medida convencionais ou não OU medir comprimento, capacidade ou massa de objetos. |
2M1.3 | Download i GRANDEZAS E MEDIDAS:2M1.3 – Identificar a medida do comprimento, da capacidade ou da massa de objetos, dada a imagem de um instrumento de medida. |
2M1.4 | Download i GRANDEZAS E MEDIDAS:2M1.4 - Reconhecer unidades de medida e/ou instrumentos utilizados para medir comprimento, tempo, massa ou capacidade. |
2M1.5 | Download i GRANDEZAS E MEDIDAS:2M1.5 – Identificar sequência de acontecimentos relativos a um dia. |
2M1.6 | Download i GRANDEZAS E MEDIDAS:2M1.6 – Identificar datas, dias da semana ou meses do ano em calendário OU escrever uma data, apresentando o dia, o mês e o ano. |
2M1.7 | Download i GRANDEZAS E MEDIDAS:Relacionar valores de moedas e/ou cédulas do sistema monetário brasileiro, com base nas imagens desses objetos. |
2M2.1 | Download i GRANDEZAS E MEDIDAS:Determinar a data de início, a data de término ou a duração de um acontecimento entre duas datas. |
2M2.2 | Download i GRANDEZAS E MEDIDAS:Determinar o horário de início, o horário de término ou a duração de um acontecimento. |
2M2.3 | Download i GRANDEZAS E MEDIDAS:Resolver problemas que envolvam moedas e/ou cédulas do sistema monetário brasileiro. |
2E1.1 | Download i PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA:Classificar resultados de eventos cotidianos resultados de eventos cotidianos aleatórios como “pouco prováveis”, “muito prováveis”, “certos” ou “impossíveis”. |
2E1.2 | Download i PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA:Ler/identificar OU comparar dados estatísticos ou informações expressos em tabelas (simples ou de dupla entrada). |
2E1.3 | Download i PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA:2E1.3 – Ler/identificar ou comparar dados estatísticos expressos em gráficos (barras simples, colunas simples ou pictóricos). |
2E2.1 | Download i PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA:Representar os dados de uma pesquisa estatística ou de um levantamento em listas, tabelas (simples ou de dupla entrada) ou gráficos (barras simples colunas simples ou pictóricos). |
Prof. Warles
(Atualizado em 24 de Junho 2023 )