(BPW).
Carlos, Adriana, Paulo e Joana participaram de uma olimpíada de Matemática.
Do total de questões propostas. Carlos acertou [tex]\frac{2}{4}[tex], Adriana acertou [tex]\frac{3}{4}[tex], Paulo acertou [tex]\frac{3}{8}[tex] e Joana acertou [tex]\frac{6}{8}[tex].
Houve empate entre dois deles. Quais participantes acertaram o mesmo número de questões.
(Reforço digital - RJ).
Observe a situação a seguir:
Observe o quadrinho abaixo e assinale a opção que conclui corretamente a discussão do casal.
Observe:
ELE: [tex]\frac{4}{10} = \frac{4\ ÷\ 2}{10\ ÷\ 2} = \frac{2}{5} [tex]
ELA: [tex]\frac{6}{15} = \frac{6\ ÷\ 3}{15\ ÷\ 3} = \frac{2}{5} [tex]
Logo, essa discussão é inútil, pois as quantias são iguais.
Portanto, opção "A".
(BPW).
O professor de Matemática selecionou uma lista de exercícios que destes alguns iriam cair no trabalho final do bimestre.
Ana já resolveu [tex]\frac{3}{5}[tex], Bernardo [tex]\frac{2}{7}[tex], Cláudio [tex]\frac{4}{8}[tex] e Dudu [tex]\frac{6}{10}[tex].
Até o momento, os alunos que resolveram a mesma quantidade de exercícios foram:
Observe que:
Ana: [tex]\frac{3}{5} [tex]
Bernardo: [tex]\frac{2}{7} [tex]
Cláudio: [tex]\frac{4}{8} = \frac{4\ ÷\ 4}{8\ ÷\ 4} = \frac{1}{2} [tex]
Dudu: [tex]\frac{6}{10} = \frac{6\ ÷\ 2}{10\ ÷\ 2} = \frac{3}{5} [tex]
Sendo assim, os alunos que resolveram a mesma quantidade de exercícios foram Ana e Dudu.
Portanto, opção "D".
(BPW).
A figura abaixo representa uma fração.
. | . |
---|
A fração equivalente a essa mesma barra de chocolate é:
Observe que:
Figura: [tex]\frac{1}{2} [tex]
Letra A): [tex]\frac{1}{4} [tex]
Letra B): [tex]\frac{2}{4} = \frac{2\ ÷\ 2}{4\ ÷\ 2} = \frac{1}{2} [tex]
Letra C): [tex]\frac{3}{4} [tex]
Letra D): [tex]\frac{4}{4} = \frac{4\ ÷\ 4}{4\ ÷\ 4} = \frac{1}{1} = 1\ inteiro [tex]
Portanto, opção "B".
(BPW).
Ana, Bia, Cris e Dani estão colecionando figurinhas para completar seus alguns. Ana completou [tex]\frac{2}{6}[tex] de seu álbum. Bia completou [tex]\frac{2}{3}[tex], Cris [tex]\frac{4}{6}[tex] e Dani [tex]\frac{4}{3}[tex].
As amigas que completaram a mesma fração do álbum são
Vamos escrever as frações na forma irredutível e encontrar a fração equivalente.
Ana: [tex]\frac{2}{6} = \frac{2\ ÷\ 2}{6\ ÷\ 2} = \frac{1}{3} [tex]
Bia: [tex]\frac{2}{3} [tex]
Cris: [tex]\frac{4}{6} = \frac{4\ ÷\ 2}{6\ ÷\ 2} = \frac{2}{3}[tex]
Dani: [tex]\frac{4}{3} [tex]
Logo, Bia e Cris completaram a mesma fração do álbum.
Portanto, opção "C".
(BPW).
Três irmãos recebem mesadas iguais. Pedro guarda [tex]\frac{1}{4}[tex] da sua mesada, Antônio guarda [tex]\frac{5}{20}[tex] da sua mesada e Maria guarda [tex]\frac{3}{12}[tex] de sua mesada.
Assinale a alternativa correta:
Vamos escrever as frações na forma irredutível e encontrar a fração equivalente.
Pedro: [tex]\frac{1}{4}[tex]
Antônio: [tex]\frac{5}{20} = \frac{5\ ÷\ 5}{20\ ÷\ 5} = \frac{1}{4}[tex]
Maria: [tex]\frac{3}{12} = \frac{3\ ÷\ 3}{12\ ÷\ 3} = \frac{1}{4}[tex]
Logo, Pedro, Antônio e Maria guardaram igual quantia de dinheiro.
Portanto, opção "D".
(GAVE).
O número no [tex]\clubsuit[tex], de forma a que as duas frações sejam equivalentes é
[tex] \frac{6}{45} = \frac{ \clubsuit}{15} [tex]
Vamos obter a fração equivalente.
[tex] \frac{6}{45} = \frac{ \clubsuit}{15} \ \Rightarrow\ \frac{6\ ÷\ 3}{45\ ÷\ 3}\ = \frac{2}{15} [tex]
Sendo assim, [tex]\clubsuit = 2[tex].
Portanto, opção "B".
(SEPR).
Regina, Bruno, Carlos e Mariana participaram de uma olimpíada de Matemática.
Do total das questões propostas Regina acertou [tex]\frac{2}{5}[tex], Bruno acertou [tex]\frac{1}{2}[tex], Carlos acertou [tex]\frac{3}{8}[tex] e Mariana acertou [tex]\frac{2}{4}[tex]. Houve um empate entre dois deles.
Identifique os dois participantes que acertaram o mesmo número de questões.
Vamos escrever as frações na forma irredutível e encontrar a fração equivalente.
Regina: [tex]\frac{2}{5}[tex]
Bruno: [tex]\frac{1}{2}[tex]
Carlos: [tex]\frac{3}{8}[tex]
Mariana: [tex]\frac{2}{4} = \frac{2\ ÷\ 2}{4\ ÷\ 2} = \frac{1}{2}[tex]
Logo, Bruno e Mariana acertaram o mesmo número de questões.
Portanto, opção "D".
(SEAPE).
Quatro amigas pintaram uma parede. Anita pintou [tex]\frac{1}{6}[tex] dessa parede, Carol pintou [tex]\frac{2}{12}[tex], Júlia pintou [tex]\frac{2}{8}[tex] e Lorena [tex]\frac{3}{8}[tex].
Quais foram as amigas que pintaram a mesma quantidade dessa parede?
Vamos escrever as frações na forma irredutível e encontrar a fração equivalente.
Anita: [tex]\frac{1}{6}[tex]
Carol: [tex]\frac{2}{12} = \frac{2\ ÷\ 2}{12\ ÷\ 2} = \frac{1}{6}[tex]
Júlia: [tex]\frac{2}{8} = \frac{2\ ÷\ 2}{8\ ÷\ 2} = \frac{1}{4} [tex]
Lorena: [tex]\frac{3}{8} [tex]
Logo, Anita e Carol pintaram a mesma quantidade dessa parede.
Portanto, opção "A".