sexta-feira, 3 de abril de 2020

D15 - Quiz por descritor - Mat. 9° Ano - E.F

Quiz D15: MATEMÁTICA - ENSINO FUNDAMENTAL
D15: MATEMÁTICA - ENSINO FUNDAMENTAL

D15: Resolver problema envolvendo relações entre diferentes unidades de medida.

01
(IPOJUCA - PE).

Foram descarregados em um porto 7,8 toneladas de equipamentos eletrônicos e 4 500 quilogramas de materiais elétricos, importados por uma empresa.

A quantidade total desses produtos, em quilogramas, é igual a

A
B
C
D

02
(IPOJUCA - PE).

O médico de Laura receitou um antibiótico para tratar uma infecção de garganta. O tratamento de Laura consiste em tomar 1 comprimido de 500 mg duas vezes ao dia, durante 10 dias.

Quantos gramas desse antibiótico Laura deverá tomar durante esse tratamento?

A
B
C
D

A quantidade de gramas de medicamento será:

  = 1 × 500mg × 2 × 10 dias

  = 10 000 mg

Sabendo-se que 1g tem 1000 mg. Logo:

  [tex] = \frac{10\ 000}{1000} [tex]

  [tex] = 10\ gramas [tex]

Portanto, opção "B".


03
(IDEPB).

Fernanda usou dois quilogramas de biscoito em uma receita de doce.

Quantos gramas desse biscoito ela usou nessa receita?

A
B
C
D

Sabendo-se que 1kg tem 1000 g. Logo:

  [tex] 2\ kg = 2 × 1000 = 2000\ gramas [tex]

Portanto, opção "D".


04
(SAEB 2013).

Uma garrafa de refrigerante tem 1,5 litros de capacidade. Para comprarmos 9 litros deste refrigerante devemos pedir

A
B
C
D

O número de garrafas necessárias para acondicionar 9 litros de refrigerantes serão:

  [tex] N°\ de\ garrafas = \frac{9\ litros}{1,5\ litros} [tex]

  [tex] N°\ de\ garrafas = 6 [tex]

Portanto, opção "A".


05
(SAEB 2013).

Foi feita a medição do comprimento da parede de uma sala, utilizando, como instrumento de medida, uma fita métrica de apenas 80 cm. Essa medição correspondeu a 5 medidas e meia da fita.

Quantos metros de comprimento tem a parede?

A
B
C
D

A quantidade metros que tem a parede é de:

  [tex] Comprimento = 80\ cm × 5,5 [tex]

  [tex] Comprimento = 440\ cm [tex]

Como 1 metro tem 100 cm. Logo:

  [tex] Comprimento = \frac{440 }{100 } [tex]

  [tex] Comprimento = 4,4\ m [tex]

Portanto, opção "A".


06
(SAEB 2013).

Marcos mediu o comprimento de uma mesa com as mãos e concluiu que esta tem em média 11 de seus palmos.

Ao ver que seu palmo media 15 cm, ficou sabendo que a mesa tinha:

A
B
C
D

A mesa tem comprimento de:

  [tex] Comprimento = 11 × 15\ cm [tex]

  [tex] Comprimento = 165\ cm [tex]

Como 1 metro tem 100 cm. Logo:

  [tex] Comprimento = \frac{165}{100 } [tex]

  [tex] Comprimento = 1,65\ m [tex]

Portanto, opção "C".


07
(SAEB 2015).

Observando uma garrafa de refrigerante, verificamos que seu conteúdo é de 280 ml.

Este conteúdo expresso em litro(s) é

A
B
C
D

O contéudo da garrafa, sabendo que 1 Litro tem 1000 mL, é:

  [tex] = \frac{280\ mL}{1000\ mL} [tex]

  [tex] = 0,28\ Litros [tex]

Portanto, opção "D".


08
(SEAPE).

A placa de trânsito abaixo indica a distância de um determinado ponto de uma rodovia até a cidade de Brasília – DF.

De acordo com essa placa, essa distância, em metros, é igual a

A
B
C
D

A distância desse local até Brasília-DF, sabendo que 1 km = 1000 m, é:

  [tex] 5\ km = 5 × 1\ 000 = 5\ 000\ m [tex]

Portanto, opção "B".


09
(SAEMI).

Mário comprou 1 800 kg de cal, 2 300 kg de cimento, 2 000 kg de rejunte e 200 kg de argamassa para serem usados em uma obra.

Quantas toneladas de material, ao todo, Mário comprou para essa obra?

A
B
C
D

Sabendo-se que 1 tonelada é igual a 1000 kg. Então:

  [tex] = 1\ 800 + 2\ 300 + 2\ 000 + 200 [tex]

  [tex] = 6\ 300\ kg = \frac{6\ 300}{1000} = 6,3\ toneladas [tex]

Portanto, opção "B".


10
(AREAL).

Observe no caminhão abaixo quantas toneladas de mercadorias ele pode transportar por viagem.

No máximo, quantos quilogramas de mercadorias esse caminhão pode transportar em uma viagem?

A
B
C
D

Sabendo-se que 1 tonelada é igual a 1000 kg. Então:

  [tex] = 3,8 t = 3,8 \cdot 1000\ kg [tex]

  [tex] = 3\ 800\ kg [tex]

Portanto, opção "C".


11
(Saresp 2005).

João está treinando para uma corrida. Seu instrutor solicitou que fizesse um treino seguindo a série:

  • 30 s de trote rápido;

  • 10 min de trote moderado;

  • 5 min de caminhada.

Esta série deveria ser repetida 7 vezes. Quanto tempo João treinou?

A
B
C
D

Observe que o tempo total pode ser dado por:

Trote rápido:[tex]\ 30s [tex]

Trote moderado:[tex]\ 10\ min = 10 × 60 = 600\ s [tex]

caminhada:[tex]\ 5\ min × 60\ s = 300\ s [tex]

Sendo assim, o tempo total será de:

  [tex] = (30 + 600 + 300) × 7 [tex]

[tex] = 6\ 510\ s [tex]

Veja que:

  [tex] 6\ 510\ s = (60 × 60s) + (48 × 60s) + 30s [tex]

  [tex] = 1h + 48min + 30s [tex]

Portanto, opção "C".


12
(SEAPE).

O Atol das Rocas fica a 240 quilômetros de distância do litoral do Rio Grande do Norte e é famoso por ser um local de reprodução de aves migratórias.

Quantos metros o Atol das Rocas se distancia do litoral do Rio Grande do Norte?

A
B
C
D

Sabendo-se que 1 km = 1000m. Logo:

  [tex] 240km = 240 × 1000 = 240\ 000\ m [tex]

Portanto, opção "C".