Após as aplicações das avaliações diagnósticas, teremos os descritores deficientes em aprendizagem. Logo, chega o momento atacá-los individualmente.
Portanto, neste Post estarei socializando arquivos com questões do mesmo Descritor. Sendo assim, cada professor poderá elaborar seus simulados dependendo das suas necessidades.
Como nos demais simulados, as questões tem como fontes a internet, como por
exemplo: MEC, CAED-JF, SEAPE - AC, SADEAM - AM, SAEPI - PI, SPAECE - CE,
SAEPE - PE, PAEBE - ES, SABE - BA, PROEB - MG, SAERJ - RJ, SAEGO - GO,
SAERO-RO, PROMOVER - MS, SAEMS - MS, SAERS - RS, Avalia BH, SAVEAL - AL,
Simave, Prova Rio, Prova da cidade - SP, projeto con(seguir)-DC, Projeto
salto-TO, Saresp - SP, Matriz de Referência de Língua Portuguesa
(descritores), Guia de Elaboração de Itens - Matemática e concursos
públicos, entre outros.
Descritor | Download |
---|---|
Descritor 01 | Download i PROCEDIMENTO DE LEITURA:D1 - Localizar informações explícitas em um texto. |
Descritor 02 | Download i COERÊNCIA E COESÃO NO PROCEDIMENTO DO TEXTO:D2 - Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto. |
Descritor 03 | Download i PROCEDIMENTO DE LEITURA:D3 - Inferir o sentido de uma palavra ou expressão. |
Descritor 04 | Download i PROCEDIMENTO DE LEITURA:D4 – Inferir uma informação implicíta em um texto. |
Descritor 05 | Download i IMPLICAÇÕES DO SUPORTE, DO GÊNERO E/OU ENUNCIADOR NA COMPREENSÃO DO TEXTO:D5 - Interpretar texto com o auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto etc.) |
Descritor 06 | Download i PROCEDIMENTO DE LEITURA:D6 - Identificar o tema de um texto. |
Descritor 07 | Download i COERÊNCIA E COESÃO NO PROCEDIMENTO DO TEXTO:D7 - Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa. |
Descritor 08 | Download i COERÊNCIA E COESÃO NO PROCEDIMENTO DO TEXTO:D8 - Estabelecer relação causa/consequência entre partes e elementos do texto. |
Descritor 09 | Download i IMPLICAÇÕES DO SUPORTE, DO GÊNERO E/OU ENUNCIADOR NA COMPREENSÃO DO TEXTO:D9 - Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros. |
Descritor 10 | Download i VARIAÇÃO LINGUÍSTICAD10 - Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto. |
Descritor 11 | Download i PROCEDIMENTO DE LEITURA:D11 - Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato. |
Descritor 12 | Download i COERÊNCIA E COESÃO NO PROCEDIMENTO DO TEXTO:D12 - Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc. |
Descritor 13 | Download i RELAÇÕES ENTRE RECURSOS EXPRESSIVOS E EFEITOS DE SENTIDO D13 - Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados. |
Descritor 14 | Download i RELAÇÕES ENTRE RECURSOS EXPRESSIVOS E EFEITOS DE SENTIDO D14 - Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações. |
Descritor 15 | Download i RELAÇÃO ENTRE TEXTOS D15 - Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido. |
Prof. Warles
(Atualizado em 04 de Novembro 2019)