domingo, 10 de maio de 2020

D24 - Quiz por descritor - Mat. 5° Ano (E.F)

Quiz D24: MATEMÁTICA - ENSINO FUNDAMENTAL
D24: MATEMÁTICA - 5° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL

D24: Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes significados.

01
(SAEP).

Observe a figura abaixo.


A fração que corresponde à parte colorida na figura acima é

A
B
C
D

Observe:

 [tex] \frac{PARTE\ \ COLORIDA}{TOTAL} = \frac{2}{6} [tex]

Portanto, opção "D".


02
(SAEGO).

O retângulo abaixo foi dividido em 20 quadradinhos iguais.

.. . .
. . . .
.. . .
.. . .
.. . .

Qual é a fração correspondente ao número de quadradinhos coloridos de verde em relação ao total de quadradinhos que esse retângulo foi dividido?

A
B
C
D

Observe:

 [tex] \frac{COLORIDO}{TOTAL} = \frac{4}{20} [tex]

Portanto, opção "A".


03
(BPW).

Sara fez um bolo para seus filhos e o repartiu em 24 pedaços iguais. João comeu 3 pedaços, Pedro comeu 4, Marta comeu 5 e Jorge não comeu nenhum pedaço.

Que parte do bolo foi consumida?

A
B
C
D

Primeiro encontrar o total de pedaços que foram consumidos:

 [tex] = 3 + 4 + 5 + 0 = 12\ pedaços [tex]

Sendo assim,

 [tex] \frac{CONSUMIDOS}{TOTAL} = \frac{12}{24} = \frac{1}{2}[tex]

Portanto, opção "D".


04
(BPW).

Nas provas finais do 2º bimestre da Escola Municipal um aluno obteve o seguinte resultado:

Matemática: 8 questões corretas em 10

A fração que corresponde às questões corretas na prova de matemática é:

A
B
C
D

Observe:

 [tex] \frac{QUESTÔES\ \ CORRETAS}{TOTAL} = \frac{8}{10} [tex]

Portanto, opção "C".


05
(Prova Brasil).

Das 15 bolinhas de gude que tinha, Paulo deu 6 para o seu irmão.

Considerando-se o total de bolinhas, a fração que representa o número de bolinhas que o irmão de Paulo ganhou é

A
B
C
D

Observe:

 [tex] \frac{PAULO\ \ GANHOU}{TOTAL} = \frac{6}{15} [tex]

Portanto, opção "A".


06
(Saresp).

Observe a figura a seguir:


As partes sombreadas na figura representam que fração do todo?

A
B
C
D

Observe:

 [tex] \frac{PARTE\ \ SOMBREADA}{TOTAL} = \frac{2}{6} [tex]

Portanto, opção "A".


07
(BPW).

Em uma classe, há 16 meninas e 20 meninos. Que fração do total de alunos dessa classe as meninas representam?

A
B
C
D

Observe:

 [tex] \frac{MENINAS}{TOTAL} = \frac{16}{16\ +\ 20} = \frac{16}{36} [tex]

Portanto, opção "A".


08
(SEPR).

Observe as figuras a seguir:


A parte pintada destas figuras é representada pelas frações?

A
B
C
D


09
(SPAECE).

A avó de Alan fez um bolo. Ela dividiu o bolo em 8 pedaços iguais e Alan comeu 3 pedaços. Observe a representação do bolo na figura abaixo.


A fração que representa a parte do bolo que Alan comeu é

A
B
C
D

Observe:

 [tex] \frac{PARTE\ \ DO\ \ BOLO}{TOTAL} = \frac{3}{8} [tex]

Portanto, opção "C".


10
(SAERJ).

O quadrado abaixo foi dividido em 8 partes iguais.


Qual é a fração correspondente ao número de partes coloridas de verde em relação ao total desse quadrado quando for dividido?

A
B
C
D

Observe:

 [tex] \frac{PARTES\ \ COLORIDAS}{TOTAL} = \frac{2}{8} [tex]

Portanto, opção "B".


11
(AREAL).

Lina desenhou os círculos abaixo e pintou alguns de roxo.


Que fração corresponde à quantidades de círculos que Lina pintou em relação ao total de círculos?

A
B
C
D

Observe:

 [tex] \frac{CÍRCULO\ \ ROXO}{TOTAL} = \frac{7}{10} [tex]

Portanto, opção "B".


12
(SAEB).

Observe a figura a seguir:


O desenho representa uma torta dividida em partes iguais. Ana comeu a parte escura.

Que fração da torta Ana comeu?

A
B
C
D

Observe:

 [tex] \frac{PARTE\ \ ESCURA}{TOTAL} = \frac{1}{4} [tex]

Portanto, opção "A".