domingo, 4 de agosto de 2019

5° Ano (Por Descritor - Português)

Após as aplicações das avaliações diagnósticas, teremos os descritores deficientes em aprendizagem. Logo, chega o momento atacá-los individualmente.
Portanto, neste Post estarei socializando arquivos com questões do mesmo Descritor. Sendo assim, cada professor poderá elaborar seus simulados dependendo das suas necessidades.

POR HABILIDADES - PORTUGUÊS

5º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL


Como nos demais simulados, as questões tem como fontes a internet, como por exemplo: MEC, CAED-JF, SEAPE - AC, SADEAM - AM, SAEPI - PI, SPAECE - CE, SAEPE - PE, PAEBE - ES, SABE - BA, PROEB - MG, SAERJ - RJ, SAEGO - GO, SAERO-RO, PROMOVER - MS, SAEMS - MS, SAERS - RS, Avalia BH, SAVEAL - AL, Simave, Prova Rio, Prova da cidade - SP, projeto con(seguir)-DC, Projeto salto-TO, Saresp - SP, Matriz de Referência de Língua Portuguesa (descritores), Guia de Elaboração de Itens - Matemática e concursos públicos, entre outros.

Arquivo em branco: Download


Descritor Download
Descritor 01 Download
i
PROCEDIMENTO DE LEITURA:
D1 - Localizar informações explícitas em um texto.
Descritor 02 Download
i
COERÊNCIA E COESÃO NO PROCEDIMENTO DO TEXTO:
D2 - Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto.
Descritor 03 Download
i
PROCEDIMENTO DE LEITURA:
D3 - Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.
Descritor 04 Download
i
PROCEDIMENTO DE LEITURA:
D4 – Inferir uma informação implicíta em um texto.
Descritor 05 Download
i
IMPLICAÇÕES DO SUPORTE, DO GÊNERO E/OU ENUNCIADOR NA COMPREENSÃO DO TEXTO:
D5 - Interpretar texto com o auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto etc.)
Descritor 06 Download
i
PROCEDIMENTO DE LEITURA:
D6 - Identificar o tema de um texto.
Descritor 07 Download
i
COERÊNCIA E COESÃO NO PROCEDIMENTO DO TEXTO:
D7 - Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.
Descritor 08 Download
i
COERÊNCIA E COESÃO NO PROCEDIMENTO DO TEXTO:
D8 - Estabelecer relação causa/consequência entre partes e elementos do texto.
Descritor 09 Download
i
IMPLICAÇÕES DO SUPORTE, DO GÊNERO E/OU ENUNCIADOR NA COMPREENSÃO DO TEXTO:
D9 - Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.
Descritor 10 Download
i
VARIAÇÃO LINGUÍSTICA
D10 - Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.
Descritor 11 Download
i
PROCEDIMENTO DE LEITURA:
D11 - Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.
Descritor 12 Download
i
COERÊNCIA E COESÃO NO PROCEDIMENTO DO TEXTO:
D12 - Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc.
Descritor 13 Download
i
RELAÇÕES ENTRE RECURSOS EXPRESSIVOS E EFEITOS DE SENTIDO
D13 - Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.
Descritor 14 Download
i
RELAÇÕES ENTRE RECURSOS EXPRESSIVOS E EFEITOS DE SENTIDO
D14 - Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.
Descritor 15 Download
i
RELAÇÃO ENTRE TEXTOS
D15 - Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido.


    Prof. Warles


(Atualizado em 04 de Novembro 2022)