segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

D9 - Quiz por descritor - Port. 5° Ano

Quiz D9: PORTUGUÊS - ENSINO FUNDAMENTAL
D9: PORTUGUÊS - 5° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL

D9: Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.

01
(P.D. - SEDUC-GO).

Leia o texto abaixo e, a seguir, responda.

Personagem - Chico Bento

    Chico Bento, criado em 1961, teve como modelo um tio-avô de Mauricio de Sousa, sobre quem ele ouvia muitas histórias contadas pela sua avó.

    Em agosto de 1982, foi lançada a primeira revista, onde a Turma da Roça, entre eles a Rosinha, namorada do Chico Bento, o Zé Lelé, Hiro, o Zé da Roça, a professora Dona Marocas, o padre Lino e vários outros personagens vivem divertidas histórias num ambiente gostoso e pacato do interior.

Disponível em: http://www.monica.com.br/personag/turma/ chicoben.htm. Acesso: 26/11/2012.

O texto tem a finalidade de

A
B
C
D


02
(P.D. - SEDUC-GO).

Leia o texto abaixo e, a seguir, responda.

A grande surpresa

    A mãe de Juquinha entra subitamente na cozinha e pega ele tirando chocolates de dentro do armário para comer escondido.

    Ela exclama com surpresa:

    — Francamente, Juquinha, estou admirada em encontrá-lo aqui!

    — Pois saiba que eu estou muito mais! — respondeu Juquinha — Pensei que a senhora tinha saído.

Disponível em:http://sitededicas.uol. com.br/piadas4.htm. Acesso em 05 de nov. de 2013.

O texto tem a finalidade de

A
B
C
D


03
(P.D. - SEDUC-GO).

Leia o texto e, a seguir, responda.

Salvador, 30 de abril de 2009. Querida avó,

    Então, tudo bem? As férias estão correndo bem e nós estamos encantadas com este lugar: a praia é ótima, o tempo está muito bom, por isso passamos o tempo todo na água. Eu e Cristina estamos esperando a senhora, lembre-se que prometeu vir aqui no próximo fim de semana. Já estou vendo os dias maravilhosos que vamos passar todos juntos. Tenho saudades das histórias do vovô!

    Com a senhora, a praia ainda vai ficar mais bonita, vai ser bom estar em sua companhia. Ah, vovó, mal posso esperar para comer a tua comidinha boa.

    Esperamos ansiosamente a sua chegada. Temos muitas saudades!

    Um grande beijo,

    Sara

Disponível em http://letrasmundosaber. blogspot.com.br/2010/03/carta -pessoal.html.Acesso em 25/11/2014.Adaptado.

Esse texto é usado para

A
B
C
D


04
(P.D. - SEDUC-GO).

Leia o texto abaixo e, a seguir, responda.

ABC da Floresta Amazônica

Thiago de Mello e Pollyana Furtado.

Editora: Conhecimento Editora, 40 páginas

    Este livro fala da Floresta Amazônica como se fosse num passeio. Uma caminhada de descobertas e aprendizados importantes, onde os leitores vão refletir sobre a valorização do meio ambiente e, ao mesmo tempo, conhecer os costumes e os valores existentes no mundo mágico da floresta.

Disponível em: http://www.orelhadelivro.com. br/livros/202757/abc-da- floresta-amazonica/#>. Acesso em: 02 nov. 2015.

Este texto tem o objetivo de

A
B
C
D


05
(P.D. - SEDUC-GO).

Leia o texto e, a seguir, responda.

COMO SE FORMA UM TORNADO?

    Tudo começa quando o ar frio e seco encontra uma massa de ar quente e úmida. O choque entre as duas correntes de ar cria uma tempestade. Por ser mais leve e úmido, o ar quente sobe e empurra o ar frio para baixo. Ao atingir o topo da estratosfera (parte da atmosfera acima dos 12 mil metros de altitude), essa umidade se resfria e cai em formato de chuva. Porém, antes mesmo de as gotas despencarem, todo o processo já está gerando trovões e rajadas de ventos. É aí que mora o perigo: se uma dessas correntes se chocar com a troca que ainda está ocorrendo, ela muda de direção e começa a rodopiar. A força do redemoinho pode atingir 300 quilômetros por hora ao tocar o solo.

Disponível em: http://recreio.uol.com.br/ notícias/curiosidades/ como-se-forma-um-tornado.phtml . Acesso em: 23 nov. 2016.

Este texto tem o objetivo de

A
B
C
D


06
(P.D. - SEDUC-GO).

Leia o texto e, a seguir, responda.

Disponível em: http://alexandreraizer.blogspot.com.br/ . Acesso em: 21 nov. 2016.

Para que serve esta manchete?

A
B
C
D


07
(P.D. - SEDUC-GO).

Leia o texto abaixo e, a seguir, responda.

Jim Davis. Garfiel, 1993.Disponível em https://www.google.com.br/search ?q=garfield+1993&tbm=isch&tbo= u&source=univ&sa=X&ei=n_YqU8j4K86NkA fomIC4Dg &ved=0CDQQsAQ&biw=1024&bih=599. Acesso em 17/03/2014.

O texto serve para

A
B
C
D


08
(P.D. - SEDUC-GO).

Leia o texto abaixo e, a seguir, responda.

Como e onde surgiu a lenda de que as cegonhas trazem os bebês?

    Foi na Escandinávia. Segundo a tradição, na época em que os bebês costumavam nascer em casa, as mães diziam aos filhos que eles haviam sido trazidos pela cegonha para justificar o aparecimento repentino de um novo membro da família. Para explicar que, após o parto, a mãe precisava descansar por alguns dias, dizia-se também que, antes de partir, a cegonha havia bicado a perna materna. O animal foi escolhido como símbolo principalmente por dois motivos.

    Primeiro, é uma ave dócil e protetora. As jovens cegonhas costumam dedicar atenção especial e carinho às aves mais velhas ou doentes - tanto que os romanos antigos criaram uma lei, incentivando as crianças a cuidarem dos idosos da família, chamada Lex Ciconaria (Lei da Cegonha). O outro motivo é que elas costumam fazer seus ninhos ao lado das chaminés das casas e voltam sempre ao mesmo lugar, para pôr ovos e cuidar dos filhotes. Essa mistura de generosidade e fidelidade maternais criou um símbolo perfeito.

    Por muitos séculos, a lenda permaneceu conhecida apenas na Escandinávia. Mas, no século XIX, se espalhou pelo resto do mundo com os contos de um mestre da literatura infantil, o dinamarquês Hans Christian Andersen (1805-1875).

Disponível em http://mundoestranho.abril. com.br/materia/como-e-onde- surgiu-alenda-de-que-as-cegonhas -trazem-bebes. Acesso em 01/04/2015.

Esse texto serve para

A
B
C
D


09
(SEAPE).

Leia o texto abaixo.

O que é água?

    A água é uma substância química. Um elemento da natureza, transparente, sem sabor e odor, composto por dois gases: duas partes de hidrogênio (símbolo H) e uma parte de oxigênio (símbolo O). Sua fórmula química é H2O.

    A água pode ser doce ou salgada. A água do mar é salgada porque os rios carregam para o mar cloro e sódio que se desprendem na erosão das rochas dos seus leitos. Como os rios recebem mais água doce das chuvas do que evaporam, sua água continua doce.

    Com o mar é diferente: ele perde mais água por meio da evaporação do que ganha com a chuva. Assim, como o sal não evapora com a água, essa substância vai se acumulando e se concentrando no mar. A repetição desse fenômeno durante centenas de milhões de anos aumentou a concentração de cloreto de sódio nos oceanos, tornando-os salgados como são hoje. A água pode se apresentar em diversos estados: líquido, sólido (gelo) e gasoso (vapor d’água).

GARCEZ, Lucília; GARCEZ, Cristina. Água. São Paulo: Callis, 2010. p. 5. Coleção Planeta sustentável.

Esse texto serve para

A
B
C
D


10
(SAEP 2013).

Leia o texto abaixo e responda.

Entrevista com a Eva Furnari

    — Antes de mais nada, quero dizer que adoro seus personagens.

    — Obrigada, Bruxinha, obrigada...

    — Onde você estudou, Eva?

    — Estudei na Universidade de São Paulo. Fiz curso de Arquitetura.

    — Que chique! Você é arquiteta?

    — Bom, eu me formei em arquitetura, mas não exerço a profissão. Sou artista plástica, professora de artes e também escritora.

    — Há quanto tempo você escreve histórias?

    — Há uns dez anos.

    — Você tem varinha mágica?

    — Não, não tenho.

    — E como é que você inventa essas histórias?

    — Ah, foi uma bruxinha que pôs feitiço em mim.

    — Ah, sei... Entendo... Obrigada pela entrevista.

FURNARI, E.Bruxinha 1. São Paulo: FTD, 1992.

A finalidade do texto é

A
B
C
D


11
(PROEB).

Leia o texto abaixo.

Bolo da vovó

Ingredientes:

    • 6 ovos (claras e gemas separadas);

    • 1 xícara de açúcar;

    • 1 xícara de farinha de trigo;

    • 1 colher pequena de fermento em pó;

    • Margarina e farinha de trigo para untar a forma.

Recheio:

    • 2 xícaras de goiabada cremosa.

Modo de fazer:

    Bata as claras em neve, adicione as gemas, o açúcar e bata. Acrescente a farinha, o fermento e misture com uma colher. Coloque em uma forma grande e redonda, untada e enfarinhada. Leve ao forno médio, preaquecido, por 30 minutos. Deixe esfriar, desenforme num prato grande e corte ao meio. Recheie com a goiabada. Leve à geladeira por 1 hora.

Fácil de fazer: bolos cremosos. Editora Alto Astral, s/d, p. 5.

Esse texto serve para

A
B
C
D


12
(AREAL).

Leia o texto abaixo.

Disponível em: www.google.com.br/images . Acesso em: 20 jun. 2010.

Esse texto serve para

A
B
C
D