segunda-feira, 6 de abril de 2020

D21 - Quiz por descritor - Mat. 9° Ano - E.F

Quiz D21: MATEMÁTICA - ENSINO FUNDAMENTAL
D21: MATEMÁTICA - ENSINO FUNDAMENTAL

D21: Reconhecer as diferentes representações de um número racional.

01
(SAEPE).

De uma turma com 20 estudantes, 9 são meninas.

A fração que representa a quantidade de meninas em relação ao total de estudantes dessa turma é

A
B
C
D

Observe a resolução a seguir:

  [tex] \frac{Total\ de\ meninas}{Total\ de\ estudantes} = \frac{9}{20} [tex]

Portanto, opção "D".


02
(PAEBES).

Mirian vende doces no trabalho. Em um dia, ela levou 30 doces e vendeu 25.

Qual é a fração que representa a razão entre a quantidade vendida e o total de doces levados por Mirian nesse dia?

A
B
C
D

Observe a resolução a seguir:

  [tex] \frac{Total\ de\ doces\ vendidos}{Total\ de\ doces} = \frac{25}{30} [tex]

Portanto, opção "B".


03
(Prova Brasil).

No Brasil, [tex] \frac{3}{4} [tex] da população vive na zona urbana.

De que outra forma podemos representar esta fração?

A
B
C
D

Observe a resolução a seguir:

Dividindo 3 por 4 obtemos:

   [tex] 3 ÷ 4 = 0,75 = \frac{75}{100} = 75\ \% [tex]

Portanto, opção "D".


04
(BPW).

Juliana durante o seu treinamento de arremesso livre de basquete obteve 75% de acerto.

A alternativa que melhor associa ao aproveitamento de Juliana é:

A
B
C
D

Observe a resolução a seguir:

  [tex] 75\ \% = \frac{75}{100} = \frac{75\ ÷\ 25}{100\ ÷\ 25} = \frac{3}{4} [tex]

Portanto, opção "C".


05
(BPW).

Qual dos números abaixo representa 36%?

A
B
C
D

Observe a resolução a seguir:

   [tex] 36\ \% = \frac{36}{100} [tex]

Agora, dividindo 36 por 100, temos:

   [tex] 36 ÷ 100 = 0,36 [tex]

Portanto, opção "B".


06
(BPW).

A fração [tex] \frac{3}{5}[tex] pode ser representada pelo número decimal:

A
B
C
D

Observe:

Dividindo 3 por 5, temos

   [tex] 3 ÷ 5 = 0,6 [tex]

Portanto, opção "C".


07
(SAEPE).

A professora Clotilde pediu que seus estudantes escrevessem um número que representasse meio ou metade.

GERALDO CÁSSIO CARLA FERNANDO
[tex] \frac{1}{2} [tex]0,5 1,2 0,005

Os estudantes que acertaram o exercício foram

A
B
C
D

Observe que meio pode ser representado por:

  [tex] 0,5 = \frac{1}{2} [tex]

Então, os estudantes que acertaram o exercício foram Geraldo e Cássio.

Portanto, opção "B".


08
(Saresp).

No jogo “Encontrando Números Iguais” são lançados 5 dados especialmente preparados para isso.

Observe esta jogada: Os dados com números iguais são:

A
B
C
D

Os dados com números iguais são:

 Dado 1:  [tex] 1,50 [tex]

 Dado 2:  [tex] \frac{7}{4} = 1,75 [tex]

 Dado 3:  [tex] 1,50 [tex]

 Dado 4:  [tex] 1 \frac{1}{2} = 1 + 0,5 = 1,50 [tex]

 Dado 5:  [tex] \frac{1}{5} = 0,20 [tex]

Sendo assim, os dados iguais são: 1, 3 e 4.

Portanto, opção "B".


09
(SADEAM).

Uma professora de Matemática pediu a seus alunos que representassem um mesmo número racional de três formas diferentes. Observe abaixo como quatro alunos representaram o número que escolheram.

Um desses alunos acertou todas as representações do número racional.

Qual é esse aluno?

A
B
C
D

O único aluno que acertou todas as representações foi Lucas, pois:

  [tex] \frac{1}{100} = 1 \%\ = 0,01 [tex]

Portanto, opção "C".


10
(Saresp).

A representação fracionária do número racional 1,8 é:

A
B
C
D

Observe que:

  [tex] 1,8 = \frac{18}{10} = \frac{18\ ÷\ 2}{10\ ÷\ 2} = \frac{9}{5} [tex]

Portanto, opção "A".


11
(PAEBES).

Mariana usou 0,5 litro de leite em uma receita de vitamina de frutas.

Qual é a fração que representa essa quantidade de leite que Mariana usou nessa receita?

A
B
C
D

Observe que:

   [tex] 0,5 = \frac{1}{2} = 50 \%\ [tex]

Portanto, opção "B".


12
(Supletivo 2011 – MG).

Ao medir a espessura de um livro de História, um aluno encontrou 3,5 cm.

Esse número escrito em forma de uma fração é

A
B
C
D

Observe que:

   [tex] 3,5 = \frac{35}{10} = \frac{35\ ÷\ 5}{10\ ÷\ 5} = \frac{7}{2} [tex]

Portanto, opção "D".