segunda-feira, 6 de abril de 2020

D23 - Quiz por descritor - Mat. 9° Ano - E.F

Quiz D23: MATEMÁTICA - ENSINO FUNDAMENTAL
D23: MATEMÁTICA - ENSINO FUNDAMENTAL

D23: Identificar frações equivalentes.

01
(BPW).

Carlos, Adriana, Paulo e Joana participaram de uma olimpíada de Matemática.

Do total de questões propostas. Carlos acertou [tex]\frac{2}{4}[tex], Adriana acertou [tex]\frac{3}{4}[tex], Paulo acertou [tex]\frac{3}{8}[tex] e Joana acertou [tex]\frac{6}{8}[tex].

Houve empate entre dois deles. Quais participantes acertaram o mesmo número de questões.

A
B
C
D

02
(SAEPI).

Qual das frações abaixo é equivalente a [tex]\frac{4}{9}[tex]?

A
B
C
D

A fração equivalente é.

  [tex]\frac{4}{9} = \frac{4\ ×\ 7}{9\ ×\ 7} = \frac{28}{63} [tex]

Portanto, opção "A".


03
(Reforço digital - RJ).

Observe a situação a seguir:

Observe o quadrinho abaixo e assinale a opção que conclui corretamente a discussão do casal.

A
B
C
D

Observe:

 ELE:  [tex]\frac{4}{10} = \frac{4\ ÷\ 2}{10\ ÷\ 2} = \frac{2}{5} [tex]

 ELA:  [tex]\frac{6}{15} = \frac{6\ ÷\ 3}{15\ ÷\ 3} = \frac{2}{5} [tex]

Logo, essa discussão é inútil, pois as quantias são iguais.

Portanto, opção "A".


04
(SADEAM – AM).

A fração equivalente a [tex]\frac{4}{7}[tex] é

A
B
C
D

A fração equivalente é:

   [tex]\frac{4}{7} = \frac{4\ ×\ 2}{7\ ×\ 2} = \frac{8}{14} [tex]

Portanto, opção "C".


05
(SEAP).

Observe a figura a seguir:

As estrelas coloridas na figura correspondem a [tex]\frac{18}{24}[tex] do total.

A fração equivalente a essa é

A
B
C
D

A fração equivalente é:

   [tex]\frac{18}{24} = \frac{18\ ÷\ 6}{24\ ÷\ 6} = \frac{3}{4} [tex]

Portanto, opção "A".


06
(BPW).

O professor de Matemática selecionou uma lista de exercícios que destes alguns iriam cair no trabalho final do bimestre.

Ana já resolveu [tex]\frac{3}{5}[tex], Bernardo [tex]\frac{2}{7}[tex], Cláudio [tex]\frac{4}{8}[tex] e Dudu [tex]\frac{6}{10}[tex].

Até o momento, os alunos que resolveram a mesma quantidade de exercícios foram:

A
B
C
D

Observe que:

  Ana:  [tex]\frac{3}{5} [tex]

  Bernardo:  [tex]\frac{2}{7} [tex]

  Cláudio:  [tex]\frac{4}{8} = \frac{4\ ÷\ 4}{8\ ÷\ 4} = \frac{1}{2} [tex]

  Dudu:  [tex]\frac{6}{10} = \frac{6\ ÷\ 2}{10\ ÷\ 2} = \frac{3}{5} [tex]

Sendo assim, os alunos que resolveram a mesma quantidade de exercícios foram Ana e Dudu.

Portanto, opção "D".


07
(BPW).

A figura abaixo representa uma fração.

. .

A fração equivalente a essa mesma barra de chocolate é:

A
B
C
D

Observe que:

  Figura:  [tex]\frac{1}{2} [tex]

  Letra A):  [tex]\frac{1}{4} [tex]

  Letra B):  [tex]\frac{2}{4} = \frac{2\ ÷\ 2}{4\ ÷\ 2} = \frac{1}{2} [tex]

  Letra C):  [tex]\frac{3}{4} [tex]

  Letra D):  [tex]\frac{4}{4} = \frac{4\ ÷\ 4}{4\ ÷\ 4} = \frac{1}{1} = 1\ inteiro [tex]

Portanto, opção "B".


08
(BPW).

Ana, Bia, Cris e Dani estão colecionando figurinhas para completar seus alguns. Ana completou [tex]\frac{2}{6}[tex] de seu álbum. Bia completou [tex]\frac{2}{3}[tex], Cris [tex]\frac{4}{6}[tex] e Dani [tex]\frac{4}{3}[tex].

As amigas que completaram a mesma fração do álbum são

A
B
C
D

Vamos escrever as frações na forma irredutível e encontrar a fração equivalente.

 Ana:  [tex]\frac{2}{6} = \frac{2\ ÷\ 2}{6\ ÷\ 2} = \frac{1}{3} [tex]

 Bia:  [tex]\frac{2}{3} [tex]

 Cris:  [tex]\frac{4}{6} = \frac{4\ ÷\ 2}{6\ ÷\ 2} = \frac{2}{3}[tex]

 Dani:  [tex]\frac{4}{3} [tex]

Logo, Bia e Cris completaram a mesma fração do álbum.

Portanto, opção "C".


09
(BPW).

Três irmãos recebem mesadas iguais. Pedro guarda [tex]\frac{1}{4}[tex] da sua mesada, Antônio guarda [tex]\frac{5}{20}[tex] da sua mesada e Maria guarda [tex]\frac{3}{12}[tex] de sua mesada.

Assinale a alternativa correta:

A
B
C
D

Vamos escrever as frações na forma irredutível e encontrar a fração equivalente.

 Pedro:  [tex]\frac{1}{4}[tex]

 Antônio:  [tex]\frac{5}{20} = \frac{5\ ÷\ 5}{20\ ÷\ 5} = \frac{1}{4}[tex]

 Maria:  [tex]\frac{3}{12} = \frac{3\ ÷\ 3}{12\ ÷\ 3} = \frac{1}{4}[tex]

Logo, Pedro, Antônio e Maria guardaram igual quantia de dinheiro.

Portanto, opção "D".


10
(GAVE).

O número no [tex]\clubsuit[tex], de forma a que as duas frações sejam equivalentes é

[tex] \frac{6}{45} = \frac{ \clubsuit}{15} [tex]

A
B
C
D

Vamos obter a fração equivalente.

  [tex] \frac{6}{45} = \frac{ \clubsuit}{15} \ \Rightarrow\ \frac{6\ ÷\ 3}{45\ ÷\ 3}\ = \frac{2}{15} [tex]

Sendo assim, [tex]\clubsuit = 2[tex].

Portanto, opção "B".


11
(SEPR).

Regina, Bruno, Carlos e Mariana participaram de uma olimpíada de Matemática.

Do total das questões propostas Regina acertou [tex]\frac{2}{5}[tex], Bruno acertou [tex]\frac{1}{2}[tex], Carlos acertou [tex]\frac{3}{8}[tex] e Mariana acertou [tex]\frac{2}{4}[tex]. Houve um empate entre dois deles.

Identifique os dois participantes que acertaram o mesmo número de questões.

A
B
C
D

Vamos escrever as frações na forma irredutível e encontrar a fração equivalente.

 Regina:  [tex]\frac{2}{5}[tex]

 Bruno:  [tex]\frac{1}{2}[tex]

 Carlos:  [tex]\frac{3}{8}[tex]

 Mariana:  [tex]\frac{2}{4} = \frac{2\ ÷\ 2}{4\ ÷\ 2} = \frac{1}{2}[tex]

Logo, Bruno e Mariana acertaram o mesmo número de questões.

Portanto, opção "D".


12
(SEAPE).

Quatro amigas pintaram uma parede. Anita pintou [tex]\frac{1}{6}[tex] dessa parede, Carol pintou [tex]\frac{2}{12}[tex], Júlia pintou [tex]\frac{2}{8}[tex] e Lorena [tex]\frac{3}{8}[tex].

Quais foram as amigas que pintaram a mesma quantidade dessa parede?

A
B
C
D

Vamos escrever as frações na forma irredutível e encontrar a fração equivalente.

 Anita:  [tex]\frac{1}{6}[tex]

 Carol:  [tex]\frac{2}{12} = \frac{2\ ÷\ 2}{12\ ÷\ 2} = \frac{1}{6}[tex]

 Júlia:  [tex]\frac{2}{8} = \frac{2\ ÷\ 2}{8\ ÷\ 2} = \frac{1}{4} [tex]

 Lorena:  [tex]\frac{3}{8} [tex]

Logo, Anita e Carol pintaram a mesma quantidade dessa parede.

Portanto, opção "A".