(Prof.ª Fabiana Custódia).
Nas Lojas Compre Aqui, um microondas pode ser vendido de duas formas:
• à vista por R$ 299,00;
• ou em 10 parcelas iguais de R$ 32,15.
As amigas Giovana e Mariana compraram, cada uma, um microondas nessa loja: a primeira, à vista e a segunda, a prazo.
Assinale a alternativa que mostra a quantia que Mariana pagou a mais do que Giovana.
O valor que Mariana pagou a mais é de:
• Giovana:
= R$ 299,00
• Mariana:
= 10 × R$ 32,15 = 321,50
Logo:
= 321,50 – 299,00 = R$ 22,50
Portanto, alternativa "A".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(Prof.ª: Fabiana Custódia).
Em uma corrida de 100 metros entre dois amigos, um deles percorreu a distância em 22,5 segundos, e o outro em 23,34 segundos.
O vencedor da corrida chegou à frente do outro em:
Obbserve qeu:
[tex]= 23,34 -\ 22,50 [tex]
[tex]= 0,84\ segundo [tex]
Portanto, alternativa "D".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(Prof.ª: Fabiana Custódia).
Na escola Crescendo e Aprendendo, o número de meninos representa [tex]\frac{3}{8} [tex] do número total de alunos.
Se há 600 alunos no total, quantos são os números de meninos?
Então, o número de meninos é de:
[tex]= \frac{3}{8} \cdot 600 [tex]
[tex]= \frac{1\ 600}{8} [tex]
[tex]= 225\ meninos [tex]
Portanto, alternativa "C".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(Prof.ª Fabiana Custódia).
Observe as figuras a seguir:
. | . | . | . | . |
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. | . | . |
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Podemos dizer que as figuras representam as seguintes frações, respectivamente.
Fração é a razão entre a quantidade de partes coloridas pelo total de partes.
Portanto, alternativa "B".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(BPW).
No calendário do mês de abril de 2021, os dias em vermelho representam feriados e domingos.
A fração que representam os dias de feriados e domingos em relação ao mês de abri de 2021 é de:
Observe:
[tex] \frac{Feriados\ e\ domingo}{Total\ de\ dias} = \frac{6}{30} [tex]
Portanto, alternativa "B".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(www.todamateria.com.br).
Uma confecção que produz biquínis, teve uma produção de 12 567 peças no mês de janeiro. No mês de fevereiro, como a procura foi ainda maior, foram produzidas 2 342 peças a mais que em janeiro.
Quantas peças foram produzidas ao final dos dois meses?
No mês de janeiro produziram:
[tex] = 12\ 567\ peças [tex]
No mês de fevereiro produziram:
[tex] = 12\ 567\ +\ 2\ 342 = 14\ 909\ peças [tex]
Agora, ao final dos dois meses produziram:
[tex] = 12\ 567\ + 14\ 909 = 27\ 476\ peças [tex]
Portanto, alternativa "D".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(www.todamateria.com.br).
A turma de Carlos possui 28 alunos, dos quais [tex]\frac{1}{4}[tex] são meninas.
Sabendo disso, qual das opções abaixo representa o número de meninos?
O número de meninas são:
[tex] = \frac{1}{4} \cdot 28 = \frac{28}{4} = 7 [tex]
Logo, o número de meninos é de:
[tex] = 28 - 7 = 21\ meninos [tex]
Portanto, alternativa "D".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(www.todamateria.com.br).
Roberto adora pizza e como estava com muita fome, foi até uma pizzaria e decidiu que comeria um rodízio. Conforme o garçom passava ele foi pedindo as fatias e por fim, havia comido:
• [tex]\frac{1}{2}[tex] de pizza de queijo e presunto;
• [tex]\frac{3}{4}[tex] de pizza de margarita;
• [tex]\frac{2}{8}[tex] de pizza de frango e catupiry;
Ao total, a fração que representa a quantidade de pizzas que Roberto comeu, é:
Ao total, Roberto, comeu:
[tex]= \frac{1}{2} + \frac{3}{4} + \frac{2}{8}[tex]
[tex]= \frac{1\ ×\ 4}{2\ ×\ 4} + \frac{3\ ×\ 2}{4\ ×\ 2} + \frac{2}{8}[tex]
[tex]= \frac{4}{8} + \frac{6}{8} + \frac{2}{8} [tex]
[tex]= \frac{4\ +\ 6\ +\ 2}{8} = \frac{12}{8} [tex]
Portanto, alternativa "D".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(www.todamateria.com.br).
Observe a figura a seguir:
Em relação ao conjunto de blocos, assinale a alternativa que representa a soma das frações dos blocos amarelos mais os blocos laranjas.
Observe:
[tex]= Amarelos\ +\ laranjas [tex]
[tex]= \frac{2}{16} + \frac{6}{16} = \frac{2\ +\ 6}{16} = \frac{8}{16} [tex]
Portanto, alternativa "B".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(www.todamateria.com.br).
Em uma loja de eletrodomésticos, uma geladeira era ofertada por R$ 2 300,00 à vista. No entanto, o cliente poderia optar por pagar a geladeira em 12 vezes de R$ 205,30.
Qual é a opção que indica a quantia final, caso escolhesse pagar à prestação, e, a diferença em relação ao preço à vista.
Preço à prestação:
[tex] = 12 × R \$\ 205,30 = R \$\ 2\ 463,60 [tex]
Agora, a diferença em relação ao preço à vista.
[tex] = 2\ 463,60\ -\ 2\ 300,00 = R \$\ 163,60 [tex]
Portanto, alternativa "B".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(www.todamateria.com.br).
Carla decidiu se dedicar mais a uma de suas atividades favoritas: a jardinagem.
Para conseguir regar todas as mudas, ela comprou uma mangueira que é vendida por metro.
Ela comprou 9 metros e pagou um total de R$ 70,65.
Assinale a opção que representa o preço do metro da mangueira.
Carla pagou pelo metro de mangueira um valor de:
[tex]= \frac{R \$\ 70,65}{9} = R \$\ 7,85 [tex]
Portanto, alternativa "D".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(www.todamateria.com.br).
A seguinte balança funciona através do equilíbrio entre os lados esquerdo e direito.
Diante disso, calcule o valor que está faltando e assinale a opção que representa a equação verdadeira.
Equacionando o problema. Chamando de x o peso oculto.
[tex]37 + x = 8 + 43 [tex]
[tex]37 + x = 51 [tex]
[tex]37 \color{Red}{-\ 37} + x = 51 \color{Red}{-\ 37} [tex]
[tex] x = 14\ kg [tex]
Logo, a equação verdadeira é:
[tex]37kg + 14kg = 8kg + 43kg [tex]
Portanto, alternativa "A".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)