(SPAECE).
Mateus tem as seguintes cédulas: uma de R$ 5,00, uma de R$ 2,00 e duas de R$ 1,00. Ele Quer trocar essas cédulas em quantidades de moedas iguais e valores diferentes.
Quais as moedas que ele pode obter nessa troca?
Observe que: uma de R$ 5,00, uma de R$ 2,00 e duas de R$ 1,00 é igual a:
= 5 + 2 + (2 × 1) = R$ 9,00
Sendo assim,
= (10 × 0,50) + (10 × 0,25) + (10 × 0,10) + (10 × 0,05)
= 5,00 + 2,50 + 1,00 + 0,50
= R$ 9,00
Portanto, opção "C".
(SAEMU - CE).
Para pagar sua compra na farmácia Pedro utilizou uma cédula de R$ 10,00, três de R$ 5,00 e duas moedas de R$ 0,50.
Quanto Pedro pagou pela compra?
Como Pedro utilizou uma cédula de R$ 10,00, três de R$ 5,00 e duas moedas de R$ 0,50. Então:
= (1 × 10) + (3 × 5) + (2 × 0,50)
= 10 + 15 + 1
= R$ 26,00
Portanto, opção "C".
(SAEMI - PE).
Observe abaixo o dinheiro que Amanda recebeu de troco em uma compra.
Ela trocou essas notas por moedas de R$ 0,50 para dar para seus sobrinhos.
Quantas moedas Amanda recebeu nessa troca?
Como Amanda recebeu duas cédulas de R$ 20,00 e trocou por moedas iguais de R$ 0,50. Então, 20 + 20 = R$ 40,00. Sendo assim:
[tex] \frac{R \$\ 40,00}{R \$\ 0,50} = 80\ moedas [tex]
Portanto, opção "D".
(AvaliaBH).
Lara trocou R$ 10,00 por 4 notas de mesmo valor e 4 moedas de mesmo valor.
Quais notas e moedas Lara recebeu nessa troca?
Como Lara trocou R$ 10,00 por 4 notas de mesmo valor e 4 moedas de mesmo valor. Então:
= (4 × R$ 2,00) + (4 × R$0,50)
= R$ 8,00 + R$ 2,00
= R$ 10,00
Portanto, opção "A".
(SADEAM).
Observe abaixo as moedas que Leonardo juntou em seu cofrinho. Ele trocou essas moedas por notas de R$ 2,00.
Quantas notas Leonardo recebeu nessa troca?
Como Ele trocou essas moedas por notas de R$ 2,00. Então:
= 16 × R$ 0,25 = R$ 4,00
Sendo assim:
[tex]\frac{R \$\ 4,00}{R \$\ 2,00} = 2\ cédulas [tex]
Portanto, opção "A".
(BPW).
Mamãe foi à feira. Veja na tabela o dinheiro que ela tem.
QUANTIDADE DE NOTAS | VALOR (R$) |
---|---|
4 | 10,00 |
5 | 5,00 |
6 | 1,00 |
Quais as notas que ela poderá usar para pagar uma compra de R$ 7,00, sem receber troco?
Observe que:
A) (1 × 5) + (2 × 1) = 5 + 2 = R$ 7,00
B) (2 × 5) = R$ 10,00
C) (1 × 10) = R$ 10,00
D) (1 × 5) + (3 × 1) = 5 + 3 = R$ 8,00
Portanto, opção "A".
(BPW).
Silvia é uma atleta do vôlei. Conseguiu juntar o dinheiro necessário para a compra de uma bola oficial de vôlei. Ela falou para seu time que tem 8500 centavos.
O valor que Silvia tem pode ser representado por
Como 1 real tem 100 centavaos. Então, 8 500 centavos são:
[tex] \frac{8\ 500}{100} = R \$\ 85,00 [tex]
Logo, R$ 85,00 pode ser trocado por 7 notas de R$ 10,00 e 3 notas de R$ 5,00
Portanto, opção "C".
(SAEMI - PE).
Felipe guardou durante a semana todas as moedas que recebeu de troco de suas compras. Observe abaixo as moedas que ele guardou.
Felipe trocou essas moedas por notas de R$ 2,00.
Quantas notas ele recebeu nessa troca?
Como Felipe trocou essas moedas por notas de R$ 2,00 e o total das moedas foi R$ 10,00. Então:
[tex]\frac{R \$\ 10,00}{R \$\ 2,00} = 5\ cédulas [tex]
Portanto, opção "B".
(SAEMI - PE).
Flávia recebeu de troco as moedas abaixo. Ela trocou essas moedas por notas de 5 reais.
Quantas notas Flávia recebeu nessa troca?
Como Flávia trocou essas moedas por notas de R$ 5,00 e o total das moedas foi R$ 15,00. Então:
[tex]\frac{R \$\ 15,00}{R \$\ 5,00} = 3\ notas [tex]
Portanto, opção "B".