domingo, 10 de maio de 2020

D5 - Quiz por descritor - Mat. 5° Ano (E.F)

Quiz D5: MATEMÁTICA - ENSINO FUNDAMENTAL
D5: MATEMÁTICA - 5° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL

D5: Reconhecer a conserção ou modificação de medidas dos lados, do perímetro, da área em ampliação e/ou redução de figuras poligonais usando malhas quadriculadas.

01
(SAEPE).

Observe o desenho na malha quadriculada abaixo.


Uma redução desse desenho está representada em


A
B
C
D

A alternativa D é correta, pois os lados reduziu pela metade.


02
(PAEBES).

Observe a figura desenhada, em laranjado, na malha quadriculada abaixo.


Camila fez uma ampliação dessa figura.

Qual das figuras abaixo corresponde à ampliação feita por Camila?


A
B
C
D

A alternativa D é a correta, pois os lados foi ampliado dobrando todos os lados.


03
(PAEBES).

Na malha quadriculada abaixo está representada, na cor amarela, a planta baixa do quarto de Manoel.


A sala de jantar da casa de Manoel é uma ampliação de seu quarto.

Em qual das malhas quadriculadas abaixo está representada a planta baixa da sala de jantar da casa de Manoel?


A
B
C
D

A alternativa A é a correta, pois os lados foi ampliado dobrando todos os lados.


04
(Sobral – CE).

Com base na figura 1, Diana desenhou a figura 2 aumentando as dimensões.


Na figura 2, as dimensões do desenho foram

A
B
C
D

Na figura 2, as dimensões do desenho foram multiplicadas por 2. Portanto, opção "A".


05
(SADEAM).

Na malha quadriculada abaixo, está pintado de vermelho o desenho que Mariana obteve reduzindo uma figura.


Em qual das malhas quadriculadas abaixo está representada uma figura que originou a redução desenhada por Mariana?


A
B
C
D

Na figura B, pois é a única que é um quadrado. Portanto, opção "B".


06
(SAEB 2013).

Observe a figura:


Algumas crianças resolveram ampliá-la. Veja:


Quem ampliou corretamente a figura?

A
B
C
D

Quem ampliou corretamente foi Diana, pois ela dobrou todos os lados. Portanto, opção "D".


07
(SAEP 2013).

A figura II é uma ampliação da figura I.


Na ampliação acima a Figura I foi

A
B
C
D

Como a figura 1 tem 25 quadradinhos e a figura 2 tem 100. Então, a figura 1 foi multiplicada por 4. Portanto, opção "D".


08
(SAERS).

Sávio fez a redução do desenho de um cata-vento. O desenho original e sua redução estão representados na malha quadriculada abaixo.


A área do desenho do cata-vento reduzido em relação ao original é

B
C
D

O número de quadradinho do cata-vento original é 24 e, do reduzido, é 6. Então, [tex] \frac{6}{24} = \frac{1}{4} [tex]. Sendo assim, é a quarta parte. Portanto, opção "B".


09
(BPW).

Observe os desenhos abaixo:


A área da Figura I é:

A
B
C
D

Como a área da figura I é 12 quadradinhos e da figura II é 3. Então, [tex] \frac{12}{3} = 4\ vezes [tex]

Portanto, opção "B".


10
Projeto conseguir – DC).

Algumas crianças escolheram a figura abaixo para ampliar:


Veja as ampliações feitas por algumas delas:


Quem ampliou corretamente a figura?

A
B
C
D

Júlia fez a ampliação corretamente pois todos os seus lados foi dobrado. Portanto, opção "A".


11
(PROMOVER).

A figura a seguir foi representada em uma malha quadriculada.


A figura que representa uma redução, na mesma malha quadriculada, na proporção de 2 para 1 é


A
B
C
D

A figura que teve uma redução na proporção 2 para 1 foi a figura D. Portanto, opção "D".


12
(SAERS).

Na malha quadriculada abaixo, a figura 2 é uma ampliação da figura 1.


Quantas vezes a área da figura 2 é maior que a área da figura 1?

A
B
C
D

A área da figura 1 é 4 quadradinhos e, da figura 2, é 16 quadradinhos. Logo, [tex] \frac{16}{4} = 4\ vezes [tex].

Portanto, opção "B".