domingo, 10 de maio de 2020

D20 - Quiz por descritor - Mat. 5° Ano (E.F)

Quiz D20: MATEMÁTICA - ENSINO FUNDAMENTAL
D20: MATEMÁTICA - 5° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL

D20: Resolver problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da multiplicação ou divisão: multiplicação comparativa, idéia de proporcionalidade, configuração retangular e combinatória.

01
(SAEMI - PE).

Gabriel ganhou 20 massas de modelar. Ele repartiu igualmente essa quantidade entre ele e seus 4 irmãos.

Quantas massinhas de modelar, ao todo, Gabriel e cada um de seus 4 irmãos ficou?

A
B
C
D

A quantidade de massinhas que Gabriel e cada um de seus 4 irmãos ficou foi de:

    [tex] N° = \frac{total\ de\ massinhas}{Gabriel\ +\ 4\ irmãos} [tex]

    [tex] N° = \frac{20}{5} = 4\ massinhas [tex]

Portanto, opção "A".


02
(Sobral-CE).

Observe o cartaz.


Se considerarmos que a sorveteria dispõe de 3 sabores e 2 tipos de recipientes.

Quantos tipos diferentes de sorvete podem ser montados?

A
B
C
D

A quantidade de tipos de sorvetes que podem ser montados é de:

  [tex] Quantidade = Sabor × recipiente [tex]

  [tex] Quantidade = 3 × 2 [tex]

  [tex] Quantidade = 6\ tipos [tex]

Portanto, opção "D".


03
(SAEPE).

Marcelo foi a uma lanchonete em que o cliente monta seu próprio sanduíche. O cliente pode escolher entre 3 variedades de pães e 6 tipos de recheios.

De quantas maneiras diferentes Marcelo pode montar um sanduíche escolhendo uma variedade de pão e um tipo de recheio?

A
B
C
D

A quantidade de sanduíche que Marcelo pode montar é de:

  [tex] Quantidade = Pães × recheios [tex]

  [tex] Quantidade = 3 × 6 [tex]

  [tex] Quantidade = 18\ maneiras [tex]

Portanto, opção "D".


04
(SAEPI).

Fátima distribuiu igualmente 87 canetas a 3 crianças.

Quantas canetas recebeu cada uma dessas crianças?

A
B
C
D

A quantidade de canetas que cada criança recebeu foi de:


Portanto, opção "D".


05
(SADEAM).

Em um auditório, as cadeiras estão organizadas em 9 fileiras com 100 cadeiras em cada uma.

Qual é o número total de cadeiras desse auditório?

A
B
C
D

Como o auditório, é organizado em 9 fileiras e cada fileira com 100 cadeiras. Logo:

 [tex] N°\ de\ cadeiras = 9 × 100 [tex]

 [tex] N°\ de\ cadeiras = 900 [tex]

Portanto, opção "B".


06
(Saresp).

Laura e Eva são patinadoras excelentes. Numa tarde, foram juntas patinar em uma pista circular de 80 metros de comprimento. Em 15 minutos, Laura deu 30 voltas na pista e, ao mesmo tempo, Eva deu 20 voltas.

No total, as duas patinadoras percorreram

A
B
C
D

As duas patinadoras percorreram:

  Laura:  [tex] 80\ m × 30\ voltas = 2400\ m [tex]

  Eva:  [tex] 80\ m × 20\ voltas = 1600\ m [tex]

Sendo assim:

  [tex] = 2400 + 1600 [tex]

  [tex] = 4\ 000\ m [tex]

Portanto, opção "D".


07
(SAEMI - PE).

Cassiano e Lídia aproveitaram a promoção de um tipo de caneta em uma papelaria e resolveram comprar algumas unidades. Cassiano comprou 2 dessas canetas e pagou 5 reais por essa compra. Lídia comprou 12 dessas canetas.

Qual foi o valor pago por Lídia nessa compra?

A
B
C
D

O valor pago por Lídia nessa compra foi de:

O preço de 1 caneta é:

  [tex] = \frac{R \$\ 5,00}{2} = R \$\ 2,50 [tex]

Sendo assim:

  [tex] = 12\ canetas × R \$\ 2,50 [tex]

  [tex] = R \$\ 30,00 [tex]

Portanto, opção "C".


08
(SAEMI - PE).

Paulo comprou 10 embalagens de refrigerantes com 6 garrafas em cada uma.

Quantas garrafas de refrigerante ele comprou?

A
B
C
D

A quantidade de garrafas de refrigerante que ele comprou foi de:

  [tex] = embalagens × garrafas [tex]

  [tex] = 10 × 6 [tex]

  [tex] = 60\ garrafas [tex]

Portanto, opção "D".


09
(SAEMI - PE).

Observe abaixo os 3 pares de tênis e os 3 pares de meias que Mariana comprou.


Quantas combinações diferentes ela poderá fazer ao usar cada par de tênis com cada par de meias?

A
B
C
D

A quantidade de combinações será de:

  [tex] Quantidade = Tenis × meias [tex]

  [tex] Quantidade = 3 × 3 [tex]

  [tex] Quantidade = 9\ combinações [tex]

Portanto, opção "C".


10
(SAEMI - PE).

Luciana comprou um armário com 5 prateleiras. Ela organizou 255 miniaturas nessas prateleiras, colocando a mesma quantidade em cada uma delas.

Quantas miniaturas foram colocadas em cada prateleira desse armário?

A
B
C
D

A quantidade de miniaturas que Lucina colocou em cada uma das prateleira desse armário foi de:

    [tex] N° = \frac{miniaturas}{prateleiras} [tex]

    [tex] N° = \frac{255}{5} = 51\ miniaturas [tex]

Portanto, opção "C".


11
(SAEGO).

Em uma campanha foram arrecadados 1 683 agasalhos para serem distribuídos igualmente para 9 comunidades.

Quantos agasalhos cada comunidade recebeu?

A
B
C
D

A quantidade de agasalhos que cada comunidade recebeu foi de:


Portanto, opção "A".


12
(SAEB).

Marta comprou laços para cabelos e distribuiu entre suas 5 amigas. Cada uma ficou com 4 e ainda sobraram 3 laços.

Quantos laços Marta comprou?

A
B
C
D

Como Marta tem 5 amigas e cada uma ficou com 4 laços e ainda sobrou 3. Logo:

  [tex] = 4 × 5 + 3 [tex]

  [tex] = 20 + 3 [tex]

  [tex] = 23\ laços [tex]

Portanto, opção "D".