domingo, 9 de agosto de 2020

Quiz 03: PORT. - 1ª Série (Ens. Médio)

Quiz 03: PORTUGUÊS - 1ª Série - Ensino Médio
Quiz 03: PORTUGUÊS - 1ª Série - Ensino Médio

Leia o texto I, a seguir, e responda aos itens 01, 02 e 03.

TEXTO I

Geraldinho: os casos que Goiás amava ouvir

Rogério Borges

    Um cigarrinho de palha sempre à mão, um jeito doce de brincar com o palavreado do homem do campo e uma risada inconfundível. Quem viveu em Goiás na década de 1980, certamente, deparou-se em algum momento, com essa figura carismática, que arrebatava plateias de todas as classes e sociais e idades. Geraldinho Nogueira era uma espécie de xodó do Estado, talvez por exatamente simbolizar muito de nossa cultura mais genuína, de uma simplicidade que caíra de moda, mas que ainda guardávamos em nossa memória afetiva, em nossas raízes profundas.

    O contador de causos mais famoso que Goiás já teve foi descoberto por acaso pelo publicitário Hamilton Carneiro, apresentador do programa Frutos da Terra, na época exibido na TV Anhanguera. [...]

    Era um talento em estado bruto, que precisava ser lapidado, mas não muito. “Ele não poderia deixar de ser quem era, aquela autenticidade. Ele precisava preservar isso”, salienta Hamilton Carneiro. [...]

    Entre sua descoberta artística e sua morte, Geraldinho viveu uma década fora do anonimato. Sua saborosa risada se calou em 1993, poucos dias de completar 80 anos.

BORGES, Rogério. Geraldinho: os casos que Goiás amava ouvir. O Popular, 29 mar. 2018. Disponível em: https://tinyurl. com/GEPROMLPI582. Acesso em: 08 jul. 2021.

01
(Seduc - GO).

O assunto abordado no texto é sobre a

A
B
C
D
E

    Alternativa "C".

(Fonte da resolução: ???.)


02
.

Quanto ao gênero textual, considera-se que é

A
B
C
D
E

    Alternativa "B".

(Fonte da resolução: ???.)


03
.

O texto “Geraldinho: os casos que Goiás amava ouvir” tem uma sequência, predominantemente,

A
B
C
D
E

    Alternativa "A".

(Fonte da resolução: ???.)


Leia o texto II, a seguir, e responda aos itens 04 a 09.

TEXTO II

Geraldinho: causo da Namoradinha

    [...]

    “E desses meninos cantá essa folia aí, rapaz, eu lembrei de um passado meu... mas eu vô principiaro trem do começo. (risos)...Uai, rapaz, no tempo d’eu moleque, novo. Então, tinha um vizinho lá, que criou uma menina bonitinha. E aquilo, sô; nós era vizinhos assim pertinho...todo dia a gente tava se encontrando, e aí, rapaz... eu garrei a engambelar ela... e ela deu de inclinar pra minha banda também. E aí, sô, aquela amizade foi aumentando, foi crescendo [...] E deu até da gente breganhar uns arrocho... E aí quando deu nessa posição eu assombrei, rapaz... porque nesse tempo o trem era perigoso, porque eu tinha uma outra que eu zelava dela pra casamento mesmo. [...] Aí eu fiquei com medo da outra saber daquela massaroca, apertei e pedi o casamento logo, e casemo e juntemo os trapos e mudamos para longe...” [...]

FRUTOS DA TERRA. Geraldinho: causo da Namoradinha. Youtube, 2 fev. 2017. Disponível em: https://tinyurl.com /GEPROMLPI583. Acesso em: 04 jul. 2021.

04
(Seduce - GO).

No “Causo da Namoradinha”, Geraldinho relata uma situação já acontecida, evidenciada pelos verbos apresentarem-se no tempo, predominantemente,

A
B
C
D
E

    Alternativa "B".

(Fonte da resolução: ???.)


05
.

O causo tem o personagem narrador, isso indica que foi narrado em

A
B
C
D
E

    Alternativa "A".

(Fonte da resolução: ???.)


06
.

Ao ler o causo, identificamos marcas de coloquialidade, o que evidencia uma variedade linguística

A
B
C
D
E

    Alternativa "C".

(Fonte da resolução: ???.)


07
(Seduc-GO).

“Então, tinha um vizinho .”

No trecho, o advérbio destacado indica

A
B
C
D
E

    Alternativa "B".

(Fonte da resolução: ???.)


08
.

“[...] e ela deu de inclinar pra minha banda também”.

No trecho, a conjunção e o advérbio destacados (em negrito) dão ideia de

A
B
C
D
E

    Alternativa "C".

(Fonte da resolução: ???.)


09
.

“Uai, rapaz, no tempo d’eu moleque novo.”

No trecho, pode-se afirmar a respeito da palavra destacada a indicação de

A
B
C
D
E

    Alternativa "B".

(Fonte da resolução: ???.)


TEXTO III

Leia o texto III, a seguir, e responda aos itens 10, 11 e 12.


10
(Seduce - GO).

A charge aborda um assunto muito atual, sendo

A
B
C
D
E

    Alternativa "B".

(Fonte da resolução: ???.)


11
.

Sobre a charge, é possível entender que a intenção do gênero textual é estabelecer uma

A
B
C
D
E

    Alternativa "D".

(Fonte da resolução: ???.)


12
.

O entendimento acontece com a leitura integral do texto, composto pela linguagem

A
B
C
D
E

    Alternativa "E".

(Fonte da resolução: ???.)