Após as aplicações das avaliações diagnósticas, teremos os descritores deficientes em aprendizagem. Logo, chega o momento atacá-los individualmente.
Portanto, neste Post estarei socializando arquivos com questões do mesmo Descritor. Sendo assim, cada professor poderá elaborar seus simulados dependendo das suas necessidades.
POR HABILIDADES - PORTUGUÊS
5º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL
Como nos demais simulados, as questões tem como fontes a internet, como por
exemplo: MEC, CAED-JF, SEAPE - AC, SADEAM - AM, SAEPI - PI, SPAECE - CE,
SAEPE - PE, PAEBE - ES, SABE - BA, PROEB - MG, SAERJ - RJ, SAEGO - GO,
SAERO-RO, PROMOVER - MS, SAEMS - MS, SAERS - RS, Avalia BH, SAVEAL - AL,
Simave, Prova Rio, Prova da cidade - SP, projeto con(seguir)-DC, Projeto
salto-TO, Saresp - SP, Matriz de Referência de Língua Portuguesa
(descritores), Guia de Elaboração de Itens - Matemática e concursos
públicos, entre outros.
| Descritor | Download |
|---|---|
| Descritor 01 | Download i PROCEDIMENTO DE LEITURA:D1 - Localizar informações explícitas em um texto. |
| Descritor 02 | Download i COERÊNCIA E COESÃO NO PROCEDIMENTO DO TEXTO:D2 - Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto. |
| Descritor 03 | Download i PROCEDIMENTO DE LEITURA:D3 - Inferir o sentido de uma palavra ou expressão. |
| Descritor 04 | Download i PROCEDIMENTO DE LEITURA:D4 – Inferir uma informação implicíta em um texto. |
| Descritor 05 | Download i IMPLICAÇÕES DO SUPORTE, DO GÊNERO E/OU ENUNCIADOR NA COMPREENSÃO DO TEXTO:D5 - Interpretar texto com o auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto etc.) |
| Descritor 06 | Download i PROCEDIMENTO DE LEITURA:D6 - Identificar o tema de um texto. |
| Descritor 07 | Download i COERÊNCIA E COESÃO NO PROCEDIMENTO DO TEXTO:D7 - Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa. |
| Descritor 08 | Download i COERÊNCIA E COESÃO NO PROCEDIMENTO DO TEXTO:D8 - Estabelecer relação causa/consequência entre partes e elementos do texto. |
| Descritor 09 | Download i IMPLICAÇÕES DO SUPORTE, DO GÊNERO E/OU ENUNCIADOR NA COMPREENSÃO DO TEXTO:D9 - Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros. |
| Descritor 10 | Download i VARIAÇÃO LINGUÍSTICAD10 - Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto. |
| Descritor 11 | Download i PROCEDIMENTO DE LEITURA:D11 - Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato. |
| Descritor 12 | Download i COERÊNCIA E COESÃO NO PROCEDIMENTO DO TEXTO:D12 - Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc. |
| Descritor 13 | Download i RELAÇÕES ENTRE RECURSOS EXPRESSIVOS E EFEITOS DE SENTIDO D13 - Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados. |
| Descritor 14 | Download i RELAÇÕES ENTRE RECURSOS EXPRESSIVOS E EFEITOS DE SENTIDO D14 - Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações. |
| Descritor 15 | Download i RELAÇÃO ENTRE TEXTOS D15 - Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido. |
Prof. Warles
(Atualizado em 04 de Novembro 2022)